Meu Lugar de Descanso
Se Tememos a Deus, o Obedecemos; e Se o Obedecemos, Nele Encontramos Lugar de Descanso
PERGUNTA PARA REFLEXÃO E INTERAÇÃO NO GRUPO
φόβος -ου, ὁ; (phobos), SUBS. medo. Equivalente hebraico: פַּ֫חַד 1 (32), יִרְאָה (29), אֵימָה (11).
Uso do Substantivo
1. reverência ⇔ temor — um sentimento de profundo respeito por alguém ou algo, frequentemente uma divindade, concebido como temor. Tópicos Relacionados: Reverência; Piedade; Temor; Respeito; Maravilha; O temor do Senhor.
ἄσοφος (asophos), ADJ. insensato.
Uso do Adjetivo
1. imprudente† — falta de conhecimento ou discernimento acumulado. Tópico Relacionado: Tolo.
(rēʾšît) רֵאשִׁית, SUBS. origem; início. Equivalente grego: ἀπαρχή (13), ἀρχή (7).
Uso como Substantivo
6. início (ato)† — o ato de começar algo. Antônimo do Sentido: acabamento. Veja também תְּחִלָּה. Tópico Relacionado: Princípios.
יִרְאַ֣ת יְ֭הוָה רֵאשִׁ֣ית דָּ֑עַת
(tḥlh)תְּחִלָּה, SUBS. início. Equivalente grego: ἀρχή (9), ἀφηγέομαι (2), ἐν (2).
Uso como Substantivo
1. início (evento)† — o evento que consiste do início de algo. Antônimo do Sentido: fim (evento). Tópico Relacionado: Princípios.
תְּחִלַּ֣ת חָ֭כְמָה יִרְאַ֣ת יְהוָ֑ה
(mûsār) מוּסָר, SUBS. disciplina; treinamento; exortação. Equivalente grego: παιδεία (31).
Uso como Substantivo
4. instrução (mensagem) — uma mensagem descrevendo como alguma coisa deve ser feita.
Paulo apresenta várias razões para andarmos de forma sábia: 1) a vida é curta (5.16a); 2) os dias são maus (5.16b); 3) Deus nos deu uma mente (5.17a); e 4) Deus tem um plano para nossa vida (5.17b). Os versos 15–17 definem o andar da sabedoria em dois pontos:
Ter Sempre Atenção e Cuidado Deliberados com a Vida em Redor
βλέπω (blepō), VB. ver. fut. ati. βλέψετε; aor. ati. ἔβλεψα.
Uso do Verbo
5. vigiar cuidadosamente — estar vigilante, estar atento ou ser cuidadoso.
ἀκριβῶς (akribōs), ADV. exatamente.
Uso do Advérbio
1. conscientemente — de uma forma cuidadosa e deliberada.
O néscio vive de modo intempestivo, não tem limites, age por impulso. Como Paulo mencionou anteriormente, os néscios andam segundo a vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos em seus entendimentos e vivem completamente alheios à vontade de Deus (conf. 4.17–18). O contraste entre o agir insensato e sábio foi ilustrado por Jesus (conf.
15. que - em vez do grego: "Vede como andais", etc. A dupla ideia é comprimida em uma única frase: "Vede (tomai cuidado) como andais", e "Vede que andeis com prudência". A maneira, bem como o ato em si, está incluída. Veja como você está andando, com o objetivo de ser circunspecto (literalmente, preciso, exato) em sua caminhada. Compare
Efésios 5:15
περιπατέω (peripateō), VB. andar; viver. fut. ati. περιπατήσω; aor. ati. ἐπεριπάτησα.
Uso do Verbo
1. andar (comportamento) — viver ou se comportar de uma forma especificada.
ἄφρων -ος, ὁ; (aphrōn), ADJ. tolo; negligente.
Uso do Adjetivo
1. tolo† — desprovido de sabedoria, bom senso ou de juízo. Sentido Antônimo: sábio (característica). Ver também μωρός. Tópico Relacionado: Tolo.
Como já dito, andar é uma das palavras-chave da epístola. É mencionada sete vezes para descrever “o círculo completo de atividades da vida de um indivíduo”.
Primeiro, o andar cuidadoso. O apóstolo Paulo está chamando a atenção para o cuidado que devemos ter em nosso andar neste mundo. O cristão que deseja andar dignamente não deve, nem pode se descuidar. Não deve se envolver e nem contemporizar com o mundo. Em nossa jornada lutamos contra o mundo pecaminoso, contra a nossa antiga natureza e contra o diabo. São muitos os que vivem imprudentemente, vivem como se a vida fosse constituída de prazeres mundanos, de satisfação carnal e de vaidades. O cristão sábio anda com atenção, defendendo-se dos perigos, pois eles nos afastam de Cristo.
Novamente aqui, em completa harmonia com o que foi demonstrado, vamos mostrar quão necessário é para os crentes que de todas as formas e em todos os tempos já repudiaram sua velha natureza e que já abraçaram a vida nova e pia. Esta é a única maneira eficaz de comprovar nosso próprio estado de salvação, desmascarando as obras infrutíferas das trevas, chamando os obreiros do mal ao arrependimento, e fazendo tudo isso para a glória de Deus.
Tudo que vale a pena fazer requer cuidados. Nós nos preocupamos com o que nos parece importante – trabalho, educação, lar e família, hobbies, roupas e aparência. Assim, como cristãos, diz Paulo, devemos nos preocupar com nossa vida cristã. Devemos tratá-la com a seriedade que ela requer.
Outro remédio contra o pecado é o cuidado ou a cautela, pois é impossível manter a pureza do coração e da vida. O tempo é um talento que nos foi dado por Deus e é mal gasto e perdido quando não é empregado de acordo com Seu desígnio. Se perdemos nosso tempo até agora, devemos dobrar nossa diligência no futuro. Quanto ao tempo que milhares de pessoas em um leito de morte resgatariam de bom grado pelo preço do mundo inteiro, quão pouco os homens pensam e a que ninharias eles o sacrificam diariamente! As pessoas são muito propensas a reclamar dos tempos ruins; seria bom se isso as estimulasse mais a resgatar o tempo. Não seja insensato. A ignorância de nosso dever e a negligência de nossa alma demonstram a maior insensatez. A embriaguez é um pecado que nunca vai sozinho, mas leva os homens a outros males; é um pecado que provoca muito a Deus. O bêbado mostra à sua família e ao mundo o triste espetáculo de um pecador endurecido além do que é comum e que se apressa para a perdição. Quando estivermos aflitos ou cansados, não procuremos elevar nosso ânimo por meio de bebidas fortes, que são odiosas e prejudiciais, e só fazem com que as tristezas sejam mais sentidas. Mas, por meio de fervorosa oração, procuremos ser cheios do Espírito e evitemos tudo o que possa entristecer nosso gracioso Consolador. Todo o povo de Deus tem motivos para cantar de alegria. Embora não estejamos sempre cantando, deveríamos estar sempre dando graças; nunca deveríamos ter falta de disposição para esse dever, assim como nunca nos falta matéria para ele, durante todo o curso de nossa vida. Sempre, mesmo em provações e aflições, e por todas as coisas; estando satisfeitos com sua intenção amorosa e boa tendência. Deus impede que os crentes pequem contra ele e os obriga a se submeterem uns aos outros em tudo o que ele ordenou, para promover sua glória e cumprir seus deveres uns para com os outros.
Negociar e Aproveitar as Oportunidades (as Perdidas, Só em Deus É Possível), para Viver Plenamente o Futuro
1537 εκ ek ou εξ ex
preposição primária denotando origem (o ponto de onde ação ou movimento procede), de, de dentro de (de lugar, tempo, ou causa; literal ou figurativo); prep
1) de dentro de, de, por, fora de
59 αγοραζω agorazo
de 58; TDNT 1:124,19; v
1) estar no mercado, ir ao mercado
2) negociar lá, comprar ou vender
ἐξαγοράζω (exagorazō), VB. redimir; libertar. aor. ati. ἐξηγόρασεν.
Uso do Verbo
2. utilizar ⇔ redimir† — usar eficientemente algo (talvez como compensação por resíduos); concebido como comprar de volta.
καιρός -οῦ, ὁ; (kairos), SUBS. tempo; oportunidade.
Uso do Substantivo
4. tempo oportuno — uma tempo que é adequado ou vantajoso para uma finalidade específica. Tópico Relacionado: Tempo.
ἡμέρα -ας, ἡ; (hēmera), SUBS. dia.
Uso do Substantivo
2. período ⇔ dia — uma porção indefinida de qualquer estado continuado, existência ou série de eventos.
Tendo a corrupção infectado nossa própria época, tudo indica que o diabo se apoderou dela com toda sua tirania; de modo que o tempo não pode ser dedicado a Deus sem que o mesmo seja, de alguma forma, remido. E qual será o preço desta redenção? Fugindo das infindáveis seduções que facilmente nos perverteriam; desembaraçando-nos das solicitudes e deleites do mundo; e, numa palavra, nos esquivando de todos os obstáculos. Sejamos solícitos em aproveitar as oportunidades, de todas as maneiras; mais ainda, deixando as numerosas ofensas e árduos labores, os quais muitos têm por hábito usar como pretensa desculpa para a indolência, nós, ao contrário, agucemos nossa vigilância.
Terceiro, andar aproveitando bem o tempo. Remir, resgatar o tempo, aproveitar bem as oportunidades que a vida nos oferece é o dever cristão. Já dizia o salmo de Moisés: Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio (
Primeiramente, pessoas sábias aproveitam ao máximo todas as oportunidades. O verbo grego provavelmente significa “comprar”, aproveitar todas as oportunidades para fazer o bem. Certamente, as pessoas sábias sabem que o tempo é um bem precioso. Todos temos o mesmo tempo à disposição. Nenhum de nós pode esticar o tempo. Mas as pessoas sábias usam-no para a maior vantagem possível. Elas sabem que o tempo está passando e que “os dias são maus”. Assim, aproveitam cada oportunidade passageira enquanto ela é oferecida. Uma vez passada, nem mesmo as pessoas mais sábias não conseguem recuperá-la.
16. Resgatar o tempo - (
Não devem esperar que a oportunidade lhes caia em seu regaço, mas devem comprá-la, não importando o preço.
§ c 15-21 Vida em oração-15. A frase "redimir o tempo" é uma metáfora do mercado. A comida é escassa; você deve aproveitar a oportunidade para comprar. Na intenção de Deus, cada momento de nossa vida nos é dado em vista de nosso destino eterno no céu. Resgatamos o tempo sempre que o usamos para fazer um bom trabalho. O esforço é ainda mais urgente, pois os dias são maus (cf.
17. Portanto, vendo que necessitais andar assim circunspectamente, escolhendo e usando a oportunidade certa do bem.
porque os dias são maus - Os dias da vida em geral são tão expostos ao mal, que se torna necessário aproveitar ao máximo a oportunidade sazonal enquanto ela durar (
A expressão nos faz lembrar que o Espírito de Deus não agirá para sempre no homem. O dia da graça vai se findar. Depressa as oportunidades para adorar, testemunhar e servir vão se acabar para sempre.
Versículo 15
*
Saber, Mas Também Discernir a Vontade de Deus, Para Fazê-la e, Assim, Glorificá-lo
A insensatez nos faz desconsiderar os princípios da Palavra de Deus, nos faz desrespeitar os mandamentos do Senhor e nos faz menosprezar a vontade de Deus. Na verdade, quem vive assim prova que não foi transformado pelo Espírito Santo. Esse tipo de vida provoca inimizade, ruptura no nosso relacionamento com Deus.
O importante é descobrir a vontade de Deus e então cumpri-la. Essa é a única maneira de ser eficiente e efetivo. É possível fazer a obra cristã conforme as nossas próprias ideias e na nossa própria força, agindo completamente fora da vontade do Senhor. O caminho da sabedoria consiste em discernir a vontade de Deus para a nossa vida individual e depois obedecer-lhe.
Aquele que se exercita dia e noite na meditação da lei facilmente triunfará sobre as dificuldades que Satanás amiúde coloca em seu caminho. Donde vem que alguns andam ao léu, outros caem, outros tropeçam, outros voltam atrás, senão porque permitiram a si próprios ser gradualmente cegados por Satanás, e se privaram da vontade de Deus, a qual devemos constantemente manter em memória? E observe-se que Paulo define sabedoria como entender qual é a vontade do Senhor. “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?” – pergunta Davi. “Observando-o segundo a tua palavra” [
Em segundo lugar, as pessoas sábias discernem a vontade de Deus. Elas têm certeza de que a sabedoria deve ser encontrada na vontade de Deus, em nenhum outro lugar. O próprio Jesus orou: “Não seja feita a minha vontade, mas a tua” e ensinou-nos a orar: “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. Nada é mais importante na vida do que descobrir e cumprir a vontade de Deus.
Ao procurar descobrir a vontade de Deus, devemos distinguir entre sua vontade geral e sua vontade particular. Sua vontade geral se relaciona com todos nós – isto é, tornar-nos como Cristo. Sua vontade particular, no entanto, diz respeito às especificidades de nossa vida, e é diferente para cada um de nós – que carreira seguiremos, se devemos nos casar e, se sim, com quem. Encontramos sua vontade geral nas Escrituras, mas não encontramos sua vontade particular lá. Para termos certeza, há princípios gerais na Bíblia para nos guiar, mas decisões detalhadas precisam ser tomadas após cuidadosa reflexão e oração, e a busca de conselhos de cristãos maduros e experientes.
5:15 mas como sábio A Bíblia associa intimamente a sabedoria com honrar e obedecer a Deus (por exemplo,
