ELES ESTIVERAM COM JESUS (At 4.1-10)
Atos dos Apóstolos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 18 viewsNotes
Transcript
Quebra-Gelo: Como você descreveria um servo/serva de Jesus?
No último estudo vimos como Pedro e João foram a instrumentalidade de Deus para a cura de um homem aleijado de nascença, esta cura deu-lhes a oportunidade de anunciar ao povo sobre com que autoridade eles efetuaram este milagre, a autoridade de Jesus, aquele que foi morto por eles, mas que agora vivo está. Muitos ao ouvir a pregação dos apóstolos começam a crer em Jesus e isto gerou uma grande repressão por parte de um grupo religioso daquele tempo pois temiam perder sua autoridade diante do povo. Sendo assim, eles são presos e levados diante do Sinédrio, um tribunal religioso daqueles dias. Então o Sinédrio indagou: “Com que poder ou em nome de quem vocês fizeram isto?”. E aqui temos Pedro, cheio de convicção e coragem, mesmo podendo ser morto por isso afirmando: “todos os milagres que nossas mãos fazem, todas as palavras que tocam o mais íntimo dos corações humanos que saem de nossa boca vem da autoridade de Jesus Cristo, aquele que esteve morto, mas hoje VIVE PARA TODO SEMPRE”.
Não corremos perigo de morte por defender o nome de Jesus em nosso país, mas muitas vezes de sermos ridicularizados ou vítimas de um preconceito ao confessarmos a fé em Jesus por conta de nosso estilo de vida.
Você consegue enxergar em si esta convicção de Pedro? Convicção que leva a coragem de defender o que crê pois o que Jesus pensa de você é mais importante do que pessoas pensam?
Uma grande oposição se levanta contra eles, mas isso é natural, pois a verdade sempre trará este efeito em muitos. A pregação pura e simples do evangelho sempre vai trazer desconforto e levantar oposições, pois tira o homem como o agente principal de sua salvação e coloca em Jesus. É desconfortável para nós, deixarmos outro assumir as rédeas, somos muitas vezes maníacos por controle, treinados na busca da conquista pelo esforço ou mérito. O Reino de Deus é meritocrático apenas no sentido que os méritos de Cristo foram os únicos aceitáveis a Deus.
Presta atenção na fala de Pedro (ler Atos 4.11-12). Não existe outro caminho, outra direção, outra pessoa, ou outra forma que nós podemos alcançar a salvação a não pela fé na pessoa de Cristo Jesus. A mentalidade moderna afirma: “Todos os caminhos levam a Deus”, “Cada religião possui a sua verdade”, “Não existe absolutos, mas tudo é relativo”. A pregação de Pedro desconfigura essa noção moderna ao afirmar de forma veemente: “Não há salvação em nenhum outro”.
O Cristianismo verdadeiro acredita em valores absolutos, eles não se modificam com o tempo (embora os homens tentem). A salvação pertence a Jesus e é unicamente pela fé em seu nome que os homens serão salvos, não há outro caminho, pessoa ou divindade que possa conceder a vida eterna (João 14.6).
O Jesus pregado por Pedro é o mesmo que se apresenta nesta noite a cada um de nós.
Você já teve um encontro com este Jesus? Já depositou nele a sua fé?
Crer não é meramente afirmar com a boca que acredita em Deus. Mas é uma convicção inabalável que Jesus é o Senhor da sua vida! Uma convicção que te aproxima dele ao ponto de ser moldado diariamente pelo Mestre.
Ler Atos 4.13-22 – A ação do Espírito sobre a vida destes apóstolos, “homens simples e sem erudição”, mas pregando a verdade cheios de ousadia e certos do que criam, não deixa dúvida que seguir a Cristo e pregar o evangelho é o motor de suas vidas, de fato, Jesus é o maior exemplo de discipulado para nós “...e reconheceram que eles haviam convivido com Jesus.”
As pessoas, ao olhar para cada um de nós no cotidiano, conseguem afirmar que nós andamos com Jesus?
O fato de serem homens simples, nos ensina algo valioso, todos nós somos chamados para cooperar com a obra de Deus. Não importa seu grau de escolaridade ou sua simplicidade. Quando Jesus coloca as mãos em você, ele levanta o servo que quer para a obra que quer, e todos percebem o que também perceberam em Pedro e João: Que você um dia, teve um encontro com Jesus.
A tentativa de calar Pedro e João demonstra o receio das autoridades por perder o domínio ou que a mensagem pregada por eles ganhe ainda mais força dentro de Jerusalém, mas apesar das ameaças a fala de Pedro reforça a convicção dita acima: “… pois não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos”.
Sinta o impacto desta afirmação, a caminhada com Jesus é uma caminhada sem volta, eles experimentaram a maravilha dos milagres, o compartilhar da intimidade, o êxtase da presença do próprio Deus em seu meio, não há outra resposta a não ser obedecer ao que Ele estabelece.
Aqueles que encontraram em Jesus o maior tesouro para suas vidas, jamais se calarão, pois precisam levar este tesouro a tantos outros quanto puderem. Se você já teve este encontro com Jesus, não se cale, compartilhe sua fé para que outros experimentem do mesmo que você.
