Josué 1.10-18

Exposições em Jonas  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 24 views
Notes
Transcript
Texto: Josué 1.10-18
Título: “OS QUE CONFIAM NO SENHOR, AVANÇAM UNIDOS”

-----------------:

Introdução
Josué ouviu a ordem do Senhor e declarou tais palavras ao Povo da Aliança. O povo ouviu, e o que eles responderam?
Eles deram o testemunho de que...
"OS QUE CONFIAM NO SENHOR, AVANÇAM UNIDOS”
----------------------
OBSERVAÇÕES DO TEXTO
----------------------
Sim meus amados, "OS QUE CONFIAM NO SENHOR, AVANÇAM UNIDOS.”
E com base nesta verdade, eu destaco para nós nesta noite, três lições. E a primeira lição é:
1ª A LIDERANÇA MUDOU, MAS ISSO OS AJUDOU A PERMANECEREM UNIDOS:
O Povo da Aliança observava Josué, e viram nele — neste momento — alguns pontos em comum com Moisés, seu antecessor.
Estes eram: a) A Mensagem era a mesma, pois o que ele declara nos versículos 12-13, está registrado em Nm 32 e Dt 3.18-20. Sua mensagem era: “Avancemos!”; b) Sua fé. A confiança que ele tinha no Senhor, era visível. Ele declara: “… passareis este Jordão” (v.11b), que era apenas um dos desafios diante deles. Mas, ele não gagueja em momento algum. E c) A coragem, a mesma que Moisés tinha, para enfrentar os inimigos do Eterno.
Josué era aquele líder que contava com a cooperação dos “príncipes do povo”, dos “cabeças de cada tribo”. Observem isto no v.10. Josué não era um líder centralizador.
Ele trouxe, em suas palavras, a promessa do Senhor para o povo com o qual fez aliança e assim reanimou a esperança destes, quanto a terra que o Senhor Deus havia prometido.
A liderança mudou, mas o homem que o Senhor colocou como substituto de Moisés estava ali para ajudá-los a permanecerem unidos, não o contrário. Pois unidos, eles deveriam avançar!
APLICAÇÕES:
Assim como aconteceu neste momento, em determinados momentos na vida eclesiástica, as lideranças mudam. E os irmãos devem observar as qualidades bíblicas que estes possuem. Com qual intuito? Bem, alguns gostam de discussões por discussões. Se temos um erro no nosso meio, devemos corrigi-lo.
Porém, o exercício de observação que elenco para os irmãos fazerem não é da crítica pela crítica, mas, é um exercício que levará os irmãos a observarem o que o Senhor tem feito através da vida dos oficiais da Igreja que visa mantê-los unidos.
A unidade do corpo de Cristo (a igreja) tem sido cultivada entre os irmãos, você percebe a igreja local mais comprometida entre si? Todos são sinais de que o Senhor tem sido misericordioso com seu povo, tanto com a liderança como os que cooperam para a igreja manter-se unida. Ou, por desventura, essa liderança tem promovido divisão entre os irmãos? Ou, alguém procura fazê-lo?
--------------
2ª OS DESAFIOS CONTINUARAM, MAS ELES MANTIVERAM O COMPROMISSO MÚTUO:
Todos trabalharam. Mas cada um estava numa determinada posição onde deveria atuar.
As seguintes tribos seguiram à frente: Rúbem [os rubenitas], Gade [os gaditas] e meia tribo de Manassés [descendentes de José] (v.12). Estes eram “valentes guerreiros” (v.14), mas não foram sozinhos, eles estavam à frente de seus irmãos. Josué diz: “… passareis armados na frente de vossos irmãos e vos ajudareis” (v.14b).
Estes seriam os responsáveis pela batalha, dividindo esta responsabilidade com alguns irmãos.
Mas as mulheres também estavam envolvidas. Não na batalha. Pois as mulheres, crianças e os animais que possuíam ficariam deste lado do Jordão. Pois eram muitos; o gado mesmo era em número absurdo, portanto precisariam em primeiro lugar, cuidar [limpando] da terra que herdariam para então estabelecerem-se completamente.
Deste modo, para conquistar precisariam de valentes à frente, e outros guerreiros ajudando-os. Assim como de outros, cuidando deste lado do Jordão, envolvendo as mulheres, crianças e seus bens materiais [os animais citados no texto].
Assim, percebemos que os desafios para conquistar a terra continuaram, muito embora não encontremos no texto se alguns deles entregaram-se a sorte, o que observamos é que: eles pareciam prontos para avançar e conquistar.
Tanto os que foram, como os que ficaram. Todos, mantiveram o compromisso mútuo.
APLICAÇÕES:
Meus amados, você conhece aquele tipo de pessoa que quando surge um desafio já dá para traz? Já abandona o barco?
Isso parece depor contra essa pessoa, não é mesmo? Parece que não há um compromisso mútuo. Talvez de sua parte, mas não da outra.
Assim acontece, algumas vezes, no ambiente eclesiástico.
Nós somos o Povo da Aliança. Este que é composto de indivíduos onde cada um tem sua responsabilidade. Muito embora, alguns tenham a mesma função, com as mesmas ferramentas. O trabalho não é realizado para si mesmo. Visando auto promoção etc.
Estes que abandonam o barco no primeiro desafio demonstram ou grande imaturidade, ou profundo amor por si mesmos, não compreendendo que fazem parte do corpo de Cristo e assim, ao darem as costas ao compromisso que tem como cristãos, declaram com esta ação, não terem compreendido que o compromisso era mútuo.
Hoje pela manhã tivemos nossa AGO, alguns irmãos não puderam estar presentes, e é compreensível. Mas muitos, não vieram e continuarão descompromissados com a causa mútua.
A causa que todos aqui se comprometeram a professar publicamente sua fé: sustentar a Igreja. De três maneiras: a) com a presença, b) espiritualmente (ex.: com orações e comunhão) e financeiramente (sendo fiel em dízimos e ofertas).
Amados, nós temos desafios. Uns dão as costas a estes desafios. Outros compreendem que estes não dizem respeito somente a suas opiniões, mas envolvem o comprometimento que os crentes tem mutuamente.
--------------
3ª O COMPROMISSO E UNIDADE QUE TINHAM ERA UM VÍNCULO DE VIDA OU MORTE:
Todos precisariam estar envolvidos nisso. Pois, mediante a Aliança que o Senhor fizera com seus pais, eles estavam ali.
Partindo desta verdade, a resposta que deram a Josué, após ouvirem a palavra do faz total sentido.
No v.18a eles declaram: “quem se rebelar… será morto.”
Alguém pode ler esta resposta e pensar: nossa, que exagero!
Mas, exagero? O que estava em jogo aqui, caso alguém desse para traz? Algumas gerações anteriores não veriam a terra prometida, pois haviam sido punidos por isso, apenas Josué e Caleb estavam ali para entrar na terra (Nm 14.30).
Para eles era vida ou morte. Ou estavam unidos e avançavam juntos ou quem não quisesse encontraria o julgamento ali.
APLICAÇÕES:
Meus amados, você percebe como as vezes passamos a mão na cabeça de pessoas que vivem deste modo?
Não é apenas fazendo corpo mole, não querendo trabalhar, cooperar em nada. Achando-se até parte do corpo. Talvez seja, mas parece estar gangrenando.
Falo daqueles que estão entre nós, mas militam contra a própria igreja. Existem pessoas assim. Infelizmente. E existem no meio do povo de Deus, desde muito tempo. Bem, nesta época eles tinha a lei que os ampara para realizar esse tipo de execução. Hoje não agimos assim na igreja.
Muito embora, exista o Código de Disciplina da nossa igreja, e a ordem para disciplina bíblica. Ainda assim, as pessoas permanecem destilando palavras que causam morte.
O que fazer? Orar para que não sejamos envenenados. E rogar para que o Senhor tire do nosso meio os que não fazem parte do povo. Ele sabe quem são os vasos preparados para o dia da ira, nós não.
Agora, o nosso compromisso mútuo deve nos manter alertas quanto a estes, tanto quanto as heresias que muitas igrejas locais abraçam.
Estes acontecimentos, são posições e pedras de tropeço, que minam nosso compromisso mútuo e assim, atrapalham o avanço da igreja. Que o Senhor nos guarde, assim como guardou esta geração!
----------------------
CONCLUSÃO:
Agora fica a pergunta: você confia no Senhor?
Você tem cultivado atitudes que promovem o compromisso mútuo, ou tem feito o contrário? A quem você tem dado ouvidos?
Você tem avançado junto com o povo do Senhor? Ou parece [tem a sensação] que está ficando para trás?
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.