DEUS DISTINGUE COM PERFEIÇÃO OS CAMINHOS DO SOBERBO E DO JUSTO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
DEUS DISTINGUE COM PERFEIÇÃO OS CAMINHOS DO SOBERBO E DO JUSTO
DEUS DISTINGUE COM PERFEIÇÃO OS CAMINHOS DO SOBERBO E DO JUSTO
INTRODUÇÃO
Salmo 1 “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.”
A salmo faz uma distinção entre o justo e o ímpio, soberbo, insolente e arrogante. A felicidade do justo consiste em agradar a Deus e isso se consegue quando a Palavra dele for nossa meditação. O salmista usa uma metáfora comparando, o homem bem-aventurado é como uma árvore, e a Palavra seria como uma corrente de águas, se a palavra for nosso prazer e meditação, frutificaremos nos momentos oportunos, assim como a árvore frutificará na estação própria em razão de estar sendo alimentada pela água da correnteza, então, seremos bem-sucedidos.
APLICAÇÃO: O que significa sermos bem-sucedidos? Um ano cheio de vitórias, conquistas, sucesso, bem-estar perene, triunfos, êxito em tudo que fizermos? Não! Mas significa que, mesmo não vendo, sentindo, percebendo o agir de Deus, viveremos em conformidade com a vontade do Senhor revelada na Palavra. Confiando enraizados, firmes e inabaláveis, colocando a nossa segurança em Deus.
O ímpio não é assim, é como o vento..., ele não tem firmeza, ele não é como o justo (o homem bem-aventurado). Ele não terá o privilégio de estar no mesmo lugar que os justos irão, porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o dos ímpios perecerá.
Não significa que Deus não conhece o caminho dos ímpios, Deus conhece todas as coisas. Esse conhecimento traz senso de intimidade.
Gênesis 4.1 “Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do Senhor.” “Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do Senhor.”
e Mateus 1.25“Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.”
Pode ser substituído até por amor. Nesse sentido o contraste está estabelecido, Deus ama e aprova o caminho do justo, mas o caminho do ímpio ele destrói porque o odeia, ele é perverso.
Esse salmo traz conforto para aqueles que se deleitam na lei de Deus. Você se deleita na palavra do Senhor? Talvez você esteja como Habacuque, apesar se deleitar não entende por que Deus em sua soberania, permite que você passe por certas situações desafiadoras em sua vida.
1° Habacuque reclama que em Judá “O perverso cerca o justo” Habacuque 1.4 “Por esta causa, a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta, porque o perverso cerca o justo, a justiça são torcidos.” Isto é, o justo é oprimido e não vê vantagem em seguir a lei.
2° Habacuque reclama, após Deus ter revelado que levantaria os Caldeus para ser o martelo da sua disciplina contra à nação de Judá. Habacuque 1.13 “Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele?”
Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele?
“Em ambas as reclamações, Habacuque ao expô-las, dá a entender que Deus não está sendo claro quando às suas categorias de homens, não faz sentido para ele, pois o ímpio prospera na sua maldade e o justo não vê vantagem em obedecer a Deus.”
A revelação de Deus, nesse momento, vai responder esta questão e estabelecer claramente que Deus nunca erra a despeito da sua manifestação de bondade e severidade. Ele sabe quem é ímpio e ele conhece o justo, mesmo usando o ímpio para castigar e disciplinar o justo, ambos não deixam de ser o que nasceram para ser. O ímpio, muito embora, usado por Deus para os seus propósitos soberanos jamais escapará do juízo divino, a paga por suas obras más, por outro lado, o justo, que aceita com fidelidade a correção do Senhor, será recompensado com vida e comunhão eterna com Deus. Pois o Senhor é justo e fiel em todas as Suas ações, distinguindo com perfeição os caminhos do soberbo e do justo."