O Deus Pródigo - 2Sm 7.1-29

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

O Deus Pródigo - 2Sm 7.1-29

Intro

O que significa pródigo?
Parábola
Livro Keller
Estamos falando desse Deus esbanjador. Esse Deus que é doador.

Um rei doador

Contexto - v.1

Quando Israel entra na terra de Canaã, que havia sido prometida para a descendência de Abraão, eles começam inúmeras batalhas, liderados pelo sucessor de Moisés: Josué.
O povo de Deus encaminha a conquista da terra, e então Josué morre, e depois dele entramos no período dos Juízes. Um período marcado por intensa oscilação na espiritualidade do povo, o que impede a conquista da terra prometida por completo, e os povos vizinhos começam a guerrear e a vencer Israel.
Até que surge o último juíz de Israel: o Profeta Samuel. Ele é o último porque enquanto ele julgava as questões do povo, o povo pede um rei como das outras nações e é levantado Saul pra essa função.
Saul se perde em inúmeras desobediências a Deus até que Davi então é ungido rei de Israel, enquanto estava no pasto cuidando de ovelhas. Antes de se tornar rei, Davi se torna um importante líder do exército de Saul, guerreando contra as nações que ainda viviam ali em Canaã.
Até que Davi assume o trono, derrota os filisteus, o principal inimigo da época e agora se encontra em paz.
2Samuel 7.1 NVI
1 O rei Davi já morava em seu palácio e o Senhor lhe dera descanso de todos os seus inimigos ao redor.
E é nesses períodos de tranquilidade que a gente encontra oportunidade pra pensar:

Incômodo piedoso - v.2-3

2Samuel 7.2 NVI
2 Certo dia ele disse ao profeta Natã: “Aqui estou eu, morando num palácio de cedro, enquanto a arca de Deus permanece numa simples tenda”.
Davi se importava com a presença de Deus. A arca da aliança quando volta dos filisteus fica em Quiriate-Jearim (1Sm 6), e agora que o povo de Deus volta a ser um único reino, Davi busca a arca e leva até Jerusalém, que era a capital da nação. É simbólico! Davi vai reinar, mas entende que Deus precisa estar presente em seu reinado.
Agora que a arca da aliança está em Jerusalém, ele então faz uma comparação que o deixa incomodado. Ele se depara com seu sucesso, sua tranquilidade, sua casa estonteante. Ele faz questão de mencionar que seu palácio era de cedro, uma madeira extremamente nobre naquele tempo. No entanto, a arca da aliança, estava numa tenda. Davi não vê sentido em morar numa casa tão boa, mesmo sendo rei, se a “casa de Deus” fosse de estacas e tecidos.
Davi se apresenta aqui pra nós como um bom modelo do que é sucesso. Muitos quando chegam onde queriam, quando atingem as metas de vida que propuseram, se afastam de Deus como quem pensa: agora não preciso mais. Mas Davi está incomodado em honrar o nome e a presença de Deus. Ele sabe que mais do que ele, embora sendo rei, Deus é que merecia o melhor palácio. E ele então deseja construir um novo templo, com o que há de melhor, pra habitar nele a presença de Deus.
Davi é generoso. Ele deseja usar seus bens e os bens do reino para exaltar o Deus de Israel. Davi quer servir ao Senhor. Quer construir uma casa para a habitação do Deus de Israel.
E Deus diz: não.

O Deus pródigo

Deus diz não - v.4-7

2Samuel 7.4–7 NVI
4 E naquela mesma noite o Senhor falou a Natã: 5 “Vá dizer a meu servo Davi que assim diz o Senhor: Você construirá uma casa para eu morar? 6 Não tenho morado em nenhuma casa desde o dia em que tirei os israelitas do Egito. Tenho ido de uma tenda para outra, de um tabernáculo para outro. 7 Por onde tenho acompanhado os israelitas, alguma vez perguntei a algum líder deles, a quem ordenei que pastoreasse Israel, o meu povo: Por que você não me construiu um templo de cedro?
Você construirá uma casa para eu morar? - v. 5 Eu não caibo numa casa. Deus é o onipresente. Não existe um lugar que comporte a presença de Deus plenamente.
Eu não preciso de casa - v. 6 Deus não habita em templos feitos por mãos humanas.
Eu nunca pedi uma casa - v. 7
Davi quer servir a Deus, mas na verdade não tem nada que podemos dar a Deus que antes ele já não tenha. Ou não há o que podemos dar a Deus que ele precise.
Sabe quando você precisa ir numa festa de aniversário de alguém que já tem tudo?
Esse era Davi tentando construir um templo para Deus.

Ele é o que edifica moradas - v.8-11

Eu te tirei das pastagens - v. 8
Eu te acompanhei em batalhas e te concedi as conquistas - v. 9
Eu estou dando um lar para todo Israel - v.10
E sou eu quem te dou uma casa - v.11 (dinastia)

Ele é quem constitui autoridades - v.12-16

Sucessão no trono - v. 12
Um filho construirá o templo - v. 13
Deus promete um trono eterno à descendência de Davi, mas fica evidente que o trono não pode durar se for mantido por meros pecadores. Apesar do fato de que Salomão construiu um templo para Deus em Jerusalém, ele não pôde ser esse filho, porque ele caiu em idolatria, e além disso, o templo que ele construiu foi destruído pela Babilônia.
Um filho reinará para sempre - v. 13
E esse Filho de Davi será Filho do próprio Deus - v. 14
Uma dinastia eterna - v.16

Conclusão

A gratidão e generosidade cristãs
A humildade de ser um recebedor (oração de Davi) Deus não precisa do nosso serviço.
Ame a Deus, sirva-o de todo coração. Mas saiba que não é ele que precisa do que temos pra oferecer. Somos nós que dependemos totalmente dele.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.