Fidelidade às Escrituras

As marcas de uma igreja saudável  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 28 views
Notes
Transcript

Ilustração

Pedir a igreja para abrir a bíblia no Salmo 151, para testar o conhecimento dos irmãos.

Introdução

Timóteo era o pastor da igreja na cidade de Éfeso. Paulo escreve a segunda carta para encorajar Timóteo diante do sofrimento como “um bom soldado de Cristo Jesus” (2.3). Mas Paulo gostaria que seu filho na fé estivesse com ele antes de morrer (4.9), pois estava preso.
Paulo foi um exemplo para o jovem Timóteo em como ser um bom servo fiel de Jesus, desse modo, o apóstolo motiva seu filho a assumir o ministério suportando as provações com perseverança.
No capítulo 3 versículos de 1 a 10, Paulo instrui Timóteo a respeito da corrupção que irá acontecer nos últimos dias. Nos versículos 11 a 17, Paulo exorta o jovem pastor a perseverar firme na sã doutrina conforme ele aprendeu na infância (v. 15). Nos versículos 16 a 17, o apóstolo diz sobre a palavra de Deus, o qual Timóteo foi ensinado.
Hoje falaremos sobre a terceira marca de uma igreja saudável, que é “A fidelidade as Escrituras”.

Ideia Central

Uma igreja saudável deve ser fiel a bíblia, pois ela é a fonte de autoridade plena para conduzir a igreja.

Transição

Veremos três elementos sobre as Escrituras.

Desenvolvimento

1° A autoridade das Escrituras (v. 16a)

Paulo mostra ao jovem pastor Timóteo que a bíblia é a palavra de Deus. Isso significa que não é invenção do homem, ou seja, não veio do homem, mas diretamente de Deus. O texto mostra duas afirmações sobre as Escrituras:

1ª A bíblia é inspirada (v. 16a)

16 Toda a Escritura é inspirada
Paulo afirma para Timóteo que toda a Escritura é “inspirada”, essa palavra no original significa “soprada por Deus”, isso significa que Deus dizia as palavras exatas que deveriam ser escritas ou proferidas. A mensagem foi soprada por Deus, ou seja, tudo o que temos na bíblia sagrada é palavra de Deus.
A própria bíblia testifica que a bíblia é a palavra de Deus.
2Pedro 1.20–21 NVI
20 Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, 21 pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.
Então, quando estamos falando de inspiração, não estamos nos referindo a algo que veio da mente humana, que é algo poético ou através de adivinhações ou reflexões para escrever as histórias bíblicas, mas estamos falando que são escritos revelados pelo próprio Deus.
Os homens escreveram a bíblia, cerca de quarenta autores, porém, todos foram inspirados pelo Espírito Santo. Isso significa que tudo o que está na bíblia é a palavra de Deus. Então, a bíblia não contém as palavras de Deus, mas é a palavra de Deus.
A bíblia é um livro sagrado, é o conjunto de sessenta e seis livros, compondo trinta e nove livros no Antigo Testamento e vinte e sete livros no Novo Testamento. Tudo isso não tem erro, o que significa que a bíblia é inerrante.

2ª A fonte de autoridade é Deus (v.16a)

16 Toda a Escritura é inspirada por Deus
A fonte de autoridade da bíblia é o próprio Deus, pois ela é inspirada por Deus, ou seja, Deus revelou suas palavras e os homens registraram. Deus é o autor primário da bíblia e os homens foram apenas instrumentos usados para registrar a verdade da palavra de Deus.
Quando estamos falando que a fonte de autoridade da bíblia é Deus, isso significa que a bíblia é verdadeira e não tem erros, pois Deus não pode mentir e nem falar com falsidade. A própria bíblia comprova isso:
Provérbios 30.5 NVI
5 “Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia.
João 17.17 NVI
17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

APLICAÇÃO

Uma igreja saudável reconhece que a bíblia é a palavra de Deus, ela é o manual de regra de fé e prática para a igreja. Isso significa que ninguém pode mudar o que a bíblia diz.
Na minha formatura do seminário em dezembro de 2022, o pastor Samuel Campos, que foi um dos meus professores, disse que a bíblia é como uma receita de bolo, e o dono da receita é o próprio Deus e nós os pastores e todos os cristãos somos apenas os garçons de Deus, isto é, somos apenas servos que vamos levar a mensagem bíblica que já está pronta, não podemos mudar nada.

2° A utilidade das Escrituras (v. 16b)

Paulo mostra para o jovem pastor que a bíblia é inspirada por Deus, é a palavra de Deus, e a autoridade das Escrituras é o próprio Deus. Além disso, o apóstolo mostra para que serve a bíblia. O texto apresenta quatro utilidade das Escrituras:

1ª A bíblia serve para ensinar (v.16b)

16 e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,
A bíblia é proveitosa para todos os propósitos da nossa vida cristã. Ela é útil para nos ensinar, isso quer dizer que a bíblia nos ensina o que é correto aos olhos de Deus. A Escritura fornece a verdade divina para vivermos uma vida de piedade e devoção ao Senhor.
O salmista ora para que Deus ensine a ele a sua palavra:
Salmo 119.33 NVI
33 Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus decretos, e a eles obedecerei até o fim.
Salmo 119.66 NVI
66 Ensina-me o bom senso e o conhecimento, pois confio em teus mandamentos.
Salmo 119.108 NVI
108 Aceita, Senhor, a oferta de louvor dos meus lábios, e ensina-me as tuas ordenanças.
Você tem buscado o ensino da palavra de Deus?

2ª A bíblia serve para repreender (v.16b)

16 e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,
A bíblia é útil para a repreensão, ou seja, apontar o que for errado, seja por comportamento incorreto ou crença que não está de acordo com a palavra de Deus. A Escritura expõe o pecado, que deve ser tratado com confissão e arrependimento.
A repreensão é algo que ninguém gosta, mas no nosso contexto de igreja isso é fundamental, porque nós somos pecadores e somos passíveis de pecar.
Pode ver o exemplo de Davi, que foi um homem segundo o coração de Deus, mas pecou contra Deus, adulterando com Bate Seba e mandando matar Urias na guerra, que era o marido de Bate Seba. Depois, Deus usou o profeta Natã para repreender Davi e para apontar o pecado dele (2 Samuel 11-12).
Você se submete a repreensão da palavra de Deus?

3ª A bíblia serve para corrigir (v. 16b)

16 e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,
A palavra de Deus é útil para a correção, ou seja, acertar o que for errado para oferecer melhoria. A correção serve para restaurar aquele que cometeu pecado ou ajudar aqueles que tropeçaram a se colocar novamente em pé.
Ainda seguindo o exemplo de Davi, ele foi corrigido e foi restaurado, por isso ele escreve o Salmo 32 e 51 confessando o seu pecado e pedindo perdão a Deus.
Salmo 32.1–2 NVI
1 Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! 2 Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!
Salmo 51.10 NVI
10 Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.
Se você cometer algum pecado, você irá se submeter a correção?

4ª A bíblia serve para educar na justiça (v.16b)

16 e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,
A bíblia serve para a instrução na justiça, ou seja, para ajudar a permanecer naquilo que é correto.

APLICAÇÃO

Uma igreja saudável estuda a bíblia e aplica os ensinos da palavra de Deus na sua vida prática e nas suas tomadas de decisões.

3° A habilidade das Escrituras (v.17)

Paulo mostrou que a bíblia é a palavra de Deus, depois ele mostrou a utilidade das Escrituras, agora o apóstolo mostra a habilidade das Escrituras em relação ao homem. O texto apresenta duas habilidades das Escrituras:

1ª A bíblia aperfeiçoa o homem (v. 17a)

17 para que o homem de Deus seja apto
Paulo está escrevendo para o pastor Timóteo, que já estava exercendo o ministério na cidade de Éfeso. Ele afirma que a bíblia é útil para que o homem de Deus seja apto, ou seja, que ele é capaz de fazer tudo aquilo que ele foi chamado para fazer.
O homem de Deus é uma expressão usada para se referir a um pastor ou um pregador fiel as Escrituras.

2ª A bíblia equipa o homem (v. 17b)

17 e plenamente preparado para toda boa obra.
A palavra de Deus equipa o homem para que ele esteja habilitado a atender todas as exigências do ministério, conforme a vontade de Deus.
A palavra de Deus não só capacita um pastor, mas todos aqueles que servem ao Senhor fielmente. Todos nós somos equipados pelas Escrituras, para que possamos viver uma vida que agrada e glorifica a Deus.

Conclusão

Para concluir, uma igreja saudável deve ser fiel a palavra de Deus, porque ela é o manual de regra de fé e prática da igreja, isso quer dizer que somos conduzidos pela bíblia.
As Escrituras é inspirada por Deus, ou seja, é a palavra de Deus. Ela é útil para nos ensinar, nos repreender, nos corrigir e nos instruir no caminho certo. E nós como igreja devemos seguir a bíblia a risca se quisermos que a igreja avance.
Será que a nossa igreja tem sido fiel as Escrituras?

Aplicação

Devemos crer que a bíblia é a palavra Deus.
Precisamos conhecer mais a bíblia, porque nunca saberemos tudo.
Necessitamos nos submeter ao ensino, à correção e à repreensão, a fim de vivermos uma vida agradável a Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.