Provérbios 15:7-10
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
Provérbios 15:7
“A língua dos sábios derrama o conhecimento, mas o coração dos insensatos não procede assim.”
O falar do sábio espalha o bem de que tolos nunca partilham.
Este provérbio é surpreendente, pois contrasta lábios com corações. Jesus disse: "O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o mau [homem] do mau [tesouro] tira o mal; porque a sua boca fala do que está cheio o seu coração ." ( Lc 6:45 ) E em Mateus, Jesus disse: "as coisas que saem da boca vêm do coração ." ( Mt 15:18 ) Os lábios (a boca) geralmente revelam o que está acontecendo no coração. Uma pessoa sábia tem um coração sábio e, portanto, quando ele ou ela fala, sempre vale a pena dar ouvidos, por assim dizer. O que o tolo fala com sua boca vem de seu coração tolo e perverso. Além disso, já vimos uma conexão entre coração e lábios em Provérbios 4:23-24 - "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Afasta de ti a boca enganosa, e afasta de ti os lábios perversos."
Os lábios são os portões que contêm ou liberam palavras. Neste provérbio, os lábios dos sábios estão abertos: eles estão falando palavras e compartilhando conhecimento. As próprias palavras - o conhecimento - vêm de um coração que foi preenchido com a Palavra de Deus... Conhecimento , não ignorância ou tolice, é o que os sábios espalham ou espalham. Este conhecimento vem da Palavra de Deus e de viver na Palavra, bem como dos relacionamentos dos indivíduos com o Senhor (a confiança e o temor do Senhor). É natural, então, que os sábios liberem esse conhecimento.
De igual importância é o fato de que seus lábios estão fechados para falar ou espalhar tolices. Os sábios ainda têm a natureza pecaminosa, mas através do poder do Espírito Santo dentro de si , eles são capazes de superar o desejo de agir sobre ela ou falar sobre ela. Eles falam apenas de conhecimento; eles são cuidadosos para conter a tolice da natureza pecaminosa.
O homem sábio não se vangloria de sua sabedoria, ou faz um desfile vão de seu conhecimento.
Ele espalha a boa semente do conhecimento, onde há alguma probabilidade de que ela fará o bem; e como o lavrador, embora ele não semeie na rocha, ainda assim entregará sua semente àquele solo onde ele não tem certeza de um bom aumento, assim o homem sábio se esforçará para fazer o bem, mesmo para aqueles que podem possivelmente desapontar suas intenções gentis, e se mostrar ingratos por seus ofícios de amor. Aquele que dispersa o conhecimento sabiamente, não será desapontado de uma colheita de recompensas graciosas para si mesmo.
O CONTRASTE
“mas o coração dos insensatos não procede assim.”
Os lábios dos tolos não espalham conhecimento porque seus corações não têm conhecimento para espalhar. É impossível para eles falarem algo de valor. Além disso, por causa da condição de seus corações, os tolos não têm desejo de espalhar conhecimento... Fala sem princípios e descontrolada causa mais problemas do que qualquer outro mal na vida. As coisas tolas que dizemos frequentemente nos colocam em apuros e causam problemas difíceis para os outros.
Lawson - Mas o homem perverso não pode dispersar conhecimento, pois ele não tem um coração reto. Não há um bom tesouro em sua alma para fornecer instruções úteis aos outros, mas um tesouro maligno dentro, do qual ele produz coisas más.
Ilustrações de John Phillips - Antigamente, quando uma pessoa ia ao médico, sua primeira ordem geralmente era "Ponha sua língua para fora". A condição da língua do paciente revelava a condição de sua saúde.
Provérbios 15:8
“O sacrifício dos perversos é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o seu contentamento.”
A HIPOCRISIA DO RITUAL SEM REALIDADE!
Sacrifício sem justiça não tem valor!
Murphy colocou: "É o sacrificador, não o sacrifício, que é a questão."
É ledo engano pensar que podemos adorar a Deus de qualquer jeito. É tolice pensar que podemos nos aproximar daquele que é santo tendo um coração entupido de sujeira. Deus não se satisfaz com ritos sagrados e liturgias pomposas. Ele vê o coração. Ele procura a verdade no íntimo. Os perversos também oferecem culto. Eles também fazem seus sacrifícios. Também têm uma expressão religiosa. Mas o serviço religioso daqueles que desonram Deus com a própria vida é abominável ao Senhor. Deus não se satisfaz com a adoração; ele procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade.
Os ímpios e seus sacrifícios são detestáveis para Ele. (Isaias 1)
DEUS SE DELEITA NA ORAÇÃO DOS JUSTO
Enquanto o Senhor despreza o sacrifício dos ímpios , Ele se deleita na oração dos retos - aqueles que andam fiel e retamente em obediência à Sua Santa Palavra. Observe o contraste nas ações nessas duas declarações: o ímpio sacrifica e o reto ora. “ O sacrifício é um ritual externo e facilmente realizado pelos ímpios, mas a oração é um ato privado e interno e geralmente não é fabricado por descrentes.” A pessoa ímpia que sacrifica busca algo de Deus; a pessoa justa que ora geralmente busca o próprio Deus. Que lição para cada um de nós!
O quem eu sou — qual é o meu serviço — quando estou diante de Deus? Uma abominação ou um deleite? O homem julga por atos externos; Deus ver o coração."...
Antes de receber a oferta, Deus recebe o ofertante. Caim e Abel ofereceram sacrifícios a Deus; o Senhor agradou-se de Abel e de sua oferta, mas rejeitou Caim e sua oferta. Não é possível separar a adoração do adorador. Não é possível distinguir a oferta do ofertante. Se nossa vida é reprovada por Deus, nosso culto também não será aceito por ele. A melhor oração que podemos endereçar a Deus é nossa própria vida no altar.
Provérbios 15:9
“O caminho do perverso é abominação ao Senhor, mas este ama o que segue a justiça.”
Todo caminho do perverso é abominação ao Senhor.
Não é somente o sacrifício, mas o caminho do perverso que Deus detesta ( Pv 15:8 ). Não é somente sua religião, mas sua vida cotidiana que é uma abominação. Toda sua vida é vivida em rebelião contra Deus. Tudo o que ele faz flui de uma fonte poluída. É um pensamento terrível que cada passo do homem perverso seja detestável aos olhos de Deus.
Assim, o caminho dos ímpios " fede " para Deus!
O Senhor se deleita na obediência. É por isso que Ele ama aqueles que verdadeiramente se arrependem de seus pecados e buscam agradá-Lo. Eles não buscam favores de Deus, mas comunhão com Deus. Eles buscam a justiça em vez do pecado porque amam a Deus e valorizam seu relacionamento com Ele. Isso significa que suas ofertas de sacrifício são adoração verdadeira oferecida de corações que genuinamente amam o Senhor - o oposto total das ofertas dadas pelos ímpios. Os justos oferecem suas orações porque querem estar na presença de Deus.
Foi justamente isso que o rei Saul não fez, por isso ele ouviu de Samuel: 1 Samuel 15:22.
NÃO PERFEIÇÃO, MAS DIREÇÃO!
“...mas este ama o que segue a justiça”
Não é a perfeição de cada detalhe sobre o qual o prazer de Deus depende, mas uma direção consistente, firme, intensa, proposital e definida em direção à Sua justiça. A forma verbal de 'persegue' significa a intensidade da busca.
Longman - o contraste no versículo é entre os estilos de vida dos maus e dos justos.
Persegue a justiça - Esta é uma ótima descrição, pois implica que esta será (deveria ser) nossa atividade ao longo da vida - perseguir, perseguir, correr atrás, buscar o que é certo (em nossos pensamentos, palavras, ações). Na verdade, isso descreve o processo de santificação, que é um processo ao longo da vida, e nesta vida nunca será alcançado perfeitamente.
O próprio Paulo não poderia dizer que havia alcançado, ou já era perfeito; mas suas fomes e sedentas por retidão são evidências seguras do amor de Deus por eles, e presságios daquela perfeição que eles alcançarão no devido tempo. Assim como um pai se compadece de seu filho, e tem prazer em ver seus esforços fracos para agradá-lo e servi-lo; assim o Senhor se deleita em cada respiração de desejo, e cada objetivo de obedecer à sua vontade que ele vê em seu povo. Sua retidão para com os homens, e fiel cumprimento do dever de suas posições, é aceito em sua vista, assim como seus louvores dirigidos a ele.
Aquele que busca a retidão e aquele que o ama se complementam mutuamente. Deus ama aquele que é “impelido a uma busca ativa, persistente e até mesmo perigosa pela retidão”. Essa é a verdadeira adoração que Deus procura (Ml 3.16–18; Jo 4.23, 24).
O amor contrasta com a abominação.
Verso 10
PUNIÇÃO GRAVE PARA O APÓSTATA E O OBSTINADO
Não há passo mais seguro para a ruína do que odiar a correção.
Punição (04148) (musardeyasar= disciplinar, castigar, admoestar) refere-se à disciplina, castigo, correção. O castigo de Deus é sempre para fins de instrução e não deve ser ignorado ou ressentido. (Jó 5:17cpJó 42:2). Salomão nos instrui: "Meu filho, não rejeite a disciplina do SENHOR, nem desgoste a sua repreensão." (Pv 3:11)
O Comentário Bíblico KJV coloca desta forma - "Um castigo doloroso aguarda aqueles que abandonam o caminho da sabedoria. O Senhor primeiro trará correção que é projetada para trazê-los de volta ao caminho ( Lv 26:14 ff.). Se um homem odeia esta repreensão do Senhor e não se move para o lugar do arrependimento, o Senhor o matará."
Matthew Henry - Aquele que odeia a repreensão perecerá em seus pecados, pois não quer se separar deles.
John Phillips - Se há algo que um pecador teimoso não gosta, é que lhe digam a verdade sobre si mesmo e para onde seu caminho está levando. Ele geralmente acaba odiando a pessoa que tenta corrigi-lo.
George Lawson escreve que "Quando um viajante perde o caminho certo , ele fica feliz por alguém que pode colocá-lo no caminho certo. Quando um homem está à beira de um poço escondido, ele agradecerá à pessoa que o puxa de volta com violência e lhe conta sobre o perigo. Mas muitos homens são tão inimigos de suas próprias almas que não conseguem suportar as repreensões e correções necessárias e preferem ser deixados ir para o lugar de tormento à vontade do que aterrorizados com repreensões de seu perigo, enquanto há tempo para fazer uma retirada. Que tais pessoas considerem que, por mais dolorosa que seja a correção, a morte é muito mais dolorosa. Quem tem pena de Acabe por sua queda em Ramote-Gileade? ( 1Rs 22:1-40 ) Ele foi avisado de seu perigo por Micaías ( 1Rs 22:8 , 18 ), mas odiou o profeta por lhe contar o verdade. Igualmente impiedosos serão aqueles que perecerem por recusarem a repreensão.