Série de Mensagens - 7 Pecados Capitais -
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 54 viewsNotes
Transcript
Sete Pecados Capitais - Ira
Sete Pecados Capitais - Ira
Texto base: Efésios 4. 25-27
25 Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. 26 “Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha, 27 e não dêem lugar ao Diabo.
INTRODUÇÃO:
É importante lembrar que, os chamados: Pecados Capitais, são pecados que dão acesso a outros pecados. São classificados dessa forma por serem considerados cabeça de outros pecados. Sendo assim, a ira é assim como nos demais, uma raiz amarga que pode gerar frutos amargos.
O Apóstolo Paulo escreve essa carta - que também ficou conhecida como carta circular - às igrejas da Ásia Menor, onde Éfeso era a principal cidade. Essa carta é escrita por volta dos anos 60 e 61 d. C., quando Paulo estava preso em Roma.
Como a capital da província, Éfeso estava proxima e exercia influência sobre outros lugares como: Tiatira, Sardes, Filadélfia, Laodicéia e outras como Colossos ou Hierápolis. Éfeso era uma cidade portuária, muito rica e com um conturbado centro urbano e, que também, era extremamente idólatra. Ali eram adorados deuses, como Ártemis. Já até mencionei essa divindade em outras mensagens; era também conhecida como Diana. Ali, havia um templo dedicado a essa deusa, onde estava uma estátua que, segundo a lenda, tinha descido do céu. Esse templo era conhecido como uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Os membros da igreja em Éfeso, assim como os membros das outras igrejas da Ásia Menor, eram em grande parte gentílicos, ou seja, não eram judeus naturais. Dessa forma, boa parte dessa igreja era formada por homens e mulheres vindos do paganismo. Pauloestava ciente dos desafios que essas igrejas iriam enfrentar.
Paulo havia ensinado em Éfeso e dali, ele havia enciado alguns discipulos para plantar outras igrejas na região. Epafras foi um desses discípulos que atuaram na região. Paulo escreve a Éfeso sem que aquela igreja estivesse passando por algum problema específico, como outras igrejas. O Apóstolo escreve como um alerta à igreja! A recomendação de Paulo é para que a igreja fija de uma vida secularizada, pagã e mística. No capítulo 4, o Apóstolo conecta Cristo como cabeça do corpo, que é a Igreja, mas precisa mostrar a vitalidade desta.
A ira pode também ser santa, justa. Assim como a Ira divina. De fato, a Bíblia apresenta a Ira como um atributo de Deus. A Ira de Deus está relacionada intimamente com a sua justiça. Deus se ira contra o pecado, contra a maldade, contra a injustiça.
18 Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, 19 pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
A Ira de Deus é um atributo completamente legítimo, no entanto, difere completamente da Ira humana. A Ira divina é sempre controlada, justa e motivada pela necessidade de correção para manter a ordem moral universal. Ao mesmo tempo, Deus oferece sua misericórdia, permitindo que, por meio de Cristo, sejamos reconciliados com Ele e salvos da Sua ira.
A ira humana pode ser santa, como a divina, sendo possível irar sem pecar. Mas aquelas igrejas e os crentes de hoje precisam aprender a controlar essa ira. Pessoas irritadas na comunidade cristã podem destruir o convívio entre os irmãos. A ira descontrolada se torna algo destruidor na vida das pessoas.
Paulo começa a falar de uma ira que pode ser experimentada sem pecado, mas que, a partir de um limite, dá lugar ao diabo. Isso é evidenciado em muitos lugares e ambientes. Por falta de controle, ou domínio próprio, as pessaso que se acham donas da verdade, se sentem no direito de agredir o outro verbalmente, fisicamente, e tornam-se pessoas furiosas.
Paulo sabe, que no meio da igreja, pessoas que estão passando por muitas provações, as pessoas tendem a essa fúria descontrolada. Em éfeso, as pessoas estavam experimentando diversas provações, como perseguição, fome e desafios que faziam com que eles ficassem predispostos a uma vida iracunda.
Um versículo que apoia a ideia de Paulo, está em, Salmos 37.8
8 Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal.
Tem gente que se incomoda com tudo. Desligou o ar condicionado, fica irritado. Ligou o ar condicionado, também reclama. Fica com raixa no frio e no calor. Pessoas que estão o tempo todo agredindo outras com palavras ou ações. Muitas vezes, ficamos irados achando que sempre temos razão, mas nem sempre é assim.
Existe uma ira que é legítima, por exemploi, quando você se ira por ver alguém sendo violentado. O que não legitima a minha ação agressiva contra alguém que cometeu uma violência contra outra pessoa.
1 A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.
O cristão deve ser um termostato. Enquanto o termômetro é capaz de aferir a temperatura de um ambiente, o termostato, tem a capacidade de controlar a temperatura. O cristão deve ser um pacificador, um agente promotor da paz. As nossas palavras devem ser temperadas na medida! A pessoa iracunda não se contenta apenas em estar irado, ela tem a necessidade de ser dura com as palavras, ríspida, a pointo de suscitar no outro a ira;
9 Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos.
A ira domina o espírito de forma tão rápida que a pessoa nem mesmo se dá conta. É tolice permitir que a ira encontre alojamento no íntimo do nosso coração. Por meio de atos de louvor e quebrantamento, através da oração e da metidação na Palavra, precisamos banir a ira do nosso coração. Pare de alimentar o ódio em seu coração. Em Colossenses 3. 8, Paulo escreve:
8 Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.
É hora de nos livrarmos da ira e da idignação. Ninguém merece uma pessoa mal humorada, pois ela acaba com o ambiente. O cristão deve ser aquele que eleva o ambiente, traz paz, alegria e manifesta a presença de Cristo, exala o bom perfume de Cristo.
19 Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se,
Não podemos classificar como personalidade, aquilo que Deus chama de “pecado”. Tem gente que se gaba de ter um pavio curto, no entanto, uma das virtudes do Fruto do Espírito é a longanimidade.
A diferença da ira santa de Deus para a nossa, é que a nossa é carregada de maus sentimentos. A pessoa muito irada esconde muita falta dentro de si. Esconde baixa auto estima, autocomiseração, vitimologia - tudo é contra ela, o mundo gira em torno dela, tudo sempre vai parecer uma perseguição pessoal. Mesmo que você tenha crescido em um ambiente de violência, isso não pode tornar vc em alguém violento. Se Deus que é Santo nos preserva da sua ira, nós também temos que conter a nossa fúria.
Deus está dizendo para não deixar o sol se pôr sobre a sua ira. Ele está dizendo para acalmar o seu coração. Quando a raiva chegar ao coração, pense: o que Jesus faria nessa hora? - Paulo termina dizendo: “Não deis lugar ao Diabo”. O Diabo quer destruir as nossas vidas e ele econtrará na “Ira acumulada”uma porta de entrada para sua ação. O Apóstolo Paulo nos exorta a um viver honesto e íntegro, especialmente no que diz respeito às nossas emoções e ações. Paulo nos ensina como administrar corretamente esse sentimento, evitando que se torne um pecado e consequentemente, uma ação maligna destrutiva na vida do crente.
O PERIGO DA IRA NÃO RESOLVIDA:
26 “Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha,
Paulo está afirmando que vamos nos irar. Às vezes, nos irritamos ao sermos motivo de crítica, nos irritamos por um filho que não nos obedece, por um cônjuge que permanece com maus hábitos que nos incomodam… Nos irritamos pela ação, omissão ou reação de quem quer que seja. Crentes irados sem perceber quie isso é um pecado que precisa ser combatido. Quantas vezes, os irmãos em Cristo nem querem conviver com aquela pessoa iracunda.
Paulo afiurma que os cristãos ficarão irados, mas que é possível que isso aconteça sem que peque. Ele está nos aconselhando a não dar lugar ao Diabo. A Apóstolo recomenda que a ira seja apaziguada, antes que o sol se ponha. Acalma sua ira até o final do dia. Que no dia seguinte, aquela ira já tenha passado. É no próprio dia emn que nos iramos que temos que resolver, que temos que consertar. Cristãos são temperantes, têm domínio próprio, então, não podem ser descontrolados.
Tem gente que usa a desculpa do temperamento para justificar o pecado: “o problema é que eu sou colérico”. Lembre-se que o Apóstolo Paulo que escreveu esta carta tambem era um homem colérico e não se apoiava no seu temperamento para justificar pecado. Assim como qualquer pessoa, o colérico precisa ter o seu temperamento aperfeiçoado pelo Espírito Santo. O cristão precisa dar evidencias de sua regeneração, ou será que o nosso encontro com Cristo não nos transformou em nada?
Precisamos ser transformados. A ordem de Paulo é para não transformar a Igreja de Cristo em uma comunidade de enraivecidos. Isso é o que acontece quando, em nossa ira, damos lugar ao Diabo. É preciso parar com os ataques verbais, amaldiçoando os outros. Tem crente, que irado, até desce o nível da discussão.
Precisamos aprender a perdoar e pedir perdão antes que a amargura encontre lugar em nosso coração. A perícope em apreciação trata do procedimento esperado daqueles que são filhos da luz. O cristão precisa desenvolver a sua Inteligência Emocional para resolver os seus conflitos.
2. A IRA COMO BRECHA PARA O DIABO:
27 e não dêem lugar ao Diabo.
Como mencionado anteriormente, a ira não apenas repele as pessoas e nos impede de manter conexõoes, com também, abre portas para ação diabólica em nossa vida. O inimigo das nossas almas usa a ira não tratada como arma contra nós mesmos.
Em 64. d.C., cristãos foram acesos em Roma como tochas pelo Imperador Nero e ninguém podia fazer nada para impedir tal crueldade. Um outro momento tratado na Bíblia, mostra Pedro decaptando a orelha de um servo do Sumo-sacerdote. Em nome da ira, Pedro decepou a orelha de Malco.
Tem crente que quer agir como Pedro, no momento citado e só anda de espada na mão, cortando tudo e todos. Cristãos que suscitam discórdia no ambiente em que estão. A ira dele contamina outras pessoas e as enfurece.
Escrevendo aos Efésios, em outro momento, Paulo fala aos pais para não provocarem a ira no coração dos seus filhos, porque dependendo da vida irada que os pais estão vivendo, eles podem separar os filhos do propósito de Deus para a vida deles. Em nome da nossa ira, podemos afastar uma pessoa dos caminhos do Senhor.
Paulo está afirmado que podemos ficar irados, sem dar lugar ao Diabo. E o que seria esse: “Dar lugar ao Diabo?”- É agir como Satanás agiria naquela situação. Lembremos que o Diabo odeia o ser humano, ao qual ele só quer matar, roubar e destruir. Quando nossa ira traz consigo ódio, damos lugar ao Diabo. Quando no trânsito, na pelada, numa discussão, agimos feito um endemoniado, estamos dando lugar para Satanás.
Tem crente que é barraqueiro! Adora uma discórdia, uma lenha na fogueira. Não leva desaforo pra casa. Tem crente que vive tirando satisfação com os outros, sempre que é prejudicado. A frase é: “Você acha que por que eu sou crente, eu sou bobo?”e depois vem para o culto, ergue as mãos como se não estivessem sujas.
1 Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? 2 Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade 3 e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo, 4 que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem o Senhor, que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado,
O diabo se alimenta das nossas emoções negativas. Quando não lidamos com a ira de forma cristã, estamos abrindo as portas para atitudes destrutivas, como fofocas, divisões e falta de perdão. Precisamos vigiar e aprender a perdoar, como Jesus nos ensinou, para não dar lugar ao inimigo.
3. A NECESSIDADE DE CONTROLAR A IRA COM A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO:
30 Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. 31 Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. 32 Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.
Embora a ira seja uma emoção natural, o cristão é chamado a viver de maneira diferente, controlando suas emoções e sendo guiado pelo Espírito Santo. O poder de não ceder ao pecado da ira não vem de nossa própria força, mas da capacitação do Espírito Santo em nós.
Devemos buscar a ajuda do Espírito Santo para controlar nossa ira e agir com amor, paciência e bondade, em vez de ceder às emoções. A ira controlada, pelo poder de Deus, pode ser usada para corrigir injustiças de maneira justa e não para gerar discórdia ou destruição.
As pessoas estão precisando experimentar a calmaria de Jesus. Como você se acalma? Com disciplina espiritual: jejum, oração, leitura bíblica, falar menos, ouvir mais, cantar louvores, parar de ouvir aquilo que não te edifica. O Evangelho é vivido por pessoas transformadas, gentis, carinhosas, que sabem se controlar, que são equilibradas, que dominam a ira, que odeiam a contenda, que não se agradam da discórdia e da dissenção.
CONCLUSÃO:
Paulo nos chama a viver de forma verdadeira, sem mentira, e a tratar a ira com seriedade, para não dar lugar ao pecado e ao diabo. O cristão deve resolver seus conflitos de maneira saudável e buscar sempre a paz e a reconciliação. Através do Espírito Santo, podemos controlar nossa ira e viver de maneira que honre a Deus.
Apelo: Se você tem lutado com a ira, peça ao Senhor que lhe dê um coração transformado, capaz de perdoar e de resolver os conflitos de maneira santa. Que possamos ser instrumentos de paz em um mundo cheio de divisões e desentendimentos.
SOLI DEO GLORIA.
