Só Descansa Quem Confia
Ansiedade e Cansaço Vêm a Mente e Coração; Fé, Confiança e Paz Vêm de Deus
μεριμνάω (merimnaō), VB. estar ansioso; preocupar-se. fut. ati. μεριμνήσω; aor. ati. ἐμερίμνα.
Uso do Verbo
1. preocupar-se (estar inquieto) — estar inquieto com. Tópico Relacionado: Fricção.
A igreja de Filipos era a alegria e a coroa do ministério de Paulo. Essa igreja nasceu num parto de dor, mas lhe trouxe muitas alegrias [...].
Paulo agora está fazendo suas últimas recomendações a essa igreja querida, a quem ele chama de “minha alegria e coroa”. Na língua grega, há dois tipos diferentes de coroa: diadema significa “coroa real”, e stefanos, “a coroa do atleta” que saía vitorioso dos jogos gregos. Essa era uma coroa de louros que o atleta recebia sob os aplausos da multidão que lotava o estádio. Ganhar essa coroa era a ambição suprema do atleta. No entanto, também, stefanos era a coroa com a qual se coroava os hóspedes quando participavam de um banquete nas grandes celebrações. Esta última palavra é a que Paulo usa neste texto.
É como se Paulo dissesse que os filipenses são a coroa de todas as suas fadigas, esforços e empenhos. Ele era o atleta de Cristo, e eles, a sua coroa. É como se dissesse que, no banquete final de Deus, os filipenses seriam a sua coroa festiva.392 Ralph Martin, nessa mesma linha de pensamento, diz que o ambiente escatológico de
Mas eis aí Paulo que, não obstante lembrar de seus pecados passados (
[...] eis aqui o apóstolo se apresentando como aquele que, em meio às prisões, no próprio calor da perseguição e, enfim, em meio às apreensões da morte, não só se regozija, mas ainda estimula os outros à alegria. Portanto, em resumo – venha o que vier aos crentes, tendo o Senhor a seu lado,14 eles têm amplamente suficiente motivo para alegria.
μέριμνα -ης, ἡ; (merimna), SUBS. ansiedade; preocupação.
Uso do Substantivo
1. cuidados — causa de sentimento de preocupação. Tópico Relacionado: Cuidado.
A inércia não pode curar a inquietação. Se alguém quiser plantar um jardim, construir uma casa, preparar um sermão, ou fazer qualquer outra coisa, não pode alcançar seu objetivo simplesmente orando. É preciso que haja um planejamento cuidadoso. É preciso que haja reflexão direcionada para a ação. Paulo não está ignorando nada disso. De fato, a reflexão está enfatizada no versículo 8; e a ação, no versículo 9. Entretanto, por outro lado, é também verdade que reflexão e ação sem oração são infrutíferas. Tão importante é a oração na vida do cristão, que vem mencionada em primeiro lugar (v. 6b).
Três são os resultados da ansiedade:
Em primeiro lugar, a ansiedade produz uma estrangulação íntima. A palavra “ansiedade” traz idéia de estrangulamento. Ficar ansioso é como ser sufocado. É como cortar o oxigênio de uma pessoa e tirar dela a possibilidade de respirar. A ansiedade produz uma fragmentação existencial. A pessoa é rasgada ao meio. Ela produz uma esquizofrenia emocional. A pessoa ansiosa perde o equilíbrio. Warren Wiersbe diz que a palavra “ansiedade” significa ser “puxado em diferentes direções”.411 As nossas esperanças nos puxam em uma direção; os nossos temores nos puxam em direção oposta; assim, ficamos rasgados!
Em segundo lugar, a ansiedade rouba nossas forças. Uma pessoa ansiosa normalmente antecipa os problemas. Ela sofre antecipadamente. O problema ainda não aconteceu e ela já está sofrendo. A ansiedade esgota a energia antes de o problema chegar. E quando o problema chega, se chegar, a pessoa já está fragilizada.
Em terceiro lugar, a ansiedade é uma eloqüente voz da incredulidade. A ansiedade é a incapacidade de crer que Deus está no controle. A ansiedade ocupa o nosso coração quando tiramos os olhos da majestade de Deus para fixá-los na grandeza dos nossos problemas.
Aqui temos um sentimento muito belo do qual aprendemos, em primeiro lugar, que a ignorância da providência de Deus é a causa de toda impaciência, e que esta é a razão por que somos tão apressados, e por considerações triviais, precipitados em confusão.
Pela oração, a paz de Deus ocupa o lugar que antes a ansiedade tomava conta. A oração aquieta o nosso interior e muda o mundo ao nosso redor. Por meio dela, nos elevamos a Deus e trazemos o céu à terra.
O remédio de Deus deve ser usado de acordo com a prescrição divina. Paulo fala sobre três palavras para descrever a oração: oração, súplica e ações de graças. A oração envolve esses três elementos:
Em primeiro lugar, Paulo diz que precisamos adorar a Deus quando oramos. A palavra grega proseuche é o termo genérico para oração. Essa palavra é um termo geral usado para se referir às petições que fazemos ao Senhor. Tem a conotação de reverência, devoção e adoração. Sempre que nos vemos ansiosos, a primeira coisa a fazer é ficar sozinhos com Deus e adorá-Lo.
ὑπερέχω (hyperechō), VB. ser melhor que; sobrepujar. fut. ati. ὑπερέξω; aor. ati. ὑπερέσχον.
Uso do Verbo
1. ser superior† — ser ou tornar-se de maior qualidade ou valor. Tópicos Relacionados: Presságio; Maravilha; Milagre.
νοῦς -ός, ὁ; (nous), SUBS. mente.
Uso do Substantivo
1. mente — o que é responsável para os pensamentos e sentimentos; especialmente a sede da faculdade da razão. Tópico Relacionado: Mente.
φρουρέω (phroureō), VB. guardar; confinar. fut. ati. φρουρήσω; aor. ati. ἐφρούρησα; aor. pass. ἐφρουρήθην; perf. méd. πεφρούρημαι.
Uso do Verbo
1. guardar† — vigiar. Ver também φυλάσσω. Tópicos Relacionados: Mordomo; Guardião; Guarda-costas; Guarda.
νόημα -ατος, τό; (noēma), SUBS. entendimento; mente.
Uso do Substantivo
2. mente† — o que é responsável para os pensamentos e sentimentos; especialmente a sede da faculdade da razão. Ver também νοῦς. Tópico Relacionado: Mente.
Versículo 7
c. De Satanás, que procura tirar de nós essa paz de consciência.
A Oração Fiel Retoma Nosso Relacionamento e Intimidade com o Pai, Para Que Nele Confiemos
Devemos levar tudo a Deus em oração. Tudo significa tudo mesmo. Não há nada que seja pequeno demais ou grande demais para o amoroso cuidado de Deus.
Em segundo lugar, Paulo diz que podemos apresentar a Ele as nossas necessidades quando oramos. A palavra grega deesis enfatiza o elemento de petição, a súplica em oração.415 Devemos apresentar todas as nossas necessidades a Deus em oração, em vez de acumular o peso da ansiedade em nosso coração. O próprio Senhor Jesus nos ensinou: “Pedi, e dar-se-vos-á…” (
F. F. Bruce diz que a paz de Deus pode significar não apenas a paz que Ele mesmo concede, mas a serenidade em que o próprio Deus vive: Deus não está sujeito à ansiedade.
Quanto mais velho fico, mais aprendo que a oração não é um monólogo. É um diálogo. Estou descobrindo cada vez mais que a verdadeira necessidade em minha vida não é que Deus me ouça, mas que eu O ouça. Descobri que, ao caminhar, dirigir ou ajoelhar-me, se eu orar uma ou duas frases e depois apenas descansar e ficar em silêncio, o Senhor trará escrituras específicas à minha mente ou escreverá Sua vontade em meu coração sobre como devo orar.
Pela Oração Fervorosa e Humilde, o Espírito nos Acalma, nos Reorienta e nos Capacita a Confiar
ἐπιεικής -οῦς, ὁ; (epieikēs), ADJ. tolerante; gentil.
Uso do Adjetivo
Uso do Substantivo
1. clemência† — misericórdia ou tolerância dos desvios de retidão moral ou jurídica. Tópico Relacionado: Misericórdia.
δέησις -εως, ἡ; (deēsis), SUBS. oração; petição.
Uso do Substantivo
1. divina súplica — um pedido severo ou urgente (a Deus).
A moderação, a doce razoabilidade a ser demonstrada (4.5)
O apóstolo Paulo fala à igreja sobre a necessidade de cuidarmos das nossas atitudes internas e das nossas reações externas. A moderação tem que ver com o controle do temperamento. Um crente não pode ser uma pessoa explosiva, destemperada e sem domínio próprio. Suas palavras precisam ser temperadas com sal, as suas atitudes precisam edificar as pessoas, e a sua moderação precisa refletir o caráter de Cristo.
A palavra grega para moderação é epieikeia. William Hendriksen diz que não há em nossa língua uma única palavra que expresse toda a riqueza contida nesse vocábulo grego.402 Essa palavra foi usada por Aristóteles para descrever aquilo que não apenas é justo, mas melhor ainda do que a justiça.403 William Barclay diz que o homem que tem “moderação” é aquele que sabe quando não deve aplicar a letra estrita da lei, quando deve deixar a justiça e introduzir a misericórdia.404
Epieikeia é a qualidade do homem que sabe que as leis e prescrições não são a última palavra. Jesus não aplicou a letra da lei em relação à mulher apanhada em flagrante adultério. Ele foi além da justiça. Ele exerceu a misericórdia (
O segredo de sua exortação encontra-se na expressão no Senhor. Não importa quão escuras sejam as circunstâncias da vida, é sempre possível ao cristão obedecer à ordem Alegrai-vos no Senhor.
O antídoto adequado para a ansiedade é abrir efusivamente o coração a Deus.
Isso implica humildade, submissão à vontade de Deus, reconhecendo que essa vontade é sempre melhor. Deve haver um agradecido reconhecimento por: a. favores passados; b. bênçãos presentes e c. firme segurança com relação ao futuro.
Suplicar é colocar as nossas necessidades com sinceridade e intensidade diante de Deus. Suplicar é derramar o nosso coração, revelando os mais íntimos sentimentos diante de Deus. Suplicar tem a ver com clamor, com anseio, com busca verdadeira para a solução das nossas dificuldades.
Prefiro antes este último significado; pois τὸ ἐπιεικὲς é um termo usado pelos próprios gregos para denotar moderação de espírito – quando não nos deixamos abalar facilmente pelas injúrias, quando não nos aborrecemos facilmente pela adversidade, mas retemos a equanimidade de disposição.
Porquanto nossa estrutura não é de ferro para que não possa ser abalada por tentações. Mas esta é nossa consolação, este é nosso refrigério – depositar ou (para dizer com mais propriedade) descarregar no seio de Deus tudo o que nos afadiga. É verdade que a confiança produz tranqüilidade em nossas mentes, mas só quando pomos em prática o exercício de orações. Portanto, sempre que formos atingidos por qualquer tentação, recorramos sem delonga à oração, como nosso santo asilo.
A maneira de permanecer no lugar de alegria, a maneira de evitar ser pego em qualquer tipo de extravagância é permanecer em oração. Nesse contexto, a oração se refere à comunhão com Deus, enquanto a súplica se refere a fazer pedidos específicos a Ele. Ambas devem ser feitas com um espírito de ação de graças pela abundância com que o Senhor já nos abençoou, tanto material quanto espiritualmente (
Nossa Confiança e Gratidão se Manifestam Perante os Homens e Testemunham a Verdade da Fé Cristã
Em terceiro lugar, Paulo diz que devemos agradecer a Deus quando oramos. Devemos olhar para o que Deus já fez por nós para não ficarmos ansiosos (
O Descanso de Quem Confia como Jesus Confiou É Inexplicável!
Paz é o sorriso de Deus refletido na alma do crente. É a bonança do coração depois da tempestade do Calvário. É a firme convicção de que ele, que não poupou nem mesmo a seu próprio Filho, antes o entregou por todos nós, certamente também, livremente, nos dará com ele todas as coisas (