O Justo Viverá Pela Fé

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Habacuque viveu a grande crise do exílio babilônico. Foi contemporâneo de Jeremias, Daniel e Ezequiel. Viveram um momento onde todas as suas certezas foram abaladas. Certeza de servir ao Deus verdadeiro, certeza de serem o povo escolhido, certeza das promessas feitas ao seu povo sobre ser nação de sacerdotes para todo o mundo. Seu inimigo, o poderoso império Babilônico, uma nação pagã, cruel e corrupta, se aproximava conquistando tudo a sua frente. Além disso, profetas como Jeremias pregavam pelas praças anunciando o juízo e Deus. Qualquer um que se imaginar numa situação dessas pode sentir seu coração se derreter de angustias! Esse é o tom do livro de Habacuque. O profeta está tomado de sofrimento: “Até quando, Senhor, clamarei eu ...”. (1.2) De forma dramática ele inicia seu registro. A resposta de Deus não parece nada promissora: “fiquem horrorizados, tremam de medo, pois realizo em vossos dias, obra tal, que vós não crereis, quando vos for contada.” (1.5)
Para entendermos tamanho juízo, precisamos voltar em Jeremias 5.1-3
Dai voltas às ruas de Jerusalém; vede agora, procurai saber, buscai pelas suas praças a ver se achais alguém, se há um homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei a ela. Embora digam: Tão certo como vive o Senhor, certamente, juram falso. Ah! Senhor, não é para a fidelidade que atentam os teus olhos? Tu os feriste, e não lhes doeu; consumiste-os, e não quiseram receber a disciplina; endureceram o rosto mais do que uma rocha; não quiseram voltar.
Jerusalém e toda a terra de Judá estavam tomados de idolatria e corrupção, violência e injustiça. Estar estabelecido na terra da promessa, ter a posse das Leis de Deus, ser seu povo exclusivo, criado de forma milagrosa através de Isaque, ter o testemunho das epifanias, dos juízes, da dinastia davídica, dos profetas, ter o templo e a arca da aliança ... nada disso impediu a corrupção do povo de Israel. Trataram o Deus verdadeiro, Sua rocha, como se trata um ídolo sem valor. Invejaram as nações ímpias e desejaram viver como eles. Se encheram de orgulho, impiedade e resistiram a correção até não ser mais possível o arrependimento. Nada mais restando, somente o juízo os aguardava. E ele veio.
O Senhor preparou uma nação ímpia para ser seu instrumento de juízo contra Judá. A lição dolorosa é: vocês se tornaram tão corrompidos que eu posso usar uma nação corrompida para lhes castigar. Vocês não são melhores que os babilônicos. Isso é verdade pois em Judá e Jerusalém, se adoravam deuses de todos os lugares, inclusive da Babilônia. E o juízo de Deus é entregar o pecador ao seu pecado: já que vocês preferem os deuses da babilônia, eu vou mandar vocês pra lá. “Não vos conformeis com o mundo”, ou pode esperar o destino do mundo.O anátema, aquilo que está destinado a destruição, um dia encontrará seu propósito, assim como aos justos está preparado Novos Céus e Nova Terra onde habita a justiça.
O Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará. Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.
Hc 2.2-4
Que todos saibam: Grava sobre tábuas, para que se possa ler até quem passa correndo. No mundo tumultuado e aflito que vivemos, como servos de Deus, devemos entregar sua mensagem “em alto e bom som”. Pregue a tempo e fora de tempo, diz o apostolo Paulo. Devemos levar a palavra de Deus de forma clara, firme e constante. Para que até aqueles que não dão muita atenção possam entender. Assim  no ensina o apostolo Paulo em Romanos 1.16-17
Certeza do cumprimento: A palavra de Deus não falha em se cumprir. Mesmo que pareça demorar, a Palavra de Deus não se pode deter. Não há poder embaixo da terra, na terra ou mesmo nos céus que possam impedir as promessas de Deus se cumprir. No tempo determinado, no tempo oportuno, no tempo que Deus preparou, sua Palavra se cumpre e se cumprirá. Nó temos visto, na história do povo de Deus, muitas promessas se cumprindo. Deus não é homem para que minta. Em Jeremias, Deus revela pra nós que Ele está atento sobre a sua palavra para a cumprir. O autor aos Hebreus Hb 10.35-39 nos exorta, relembrando Habacuque, que a promessa de redenção final cedo virá e não tardará.
Dois destinos: Contemple o Soberbo, a apalavra no original é a mesma para inchaço, algo inflamado, algo que denota desordem, contrário a natureza, uma doença. Esse é o iniquo, ele não tem propósito de existir, a não ser quando é objeto e instrumento da Ira de Deus. Sua vida não está correta e ele não subsistirá. Em comparação, ao justo é destinado a vida. E o justo só é considerado justo, pela sua fé. Pois viver neste mundo de forma agradável a Deus, não pode ser através dos sentidos. Nossos sentidos estão rodeados de corrupção. Somente pela fé, em fidelidade e compromisso com Deus, é possível receber dEle a justificação, e com ela o galardão da vida. Conforme nos revela o Senhor através de João do Ap 22.10-12.