A comunhão da igreja de Cristo - At 2.42-47
Notes
Transcript
Atos 2.42-47
Atos 2.42-47
42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
43 Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.
44 Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
45 Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.
46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,
47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
Introdução
Introdução
Ilustração:
Imagine que, depois de muitos anos trabalhando para uma empresa multinacional, por mérito, você receba um convite para se tornar o CEO dessa empresa, com um salário altíssimo, algo em torno de 100 mil dólares mensais.
Você certamente teria alcançado o auge!
Você pensaria: "Que maravilha! Sonhei com isso a vida toda."
A partir daí, você começaria a se perguntar:
"Mas onde vou morar? Será que precisarei falar outro idioma?"
Então, você questiona seu chefe, que responde:
"Você será responsável pela nossa operação no Myanmar."
Nesse momento, você refletiria: "Mas aqui tenho minha família, minha igreja, meus amigos, meu idioma, minha cultura..."
Seria necessário abandonar tudo: sua comunhão, sua intimidade em todos os aspectos. Teria que aprender um novo idioma e viver em um lugar onde a cultura e a religião são completamente diferentes das suas. Toda a sua família teria que se adaptar.
Aquele convite, que parecia tão maravilhoso a princípio, aos poucos deixaria de ser tão atraente.
Mas por quê?
Porque agora você não teria mais como, em 10 ou 15 minutos, atravessar a cidade e simplesmente dar um forte abraço em sua mãe, um parente ou um amigo querido. Não poderia ir ao seu restaurante favorito, que serve sua comida preferida.
E, o principal: não poderia mais frequentar sua igreja e usufruir da comunhão dos santos, esse momento de unidade em que todos compartilham de um mesmo propósito — a adoração a Deus.
A comunhão é algo valioso para nós, sobretudo quando falamos de nossos relacionamentos.
Meus irmãos, comunhão não é algo que se pode simplesmente comprar. Ela precisa ser desenvolvida por nós como igreja.
Na noite de hoje, vamos refletir sobre um modelo de comunhão para nós, Igreja de Cristo, à luz do texto de Atos 2.42-47.
O tema é:
A comunhão da igreja de Cristo
A comunhão da igreja de Cristo
Contexto:
Meu irmãos, a narrativa de Atos dos Apóstolos nos mostra que o Apóstolo Pedro pregou um sermão que exaltava a Cristo, e como resultado do Espírito e da Palavra em ação, três mil pessoas foram salvas.
A partir dái Deus constrói sua igreja por sua Palavra e ele nos apresenta os fundamentos e o modelo para esta igreja.
E um momento imediatamente anterior ao que acabamos de ler. Após o Pentecostes, em Atos dos Apóstolos 2.8–11, encontramos o relato:
"8 E como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna?
Cada pessoa ouviu a Palavra do Senhor em sua própria língua, e isso tinha um único propósito.
Mas qual era esse propósito disso?
Isso foi apenas um momento de grande presença do Espírito Santo? ou há uma mensagem do SENHOR para nós aqui?
Gostaria de lembrar-lhes de um dos relatos mais conhecidos de Gênesis: a Torre de Babel.
Quando falamos de Babel, normalmente pensamos em quê?
Que as línguas foram confundidas como um castigo de Deus sobre aquele povo.
No entanto, um olhar cuidadoso sobre o relato de Babel nos mostra um Deus soberano impedindo que um povo idólatra voltasse sua adoração para outros deuses.
Em Babel havia uma só maneira de falar diz o verso 1.
Gênesis 11.4 “4 Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.”
Aquele povo retirava a adoração de Deus e queria tornar célebre o seu próprio nome. A adoração saiu do seu foco.
O resultado disso foi, Portanto, em Babel, Deus os dispersa.
Não foi um castigo, mas uma bênção.
Quando Deus confunde a língua deles e os espalha, Ele está impedindo que a idolatria se propague.
Ele frustra a construção de uma torre onde deuses seriam adorados e onde a verdadeira adoração seria deturpada.
Podemos entender Babel (Gênesis 11.1) e a confusão das línguas como um livramento.
Meus irmãos, quero trazer aqui um princípio fundamental d o propósito da comunhão:
Esse propósito é a adoração ao nosso Deus.
O propósito principal do Senhor é que possamos adorá-lo verdadeiramente.
FDT.: Mas como podemos alcançar essa comunhão?
Em primeiro lugar o texto nos diz que:
I. A comunhão tem inicío na palavra de Deus v.42 (igreja)
I. A comunhão tem inicío na palavra de Deus v.42 (igreja)
42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
Aqueles irmãos da igreja primitiva perseveravam e esse termo aqui, de início, já nos traz a ideia de estar continuamente atento, de não desfalcer, de estar constantimentente de prontidão.
Ilustração:
Imagine um garoto tentando aprender a andar de bicicleta. Ele cai várias vezes, mas sempre que isso acontece, ele se levanta com um sorriso no rosto e tenta de novo. Um dia, ele finalmente consegue pedalar sem cair. Assim é a perseverança. Mesmo que enfrentemos quedas na vida, devemos nos levantar e tentar de novo, pois a vitória vem para aqueles que não desistem.
E eles faziam isso de tês maneiras distintas:
a. Na doutrina v.42a (didache)
Meus irmão não é sem motivos, que Lucas coloca isto a Frente, há aqui uma enfase a palavra de Deus, como a regente de todo modelo de comunhão.
O ensino da palavra de Deus.
A palavra do Senhor nos mostra em Marcos 1.22 “22 Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.”
Em Mateus 28.20 “20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”
O Senhor Jesus nos ensina a guardar a sua palavra.
b. Na comunhão (partir do pão) Santa Ceia v.42b (na igreja)
O verso 42, ainda nos diz que aqueles irmãos perseveravam na comunhão, a palavra comunhão no original tem o sentido de :
1b) relação, associação, participação conjunta, intimidade
Os comentaristas são unânimes em dizer que aqui se fala do partir do pão na santa ceia, o que se torna mais claro, pelo fato de falar das orações na sequência. era um momento de culto.
Estamos falando aqui da igreja primitiva essa celebração era e é geralmente acompanhada por ensinamentos do evangelho e por orações.
Os cristãos demonstravam visivelmente sua união em Jesus Cristo nos cultos de adoração, onde chamavam uns aos outros de irmãos e irmãs.
Essa palavra foi usada na comunhão da Santa Ceia em 1Co 10:16
16 Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?
É usada para descrever a comunhão do Espírito Santo 2Co 13:14
13 A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.
As 19 vezes no NT que essa palavra aparece sugre sempre o sentido de compartilhamento único entre os irmãos.
C. Nas orações v.42c
Esse é o ultimo dos elementos mencionados por Lucas nesse versículo (v.42) :
Dourina (Palavra)
Comunhão
Oração
Podemos perceber como a oração era central na comunhão daqueles irmãos, vejamos:
14 Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.
24 E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido
Meus irmãos, a oração reflete intimidade com Deus, Jesus quando orava o chamava de “Pai”Marcos 14.36 “36 E dizia: Aba, Pai, ..””
Se aqueles irmãos faziam tudo isso, como está a sua vida de comunhão qual o modelo que você tem seguido?
Aplicações:
É necessário dedicar tempo a palavra do Senhor, pois só atraves dela poderemos experimentar a verdadeira comunhão.
A Persistencia na palavra nos leva a comunhão, e comunhão é agradável a Deus
A vida de oração nos leva a ter intimidade com Deus
Isso nos leva a adorá-lo verdadeiramente.
FDT: Para que você experimente a comunhão da igreja de Cristo, em primeiro lugar, A comunhão tem inicío na palavra de Deus, e em segundo lugar você deve:
II. Crer no Deus da unidade v.43-45
II. Crer no Deus da unidade v.43-45
43 Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. 44 Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.
Meus irmãos o aqui no relato de Lucas podemos ver que Deus dava prodígios e sinais ao seu povo por meio dos apóstolos
O texto fala que isso causava (φόβος) - Medo/temor -
Mas aprofundando o significado do termo no original podemos ver que havia naquele povo um sentimento do profundo respeito por alguém ou algo, frequentemente uma divindade, concebido com temor.
Vimos que lá em Babel houve um espalhamento das línguas, para impedir que o povo adorasse a outros deuses,
Aqui vemos o movimento contrário Deus faz o Milagre das linguas onde cada povo, pode ouvir a mensagem em sua lingua original.
Esse foi um (σημεῖον) - evento maravilhoso, ate sobrenatural que só era possível por agente divino Em At 2.8-11,
Vemos Deus fazendo um milagre, grandioso, em Babel Deus confunde as línguas para impedir que a adoração fosse desfocada.
Aqui em ATOS A um movimento contrário, Deus faz com que todos se compreendam em suas próprias línguas.
Deus faz isso para que Ele seja adorado através da comunhão da igreja.
Os milagres eram visíveis e isso levou aquele povo a elevar a Adoraração ao Deus de Milagres e prodígios.
Assim como Jesus fez isso de forma vísível:
Transformação da Água em Vinho (João 2:1-11)
Andou sobre as Águas (Mateus 14:22-33; Marcos 6:45-52; João 6:16-21):
Ressurreição de Lázaro (João 11:1-44
Agora os apóstolos realizavam prodígios e milagres em Seu Santo Nome.
Ainda no verso 45, vemos alguns detalhes interessantes.
Atos dos Apóstolos 2.45 “45 Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.”
Aqui, o ponto estava em Fugir da cobiça do Coração,
Não estamos falando aqui de um compartilhamento forçado, como de alguns penamentos da sociedade, há aqui um exemplo de despojamento, daqueles irmãos.
Eles estavam se despojando das coisas deste mundo:
Desapegando-se das coisas deste mundo (Ex 20.17, Mt 5.6-7)
Lucas traz as palavras de Jesus ao Jovem rico em Mt19.21
21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.
Quanto mais uma pessoa está apegada a uma propriedade e exige a posse das coisas, mais longe ela está da comunhão de Cristo e de ser a imagem de Deus (Peter Riedman)
O verdadeiro crente tem interesse pelas coisas espirituais e nega as suas vontades naturais.
Ele tem fome de Deus, de Cristo, pode ser culto de oração, doutrina, EBD, SAF... ele sempre quer estar na casa de Deus, tem sede e busca.
33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
O problema meu irmão, não estar em ter algo, mas de onde está o seu coração, qual é a sua verdadeira intenção.
Hoje vivemos dias em que usamos as pessoas e amamos as coisas.
“DEVEMOS AMAR PESSOAS E USAR COISAS”
Aplicações:
Devemos crer num Deus de Milagres, que opera maravilhas, esse é um Deus que faz coisas sobrenaturais acontecerem,
Dentre essas coisas maravilhosas, meu irmão, Cristo operou o maior dos milagres, quando ele escolhe um injusto, condenado como eu e você tornar-se justo e se entregou como cordeiro perfeito em nosso lugar, para que agora pela graça, mediante a fé, você possa ter acesso ao Pai.
É o Senhor que nos sustenta o mesmo Deus que tirou o povo do Egito, naquele momento não havia maior ou menor, pobre ou rico, todos estavam numa mesma condição e o Senhor os sustentou.
Tudo isso meus irmãos deve nos levar a comunhão, saber que Cristo morreu por nós e que não temos que nos preocupar com o que comer e que beber, é graça do Senhor é motivo de estarmos unidos e compartilhando as bençãos que o Ele mesmo nos dá.
FDT: Vimos que em primeiro lugar, A comunhão tem inicío na palavra de Deus, e em segundo lugar você deve Crer no Deus da unidade e em terceiro lugar você deve:
III. Seguir o modelo da unidade v.46-47
III. Seguir o modelo da unidade v.46-47
Nos verso 46 quero chamar a atencão dos irmãos para 3 detalhes, o primero é a enfâse dada, pois aqui é feita a repetição do padrão de comunhão:
Persenverança na palavra, no partir do Pão, nos louvores.
Atos dos Apóstolos 2.46 “46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,”
Toda vez que na Bíblia há repeticões é porque o autor quis trazer foco e enfatizar algo.
Mas aqui direferentemente do verso inicial temos algumas mudanças:
Nesse momento Lucas fala da comunhão não somente na igreja mas na mesa da vida cotidiana, ou seja:
a. Perseverando na comunhão (comunhão em casa, na vida cotidiana) (vida externa igreja 2.42 x vida interna casa)
Ele inicia falando da comunhão na igreja e agora fala que a comunhão se extende para os lares dos crentes.
João Calvino diz sobre comunhão:
…onde a voz pura do evangelho ressoa, onde as pessoas continuam professando-o, onde se dedicam a ouvi-lo para tirarem proveito dele, ali está indiscutivelmente a igreja.
A comunhão meus irmãos, não está restrita a este espaço ela vai alem daqui ela deve continuar no nosso testemunho de vida, nas nossas casas, na nossa vida devocional.
Nesse momento eu pergunto:
Como está a sua vida devocional em família, você tem levado a sua familia a comunhão verdadeira?
O texto de atos 2, ainda nos traz mais dois ensimantos importantes:
b. Ele diz para fazermos isto com Algeria
A palavra utilizada aqui,
Vivendo com alegria (ver verbo ἀγαλλίασις) palavra utilizada para descrever a alegria do Senhor Jesus, no ventre de Maria)
é uma expressão de grande alegria!
Devemos viver em comunhão alegres, pois fomos escolhidos pelo nosso Salvador Jesus Cristo.
Salmo 126.3 “3 Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres.”
c. Vivendo com simplicidade ( Ver verbos dativo αφελοτης) (Singeleza, siceridade)
Isso mais uma vez nos remete ao sentido da comunhão,
Estamos aqui para adorar a Deus e Ele se agrada da comunhão dos crentes em Cristo.
Não há espaço na comunhão para mostrarmos, o que nós temos, mas devemos apresentar quem de fato nós somos.
Uma vida que demonstra a Alegria de sermos Filhos do Altíssimo que Como o Seu filho amado Jesus Cristo, foi enviado por Deus.
João 3.16 “16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Cristo poderia ter vindo como Rei, como os judeus esperam até hoje, com toda pompa e majestade, Mas ele veio a este mundo com toda simplicidade, nascido numa estrebaria. Numa família humilde singela.
E desceu os Degraus se fazendo homem, sofrendo pelas nossas injúrias, levando sobre sí as nossas dores.
Ele se humilhou por nós em obediencia e Adoração a ao Pai.
Conclusão v.47
Conclusão v.47
Atos dos Apóstolos 2.47 “47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.”
Meu irmão, é necessário entender que a falta de comunhão traz consequências para os crentes e a igreja.
Ao longo da história bíblica em muitos momentos o povo se desuniu e houve conseuqencias, muitas vezes houve Juízo e internvenção do senhor.
O resultado da Desunião no AT:
Após a morte de Salomão, o reino se fragmentou em Judá (sul) e Israel (norte). Essa divisão, motivada por orgulho e interesses políticos, levou ambos os reinos à queda:
Israel foi destruído pela Assíria (2 Reis 17:7-23).
A desunião enfraqueceu sua identidade como povo eleito, facilitando a dominação estrangeira e o colapso espiritual.
O Resultado Da Desunião é o enfraqueicmento espiritual da comunidade de Cristo
é a distorção no nosso sentido de adoração.
A comunhão é perdida.
10 Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.
Mas a palavra do Senhor em Atos dos Apóstolos nos mostra qual o resultado da comunhão
Final: O Resultado da comunhão da igreja v.2.47
47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
No versículo final do nosso texto vemos o sentido principal da comunhão presente, o Povo de Deus, os crentes em Cristo, em comunhão, Louvam Adoram ao Seu Deus isso serve de testemunho a todos.
Essa vida de comunhão tem como resultado o Crescimento da Igreja, dia após dia.
Estamos vivendo aqui, pela graça do Senhor a inauguração de um novo momento aqui na Igreja Presbiteriana de Extrema, hoje iniciamos um segundo culto, aqui o crescimento do povo de Deus é visível.
O povo de Deus vai sendo Salvo, por Cristo, uma ação completamente passiva, Dependente de Cristo.
O crescimento da igreja só acontece por um meio que é Jesus cristo, Cristo é aquele que deseja que a igreja seja uma só.
Em João 17.20–21 “20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; 21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.”
Meus irmãos só através de Cristo podemos ser um, poderemos experimentar uma verdadeira comunhão:
Na doutrina
No partir do pão
Na comunhão
Nas orações
Louvando e Adorando o nosso Deus
Como você pode fazer isso:
lembremos que
A comunhão da igreja de Cristo vêm quando:
I. A comunhão tem inicío na palavra de Deus v.42 (igreja)
II. Crer no Deus da unidade
III. Seguir o modelo da unidade v.46-47
Aplicações finais:
Meus irmãos, Cristo é o nosso modelo ele nos salvou para sermos um com ele, um só corpo com muitos membros.
A comunhão inicia na palavra do senhor, viver em comunhão não é só apertar as mãos, ser bonzinho com o mais pobre, utilizar seus recursos para fazer o bem, Comunhão para nós tem haver com um vida piedosa, onde a palavra é o centro e as nossos relacionamentos são para glória de Deus. Devemos pensar se o modo como temos vivido é compatível com o modelo de igreja que temos aqui em Atos. Uma igreja que estuda a palvra, quem compartilha, que tem intimidade e que tem vida de oração.
Se você sente que a comunhão em casa está abalada, tente organizar um momento diário de oração em família. Estabeleça um dia e hora fixos onde todos possam se reunir para orar, ler a Palavra e compartilhar experiências. Isso não apenas reforçará os laços familiares, mas também trará um espírito de unidade em Cristo, ajudando a transformar sua casa em um lugar onde a presença de Deus seja sentida e celebrada.
