Tg 4.13-17 Deus em primeiro lugar

Sabedoria para viver  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 19 views
Notes
Transcript

Introdução:

Imagine que você está sentado diante de uma mesa cheia de papéis, planilhas e anotações. À sua frente, um calendário com os próximos meses já planejados: viagens, reuniões, prazos, projetos. Tudo está milimetricamente organizado. Você se sente preparado, confiante de que nada pode dar errado. Agora pare e reflita: onde Deus entra nesses planos? Ele está em alguma dessas decisões ou, no meio de tantas ideias e estratégias, acabou ficando de lado?
Tiago, no capítulo 4, versículo 13, nos confronta exatamente com essa realidade. Ele fala de pessoas que planejam suas vidas com precisão, mas esquecem de Deus no processo. Elas fazem negócios, viajam e até garantem o sucesso de seus projetos como se controlassem o futuro. Mas, no fundo, esse comportamento revela uma atitude perigosa.
Hoje, quero te convidar a refletir sobre a sua vida, os seus planos e, principalmente, sobre a sua relação com Deus no seu dia a dia. Será que você tem vivido como alguém que confessa Cristo com os lábios, mas o deixa de fora das decisões práticas? Vamos juntos mergulhar no texto de Tiago e entender como deixar de lado essa postura de orgulho e viver como verdadeiros discípulos de Cristo.
James 4:13–17 NAA
Escutem, agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e faremos negócios, e teremos lucros.” Vocês não sabem o que acontecerá amanhã. O que é a vida de vocês? Vocês não passam de neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. Em vez disso, deveriam dizer: “Se Deus quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.” Agora, entretanto, vocês se orgulham das suas arrogantes pretensões. Todo orgulho semelhante a esse é mau. Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando.

Desenvolvimento/aplicação:

O cristão ateu v.13

No versículo 13 Tiago se dirige as pessoas de negócios, que faziam planos para viajar, negociar. Os comerciantes, precisam constantemente viajar, seja para vender ou comprar mais produtos para revender. Para que isso seja feito é necessário planejamento (citar exemplos)
Mas o que Tiago condena na atitude desses irmãos?
Essas pessoas estavam vivendo suas vidas, fazendo planos e os executando como se fossem donos de suas próprias vidas! Veja que todo um plano é feito sem levar em consideração Deus e a sua vontade! Tempo, destino, o que fazer; tudo foi pensado como se essa pessoa tivesse controle absoluto de toda a situação, veja: até mesmo os resultados são determinado por ela: “teremos sucesso”
Essa pessoa é como o tolo que Jesus cita em sua parábola em Lc 12.17-21 Esse homem contava que tudo iria bem, que sua vida seria longa, que teria forças para trabalhar e ajuntar mais riquezas, porém, naquela mesma noite, ele morreria e sua riqueza ficaria para outros.
O crente que age assim se comporta como um tolo! Porque esquece daquilo que é mais importante: Deus e a sua vontade! Essa é é uma atitude marcada por orgulho, arrogância e pretenção!
É errado fazer planos, termos sonhos e buscar realiza-los? É claro que não, essa é uma questão de como fazer e como não fazer; Como nos planejar e como também não nos planejar.
Atitude reprovada: O Cristão ateu!
O cristão ateu, é aquela pessoa que confessa ao Senhor, vai à igreja, mas no dia a dia vive como se Deus não existisse! Não leva Deus em consideração em seus planos, e quando está diante de decisões não busca o seu direcionamento. O cristão ateu não está longe de nós, ele pode está mais perto do que você pensa:
O Cristão ateu sacrifica momentos de comunhão, aprendizados por outras atividades.
Seja pelo futebol, algum outro hobby, trabalho, ele não se importa em sacrificar momentos importantes de comunhão com os irmãos e com Deus para satisfazer os seus próprios desejos!
O Cristão ateu não consegue descansar (trabalhar todos os dias sem parar).
Sempre quer mais e mais dinheiro, não consegue descansar pois não acredita plenamente em Deus e em sua provisão, também não é contente com o que já conquistou! A correria do dia a dia a sufoca e essa pessoa não tem tempo para Deus, para ouvir sua voz, para se relacionar com o seu Senhor.
O cristão ateu toma decisões sem se importar como isso vai afetar sua vida espiritual.
Relacionamentos – Começa um namoro ou se casa sem considerar se a pessoa compartilha da mesma fé, achando que "depois dá um jeito".
Proposta de empregos - Aceita um emprego em que terá que faltar todos os cultos de domingo a noite.
Mudanças - mudar para uma cidade sem se importar se lá terá boa igreja para se congregar.
Uso do tempo – Nunca tem tempo para ler a Bíblia ou orar, mas sempre encontra tempo para redes sociais, séries ou lazer.
Priorizar lazer e viagens de fim de semana em detrimento da comunhão com a igreja, sem perceber que isso esfria sua fé.
O cristão ateu não tem vida de oração, só busca ao Senhor quando quando esgota todas as alternativas.
Perceba que o cristão ateu não está distante; na verdade, podemos estar agindo exatamente assim! A atitude condenada por Tiago pode ser a nossa!
Precisamos avaliar as nossas vidas, lembre-se a Palavra de Deus é para você! Se você tem agido dessa maneira o Senhor te chama ao arrependimento.

O controle de nossas vidas v.14

A vida é imprevisível
Faremos isso, isso e aquilo! Mas vocês nem sabem o que vai acontecer amanhã! A verdade é que não temos como prever o futuro. Podemos planejar, sonhar, traçar metas… Mas como será o dia de amanhã? Tudo pode sair conforme o esperado, mas também pode tomar um rumo completamente diferente! Em Provérbios 27.1 “Não se gabe do dia de amanhã, porque você não sabe o que ele trará à luz.”
Com certeza, você já organizou um dia inteiro e, no fim, nada aconteceu como planejou. Isso nos mostra que não temos o controle sobre todas as coisas! Hoje, você está bem, com sua família reunida, e amanhã, um acidente pode levar alguém que você ama. Hoje, seu emprego parece estável, mas amanhã você pode ser demitido. Hoje, você tem dinheiro de sobra, mas basta um imprevisto para tudo se perder.
A vida é cheia de altos e baixos, repleta de situações imprevisíveis. A verdade é que não sabemos o que acontecerá no futuro e, por mais que tentemos, não podemos controlá-lo.
A vida é um sopro
Costumamos falar isso quando as pessoas, principalmente pessoas jovens se vão! Mas na prática esquecemos que a vida passa depressa e a qualquer momento ela pode se findar. O autor dessa carta compara a nossa vida com uma neblina, um vapor.
Você levanta bem cedinho, dá uma olhada para o tempo e ver tudo tomado de neblina, você entra novamente começa a preparar o seu café e quando termina de tomar, dá mais uma olhada no tempo e agora está tudo limpo! A neblina se foi! Você prepara um cafézinho, junto do cuscuz, quando ambos estão prontos, saem aquela fumacinha, o vapor, mas dentro de 5 a 10 minutinhos também se acabou! Assim é a nossa vida: frágil e passageira!
Psalm 90:10 NAA
Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.
Não podemos ser orgulhosos, presunçosos ao ponto de pensar que estamos no controle, por esses dois simples exemplos somos ensinados que a vida é imprevisível e passageira! Embora não estejamos no controle, conhecemos quem está e sabe que nele podemos confiar! NEle nós devemos nos apoiar. Existe um amanhã para o povo de Deus! E mesmo se o amanhã terreno não acontecer, e assim partirmos para estar com o Senhor, desfrutaremos de um amanhã eterno de descanso na presença dEle.

O Cristão Discípulo

Em vez disso, deveriam dizer: “Se Deus quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.”
A atitude aprovada: O discípulo cristão!
O cristão discípulo é aquele que não somente confessa a Cristo com a boca, mas também o confessa todos os dias com suas atitudes, sempre leva Deus em consideração, busca o seu direcionamento e é uma pessoa comprometida em seguir e imitar o Santo Cristo!
Não é somente colocar o “se Deus quiser no começo de nossas frases” Mas em todos os nossos planos, sonhos, projetos colocar o Senhor em primeiro lugar, levar a sua vontade em consideração, entendendo o que nos diz Provérbios 16.1 “O coração do ser humano pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor.” Sempre coloca Deus em primeiro lugar.
Não tenta moldar Deus à sua vida – Não encaixa Deus em sua agenda, mas permite que Ele molde suas atitudes diárias.
Dá primazia ao Senhor – Pensa e planeja sua agenda dando a Deus a prioridade que só Ele merece.
Leva tudo a Deus em oração – Suas decisões são sempre tomadas em oração.
Está disposto a ouvir e obedecer – Segue a voz de Deus, mesmo quando isso contraria sua própria vontade.
Reconhece sua limitação – Tem consciência de sua fraqueza e da brevidade da vida, em contraste com um Deus imutável, todo-poderoso, soberano e imortal. Confia em Deus – Depende d’Ele e se entrega à Sua vontade.
Bem diferente do cristão ateu, essas são algumas características do cristão discípulo que leva a vida com Deus a sério, e é esse cristão que cada um de nós devemos ser.

O Problema do saber e não fazer v.16-17

Mais uma vez Tiago fala sobre a atitude orgulhosa, altiva de querer dirigir a própria vida sem levar Deus em consideração. Eles contavam vantagens, se gabando do que iriam fazer e os resultados que iriam conseguir. Estavam contando vantagens de sua arrogância, acreditando que pode controlar o futuro! E todo orgulho semelhante a esse é mal, errado! Queridos irmãos, todos nós lidamos com o orgulho em algum nível, então precisamos lidar com o pecado do orgulho em nossas vidas, combata essa atitude que querer controlar o futuro, colocando o seu futuro nas mãos de Deus em oração, planejando também mas sempre se lembrando que acontecerá “se o Senhor quiser”. São pequenas atitudes que fazem toda a diferença.
O versículo 17 finda este capítulo nos ensinando algo extremamente importante:
James 4:17 NAA
Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando
Existe algo que você leva para casa todos os domingos, todos os domingos e também nos outros cultos sempre somos exortados a práticar, mudar alguma atitude que não condiz com a nova vida! Mas se eu ouço, aprendo, mas não prático, isso não é apenas um errinho, Tiago fala que isso é pecado! O pecado da omissão! Eu sei o que devo fazer, mas mesmo assim eu não faço, por vergonha, preguiça e outras desculpas, isso é pecado meus irmãos!
Se você sabe que deve colocar Deus em primeiro lugar em seus planos, projetos e não o faz, você está pecando contra o Senhor! Se você aprende que não deve falar mal do irmão e mesmo assim continua fazendo, você está pecando contra o Senhor! Se você sabe que deve evangelizar e não o faz, você peca contra o Senhor! Se você sabe que deve liderar a sua família, levando-a sempre aos pés do Senhor e mesmo assim não o faz, você está pecando! Se você sabe que deve estar junto em comunhão, participando dos cultos, mas mesmo assim inventa desculpas para não vir, você está pecando. Se você sabe que deve se dedicar as práticas cristãs para seu fortalecimento espiritual e não faz, está pecando! Pecamos por comissão, quando fazemos algo de errado, mas Tiago nos revela que também pecamos por omissão, quando sabemos o que temos que fazer e não fazemos!
O que você tem omitido? Quais são as coisas que você sabe que deve fazer e não tem feito?
Sejamos ouvintes e também práticantes, pois aquele que somente ouve e não prática, esse comete grande pecado!

Conclusão:

Nossas vidas estão nas mãos de Deus, e precisamos reconhecer essa verdade. Devemos depender d'Ele em nosso dia a dia, tomar decisões com oração e, ao planejar, colocar o Senhor como nossa prioridade. Lutemos contra o pecado da omissão, vivendo como servos obedientes e fiéis ao Santo Deus!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.