PREPARAÇÃO SERMÃO
Observações:
Contexto literário:
Não importa quanto ganhasse, o homem não tinha ninguém com quem pudesse compartilhar a sua riqueza. Ele trabalhava demais para ter tempo para fazer amizades ou começar uma família.
O que o Pregador viu serve como advertência para todos nós contra o isolamento, o egoísmo, a cobiça e o vício pecaminoso do trabalho.
Contexto histórico:
Contexto teológico:
Estrutura:
EXPLICAÇÃO:
As provações e dificuldades da vida nos derrubam. Às vezes, alguém nos empurra, e às vezes, tropeçamos sobre os nossos próprios pés, mas em ambos os casos acabamos no chão. Tentamos algo e fracassamos. Relacionamentos se rompem. Dificuldades financeiras nos deixam desesperados. Contra nosso juízo melhor, caímos em pecado grave.
Se estivermos sozinhos, podemos cair e ficar caídos. Mas não estamos sozinhos. Um irmão ou uma irmã em Cristo estará lá para nos levantar com palavras de encorajamento, lembrando-nos do amor e da misericórdia de Deus, ajudando-nos a levantar.
O que o Pregador tem em mente é uma pessoa que atravessa o deserto. O deserto é frio à noite, e se um peregrino estiver caminhando sozinho, ele morrerá de frio. Mas não se ele tiver um companheiro! Os dois podem dormir com as costas encostadas uma na outra e assim esquentar-se durante a noite toda.
Isso não é apenas uma boa dica para uma viagem, mas também sabedoria para a alma. Há um calor espiritual ao atravessar a vida com outros crentes. É fácil esfriar na vida cristã, tornar-se entorpecido para o trabalho de Deus e congelar até a morte espiritual. Mas quando esfriamos, o calor de outro cristão pode nos aquentar. A oração de um presbítero ou diácono, o versículo das Escrituras compartilhado por um amigo, uma exortação que dirige o nosso coração para Deus – estas são algumas das centelhas que Deus usa para manter o fogo aceso.
enfrentamos perigos espirituais todos os dias. O mundo está cheio de tentações – o desejo dos olhos, o prazer da carne e o orgulho da vida (