144 - Um obreiro aprovado
O Ano do Serviço - Pré EBD • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 40 viewsComo a experiência de falha, rejeição e reconciliação de Marcos com Paulo, o apóstolo, nos ensina sobre o perdao e a dinâmica de aprendizado de vida aplicada ao Ministério cristão
Notes
Transcript
Toma contigo Marcos [2 Tm 4.9-11]
Toma contigo Marcos [2 Tm 4.9-11]
Introdução
Introdução
Acaso Deus prometeu o paraíso aqui e agora?
Acaso Deus prometeu o paraíso aqui e agora?
Temos ouvido verdades profundas neste púlpito, verdades universais
temos falado sobre a verdadeira natureza pecaminosa do homém pós queda em Gênesis 3
temos falado sobre a imensurável misericórdia de Deus em nos trazer á vida a partir do túmulo de nossa condição pecaminosa
temos falado sobre o plano sensacional de salvação e resgate por meio da fé em Cristo,
e temos descoberto que o mesmo Deus que nos chama, nos salva, também nos comissiona ao serviço por amor ao Seu Reino
mas às vezes não percebemos quão influenciados temos sido por este evangelho distorcido e triunfalista que permeia o meio evangélico nas nossas Igrejas
temos sido condicionados a acreditar no famoso “conselho de Gamaliel” que propagou a ideia em Acts 5:38–39 (NAA) de que:
38 ...se este plano ou esta obra vem de homens, será destruído; 39 mas, se vem de Deus, vocês não poderão destruí-los e correm o risco de estar lutando contra Deus. E os membros do Sinédrio concordaram com Gamaliel.
isso seria realmente verdade de um ponto de vista da escatologia bíblica universal, mas afirmar que iniciativas promovidas pelo homem não seriam bem sucedidas, porque Deus não está no negócio, é forçação de barra na hermenêutica.
o tremendo sucesso das seitas, das heresias, dos mercadores da fé, dos governos ditatoriais e tirânicos, etc, promovem com grande poder sua persuasão sobre as massas devido a esta mentalidade triunfalista, aparentemente piedosa;
mas na prática, até mesmo os conflitos, mesmo que desagradáveis e frustrantes podem produzir resultados muito satisfatórios na vida cristã
Deus tem o poder de transformar em milagres de transformação e cura nossas mazelas e aparentes insucessos, desavenças, conflitos, desentendimentos, frustrações, apatias, desânimos, falta de propósito e direção, etc;
será que a Bíblia tem algum exemplo deste tipo para nos apresentar?
O que, ou quem seria um obreiro aprovado do ponto de vista de Deus?
vamos lá...
Texto Base
Texto Base
2 Timothy 4:9–11 (NAA)
9 Empenhe-se por vir até aqui o mais depressa possível. 10 Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia. Tito foi para a Dalmácia. 11 Somente Lucas está comigo. Encontre Marcos e traga-o junto com você, pois me é útil para o ministério.
> por favor, encontre Marcos, traz ele pra cá, pois me será muito útil para o serviço do Reino...
> é uma declaração e tanto em favor de um obreiro do Reino!!!
Contextualização
Contextualização
Um pedido de socorro
Um pedido de socorro
A 2ª Carta de Paulo a Timóteo foi, certamente, a última obra escrita de Paulo antes de sua morte
Paulo está bem ciente da gravidade de sua situação
diferente da prisão domiciliar relatada no final de Atos, agora Paulo está confinado em uma prisão fétida, tratado como um traidor pela cúria romana
temos um apóstolo agora mais velho, cansado, talvez debilitado, mas preocupado em deixar as marcas de seu legado para que o Evangelho continue sendo propagado pelos seus discípulos
aos poucos, Paulo constrói uma narrativa de abandono, de afastamento dos mais proximos, e a solidão batia nas portas cada vez mais forte
4:9. Na última seção da carta, Paulo duas vezes pediu a Timóteo que se juntasse a ele em Roma (vv. 9, 21).
A ênfase está na rapidez, pois Paulo não sabia quanto tempo mais lhe seria permitido viver.
A entrega da epístola, seguida pela viagem de Timóteo, ocuparia alguns meses como estava;
qualquer atraso da parte de Timóteo poderia fazer com que sua chegada fosse muito tardia.
Paulo evidentemente tinha motivos para acreditar que sua execução era iminente (cf. v. 6).
4:10. A necessidade de Paulo por Timóteo foi intensificada pela deserção de Demas que, em vez de amar a aparição do Senhor (v. 8), amou este mundo.
Anteriormente mencionado em Colossenses 4:14 e Filemom 24, Demas abandonou o apóstolo para abraçar a segurança, a liberdade ou o conforto de Tessalônica.
Não deveria ser surpreendente que Paulo ansiasse por seu discípulo mais fiel, Timóteo, em tal momento (cf. Fp 2:20–22; 2 Tm 1:4).
Nada se sabe sobre Crescente. Ele e Tito tinham sido evidentemente enviados para a obra do Senhor em outro lugar, Crescente para a Galácia e Tito para a Dalmácia, agora Iugoslávia.
Ao contrário de Demas, não há indício de qualquer deserção da parte deles.
4:11. De todos os associados próximos de Paulo, apenas o “médico amado” Lucas (cf. Cl 4:14) estava com Paulo.
Ele acompanhou Paulo em muitas de suas viagens e compartilhou a primeira prisão romana com ele (cf. Cl 4:14; Fm 24).
Ao se juntar aos dois, Timóteo deveria pegar Marcos ao longo do caminho.
Não se sabe onde Marcos pode ter sido localizado.
Mas este a quem Paulo havia considerado indigno de confiança (Atos 15:36–40) era agora considerado útil para Paulo em seu ministério.
A preocupação de Barnabé (em oposição aos desejos de Paulo) em salvar o jovem João Marcos estava agora pagando dividendos ao próprio Paulo
Litfin, A. D. (1985). 2 Timóteo. Em J. F. Walvoord e R. B. Zuck (Eds.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, pp. 758–759). Victor Books.
O que houve com Marcos (parte 1)?
O que houve com Marcos (parte 1)?
Acts 13:4–5 (NAA) 4 Barnabé e Saulo, enviados pelo Espírito Santo, foram até Selêucia e dali navegaram para Chipre. 5 Quando chegaram a Salamina, começaram a anunciar a palavra de Deus nas sinagogas judaicas. Tinham também João como auxiliar.
Trata-se da primeira viagem missionária de Paulo
Barnabé era um levita nascido em Chipre
a região era próspera e tinha uma comunidade judaica muito expressiva
Barnabé figura como aparente líder dessa expedição (pela ordem dos nomes)
Marcos é apresentado na narrativa como um tipo de assistente, um ajudador, literalmente, um servo (o que seria pouco provável do ponto de vista literal)
Acts 13:5 (NA28) 5 καὶ γενόμενοι ἐν Σαλαμῖνι κατήγγελλον τὸν λόγον τοῦ θεοῦ ἐν ταῖς συναγωγαῖς τῶν Ἰουδαίων. εἶχον δὲ καὶ Ἰωάννην ὑπηρέτην.
porém, num dado momento, sem maiores explicações, Marcos abandona o projeto e retorna;
Acts 13:13 “E, navegando de Pafos, Paulo e seus companheiros viajaram a Perge da Panfília. João, porém, deixando-os, voltou para Jerusalém.”
O que houve com Marcos (parte 2)?
O que houve com Marcos (parte 2)?
a primeira viagem missionária de Paulo foi um grande sucesso, e passado algum tempo, surge a ideia de um segund round
Paulo chama Barnabé para sairem novamente, confirmar as Igrejas plantadas anteriormente e expandir os horizontes da pregação do Evangelho
Acts 15:36 “Alguns dias depois, Paulo disse a Barnabé: — Vamos voltar e visitar os irmãos em todas as cidades nas quais anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.”
Acts 15:37–41 (NAA) 37 Barnabé queria levar também João, chamado Marcos. 38 Mas Paulo não achava justo levar aquele que tinha se afastado deles desde a Panfília, não os acompanhando no trabalho. 39 Houve tal desavença entre eles, que vieram a separar-se. Então Barnabé, levando consigo Marcos, navegou para Chipre. 40 Mas Paulo, tendo escolhido Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor. 41 E passou pela Síria e Cilícia, fortalecendo as igrejas.
Paulo e Barnabé tiveram uma desavença muitíssimo severa por causa de Marcos
Barnabé querendo dar a ele uma segunda chance e Paulo deixando claro que não iria trabalhar com um desertor
Acts 15:37–41 (NAA) 37 Barnabé queria levar também João, chamado Marcos. 38 Mas Paulo não achava justo levar aquele que tinha se afastado deles desde a Panfília, não os acompanhando no trabalho. 39 Houve tal desavença entre eles, que vieram a separar-se. Então Barnabé, levando consigo Marcos, navegou para Chipre. 40 Mas Paulo, tendo escolhido Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor. 41 E passou pela Síria e Cilícia, fortalecendo as igrejas.
na sequência, curiosamente, Paulo conhece a Timóteo que se tornaria um grande filho na fé, um amigo e discípulo fiel
e não temos mais notícias da expedição missionária de Barnabé com seu primo
na verdade, não teremos mais notícias de Marcos até que.. ouviremos falar de Marcos novamente, mas com outro toma acerca deste ministro de Deus
Colossians 4:10 (NAA) 10 Aristarco, que está preso comigo, manda saudações; e também Marcos, primo de Barnabé. A respeito dele vocês já receberam instruções; se ele for até aí, recebam-no bem.
Philemon 23–24 (NAA) 23 Epafras, prisioneiro comigo, em Cristo Jesus, 24 Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus colaboradores, mandam saudações a você.
2 Timothy 4:11 (NAA) 11 Somente Lucas está comigo. Encontre Marcos e traga-o junto com você, pois me é útil para o ministério.
1 Peter 5:13–14 (NAA) 13 Aquela que se encontra na Babilônia, também eleita, manda saudações, e o mesmo faz o meu filho Marcos. 14 Saúdem uns aos outros com um beijo fraterno. Paz a todos vocês que estão em Cristo.
Uma volta por cima
Uma volta por cima
O que houve com Marcos (parte 3)
O que houve com Marcos (parte 3)
Marcos protagonizou um conflito sério entre irmãos e servos em Cristo
foi visto como um desertor e um traidor por ninguém mais do que Paulo
não deveria ser fácil estar na black-list de alguém com tanto prestígio
de repente ele está em Roma suportando Paulo nos últimos dias de seu ministério
de repente ele está em algum lugar da Ásia Menor apoiando Paulo em outra prisão
de repente ele está trabalhando como secretário de Pedro (durante sua prisão)
de repente, Paulo, aquele que descartou Marcos como colaborador sente sua falta e pede sua presença...
Uma história oculta de perdão, reconciliação e serviço
Uma história oculta de perdão, reconciliação e serviço
Quantos homens cristãos piedosos falharam mutuamente uns com os outros?
Marcos falhou com Barnabé e Paulo num dado momento quando desertou;
Paulo falhou com Barnabé em não ver a situação com os olhos do “filho da consolação”;
Barnabé falhou com Paulo em não perceber quão séria a situação se tornou aos olhos de Paulo;
Paulo falhou com Marcos em não lhe dar uma segunda chance;
O que Deus fez a partir das falhas destes homens?
Acts 15:39–41 (NAA) 39 Houve tal desavença entre eles, que vieram a separar-se. Então Barnabé, levando consigo Marcos, navegou para Chipre. 40 Mas Paulo, tendo escolhido Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor. 41 E passou pela Síria e Cilícia, fortalecendo as igrejas.
é estranho imaginar que a dureza de coração daqueles homens “contribuiu” para a propagação do Evangelho de alguma forma, mas… Deus tem formas misteriosas de atuar:
num futuro, mais ou menos distante, encontraremos Marcos novamente, mas agora:
Marcos aparece simplesmente servindo, nos momentos mais difíceis, perigosos, sensíveis da história da Igreja cristã do Sec I quando um Soberano sem caráter vira toda a população contra a Igreja cristã
Marcos aparece simplesmente servindo ambos os principais “representantes da Igreja” para judeus e gentios em situações de alto risco, sem deserção, um herói invisível;
o quanto estas experiências ajudaram a preparar estes homens (Paulo, Barnabé, Pedro, Timóteo, Silas, Priscila, Áquila, Apolo, Crescente, Epafrodito, Marcos...) a serem servos melhores???
2 Timothy 2:1–2 “Quanto a você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. E o que você ouviu de mim na presença de muitas testemunhas, isso mesmo transmita a homens fiéis, idôneos para instruir a outros.” ,
2 Timothy 2:14–15 “Relembre a todos essas coisas, dando testemunho solene diante de Deus, para que evitem brigas a respeito de palavras, pois isso não serve para nada, a não ser para prejudicar os ouvintes. Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” ,
2 Timothy 2:22 “Fuja das paixões da mocidade. Siga a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.”
Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa
Numbers 23:19 (NAA) 19 Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que mude de ideia. Será que, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?
quem disse isso? Balaão, um profeta pagão e avarento que teve de ouvir a voz de uma mula por se recusar a ouvir a voz de Deus
Philippians 1:6 (NAA) 6 Estou certo de que aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus.
Você acredita nisso? Você confia nele? Espero que sim!
