A Fé que Abre Caminhos
Moldando o Seu Destino • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 34 viewsNotes
Transcript
Anúncios
Intro. 2 Reis 2…
Segundo Reis, o segundo capítulo. Estamos (Campanha de Jejum & Oração… revendo e meditando nas promessas de Deus… - Dia 18 de Abril culto de encerramento/8pm-11pm… )
Nos domingos estamos em uma série de mensagens chamada “Moldando o Seu Destino” - estamos falando sobre a vida milagrosa que todo crente deve viver.
No domingo passado falamos sobre “Moldando o Seu Destino” Tomando Posse das Promessas …
Hoje o título da nossa mensagem é “A Fé Que Abre Caminhos” - Moldando o Seu Destino - como receber o poder de Deus para a vida milagrosa que devemos viver.
Segundo Reis, capítulo 2 e versículo 9 é o versículo-chave que examinaremos hoje.
9 Ali Elias disse a Eliseu: — Diga o que você quer que eu faça por você antes que eu seja levado embora….
- agora, se Deus lhe desse um “cheque card” e dissesse: “Peça o que quiser”, o que você pediria hoje ao Senhor?
Você pediria riqueza? Pediria influência? Pediria saúde? O que você pediria?
Eliseu recebeu um “cheque card”, por assim dizer, e veja o que ele pediu. Ele disse
9 …E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.
Nos capítulos anteriores, descobrimos que Eliseu foi nomeado por Deus. (escolhido…)
Mas não basta que o homem de Deus seja nomeado por Deus; ele também deve ser ungido por Deus. (ser cheio do Espirito Santo).
Pare ser cheio é preciso esvaziar primeiro.
Vemos Eliseu se esvaziando ao deixar sua posição, suas posses e seus pais. Mas não basta esvaziar-se; é preciso também ser preenchido com a plenitude de Deus. Mas nem mesmo Deus pode preencher o que já está cheio. E se você quiser que Deus o preencha, terá de chegar ao ponto em que Eliseu chegou quando permitiu que Deus o esvaziasse. E antes que você possa se apoderar de Deus, você precisa se desprender das coisas deste mundo. Mas não é suficiente, senhoras e senhores - quero repetir - apenas abandonar o mundo, a menos que se apoderem de Deus. Não me impressiono com ninguém que esteja morto para o mundo, a menos que essa pessoa também esteja viva para Deus.
E aqui estava Eliseu, que disse a Elias: “porção dobrada de teu espírito sobre mim”.
Ou seja, “Quero que o mesmo poder que está em seu ministério esteja em meu ministério; e o mesmo poder que está em sua vida, quero que esteja em minha vida - só que quero uma porção dupla”. (LARGE!)
Na verdade, essa é a porção do filho primogênito. E o que ele está dizendo é: “Quero um legado completo”.
Agora, quero que você observe os passos que Eliseu teve que dar para obter essa benção da porção dobrada.
I. Uma Determinação Inabalável
I. Uma Determinação Inabalável
O primeiro passo, é o que chamo de determinação inabalável.
Quero que você leia comigo agora o capítulo 2, versículos de 1 a 7, que se estende até o versículo 9 que acabamos de ler:
1 Chegou o tempo de o Senhor Deus levar Elias para o céu num redemoinho. Elias saiu de Gilgal junto com Eliseu
2 e no caminho Elias disse: — Fique aqui porque o Senhor me mandou ir até Betel. Mas Eliseu disse: — Juro pelo Senhor Deus e pelo senhor que eu não o deixarei. E assim os dois foram até Betel.
3 Um grupo de profetas que morava ali foi falar com Eliseu e lhe perguntou: — Você sabe que hoje o Senhor vai levar o seu mestre para longe de você? — Sim, eu sei! — respondeu Eliseu. — Mas não vamos falar nisso.
4 Então Elias disse a Eliseu: — Fique aqui porque o Senhor me mandou ir até Jericó. Mas Eliseu disse: — Juro pelo Senhor Deus e pelo senhor que eu não o deixarei. E assim os dois foram até Jericó.
5 Um grupo de profetas que morava ali foi falar com Eliseu e perguntou: — Você sabe que hoje o Senhor vai levar o seu mestre para longe de você? — Sim, eu sei! — respondeu Eliseu. — Mas não vamos falar nisso.
6 Aí Elias disse a Eliseu: — Fique aqui porque o Senhor me mandou ir até o rio Jordão. Mas Eliseu disse: — Juro pelo Senhor Deus e pelo senhor que não o deixarei. Então eles saíram,
7 e cinqüenta profetas os seguiram até o rio Jordão. Elias e Eliseu pararam perto do rio, e os profetas ficaram olhando de longe.
Agora, há uma coisa interessante. Eliseu é um discípulo de Elias. Foi Elias quem lançou seu manto sobre Eliseu, e ele, Eliseu, seguiu Elias e ministrou a ele. Mas agora o mais estranho é que seu mestre, seu líder, seu discipulador, está dizendo a Eliseu: “Pare por aqui. Você já foi longe demais. Deixe-me , Eu vou continuar sozinho. E você pode ficar aqui mesmo”. E Eliseu disse: “Oh, não, senhor. Onde quer que o senhor vá, eu vou. Eu vou grudar em você igual cola… Você não vai se livrar de mim. Assim como vive o Senhor, assim como vive a minha alma, eu não o deixarei. Vou ficar com você; vou ficar ao seu lado até o fim”.
Agora, por quê? Aqui estava um homem motivado por um desejo ardente e intenso de permanecer inabalável ao lado de seu mestre.
O interessante é que Elias continua lhe dizendo: “Fique aqui. Eu vou continuar. Fique aqui”. Ora, por que Elias faria isso quando sabe que Eliseu quer uma bênção e quando sabe que Eliseu precisa de uma bênção? Por que ele lhe diria: “Fique aqui, eu vou continuar sozinho”?
Vou lhe dizer por quê: porque ele o estava testando; porque ele o estava provando.
Sabe, há algo na maneira como Deus lida conosco que precisamos aprender. (tentei passar isso pra vocês semana passada… “as promessas de Deus não são entregues de bandeja…é preciso conquista-las)
Vocês sabiam que Deus às vezes, senhoras e senhores, parece nos desencorajar, quando na verdade Ele não quer nos desencorajar, mas quer nos testar?
Exemplos:
Em Canaã (terra da promessas) havia “gigantes, muralhas, guerreiros,”… dificuldades que precisavam ser vencidas.
Vou lhe dizer uma coisa, amigo. Não sei o quanto de Deus você tem hoje, mas você tem tudo o que deseja. E se você não tem mais, é porque realmente não quer mais.
Sabe, dizemos que queremos ser prósperos.
Dizemos que queremos uma porção dupla.
Dizemos que queremos ser cheios do Espírito.
Dizemos que queremos isso, e aquilo, etc.
Mas o que podemos observar é que muitas vezes esses são pedidos “da boca pra fora e não de um coração determinado” -
Amados, Deus não atende pedidos que saem da boca, ele atende pedido de coração determinado.
“Eliseu disse: — Juro pelo Senhor Deus e pelo senhor que eu não o deixarei.” - isso é determinação de propósito!
Você precisa ter determinação daquilo que espera do Senhor, determinação nas promessas do Senhor, e dizer como Eliseu: “Juro pelo Senhor Deus, que não vou parar; não vou desistir; não vou recuar; não vou me calar até que eu seja cheio, até que eu seja cheio do Espírito de Deus, até que eu tenha aquela porção dobrada…”
Mas Saiba que vai haver obstáculos.
A. O Obstáculo do Desencorajamento
A. O Obstáculo do Desencorajamento
O primeiro obstáculo foi o Desencorajamento
No versículo 2, você vê Elias desencorajado Eliseu.“Fique aqui, pois o SENHOR me enviou a Betel”
No versículo 4, Elias o desencoraja novamente dizendo ““Fique aqui, Eliseu, pois o SENHOR me enviou a Jericó”
No versículo 6, Elias diz: - “Fique aqui, pois o SENHOR me enviou ao rio Jordão”
Por que ele o estava desencorajando Eliseu a seguir com ele?
Na verdade, ele não queria desencorajá-lo.
Vou lhe dar outro exemplo. Lembram-se de que, na Bíblia, Jacó lutou com o anjo, e lembram-se de que o anjo era o Anjo do SENHOR ( Yahweh).
Agora, aqui está um homem e um anjo. Agora, quem você acha que venceria em uma luta como essa?
Quero dizer, aqui está um homem mortal e um anjo. E o anjo era realmente o Cristo pré-encarnado, o anjo de Yahweh. Agora é muito óbvio - é muito óbvio - se aquele anjo quisesse fugir, ele poderia; ou se aquele anjo quisesse prevalecer e vencer aquela luta, ele poderia - muito óbvio; e ainda assim você ouve o anjo dizendo: “Deixe-me ir! Deixe-me ir!” E aqui está Jacó dizendo: “Não vou deixá-lo ir a menos que me abençoe. Não deixarei você ir”. E aqui está o anjo dizendo: “Deixe-me ir!” Você sabe que aquele anjo poderia ter fugido se quisesse. Essa luta foi arranjada, pessoal. Quero dizer, aqui está a ideia. Vejam. Durante todo o tempo em que o anjo do Senhor está dizendo a Jacó: “Deixe-me ir”, ele está secretamente dizendo: “Espero que ele não desista” - “Espero que ele não desista”.
Isso é estranho, não é? Parece que Deus quer nos desencorajar. Mas Ele não quer nos desencorajar; Ele quer nos testar e nos provar. E Jacó disse: “Não te deixarei ir”. E você sabe o que o anjo do Senhor disse? “Agora você não é mais Jacó; você é Israel. Você prevaleceu com Deus”. (Gênesis 32:24-30)
Elias estava dizendo a Eliseu: “Volte para trás; fique aqui”. E Eliseu disse: “Oh, não, senhor. Nem por sua vida. Estou indo até o fim”.
Lembram-se da mulher siro-fenícia que veio a Jesus, e essa mulher, que era pagã e tinha uma filha atormentada por um espírito demoníaco, veio e pediu a Jesus uma bênção para a filha, e Jesus disse: “Mulher, o que tenho eu a ver com você? Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel”. (Mateus 15:24) E, então, Jesus disse algo que parece muito duro, muito cruel. Jesus disse: “Não é justo pegar o pão dos filhos e dá-lo aos cães”. (Mateus 15:26; Marcos 7:27)
Agora, o que você teria feito no lugar dela? O que teria feito se Jesus tivesse falado dessa forma com você e dito: “Não vou tirar o pão da mesa das crianças para esse povo judeu maravilhoso e bom e dá-lo a você, um cão gentio pagão”? Nem parece Jesus, não é mesmo? Mas Jesus disse isso. Oh, ouça. Jesus sabia exatamente o que estava fazendo. E você sabe o que aconteceu com essa mulher? Seus olhos se encheram de lágrimas, ela olhou para o rosto de Jesus e disse: “Sim, Mestre, é verdade. Mas até os cães...” - e ela usou o pior nome para cães. Jesus usou um nome para cachorro que significava “animal de estimação”, mas ela usou outra palavra para cachorro que significava “o sarnento, amarelo, vira-lata do beco”.
E ela disse: “Mas até os cães comem as migalhas que caem da mesa das crianças”. (Mateus 15:27; Marcos 7:28) E o coração de Jesus se encheu de amor. E Ele disse: “Mulher, grande é a tua fé”, abençoou-a e deu-lhe o que ela precisava. (Mateus 15:28; Marcos 7:29-30) Parecia que Ele estava tentando desencorajá-la. Mas não estava. Ele estava apenas dando a ela uma plataforma para demonstrar ao mundo sua fé.
Parecia que aquele anjo estava tentando se afastar de Jacó. Mas não estava.
Aqui parece que Elias estava tentando se afastar de Eliseu. Mas ele não estava.
E, às vezes, caro amigo, pode parecer que Deus está longe de você. E pode parecer que Deus o está desencorajando.
E pode parecer que Deus não vai responder à sua súplica.
Mas você insistiria em continuar? Não desista. Não desistam! Agarre-se a Deus hoje e diga:
“Ó Deus, não o deixarei ir até que me abençoe. Enquanto minha alma viver, não o abandonarei. Vou ficar ao seu lado até receber a bênção”.
B. O obstáculo das dificuldades
B. O obstáculo das dificuldades
Não havia apenas o obstáculo do desencorajamento, mas, amigo, havia o obstáculo das dificuldades.
Você já notou os lugares por onde eles passaram? Não é por acaso que esses lugares são mencionados no versículo 2, no versículo 4 e no versículo 6.
Vemos Gilgal, Betel e Jericó. O que eram esses lugares?
Eram lugares que antes Deus havia abençoado de forma poderosa, mas que agora se tornaram centros de influência pagã, demonologia e idolatria.
E foi assim que Elias o conduziu: diretamente a cada um desses focos de infidelidade. E Deus permitiu que ele visse todas as dificuldades e todos os problemas.
O que Deus estava lhe mostrando? Deus estava mostrando a ele, amigo, que é melhor você ser determinado o suficiente se quiser uma porção dobrada para não deixar que o desânimo o detenha e que as dificuldades o impeçam.
Haverá dificuldades. Creio que é isso que ele estava dizendo.
Você quer ser cheio do Espírito hoje?
Você quer ser um servo de Deus hoje? Muito bem, amigo, quero lhe dizer que não é um caminho fácil.
E quero lhe dizer que o mundo está repleto de inimigos que estão prontos para atacar duramente um homem de Deus, uma mulher de Deus, um rapaz ou uma moça que se atreve a viver para Jesus Cristo.
Agora, se você quiser viver uma vida medíocre, se quiser apenas andar de um lado para o outro, tudo bem.
Mas quando você se preparar para a porção dobrada, prepare-se para a perseguição dobrada.
Agora, ouça. Leonard Ravenhill disse: “Quando Deus abrir as janelas do céu para nos abençoar, o diabo abrirá as portas do inferno para nos destruir”.
C. O Obstáculo do Escárnio
C. O Obstáculo do Escárnio
Eliseu tinha uma determinação sincera que superou o desânimo.
Venceu a dificuldade. Venceu o escárnio. Veja, o versículo 3: “E os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram a Eliseu, e lhe disseram:
3 Um grupo de profetas que morava ali foi falar com Eliseu e lhe perguntou: — Você sabe que hoje o Senhor vai levar o seu mestre para longe de você? — Sim, eu sei! — respondeu Eliseu. — Mas não vamos falar nisso.
Em seguida, vejam novamente, por favor, o versículo 5, e encontramos quase a mesma coisa:
5 Um grupo de profetas que morava ali foi falar com Eliseu e perguntou: — Você sabe que hoje o Senhor vai levar o seu mestre para longe de você? — Sim, eu sei! — respondeu Eliseu. — Mas não vamos falar nisso.
Ou seja, “cale-se, vamos mudar de assunto”.
O que eles estavam fazendo? Não é tão fácil entender isso na tradução em inglês/português. Mas eles estavam zombando dele. Estavam zombando dele. Estavam ridicularizando-o. Estavam dizendo: “Daqui a pouco, você estará sozinho, estará desamparado, e é melhor voltar para casa; é melhor desistir; é melhor desistir. Você estará perdido sem ele”. A ideia era desencoraja-lo através do escárnio do ridículo. Mesmo assim, Eliseu, o homem de Deus, prosseguiu.
Você sabia que algumas pessoas foram ridicularizadas no trabalho para Deus? Você sabia que algumas pessoas não suportam quase nada além do desprezo e do ridículo, e acabam definhando com isso? Mas aqui estava um homem - quero que você o observe agora - aqui estava um homem que queria uma porção dupla e tinha uma determinação sincera que não podia ser impedida pelo desânimo. Não podia ser impedida por dificuldades. E não podia ser impedida pela zombaria.
II. Uma Súplica Sincera
II. Uma Súplica Sincera
Agora, a segunda coisa que quero que você observe: Não apenas uma determinação sincera. Observem, por favor, no versículo 9:
9 Sucedeu, pois, que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.
Poder do Espirito Santo e Oração estão inseparavelmente ligados.
E ao estudar a Bíblia, você descobrirá que Deus nos dá a plenitude do Espírito e a porção dobrada. Deus nos dá isso em resposta à oração.
Dê uma olhada em Lucas 11:13 e veja o que nosso Senhor Jesus Cristo ensinou sobre a plenitude do Espírito:
13 Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!”
Isso é muito claro, não é? Você quer uma porção dobrada do Espírito? Peça a Deus. Mas não peça prematuramente. Não peça antes de ter essa determinação sincera. Mas, quando você tiver, peça a Deus. “Peçam, e lhes será dado”. (Lucas 11:9)
Veja, por favor, em Atos capítulo 4, e você descobrirá novamente aqui que a plenitude do Espírito está ligada à oração. Atos capítulo 4 e versículo 31:
31 Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.
“Depois de orarem todos ficaram cheios do Espírito Santo”
Você está disposto a buscar esse lugar de oração? Está disposto a encarar as dificuldades e obstáculos como Eliseu encarou dizendo: “Peço-te que a porção dobrada do teu espírito venha sobre mim”?
III. Uma simples Apropriação
III. Uma simples Apropriação
Preciso terminar - e deixe-me passar para o e último ponto: Não houve apenas uma determinação sincera; não houve apenas uma forte súplica; mas houve uma apropriação.
Vejam novamente, por favor, 2 Kings 2:10-14
10 Disse Elias: “Seu pedido é difícil; mas, se você me vir quando eu for separado de você, terá o que pediu; do contrário, não será atendido”.
11 De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo e puxado por cavalos de fogo que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho.
12 Quando viu isso, Eliseu gritou: “Meu pai! Meu pai! Tu eras como os carros de guerra e os cavaleiros de Israel!” E quando já não podia mais vê-lo, Eliseu pegou as próprias vestes e as rasgou ao meio.
13 Depois pegou o manto de Elias, que tinha caído, e voltou para a margem do Jordão.
14 Então bateu nas águas do rio com o manto e perguntou: “Onde está agora o Senhor, o Deus de Elias?” Tendo batido nas águas, elas se dividiram e ele atravessou.
Chamo isso de apropriação simples. Agora, observe que o poder de Eliseu está relacionado à ascensão de seu mestre, assim como nosso poder está relacionado à ascensão de nosso Mestre.
Quero que você leia Lucas 24 e o versículo 49 comigo
Estamos falando sobre nosso poder está relacionado à ascensão de nosso Mestre… E Jesus disse,
49 Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto”.
50 Tendo-os levado até as proximidades de Betânia, Jesus ergueu as mãos e os abençoou.
51 Estando ainda a abençoá-los, ele os deixou e foi elevado ao céu.
E notem aqui que a investidura de poder está ligada à ascensão de nosso Senhor à glória. Quero que você veja o Evangelho de João,
37 No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.
39 Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado.
E agora quero que você leia comigo o capítulo 2 de Atos, o versículo 32-36.
32 Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato.
33 Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora vêem e ouvem.
34 Pois Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declarou: “ ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita
35 até que eu ponha os teus inimigos como estrado para os teus pés’.
36 “Portanto, que todo o Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”.
No dia da Festa de Pentecostes Ele enviou a promessa do Pai, que era o Espírito Santo.
O que estou dizendo é o seguinte, senhoras e senhores: Vemos o padrão no Antigo Testamento, mas vemos o cumprimento no Novo Testamento. O Senhor subiu; o Espírito desceu; os discípulos saíram; e os perdidos entraram. Foi assim que aconteceu; esse era o plano de Deus. Nosso Senhor ascendeu à glória. E agora, quando nosso Senhor ascendeu à glória, Ele cumpre a promessa do Espírito. E assim como o mestre de Eliseu, Elias, ascendeu, ele deixou atrás de si o símbolo de seu poder, que era o seu manto.
E quero que você observe o que Eliseu fez. Eliseu rasgou suas vestes em duas metades e pegou o manto, a capa de Elias, que havia caído no chão. Ele se abaixou, pegou-o e se apropriou do manto.
Agora, senhoras e senhores, ele poderia ter chegado até aqui - ele poderia ter tido uma determinação sincera; ele poderia ter feito uma súplica forte - mas até que ele chegasse a uma simples apropriação, ainda não havia nada.
Chegou um momento em que ele, pela fé, teve de simplesmente estender a mão, pegar o manto e apropriar-se dele, dizendo: “Fora com o velho e venha o novo”.
Eu me pergunto: você já chegou ao ponto …
Basta! Não quero mais de viver as margens da fé: “Eu reivindico agora a plenitude do poder de Deus com base na promessa do meu Senhor glorificado que ascendeu ao céu, que fez a promessa de que serei revestido de poder”
Basta apropriar-se do poder do Espírito Santo de Deus. E então, querido amigo, quando o fizer, pela fé, aja de acordo com isso.
Agora, sabe, posso imaginar que ele, Eliseu, estava realmente se perguntando em algum lugar, talvez houvesse apenas um pouco de dúvida em sua mente quando ele tomou o manto de Elias e disse: “Onde está o Senhor Deus de Elias?” e feriu aquelas águas.
E, meu caro amigo, até que ele começasse a agir com fé, Deus ainda não estava agindo.
Mas quando ele se apropriou e agiu, Deus começou a agir, e Deus fez muitas coisas maravilhosas por meio desse homem.
Conclusão
Conclusão
Onde está o Senhor Deus de Elias? Onde Ele está, amigo? Ele está no mesmo lugar em que sempre esteve. Sabe o que quero lhe perguntar hoje?
Onde estão os Elias de Deus?
E onde estão os Eliseus?
E onde estão as pessoas que dirão: “Ó Deus, quero que uma porção dupla do Espírito esteja sobre mim”?
