Conselhos aos pais para pastorear o coração dos filhos
Grupo de Educação • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 11 viewsNotes
Transcript
Conselho 1 - Apresentando o Evangelho - Depravação Total
Conselho 1 - Apresentando o Evangelho - Depravação Total
Compreender e lamentar o estado corrupto e miserável de seus filhos, dedicando-os a Deus em Cristo. Levando-os a conhecer ao Senhor através da Bíblia, do conhecimento de toda a Palavra de Deus. Enquanto seus filhos estiverem sob sua responsabilidade, você deve insistir e persistir no ensino e na repreensão pela Palavra.
Se todos pecamos e estamos destituídos da glória de Deus, o primeiro passo para pastorear o coração de nossas crianças é ensina-las sobre o Evangelho. A prioridade, acima do caráter, é que a criança conheça ao Senhor, pois a partir disso todas as outras coisas são consequências.
Mateus 19.13–14 “13 Trouxeram-lhe, então, algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam. 14 Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.”
Total Depravação
Total Depravação
Romanos 5.12 “12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”
Efésios 2.1–3 “1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.”
João 3.3 “3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”
João 3.5 “5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.”
Em grupos leiam e discutam:
Em grupos leiam e discutam:
[Após a formação dos grupos entregar os textos]
1 - Qual é a melhor abordagem a adorar?
2 - Quando é o melhor momento para começar?
3 - Qaundo podemos considerar que nossos filhos têm idade suficiente para desenvolverem uma fé salvadora genuína?
4 - E se eles fizerem perguntas que não sabemos responder?
5 - Como saber se estamos fazendo isso direito?
[Abrir a discussão para o grupo geral]
Invista tempo e seja minucioso
Invista tempo e seja minucioso
Os pais sábios serão fiéis, pacientes, perseverantes e minuciosos.
Deuteronômio 6.6–7 “6 Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; 7 tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.”
“Se você acha que a oração de uma criança de três anos convidadndo jesus para entrar em seu coração garante automaticamente a ela um lugar no Reino, a sua noção do que significa confiar em Cristo não é muito bíblica.”
A fé salvadora:
implica ter confiança como a de uma criança Mateus 18.3–4 “3 E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. 4 Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.”
não é uma fé cega, antes conhece o bem e o mal, o pecado e a punição, o arrependimento e a fé, a santidade de Deus e a sua ira contra o pecado, Cristo como Deus encarnado.
Os pais não devem se apressar para ver a regeneração como uma questão definida, em tempo a criança demonstrará algum grau de real entendimento e alguma medida de fruto espiritual;
Não anule as expressões infantis de fé
Não desanime;
Até o crente mais maduro não compreende plenamente toda a verdade com precisão.
A fé genuína é estimulada pela obra de Deus no coração da criança
João 6.44–45 “44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim.”
Nós podemos convencê-los a ter uma falsa certeza, mas a verdadeira certeza é obra do Espírito Santo.
Romanos 8.15–16 “15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. 16 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”
Seja fiel, paciente e minucioso. E regue seus esforços com orações pela salvação deles, tendo sempre em mente que Deus age onde você não pode - coração da criança.
