ANA ORA POR UM FILHO
Notes
Transcript
IGREJA EVANGELICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM PONTA GROSSA
PASTOR PRESIDENTE ALTAIR DE MORAES
JESSÉ MELKZEDEQUE LAMP
IEADPG – TEMPLO CENTRAL
Texto Solene: 1Samuel 1.10-11
levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
TEMA: O CLAMOR QUE MOVE O CÉU
INTRODUÇÃO
O texto que lemos, não é desconhecido da igreja, todos nós conhecemos a história de Ana e consequentemente sobre o nascimento de Samuel.
Mas livro de primeiro Samuel marca uma transição na história do povo de Israel. Israel era governada por juízes, homens levantados por Deus para liderar o povo em tempos de crise. No entanto, esse período da história foi marcado por uma trajetoria de desobediência.
Como podemos ver em Juízes 21.25 “Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto.”
O versículo de Juízes resume a situação em que Israel se encontrava. O sacerdócio, que deveria ser um modelo de santidade para as pessoas, estava corrompido. Sacerdote Eli, era um homem piedoso, mas seus filhos, eram sacerdotes que desprezavam as ordenanças do Senhor. E é nesse contexto de crise espiritual e desobediência que Deus estava iniciando uma nova fase na história de Israel.
Mas essa narrativa bíblica de 1 Samuel que encontramos algumas inquietações na alma. Principalmente quando lemos o versículo o qual que Deus havia fechado a Madre de Ana.
1Samuel 1.5 “A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava, ainda mesmo que o Senhor a houvesse deixado estéril.”
E aqui, podemos ver que Ana não era estéril por natureza humana, no sentido dela ter nascido ou desenvolvido alguma deficiência no seu útero. É Deus quem havia fechado a madre. E isso nos leva a se perguntar ou nos leva para a seguinte pergunta, por que Deus fechou a madre de Ana?
Além disso, dentro desse contexto e olhando para a narrativa bíblica poderíamos ainda a se perguntar, por que Deus permite que algumas ou que determinada pessoa passe por algum tipo de sofrimento.
E é dentro dessa narrativa, dessas inquietações que nos deparamos com a história da oração de uma mulher.
Essa história é envolvida com alguns personagens principais, sendo eles:
Personagens:
• Penina: Uma desanimadora. Em vez de apoiar, atacava Ana, tornando sua dor ainda maior. • Elcana: Homem piedoso, mas incapaz de compreender plenamente a dor de Ana.
No contexto judaico de 1 Samuel 1:1-8, a esterilidade de Ana representava uma profunda aflição pessoal e social. Na cultura israelense antiga, a capacidade de uma mulher gerar filhos era altamente valorizada, e a infertilidade era frequentemente vista como uma desonra ou até mesmo como um sinal de desaprovação Divina. Essa condição não apenas privava Ana da alegria da maternidade, mas também a colocava num estado de humilhação pública e social.
Além disso, a situação de Ana era agravada pela presença de Penina, a outra esposa de Elcana, que tinha filhos e provocava Ana incessantemente, intensificando sua dor e sentimento de fracasso por não gerar filho. Elcana, embora demonstrasse um profundo amor e cuidado por Ana, não conseguia compreender completamente a profundidade de sua angústia, de sua dor, questionando-lhe, dizendo: “Ana, por que choras? E por que não vem? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?” (1 Samuel 1:8).
Mas é nesse cenário de incapacidade, de incompreensões, de uma dor incompreendida que iremos aprender com pelo menos três atitudes de Ana.
DESENVOLVIMENTO
ANA OROU PARA A PESSOA CERTA.
1Samuel 1.10 “levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.”
Ana, era uma mulher incompreendida, pois não bastando a tristeza pela incapacidade de não gerar. Não bastando isso, Penina, sua rival, zombava da sua infertilidade. Infernizava a vida de Ana, quem sabe, por ciumes de Elcana dar mais atenção para Ana.
Mas podemos ver claramente que Ana buscou respostas para suas inquietações na pessoa certa. Ana não ficou isolada em algum canto, se sentindo inferior ou murmurando. Pelo contrário, que belo exemplo de oração encontramos na vida de Ana! Sua oração nasceu da tristeza do seu coração, mas apesar de seus sentimentos, derramou a sua alma perante o Senhor. Além disso, sua oração é envolvida em um sacrifício, pois ela fez um voto de devolver o seu filho ao Senhor para servi-lo por toda a sua vida.
1Samuel 1.11 “E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.”
Em sua amargura, Ana se darrama aos pés daquele que pode ajuda-la. Ela, não apenas está exaltando o nome do Senhor, mas também está se humilhando ao estado de serva, pois, entendia a sua posição diante do Altissimo e deixa nas mãos dEle as suas aflições.
APLICAÇÃO
É nesse cenario que nós muitas das vezes nos encontramos. É num cenario de incompreensões, de muitas aflições, de angustias, de tristezas. E é nesse cenario que muitas vezes alguém se levanta para nos ferir, para zombar, para fazer com que lagrimas sejam derramas.
Mas nesse ambiente que Deus está transformando o nosso choro em algo maior. Nesse ambiente que Deus está transformando a nossa lagrima em um proposito maior.
Porque se Penina não provoca Ana, Ana não chora. Se Ana não chora, ela não ora. E se Ana ora, Samuel não nasce.
O teu choro, a tua lagrima te levará a viver o próposito que Deus está preparado para a sua vida.
E é nesse ambiente que Deus está nos provando, pois é no momento das nossas adversisdades que nós nos humilhamos aos pés dAquele nos sustenta. É nos momentos das nossas dores, que encontramos balsamo para a nossa alma. É no momento das nossas inquietações que Ele nos calma. É no momento das nossas tristezas encontramos nEle a nossa alegria.
Precisamos aprender com Ana, que nos momentos das nossas turbulencias ir ao encontro da pesso certa, orar para pessoa certa. Tiago 5.13 “Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores.”
b. ANA CUMPRE COM O SEU VOTO.
1Samuel 1.27–28 “Por este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera. Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor, por todos os dias que viver; pois do Senhor o pedi. E eles adoraram ali o Senhor.”
Ana havia especificado em sua oração o que ela queria, um filho homem. Nessa oração, Ana, faz um ao Senhor, onde se Ele desse a alegria dela gerar, o seu filho seria entregue para servir por todos os seus dias .
Observe bem que ela havia feito um voto com um preço muito alto: ela não ficaria com seu filho, mas o daria a Deus. Lembre-se, nós estamos falando de uma mãe. Uma mãe a qual não podia ter filhos e o seu maior desejo era gerar. Mas agora, está devolvendo o filho do favor Divino. O filho que acabou com sua tristeza. Um filho que encheu seu coração de alegria. Ana não entregou apenas seu filho, mas deu o seu melhor para Deus. Ana está entregando o que ela mais tem de melhor.
O sábio Salomão escreve dizendo: Eclesiastes 5.4 “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes.”
Ana, não tarda em cumprir aquilo que ela havia prometido.
APLICAÇÃO
Quem se tornou Samuel? Um grande profeta de Deus, ensinado desde os primeiros anos a servir ao Senhor; Um juiz que julgava as causas do povo; Samuel tornou-se um dos maiores homens de Deus encontrados no AT.
Mas você pode estar pensando: “Ela teve um filho mas ficou sem filho porque o devolveu ao Senhor”. Será? Olha comigo o verso 21. Ela teve mais 3 filhos e 2 filhas. Ana ofertou ao Senhor o que ela tinha de melhor, o seu primogênito, e Deus a abençoa sobre maneira que ela tem outros 5 filhos. Esse é mais um dos milagres de Deus, de uma mulher estéril, a quem a bíblia diz que a madre fora cerrada pelo Senhor, agora já sorri e se alegra porque o Deus Todo Poderoso muda a sorte dela, e com isso, muda toda a sorte de Israel. Nisto se cumpre totalmente o que diz o apóstolo Paulo em Ef 3:20, sobre o fato de servirmos a um Deus que pode fazer muito mais do pedimos ou imaginamos, segundo o seu poder que opera em nós. O Senhor não quer te dar migalhas. Ele quer te dar coisas infinitamente maiores do que as que você pede. A sua fé, a sua oração, o seu culto, são fatores determinantes nesse processo.
c. ANA LOUVA AO SENHOR.
1Samuel 2.1–3 “Então, orou Ana e disse: O meu coração se regozija no Senhor, a minha força está exaltada no Senhor; a minha boca se ri dos meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. Não há santo como o Senhor; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus. Não multipliqueis palavras de orgulho, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos na balança.”
Quem viu Ana, no primeiro capítulo, talvez não conseguiria entender Ana do capítulo dois. Porque a Ana do capítulo primeiro, é uma Ana aflita. É uma Ana, que há tristeza em seu coração. Mas agora, no capítulo dois, embora o texto esteja mencionando diretamente que anda cantou, indiretamente, e a sua oração é revertida em um cantico de louvor e agradecimento ao Senhor pela benção concedida.
Um escritor escreve dizendo: “Que o cântico de Ana está relacionado com o sacrifício de entregar seu filho Samuel para servir na Csa do Senhor por todos os dias de sua vida. Certamente, o mundo não compreende como o povo de Deu consegue cantar enquanto se dirige para o sacrifício e sacrificar com cânticos”.
E é exatamente isso que acontece, lembremo-nos quando Paulo e Silas estavam na prisão, eles oravam e cantavam ao Senhor. E agora Ana está orando e se alegrando ao mesmo tempo.
APLICAÇÃO
Antes de Samuel nascer. Ana orava e chorava; agora, ela ora e canta. Antes sua alma estava amargurada; agora, seu coração exalta ao Senhor. Antes, ela estava envergonhada e enfraquecida pela sua condição de mulher estéril; agora, sua força está exaltada no Senhor. Antes, Penina zombava dela; agora, ela ri de seus inimigos. Antes, ela estava coberta de tristeza; agora, ela está se alegrando na salvação de Deus.
Ei, meu irmão e minha irmã. Deus transformara o teu choro em cânticos de louvores. Deus fará com que a sua promessa seja realizada e concretizada em sua vida. O que antes era tristeza, não será mais. Aqueles que zombavam, não zombaram mais. Aqueles que critivam, não criticaram mais. O que era amargura e tristeza, será revertida em alegria. Deus mudará o cenario da sua vida e haverá cânticos de exaltação ao Senhor.
CONCLUSÃO
Ana passou por um momento difícil e de tristeza em sua vida. Ela não podia ter filhos e era provocada por Penina. Mas a atitude dela foi de buscar ao Senhor e pedir um filho para Deus. A história de Ana nos ensina o caminho para chegarmos ao coração de Deus e buscarmos nEle as respostas para as nossas perguntas. Ele tem poder de reverter o cenario da nossa história.
