O Testemunho de um Pastor Dizimista

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 85 views
Notes
Transcript
Intro.
Malaquias 3:8-10
“Se um judeu sob a lei, dava um décimo, para um cristão sob a graça dar menos é uma vergonha!”
Portanto, a doação é uma parte necessária da vida cristã.
A porcentagem de doação permite que você e eu subamos na escada da doação ano após ano, até que nos tornemos, no mínimo, como o bom judeu que deu o dízimo.
Muitos de nós somos como o velho Diácono Horner, que se sentava no canto, enquanto a caixa de contribuições passava. Docemente satisfeito, ele deixou cair um centavo e disse: “Que bom homem de igreja eu sou”.
Nós, cristãos americanos, estamos distraídos porque Deus nos deu muito e nós lhe demos tão pouco em troca.
Os Estados Unidos representam apenas 6% da população mundial. Possuímos 20% de seu ouro, 40% de sua prata, 50% de seu zinco, 60% de seu cobre, 66% de seu petróleo, 40% de suas ferrovias e 85% de seus automóveis. No entanto, desonramos nosso orgulho cristão quando doamos menos de 10% do que Deus ordena e exige.
Deixe-me dizer por que pretendo continuar obedecendo a Malaquias 3:8-10 por meio do dízimo.
De um ponto de vista negativo, dou o dízimo não porque tenho dinheiro sobrando, não por causa do IRS, não porque estou livre de dívidas, não porque temo ir para o inferno se não der o dízimo.
Não é principalmente por causa de um senso de dever, embora eu sinta que tenho uma responsabilidade de amor que exige que eu dê o dízimo como mínimo.
De um ponto de vista positivo:

Eu dou o dízimo a Deus por meio da minha igreja para reconhecer a propriedade divina de todas as coisas que sou e tenho

Eu Acredito, como o salmista, que “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam” (Salmo 24:1).
O Senhor é o sustentador de nossa criação. Como proprietário, Ele tem direito de receber “Royalties” daquilo que Lhe pertence.
Ele declarou claramente qual deve ser Sua parte mínima: “E todos os dízimos da terra, quer da semente da terra, quer do fruto da árvore, são do Senhor; santos são ao Senhor” (Levítico 27:30).
A lei exige apenas 10%. O setor de (hospitalidade) hotéis e restaurantes pede uma gratificação mínima de 18%.
O profeta Malaquias é ainda mais direto ao declarar a quantia que pertence a Deus.
Devemos tomar cuidado para não ficarmos com a impressão de que, se dermos o dízimo, teremos cumprido nossa obrigação financeira para com Deus.
Malaquias 3:8 diz: “Roubará o homem a Deus? Certamente que não! Mas vocês me roubaram. O que você quer dizer com isso? Quando foi que nós o roubamos? Vocês me roubaram os dízimos e as ofertas que me são devidos” (TLB).
A Bíblia diz que os dízimos vêm primeiro - depois as ofertas.
As ofertas são como a cobertura do bolo. Alguns de nós dão a cobertura sem o bolo, e outros ainda dão o bolo sem a cobertura.

Eu dou o dízimo a Deus por meio da minha igreja porque o dízimo é o método de Deus para financiar o Seu Reino

A. Jesus deu à Sua igreja uma comissão que é mundial em seu significado (Mt 28:18-20).

B. Ao escrever para a igreja de Corinto, Paulo fez referência específica ao fato de que as ofertas deveriam ser proporcionais (1Co 16:2).

1 Corinthians 16:2 NVI
2 No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar.
Em nenhum versículo das Escrituras é sequer sugerido que o povo de Deus deveria dar menos de 10% de sua renda para a obra do Senhor.

Eu dou o dízimo a Deus por meio da Igreja porque quero ser honesto

A. Quero ser honesto em todos os meus relacionamentos comerciais.

B. Acima de tudo, quero ser honesto com Deus.

Se o dízimo pertence a Deus, quero que Ele fique com cada centavo do que é dele.
Não acredito que eu possa prosperar retendo de Deus o que pertence a Ele.

Eu dou o dízimo a Deus por meio de minha igreja porque isso me ajuda a ser mais semelhante a Cristo

2 Corinthians 8:9 “9 Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.”

A. Um cristão é alguém que é como Cristo.

Cristo é Aquele que se entregou de forma altruísta por nós.
Para nos comprar no mercado de escravos do pecado, Jesus deixou as riquezas do céu e assumiu a pobreza da terra para que você e eu pudéssemos nos tornar herdeiros das riquezas da vida eterna.
Jesus veio dos salões do céu para os pregos da cruz; dos elogios do céu para a condenação da Terra; das honras do céu para os horrores do Calvário. Que preço Jesus teve de pagar! Ele não precisava fazer isso, mas, graças a Deus, fez!
A lei do céu é o amor porque Deus é amor. Minha doação a Deus é uma expressão do meu amor a Deus, que me amou tanto que deu Seu Filho para morrer por mim.
A lei da Terra é o egoísmo. Todos nós temos uma inclinação interior para o egoísmo. Somos ensinados a obter tudo o que pudermos e a conseguir tudo o que tivermos.
É fácil acreditar que a vida de um homem consiste na abundância das coisas que ele possui. O mundo nos incentiva a medir o sucesso em termos das coisas que adquirimos.
Deus nos mede em termos do que damos e da maneira como damos.

Eu dou o dízimo a Deus por meio da Igreja porque desejo as bênçãos que Deus prometeu ao dizimista

Uma parte da bênção de Deus para o dizimista vem em forma de uma consciência tranquila.
Posso me sentir bem por saber que obedeci ao meu Pai Celestial.
Uma parte da bênção de Deus para o dizimista é saber que, por meio da doação (dizímos e ofertas), tornamos possível o evangelismo e as missões.
Fizemos o melhor investimento possível quando dizimamos.

Conclusão

Pago o dízimo e levo uma oferta à igreja, não para tentar pagar a Deus por Suas bênçãos, mas para poder dizer “Obrigado, Senhor”, doando generosamente a Cristo. Eu digo: “Obrigado, Senhor”, por suas inúmeras bênçãos.
“Obrigado, Senhor”, pela doce comunhão, pelo perdão, por Sua presença, por Seu poder. “Obrigado, Senhor”, por suprir todas as minhas necessidades. “Obrigado, Senhor”, por permitir que eu O sirva como um mordomo cristão. Acima de tudo, obrigado, Senhor, por Jesus Cristo, meu Redentor.
Oh, Deus, oramos por segurança e mais ainda por coragem para fazer Sua vontade. Ajude-nos a valorizar como amigos, não aqueles que nos deixam desconfortáveis, mas aqueles que se juntam a nós na luta pela verdade e pela justiça. Ensine-nos a honrá-Lo, não apenas com nossas vozes, mas com nossas vidas e nossos bolsos. Envie-nos um grupo de oficiais e seguidores que façam, atuem e doem em nossa igreja. Em nome de Jesus, eu oro, amém.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.