O que os pais não devem fazer no trato com os filhos (2)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Gênesis 25.27-28:

27 Cresceram os meninos. Esaú saiu perito caçador, homem do campo; Jacó, porém, homem pacato, habitava em tendas. 28 Isaque amava a Esaú, porque se saboreava de sua caça; Rebeca, porém, amava a Jacó.
Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), Gn 25.27–28.
Temos aqui, o relato do relacioanmento que Isaac e Rebeca tinham com seus filhos.
Diz o v. 27 que “Esaú saiu perito caçador, homem do campo”. Tratava-se, portanto, de um homem que passava dias (talvez longos dias) fora de casa, distante da sua família.
Jacó, por sua vez, ainda segundo o v. 27, era “homem pacato, habitava em tendas”. Se contrastado com Esaú, portanto, era um homem que estav presente na vida famiiar.
Dz o v. 28, no entanto, que por causa do resultad das caças que Esaú trazia, Issac o amava, vez que desfrutava daquela caças, pois elas lhe proporcionavam saborosos pratos.
Rebeca, por sua vez, muito provavelmente pelo fato de Jacó se fazer presente no cotidiano da família, já que habitava em tendas e, por óbvio, não se ausentava, amava-o mais que Esaú.
Diante desse breve relato, podemos ver que, conquanto Isaac fosse filho da promessa e estivesse - mesmo que sem perceber - dando sequência ao plano de Deus para que todas as famílias da terra fossem abençodas, ele e sua esposa cometeram falhas graves na educação e na convivência com seus filhos.
Em primeiro lugar, eles tinham preferências e deixavam isto claro . TAnto que, mais à frente, quando Isaac já estava velho e entendeu que estava próxima a sua morte - e, sabedor de que Esaú havia trocado o direito de primogenitura com Jacó - resolveu abençoar o filho mais velho e, buscando uma razão para isto, pediu que aquele filho lhe preparasse um cozido para que tivesse razao para abençoá-lo.
Rebeca, por sua vez, vendo o que o marido estava para fazer, e tendo preferência por Jacó, ajudou este num plano que tinha por principal enredo a mentira - objetivando que o filho mais novo não fosse prejudicado pelo pai.
Fica claro, aqui, que Isaac e Rebeca incorreram em erros crassos que não devem ser praticados por nehum casal na criaçãoe trato com os seus filhos.
Não fosse a misericórida de Deus, esses filhos teriam sido um fracsso total.
O primeiro erro cometido por eles, como vimos, foi a preferência por um filho em específico, deixando-os cientes de que tinham suas preferências.
O segundo erro foi a razão da preferência - tinha mais a ver com o que eles esperavam dos filho do que com o que Deus os capacitou para serem
O terceiro erro foi a assunção dos anseios dos filhos, sem deixar que Deus o fizesse. Isaac sabia que Esaú havia vendido o direito de primogenitura. Portanto, não teria direito à bênção paterna. Assim, visando recompensar i filho mais velho com sua bênção, pediu que o filho lhe desse um presente - que lhe daria razão para abençoá-lo.
Rebeca percebeu a trama e, ao invés de depender de Deus, montou um plano mentiroso para impedir que o filho mais novo roubasse a bênção do irmão.
Ao fazê-lo, toruxeram problemas futuros para os filhos. Primeiro, Esaú pensou em matar Jacó - o que foi motivo de desespero para os pais.
Depois, quando ambos se tornaram nações, houve guerras entre os edomitas (descendentes de Esaú) e os Israelitas (descendentes de Jacó).
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.