Jacó é Abençoado e Esaú é Rejeitado

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript
Gênesis 27.1-46.
V.1-17 - Planos para receber a bênção
Isaque estava muito velho, já com seus 100 ou 130 anos aproximadamente. Ele estava com sua visão muito deficiente, não sabemos se cego, mas provavelmente não estava cego e sim com sua visão muito limitada, talvez apenas conseguia enxergar um vulto, uma visão sem clareza, visão escura. (v.1-3)
Ele então chamou Esaú seu filho mais velho e Esaú respondeu que estava ali.
Isaque disse a Esaú que estava próximo de sua morte, isso por conta de sua velhice.
E disse isso justamente porque estava querendo fazer a transferência de seu Pai Abraão para seu Filho Esaú, e além disso também dá a bênção da primogenitura a Esaú. Contudo, Isaque iria morrer somente 80 a 50 anos depois, com seus 180 anos.
Isaque então manda que Esaú pegue suas armas de caça que seria o arco e flecha, e vá ao campo caçar, e lhe traga uma caça e faça uma comida saborosa para Isaque comer, e assim seu pai iria lhe abençoar, mas Isaque está a fazer algo incorreto, pois tudo indicava que a bênção seria para Jacó e não para Esaú. Antes de su morte ele desejava abençoar Esaú, seu filho preferido.
Deus havia dito no capítulo 25 a Rebeca que o mais velho serviria ao mais moço, além disso Esaú desde o ventre brigava com Jacó e Jacó recebeu este nome por ter segurado com a mão o calcanhar do seu irmão, além disso Esaú vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó.
Isaque tenta fazer isso por debaixo dos panos, sem que Rebeca ou mesmo Jacó soubesse ou mesmo desconfiasse.
A bênção aqui era a mesma que Deus disse a Abraão: Gênesis 12.1–3 “Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”
Da descendência de Abraão alguém viria abençoar todas as nações da terra, e hoje sabemos que essa pessoa é o messias, é Jesus Cristo, o nosso abençoador.
Rebeca porém estava ali, e escutou Isaque falando com Esaú. E pela providência de Deus Rebeca ouviu tudo. E Rebeca estava convencida do contrário, de que na verdade o filho que deveria receber está bênção era Jacó e não Esaú.
Esaú então após ouvir seu pai, ele foi ao campo caçar. (v.4-7)
Quando ele saiu, Rebeca foi até Jacó e lhe contou tudo que ouviu de Isaque falando com Esaú.
Rebeca acrescenta que essa bênção seria na presença/diante do Senhor.
E Rebeca já tinha traçado um plano (v.8-10)
Ela mandou Jacó, com seus 40 anos pegar os dois cabritos, e ela mesma iria preparar a comida saborosa para Isaque, e ela sabia bem o que ele gostava e como gostava.
Jacó então estava preocupado com ser amaldiçoado com por seu pai, se ele descobrisse, e por isso disse que ele não era como Esaú, pois Esaú era peludo e quando seu pai o tocasse, iria perceber que ele era Jacó e não Esaú, e seu medo era justamente que seu pai o amaldiçoasse, não era temor por está fazendo algo enganando seu pai, mas sim por ser descoberto no erro e sofresse as consequências de seu erro. (v.11-12)
Sua mãe já tinha um plano para isso também. (v.13)
Rebeca assume a responsabilidade, e estava segura de que era Jacó a quem deveria ser abençoado.
Eles sabiam que Jacó tinha direito mesmo, mas mesmo assim como o pé atrás, mas sua mãe lhe convence assumindo todos os possíveis resultados desse plano.
Jacó então ouviu sua mãe e foi (v.14) Trouxe os dois cabritos, sua mãe fez a comida que Isaque apreciava.
Mas, Rebeca planejou tudo, e prevendo o que aconteceria caso Isaque tocasse em Jacó, ela tomou ma roupa de Esaú, vestiu Jacó, e essas roupas envolveram o braço, o pescoço e as mãos de Jacó. E entrega ali a ele a comida para ele dar a seu pai Isaque. (v.15-17)
V.18-29 - Jacó diante de Isaque recebe a bênção
Gênesis 27.18–27:“Jacó foi a seu pai e disse: Meu pai! Ele respondeu: Fala! Quem és tu, meu filho? Respondeu Jacó a seu pai: Sou Esaú, teu primogênito; fiz o que me ordenaste. Levanta-te, pois, assenta-te e come da minha caça, para que me abençoes. Disse Isaque a seu filho: Como é isso que a pudeste achar tão depressa, meu filho? Ele respondeu: Porque o Senhor, teu Deus, a mandou ao meu encontro. Então, disse Isaque a Jacó: Chega-te aqui, para que eu te apalpe, meu filho, e veja se és meu filho Esaú ou não. Jacó chegou-se a Isaque, seu pai, que o apalpou e disse: A voz é de Jacó, porém as mãos são de Esaú. E não o reconheceu, porque as mãos, com efeito, estavam peludas como as de seu irmão Esaú. E o abençoou. E lhe disse: És meu filho Esaú mesmo? Ele respondeu: Eu sou. Então, disse: Chega isso para perto de mim, para que eu coma da caça de meu filho; para que eu te abençoe. Chegou-lho, e ele comeu; trouxe-lhe também vinho, e ele bebeu. Então, lhe disse Isaque, seu pai: Chega-te e dá-me um beijo, meu filho. Ele se chegou e o beijou. Então, o pai aspirou o cheiro da roupa dele, e o abençoou, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o Senhor abençoou.”
Jacó chegou e disse meu pai, e Isaque disse fale, quem é você meu filho? E Jacó disse que era Esaú. Jacó começa as mentiras. Jacó com pressa disse: se levanta pai, e se assenta pra comer e depois de comer me abençoar.
Daqui a pouco Isaque pergunta como que tão rápido ele conseguiu a caça, e Jacó com a resposta na ponta da língua disse: teu Deus mandou a caça ao meu encontro. E isso era mentira, ele nem saiu pra caçar o animal.
Isaque desconfiado, chamou Jacó para se aproximar, para que ele tocasse em Jacó para saber se era de fato Esaú, como ele dizia ser.
Isaque apalpou Jacó e disse a voz é de Jacó, mas as mãos é de Esaú.
O erro, o engano é assim. s seitas são assim, o falsos é sempre assim.
E percebeu ainda que as mãos eram peludas, então o abençoou. Ele então disse tu és de fato Esaú meu filho?
Jacó mentiu novamente e disse, sou eu mesmo.
Isaque então disse: traz a comida aqui pra perto de mim, para que eu coma, e trouxe também vinho e Isaque comeu e bebeu.
E por fim, Isaque diz: da-me um beijo. Isaque queria sentir o cheiro de Jacó para tirar a prova se era Esaú. Mas, Rebeca pensou nisso, e é claro, Jacó estava vestido com as roupas de Esaú, logo, seu cheiro seria o cheiro do seu irmão.
O pai sentindo o cheiro do seu filho Esaú, então ele abençoou Jacó dizendo:
Gênesis 27.27–29 “Ele se chegou e o beijou. Então, o pai aspirou o cheiro da roupa dele, e o abençoou, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o Senhor abençoou; Deus te dê do orvalho do céu, e da exuberância da terra, e fartura de trigo e de mosto. Sirvam-te povos, e nações te reverenciem; sê senhor de teus irmãos, e os filhos de tua mãe se encurvem a ti; maldito seja o que te amaldiçoar, e abençoado o que te abençoar.”
Satisfação: o cheiro de seu filho é como o cheiro do campo, que o Senhor abençoou (v.27b). Provisão — riqueza material: orvalho do céu [...] exuberância da terra, e fartura de trigo e de mosto (v.28). Exaltação — grandeza: sirvam-te povos [...] e os filhos de tua mãe se encurvem a ti (v.29a). Proteção: maldito seja o que te amaldiçoar, e abençoado o que te abençoar (v.29b). Ai está a benção de Abraão, o Deus de Abraão vai te abençoar e aqueles que te amaldiçoarem, serão amaldiçoados.
Assim Jacó recebeu a bênção, recebido de forma errada, contudo, essa bênção era legítima, ela era para Jacó.
V.30-46 - Esaú diante de Isaque recebe a rejeição
Jacó tinha acabado de sair da tenda do seu pai, quando logo depois chega Esaú, eles não se encontraram na tenda, mas por pouco não aconteceu isso, porque Deus é soberano e até neste detalhe cuidou para acontecer no tempo certo esse encontro. (v.30-31)
Esaú chegou da caçada, fez a comida saborosa e trouxe para seu pai, entrou então na tenda de seu pai e disse: pai, levante-se para comer da caça do teu filho para que me abençoes. E ai Isaque ficou sem entender é claro. E perguntou quem é você? (v.32)
Esaú respondeu dizendo sou Esaú, teu filho primogênito.
Então Isaque estremeceu de violenta comoção (ou seja, percebeu que havia sido enganado, ficou abalado, a reação é de acabar que abençoar outra pessoa no lugar de Esaú.
Então ele pergunta, e quem foi que me trouxe a caça, eu comi tudo, antes que você viesse e o abençoei, e ele será abençoado. Ou seja, Isaque está dizendo que é certo, que de fato será abençoado Jacó a quem ele lhe deu a bênção.
Isaque percebeu aqui que Deus havia passado por cima da vontade de Isaque, e Deus abençoou Jacó, no lugar de Esaú. Isaque pela fé entendeu que Deus executou o plano divino, e que o Deus todo poderoso fez sua soberana vontade por cima da vontade humana de Isaque.(v.33)
Esaú então pede que o pai abençoe também a ele. (v.34)
Então Isaque diz que Jacó veio com astucia e tomou a bênção, e não havia mais o que fazer. (v.35)
Esaú então diz que é com razão, não é por acaso que se chama Jacó, pois por duas vezes Jacó já havia enganado Esaú. A primeira foi o direito de primogenitura e o segundo a bênção de Abraão (v.36) E Esaú pergunta se o pai não reservou nada para ele, Esaú estava interessado em receber algo ainda do pai.
Isaque então disse que já havia dado todas as bênçãos que era possível abençoar, e que por isso não poderia fazer nada mais (v.37)
Esaú então insiste com o pai, e diz o senhor só tem uma bênção? Não pode me abençoar meu pai?
Esaú levantou sua voz e chorou. (v.38) Esaú procurou a bênção com lágrimas, e o autor de Hebreus confirma isso Hebreus 12.16–17 “nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura. Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado.”
Temos a profecia do que aconteceria com Esaú (v.39-40) Ele iria morar fora da terra prometida, e iria morar em lugares desertos, e assim seus descendentes se tornaram tribos de casadores. Esaú foi morar ao leste do Jordão. E viveria ali de sua espada, serviria a seu irmão, e sobre Esaú foi derramado a maldição, e ele a herdou, e não teve fertilidade em sua terra e nem mesmo pode dominar sobre seu irmão mais novo. O texto sugere que os edomitas viveriam em lugares desertos, seriam guerreiros e vassalos dos israelitas, porém um dia se rebelariam contra esse domínio. Essa última profecia se tornou realidade no reinado de Jeorão, rei de Judá (2Rs 8:20–22).
Esaú planejou matar o irmão, Jacó, assim que Isaque morresse e terminasse o período de luto. (v.41)
De alguma forma, Rebeca tomou conhecimento desse plano e pediu a Jacó que fugisse para a casa do irmão dela, Labão, em Harã. (v.42-43)
Rebeca temia perder os dois filhos no mesmo dia: Jacó, assassinado pelo irmão, e Esaú, que se tornaria fugitivo ou acabaria morto por vingança ao sangue do irmão. Essa era a lei da época desde Noé. (v.44-45)
Contudo, para justificar a partida de Jacó perante Isaque, Rebeca disse que não gostaria de ver Jacó se casando com uma mulher heteia, como fizera Esaú. Jacó esperava retornar em breve para casa, mas isso só aconteceu vinte anos depois. Ao retornar, encontrou Isaque ainda vivo, mas Rebeca havia falecido (v.46).
Aplicações:
Deus é Soberano e o Homem é Responsável pelos seus erros.
Jacó é o pai dos doze patriarcas que deram nome as doze tribos de Israel, e vimos que mesmo com os erros e meios ilícitos de Jacó, podemos perceber Deus guiando a história para cumprir o seu propósito.
Abraão mentiu, Isaque mentiu, Jacó mentiu e trapaceou, e isso mostra que Israel foi chamado, foi escolhido não por ser a melhor nação, mas por pura graça e misericórdia, somos chamados e alcançados por Deus para fazer parte da família abençoada de Abraão.
Tome cuidado com a cegueira espiritual
Todos estamos propícios a ser cegos espiritualmente, principalmente quando estamos muito mais focados em fazer a nossa vontade, em cumprir nossos projetos, nossos planos e desejos, do que fazer a vontade de Deus. Isso aconteceu com Jacó, isso aconteceu com Esaú, onde eles pecaram cegos com seus planos e projetos pessoais. Ao ponto de usar o nome de Deus em vão, e ignorar qual era a vontade de Deus e quais seus meios de obter a bênção.
Não leve Deus na brincadeira, de Deus não se zomba. Esaú colheu o que plantou. Não foi responsável com o seu direito de primogenitura, mas desdenhou, as oportunidades espirituais que Deus deu a Esaú, e ele a desprezou e vendeu por um prato de comida. E depois, Esaú não encontrou lugar de arrependimento, mas, perdeu a oportunidade. E depois chorou com o leite derramado.
Existe uma explicação para os inimigos do povo de Deus
A Bíblia explica que o povo de Deus nunca seria reconhecido como sendo uma nação que todos amam, pelo contrário, só existe os descendentes da mulher, e os descendentes da serpente.
Somos servos de Cristo, e andamos em um mundo hostil, um mundo que nos odeia, pois somos abençoados, e somos abençoados apesar de nossos erros, apesar de nossas iniquidades, mas, o Senhor enviou Jesus, o verdadeiro e único Homem perfeito, que veio nos abençoar, abençoar um povo de todas as tribos, línguas e nações. Deus é fiel a sua Palavra, e por isso enviou seu Filho para nos abençoar, a maior bênção que temos é Cristo, o descendente da mulher, que veio esmagar a cabeça da serpente, e por isso, Deus irá colocar todos os nossos inimigos, que são inimigos de Cristo, eles serão colocados debaixo dos seus pés.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.