Atos: O poder atemporal do Evangelho

Atos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
Atos dos Apóstolos 2.37–38 “37 Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.”

Contexto

A promessa do Espírito Santo - Atos dos Apóstolos 1.4 “4 E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.”
A comissão dos apóstolos - Atos dos Apóstolos 1.8 “8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.”
A escolha de Matias - Atos dos Apóstolos 1.26 “26 E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos.”
O cumprimento da promessa - Atos dos Apóstolos 2.4 “4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.”
A falta de compreensão do sinal - Atos dos Apóstolos 2.12 “12 Todos, atônitos e perplexos, interpelavam uns aos outros: Que quer isto dizer?”
A rejeição por alguns - Atos dos Apóstolos 2.13 “13 Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados!”
A explicação de Pedro - Atos dos Apóstolos 2.14 “14 Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras.
Citando as Escrituras em Joel - Atos dos Apóstolos 2.17 “17 E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos;”
Citando as Escrituras em Davi - Atos dos Apóstolos 2.25 “25 Porque a respeito dele diz Davi: Diante de mim via sempre o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja abalado.”
A conclusão do sermão de Pedro - Atos dos Apóstolos 2.36 “36 Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.”

O impacto do sermão

Pedro chama atenção da multidão para tomar conhecimento e se atentar às suas palavras
Nem Pedro, nem Paulo nem qualquer dos apóstolos apela para o sentimentalismo, ou seja, a chamada deles é racional e pautada no entendimento e fé em fatos e a citações dos textos sagrados;
Eles não levavam o povo a um comportamento por emoção, a tomar uma decisão por impulso, como a serpente fez no Éden;
Vejam como é sutil mas totalmente errado deslocar o foco e o propósito da Palavra para convencer (artificialmente);
Qual é o cuidado que devemos tomar? - somos facilmente levados pelas nossas emoções, a nossa tendência é agir pela emoção e não pela razão;
A falta de razão - conhecimento da Palavra - te leva a se enganar e a ser enganado.
Jeremias 17.9 “9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”
Ele explica os sinais de pentecostes como cumprimento da Palavra de Deus, como meio e não como fim
Não faz sentido nenhum hoje os movimentos de avivamento as denominações pentecostais buscarem embasar as suas agendas no evento de pentecostes;
Deus se utilizou de um acontecimento milagroso para chamar atenção para sua mensagem e paraa validar a autoridade daqueles que a pregavam, os apóstolos;
Então por que hoje muitos estão buscando sinais, milagres e sobrenaturais como um objetivo? Sendo que o sobrenatural nunca foi a finalidade, mas o centro de tudo é o Cristo e a transformação que Ele opera em nós.
E principalmente denuncia o pecado - Atos dos Apóstolos 2.22–23 “22 Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis; 23 sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos;” Atos dos Apóstolos 2.36 “36 Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.”
No Éden o pecado do homem foi denunciado Gênesis 3.11 “11 Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?”
Jesus denuncia o pecado da mulher samaritana João 4.16–18 “16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá; 17 ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; 18 porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.”
Natã denuncia os pecados de Davi - 2Samuel 12.9 “9 Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o que era mau perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom.”

A conclusão e aplicações

Atos dos Apóstolos 2.37–38 “37 Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.”
A consciência do pecado é o primeiro passo para se arrepender dele e ser verdadeiramente curado Tiago 5.16 “16 Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”
Quanto mais você resiste ao Senhor e esconde o seu pecado mais distante do Senhor caminha - Salmo 32.3–5 “3 Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. 4 Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. 5 Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.”
5 situações contemporâneas e realistas:
Um casal de meia-idade frequenta a igreja há anos, mas secretamente luta contra vícios em pornografia, justificando que "não estão traindo fisicamente".
Uma mãe solteira bem-sucedida profissionalmente se recusa a perdoar o ex-marido, alimentando amargura e afetando negativamente o relacionamento com os filhos.
Um adolescente da igreja mente constantemente aos pais sobre seu desempenho escolar, temendo decepcionar as altas expectativas da família cristã.
Um empresário idoso, membro respeitado da congregação, sonega impostos regularmente, racionalizando que "todos fazem isso" e que o governo é corrupto.
Uma jovem professora universitária cristã ridiculariza sutilmente a fé de seus alunos em sala de aula, priorizando sua reputação acadêmica sobre seu testemunho.
Não endurecais o vosso coração, ao ouvir a voz do Espírito, confessemos as nossas culpas.
Somente o Evangelho tem poder de transformar vidas, mudar pensamentos, abrir os olhos e o entendimento dos homens para a verdade de Deus.
Só podemos confiar na mensagem do Evangelho para convencer um incrédulo; só podemos confiar no Evangelho para convencer a nós mesmos.
Não é sobre as nossas experiências pessoais, como vemos, Pedro pregou a respeito das profecias, citando Davi e Joel, ele não se embasava em experiências ou sinais;
Não ouça ao seu coração, não dê razão às suas experiências, elimine o “eu acho” dos seus lábios e volte-se para a verdade indiscutível da Palavra para cada pensamento, decisão e atitude da sua vida. Não sejamos o centro, mas aceitemos a autoridade irrevogável do Evangelho sobre as nossas vidas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.