Meu Lugar de Descanso

Livres do Cansaço  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 25 views
Files
Notes
Transcript
Convidar os Irmãos a abrirem a Bíblia em Efésios 5.15-17.
Mencionar o tema do ano: Simplesmente Igreja;
a série deste mês: Livres do Cansaço;
e a lição de hoje: Meu Lugar de Descanso.
Relembrar que já aprendemos: nossa felicidade (sentido) só se encontra no relacionamento com Deus; devemos priorizar isso; e só descansa quem confia nele.
Ler a Palavra de Deus:
Efésios 5.15–17 RAStr
15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,16 remindo o tempo, porque os dias são maus.17 Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.
Estabelecer a ideia exegética.

Se Tememos a Deus, o Obedecemos; e Se o Obedecemos, Nele Encontramos Lugar de Descanso

PERGUNTA PARA REFLEXÃO E INTERAÇÃO NO GRUPO

E) A que lugar nós almejamos hoje tanto chegar para obter alívio, descanso? E, a esse lugar em que nós nos vemos, levará muito tempo, ou não temos mais esperança de chegar?
Descanso: hoje, se no trabalho, almejamos fins de semana, férias, aposentadoria; se em conflito, harmonia; se em necessidade, renda; se em doença, cura; se em sonho, como realizar.
O temor é um sentimento que nos traz apreensão; como entender que o temor a Deus nos leva à mais absoluta segurança?
A vontade do Pai é nos proteger, nos suprir, defender nossas causas, infligir medo em nossos adversários, nos dar confiança contra, nos fazer vencer!
Gênesis 31.42 RAStr
Se não fora o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o Temor de Isaque, por certo me despedirias agora de mãos vazias. Deus me atendeu ao sofrimento e ao trabalho das minhas mãos e te repreendeu ontem à noite.
Êxodo 15.15 RAStr
15 Ora, os príncipes de Edom se perturbam, dos poderosos de Moabe se apodera temor, esmorecem todos os habitantes de Canaã.
Deuteronômio 7.18–19 RAStr
18 Delas não tenhas temor; lembrar-te-ás do que o Senhor, teu Deus, fez a Faraó e a todo o Egito;19 das grandes provas que viram os teus olhos, e dos sinais, e maravilhas, e mão poderosa, e braço estendido, com que o Senhor, teu Deus, te tirou; assim fará o Senhor, teu Deus, com todos os povos, aos quais temes.
Deuteronômio 11.25 RAStr
Ninguém vos poderá resistir; o Senhor, vosso Deus, porá sobre toda terra que pisardes o vosso terror e o vosso temor, como já vos tem dito.
Jó 4.6 RAStr
6 Porventura, não é o teu temor de Deus aquilo em que confias, e a tua esperança, a retidão dos teus caminhos?
Salmo 56.3 RAStr
3 Em me vindo o temor, hei de confiar em ti.
Mas o Pai nos prova constantemente se em nós há temor a ele, sentimento de filhos (limites, e coração em sua Palavra); sua aprovação nos traz paz.
Gênesis 20.11 RAStr
Respondeu Abraão: Eu dizia comigo mesmo: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por causa de minha mulher.
Êxodo 20.20 RAStr
Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.
2Samuel 23.3–4 RAStr
3 Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Aquele que domina com justiça sobre os homens, que domina no temor de Deus, 4 é como a luz da manhã, quando sai o sol, como manhã sem nuvens, cujo esplendor, depois da chuva, faz brotar da terra a erva.
2Crônicas 19.7–9 RAStr
7 Agora, pois, seja o temor do Senhor convosco; tomai cuidado e fazei-o, porque não há no Senhor, nosso Deus, injustiça, nem parcialidade, nem aceita ele suborno. 8 Também, depois de terem voltado para Jerusalém, estabeleceu aí Josafá alguns dos levitas, e dos sacerdotes, e dos cabeças das famílias de Israel para julgarem da parte do Senhor e decidirem as sentenças contestadas.9 Deu-lhes ordem, dizendo: Assim, andai no temor do Senhor, com fidelidade e inteireza de coração.
Neemias 5.9 RAStr
Então, se calaram e não acharam o que responder. Disse mais: não é bom o que fazeis; porventura não devíeis andar no temor do nosso Deus, por causa do opróbrio dos gentios, os nossos inimigos?
Neemias 5.15 RAStr
Mas os primeiros governadores, que foram antes de mim, oprimiram o povo e lhe tomaram pão e vinho, além de quarenta siclos de prata; até os seus moços dominavam sobre o povo, porém eu assim não fiz, por causa do temor de Deus.
Jó 6.14 RAStr
14 Ao aflito deve o amigo mostrar compaixão, a menos que tenha abandonado o temor do Todo-Poderoso.
Salmo 36.1 RAStr
1 Há no coração do ímpio a voz da transgressão; não há temor de Deus diante de seus olhos.
Provérbios 23.17 RAStr
17 Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia.
Provérbios 28.14 RAStr
14 Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal.
Isaías 29.13–14 RAStr
O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu,continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo; sim, obra maravilhosa e um portento; de maneira que a sabedoria dos seus sábios perecerá, e a prudência dos seus prudentes se esconderá.
Jeremias 2.19 RAStr
A tua malícia te castigará, e as tuas infidelidades te repreenderão; sabe, pois, e vê que mau e quão amargo é deixares o Senhor, teu Deus, e não teres temor de mim, diz o Senhor, o Senhor dos Exércitos.
Jeremias 32.40 RAStr
Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim.
Na Lei de Moisés, o temor ao SENHOR era ter medo, terror, tremor; após a graça de Jesus Cristo, embora tenhamos confiança e liberdade, ainda assim, devemos temê-lo.
Efésios 5.21 “21 [...] no temor de Cristo.”

φόβος -ου, ὁ; (phobos), SUBS. medo. Equivalente hebraico: פַּ֫חַד 1 (32), יִרְאָה (29), אֵימָה (11).

Uso do Substantivo

1. reverência ⇔ temor — um sentimento de profundo respeito por alguém ou algo, frequentemente uma divindade, concebido como temor. Tópicos Relacionados: Reverência; Piedade; Temor; Respeito; Maravilha; O temor do Senhor.

Salmo 2.11 RAStr
11 Servi ao Senhor com temor e alegrai-vos nele com tremor.
Salmo 5.6–7 RAStr
6 Tu destróis os que proferem mentira; o Senhor abomina ao sanguinário e ao fraudulento; 7 porém eu, pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa e me prostrarei diante do teu santo templo, no teu temor.
Salmo 90.11 RAStr
11 Quem conhece o poder da tua ira? E a tua cólera, segundo o temor que te é devido?
Salmo 119.120 RAStr
120 Arrepia-se-me a carne com temor de ti, e temo os teus juízos.
Isaías 8.13 RAStr
Ao Senhor dos Exércitos, a ele santificai; seja ele o vosso temor, seja ele o vosso espanto.
Mateus 9.8 RAStr
Vendo isto, as multidões, possuídas de temor, glorificaram a Deus, que dera tal autoridade aos homens.
Mateus 27.54 RAStr
O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, ficaram possuídos de grande temor e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus.
Marcos 4.41 RAStr
E eles, possuídos de grande temor diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?
Marcos 16.8 RAStr
E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e de assombro; e, de medo, nada disseram a ninguém.
Lucas 2.9 RAStr
E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor.
Lucas 5.26 RAStr
Todos ficaram atônitos, davam glória a Deus e, possuídos de temor, diziam: Hoje, vimos prodígios.
Lucas 7.16 RAStr
Todos ficaram possuídos de temor e glorificavam a Deus, dizendo: Grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo.
João 6.19 RAStr
Tendo navegado uns vinte e cinco a trinta estádios, eis que viram Jesus andando por sobre o mar, aproximando-se do barco; e ficaram possuídos de temor.
Atos dos Apóstolos 2.43 RAStr
Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.
Atos dos Apóstolos 5.5 RAStr
Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes.
Atos dos Apóstolos 9.31 RAStr
A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.
Atos dos Apóstolos 10.4 RAStr
Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus.
Atos dos Apóstolos 19.17 RAStr
Chegou este fato ao conhecimento de todos, assim judeus como gregos habitantes de Éfeso; veio temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.
Romanos 8.15 RAStr
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.
2Coríntios 5.11 RAStr
E assim, conhecendo o temor do Senhor, persuadimos os homens e somos cabalmente conhecidos por Deus; e espero que também a vossa consciência nos reconheça.
2Coríntios 7.1 RAStr
Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.
Efésios 6.5–8 RAStr
5 Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo,6 não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus;7 servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens,8 certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre.
Filipenses 2.12–13 RAStr
12 Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.
Hebreus 12.28–29 RAStr
28 Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor;29 porque o nosso Deus é fogo consumidor.
1Pedro 1.17–21 RAStr
17 Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação,18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram,19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,20 conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós 21 que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.
Só Deus Pai sabe, e quer nos ensinar, a felicidade: obedecê-lo, além de agradá-lo, afasta o mal; dá vida com maior favor (longevidade, contentamento, prosperidade e quietude).
Provérbios 8.13 RAStr
13 O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.
Provérbios 10.27 RAStr
27 O temor do Senhor prolonga os dias da vida, mas os anos dos perversos serão abreviados.
Provérbios 14.26 RAStr
26 No temor do Senhor, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos.
Provérbios 14.27 RAStr
27 O temor do Senhor é fonte de vida para evitar os laços da morte.
Provérbios 15.16 RAStr
16 Melhor é o pouco, havendo o temor do Senhor, do que grande tesouro onde há inquietação.
Provérbios 16.6 RAStr
6 Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal.
Provérbios 19.23 RAStr
23 O temor do Senhor conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará.
Provérbios 22.4 RAStr
4 O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida.
Provérbios 23.17 RAStr
17 Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia.
Provérbios 28.14 RAStr
14 Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal.
Temer a Deus, então, é começar a ser sábio; apenas com a experiência, com o acúmulo de seus conselhos sobre como “saber viver” é que acessamos ao nosso lugar de descanso.
Efésios 5.15 “[...] não como néscios, e sim como sábios,”

ἄσοφος (asophos), ADJ. insensato.

Uso do Adjetivo

1. imprudente† — falta de conhecimento ou discernimento acumulado. Tópico Relacionado: Tolo.

Salmo 19.9 RAStr
9 O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos.
Salmo 34.11 RAStr
11 Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor.
Salmo 111.10 RAStr
10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.
Provérbios 1.7 RAStr
7 O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.

(rēʾšît) רֵאשִׁית, SUBS. origem; início. Equivalente grego: ἀπαρχή (13), ἀρχή (7).

Uso como Substantivo

6. início (ato)† — o ato de começar algo. Antônimo do Sentido: acabamento. Veja também תְּחִלָּה. Tópico Relacionado: Princípios.

יִרְאַ֣ת יְ֭הוָה רֵאשִׁ֣ית דָּ֑עַת

Provérbios 1.29–30 RAStr
29 Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do Senhor; 30 não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão.
Provérbios 2.1–5 RAStr
1 Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, 2 para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, 3 e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, 4 se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, 5 então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.
Provérbios 9.10 RAStr
10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.

(tḥlh)תְּחִלָּה, SUBS. início. Equivalente grego: ἀρχή (9), ἀφηγέομαι (2), ἐν (2).

Uso como Substantivo

1. início (evento)† — o evento que consiste do início de algo. Antônimo do Sentido: fim (evento). Tópico Relacionado: Princípios.

תְּחִלַּ֣ת חָ֭כְמָה יִרְאַ֣ת יְהוָ֑ה

Provérbios 15.33 RAStr
33 O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra.

(mûsār) מוּסָר, SUBS. disciplina; treinamento; exortação. Equivalente grego: παιδεία (31).

Uso como Substantivo

4. instrução (mensagem) — uma mensagem descrevendo como alguma coisa deve ser feita.

Isaías 11.2–4 RAStr
2 Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.3 Deleitar-se-á no temor do Senhor; não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos;4 mas julgará com justiça os pobres e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso.
Isaías 33.6 RAStr
6 Haverá, ó Sião, estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do Senhor será o teu tesouro.
O sábio planeja; sabe como reagir; trabalha na medida certa, para ir bem como um todo; busca a orientação de Deus, porque pesa as consequências, por isso é decidido (Espírito).
Descanso: se na carreira, planejamos; se em conflito, paciência e amor; se em necessidade, diligência; se em doença, oração e esperar em Deus; se em sonho, submetemos a ele.
Provérbios 3.19 RAStr
19 O Senhor com sabedoria fundou a terra, com inteligência estabeleceu os céus.
Provérbios 6.6 RAStr
6 Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio.
Provérbios 8.12–36 RAStr
12 Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos. 13 O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço. 14 Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria, eu sou o Entendimento, minha é a fortaleza. 15 Por meu intermédio, reinam os reis, e os príncipes decretam justiça. 16 Por meu intermédio, governam os príncipes, os nobres e todos os juízes da terra. 17 Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham. 18 Riquezas e honra estão comigo, bens duráveis e justiça. 19 Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado; e o meu rendimento, melhor do que a prata escolhida. 20 Ando pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo, 21 para dotar de bens os que me amam e lhes encher os tesouros. 22 O Senhor me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas. 23 Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra. 24 Antes de haver abismos, eu nasci, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. 25 Antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros, eu nasci. 26 Ainda ele não tinha feito a terra, nem as amplidões, nem sequer o princípio do pó do mundo. 27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; 28 quando firmava as nuvens de cima; quando estabelecia as fontes do abismo; 29 quando fixava ao mar o seu limite, para que as águas não traspassassem os seus limites; quando compunha os fundamentos da terra; 30 então, eu estava com ele e era seu arquiteto, dia após dia, eu era as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo; 31 regozijando-me no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens. 32 Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque felizes serão os que guardarem os meus caminhos. 33 Ouvi o ensino, sede sábios e não o rejeiteis. 34 Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia às minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada. 35 Porque o que me acha acha a vida e alcança favor do Senhor. 36 Mas o que peca contra mim violenta a própria alma. Todos os que me aborrecem amam a morte.
Provérbios 9.1 RAStr
1 A Sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas.
Provérbios 13.4 RAStr
4 O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta.
Provérbios 15.19 RAStr
19 O caminho do preguiçoso é como que cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é plana.
Provérbios 16.1–9 RAStr
1 O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor. 2 Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito. 3 Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos. 4 O Senhor fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade. 5 Abominável é ao Senhor todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune. 6 Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal. 7 Sendo o caminho dos homens agradável ao Senhor, este reconcilia com eles os seus inimigos. 8 Melhor é o pouco, havendo justiça, do que grandes rendimentos com injustiça. 9 O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.
Provérbios 20.4 RAStr
4 O preguiçoso não lavra por causa do inverno, pelo que, na sega, procura e nada encontra.
Provérbios 21.25 RAStr
25 O preguiçoso morre desejando, porque as suas mãos recusam trabalhar.
Provérbios 22.13 RAStr
13 Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas.
Provérbios 26.14–16 RAStr
14 Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim, o preguiçoso, no seu leito. 15 O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de a levar à boca. 16 Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que sabem responder bem.
Tiago 1.5–8 RAStr
5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;8 homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.
Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo Andar em Sabedoria (5.15–17)

Paulo apresenta várias razões para andarmos de forma sábia: 1) a vida é curta (5.16a); 2) os dias são maus (5.16b); 3) Deus nos deu uma mente (5.17a); e 4) Deus tem um plano para nossa vida (5.17b). Os versos 15–17 definem o andar da sabedoria em dois pontos:

Pergunta de transição: assim, quem teme ao SENHOR, o obedece; e quem o obedece, torna-se sábio; e este terá Espírito de descanso. Que mais lições Paulo nos dá em Ef 5.15-17?
Isaías 63.7–14 RAStr
7 Celebrarei as benignidades do Senhor e os seus atos gloriosos, segundo tudo o que o Senhor nos concedeu e segundo a grande bondade para com a casa de Israel, bondade que usou para com eles, segundo as suas misericórdias e segundo a multidão das suas benignidades.8 Porque ele dizia: Certamente, eles são meu povo, filhos que não mentirão; e se lhes tornou o seu Salvador.9 Em toda a angústia deles, foi ele angustiado, e o Anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor e pela sua compaixão, ele os remiu, os tomou e os conduziu todos os dias da antiguidade.10 Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo, pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles.11 Então, o povo se lembrou dos dias antigos, de Moisés, e disse: Onde está aquele que fez subir do mar o pastor do seu rebanho? Onde está o que pôs nele o seu Espírito Santo?12 Aquele cujo braço glorioso ele fez andar à mão direita de Moisés? Que fendeu as águas diante deles, criando para si um nome eterno?13 Aquele que os guiou pelos abismos, como o cavalo no deserto, de modo que nunca tropeçaram?14 Como o animal que desce aos vales, o Espírito do Senhor lhes deu descanso. Assim, guiaste o teu povo, para te criares um nome glorioso.
Oração de transição: a grande questão, claro, é como “saber viver”; e Paulo nos dá três lições de como ser sábios.

Ter Sempre Atenção e Cuidado Deliberados com a Vida em Redor

Efésios 5.15, 17 “15 Portanto, vede prudentemente como andais [...]. 17 Por esta razão, não vos torneis insensatos [...].”
Não nos deixemos jamais ser guiados pelas circunstâncias, sem pensar; a sabedoria é usar a cabeça com Deus constantemente a respeito de tudo o que estamos vivendo.
“Deixa a Vida me levar, Vida leva eu” é a fórmula da infelicidade. Pr. Robério: “Nada leva mais à infelicidade do que viver em busca da felicidade”

βλέπω (blepō), VB. ver. fut. ati. βλέψετε; aor. ati. ἔβλεψα.

Uso do Verbo

5. vigiar cuidadosamente — estar vigilante, estar atento ou ser cuidadoso.

ἀκριβῶς (akribōs), ADV. exatamente.

Uso do Advérbio

1. conscientemente — de uma forma cuidadosa e deliberada.

Comentário Bíblico de Efésios: Através da Bíblia Em Primeiro Lugar, a Vontade de Deus é que Vivamos com Prudência: 5.15–17

O néscio vive de modo intempestivo, não tem limites, age por impulso. Como Paulo mencionou anteriormente, os néscios andam segundo a vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos em seus entendimentos e vivem completamente alheios à vontade de Deus (conf. 4.17–18). O contraste entre o agir insensato e sábio foi ilustrado por Jesus (conf.

15. que - em vez do grego: "Vede como andais", etc. A dupla ideia é comprimida em uma única frase: "Vede (tomai cuidado) como andais", e "Vede que andeis com prudência". A maneira, bem como o ato em si, está incluída. Veja como você está andando, com o objetivo de ser circunspecto (literalmente, preciso, exato) em sua caminhada. Compare

περιπατέω (peripateō), VB. andar; viver. fut. ati. περιπατήσω; aor. ati. ἐπεριπάτησα.

Uso do Verbo

1. andar (comportamento) — viver ou se comportar de uma forma especificada.

ἄφρων -ος, ὁ; (aphrōn), ADJ. tolo; negligente.

Uso do Adjetivo

1. tolo† — desprovido de sabedoria, bom senso ou de juízo. Sentido Antônimo: sábio (característica). Ver também μωρός. Tópico Relacionado: Tolo.

Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento C. Apelo por uma Nova Moralidade (4:17–5:21)

Como já dito, andar é uma das palavras-chave da epístola. É mencionada sete vezes para descrever “o círculo completo de atividades da vida de um indivíduo”.

Se você observa que suas decisões no trabalho estão sendo impulsivas e não refletidas, aplique a sabedoria de Provérbios 17:27, que fala sobre a importância de um espírito sereno. Comprometa-se a tirar cinco minutos antes de tomar decisões importantes para orar e ponderar sobre suas opções. Anote os prós e contras e, se possível, converse com um colega de confiança sobre suas preocupações. Essa pausa pode proporcionar uma nova perspectiva e ajudá-lo a agir de forma mais informada e prudente.
Devemos lembrar dia e noite quem são nossos inimigos (carne, diabo e mundo) e o que querem: nos ver angustiados, desanimados, desamparados, destruídos. Vigiemos!
Comentário Bíblico de Efésios: Através da Bíblia Em Primeiro Lugar, a Vontade de Deus é que Vivamos com Prudência: 5.15–17

Primeiro, o andar cuidadoso. O apóstolo Paulo está chamando a atenção para o cuidado que devemos ter em nosso andar neste mundo. O cristão que deseja andar dignamente não deve, nem pode se descuidar. Não deve se envolver e nem contemporizar com o mundo. Em nossa jornada lutamos contra o mundo pecaminoso, contra a nossa antiga natureza e contra o diabo. São muitos os que vivem imprudentemente, vivem como se a vida fosse constituída de prazeres mundanos, de satisfação carnal e de vaidades. O cristão sábio anda com atenção, defendendo-se dos perigos, pois eles nos afastam de Cristo.

2Coríntios 4.7–10 RAStr
7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.8 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados;9 perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;10 levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.

Novamente aqui, em completa harmonia com o que foi demonstrado, vamos mostrar quão necessário é para os crentes que de todas as formas e em todos os tempos já repudiaram sua velha natureza e que já abraçaram a vida nova e pia. Esta é a única maneira eficaz de comprovar nosso próprio estado de salvação, desmascarando as obras infrutíferas das trevas, chamando os obreiros do mal ao arrependimento, e fazendo tudo isso para a glória de Deus.

Lendo Efésios com John Stott A Natureza da Sabedoria (Efésios 5.15–17)

Tudo que vale a pena fazer requer cuidados. Nós nos preocupamos com o que nos parece importante – trabalho, educação, lar e família, hobbies, roupas e aparência. Assim, como cristãos, diz Paulo, devemos nos preocupar com nossa vida cristã. Devemos tratá-la com a seriedade que ela requer.

Outro remédio contra o pecado é o cuidado ou a cautela, pois é impossível manter a pureza do coração e da vida. O tempo é um talento que nos foi dado por Deus e é mal gasto e perdido quando não é empregado de acordo com Seu desígnio. Se perdemos nosso tempo até agora, devemos dobrar nossa diligência no futuro. Quanto ao tempo que milhares de pessoas em um leito de morte resgatariam de bom grado pelo preço do mundo inteiro, quão pouco os homens pensam e a que ninharias eles o sacrificam diariamente! As pessoas são muito propensas a reclamar dos tempos ruins; seria bom se isso as estimulasse mais a resgatar o tempo. Não seja insensato. A ignorância de nosso dever e a negligência de nossa alma demonstram a maior insensatez. A embriaguez é um pecado que nunca vai sozinho, mas leva os homens a outros males; é um pecado que provoca muito a Deus. O bêbado mostra à sua família e ao mundo o triste espetáculo de um pecador endurecido além do que é comum e que se apressa para a perdição. Quando estivermos aflitos ou cansados, não procuremos elevar nosso ânimo por meio de bebidas fortes, que são odiosas e prejudiciais, e só fazem com que as tristezas sejam mais sentidas. Mas, por meio de fervorosa oração, procuremos ser cheios do Espírito e evitemos tudo o que possa entristecer nosso gracioso Consolador. Todo o povo de Deus tem motivos para cantar de alegria. Embora não estejamos sempre cantando, deveríamos estar sempre dando graças; nunca deveríamos ter falta de disposição para esse dever, assim como nunca nos falta matéria para ele, durante todo o curso de nossa vida. Sempre, mesmo em provações e aflições, e por todas as coisas; estando satisfeitos com sua intenção amorosa e boa tendência. Deus impede que os crentes pequem contra ele e os obriga a se submeterem uns aos outros em tudo o que ele ordenou, para promover sua glória e cumprir seus deveres uns para com os outros.

Negociar e Aproveitar as Oportunidades (as Perdidas, Só em Deus É Possível), para Viver Plenamente o Futuro

Efésios 5.16 “16 remindo o tempo, porque os dias são maus.”
O tempo precisa ser bem utilizado, para fazer o que, primeiro, é necessário (o espiritual incluso); depois, o útil; para, enfim, o que apenas nos entrete, nos diverte, nos distrai.
A vida cristã exige discernimento para entender o tempo certo para cada coisa (BATISTA DO POVO. Lições das células).
Em situações nas quais não vemos saída, momentos de refrigério precisam ser valorizados; esperar em Deus o tempo certo da solução; evitar os mesmos erros e garantir a tranquilidade.

1537 εκ ek ou εξ ex

preposição primária denotando origem (o ponto de onde ação ou movimento procede), de, de dentro de (de lugar, tempo, ou causa; literal ou figurativo); prep

1) de dentro de, de, por, fora de

59 αγοραζω agorazo

de 58; TDNT 1:124,19; v

1) estar no mercado, ir ao mercado

2) negociar lá, comprar ou vender

ἐξαγοράζω (exagorazō), VB. redimir; libertar. aor. ati. ἐξηγόρασεν.

Uso do Verbo

2. utilizar ⇔ redimir† — usar eficientemente algo (talvez como compensação por resíduos); concebido como comprar de volta.

καιρός -οῦ, ὁ; (kairos), SUBS. tempo; oportunidade.

Uso do Substantivo

4. tempo oportuno — uma tempo que é adequado ou vantajoso para uma finalidade específica. Tópico Relacionado: Tempo.

ἡμέρα -ας, ἡ; (hēmera), SUBS. dia.

Uso do Substantivo

2. período ⇔ dia — uma porção indefinida de qualquer estado continuado, existência ou série de eventos.

Tendo a corrupção infectado nossa própria época, tudo indica que o diabo se apoderou dela com toda sua tirania; de modo que o tempo não pode ser dedicado a Deus sem que o mesmo seja, de alguma forma, remido. E qual será o preço desta redenção? Fugindo das infindáveis seduções que facilmente nos perverteriam; desembaraçando-nos das solicitudes e deleites do mundo; e, numa palavra, nos esquivando de todos os obstáculos. Sejamos solícitos em aproveitar as oportunidades, de todas as maneiras; mais ainda, deixando as numerosas ofensas e árduos labores, os quais muitos têm por hábito usar como pretensa desculpa para a indolência, nós, ao contrário, agucemos nossa vigilância.

Comentário Bíblico de Efésios: Através da Bíblia Em Primeiro Lugar, a Vontade de Deus é que Vivamos com Prudência: 5.15–17

Terceiro, andar aproveitando bem o tempo. Remir, resgatar o tempo, aproveitar bem as oportunidades que a vida nos oferece é o dever cristão. Já dizia o salmo de Moisés: Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio (

Lendo Efésios com John Stott A Natureza da Sabedoria (Efésios 5.15–17)

Primeiramente, pessoas sábias aproveitam ao máximo todas as oportunidades. O verbo grego provavelmente significa “comprar”, aproveitar todas as oportunidades para fazer o bem. Certamente, as pessoas sábias sabem que o tempo é um bem precioso. Todos temos o mesmo tempo à disposição. Nenhum de nós pode esticar o tempo. Mas as pessoas sábias usam-no para a maior vantagem possível. Elas sabem que o tempo está passando e que “os dias são maus”. Assim, aproveitam cada oportunidade passageira enquanto ela é oferecida. Uma vez passada, nem mesmo as pessoas mais sábias não conseguem recuperá-la.

Não devem esperar que a oportunidade lhes caia em seu regaço, mas devem comprá-la, não importando o preço.

A Catholic Commentary on Holy Scripture The Epistle to the Ephesians (D. J. Leahy)

§ c 15-21 Vida em oração-15. A frase "redimir o tempo" é uma metáfora do mercado. A comida é escassa; você deve aproveitar a oportunidade para comprar. Na intenção de Deus, cada momento de nossa vida nos é dado em vista de nosso destino eterno no céu. Resgatamos o tempo sempre que o usamos para fazer um bom trabalho. O esforço é ainda mais urgente, pois os dias são maus (cf.

17. Portanto, vendo que necessitais andar assim circunspectamente, escolhendo e usando a oportunidade certa do bem.

porque os dias são maus - Os dias da vida em geral são tão expostos ao mal, que se torna necessário aproveitar ao máximo a oportunidade sazonal enquanto ela durar (

Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento C. Apelo por uma Nova Moralidade (4:17–5:21)

A expressão nos faz lembrar que o Espírito de Deus não agirá para sempre no homem. O dia da graça vai se findar. Depressa as oportunidades para adorar, testemunhar e servir vão se acabar para sempre.

Versículo 15

*

Se você está enfrentando conflitos familiares, pare para refletir sobre as palavras de Provérbios 18:13, que nos alerta sobre a imprudência de responder antes de ouvir. Em situações de desavença, dê um passo atrás e escute a perspectiva do outro. Isso não só pode ajudar a evitar discussões desnecessárias, mas também lhe dará uma visão mais ampla das emoções e necessidades da sua família. Comprometa-se a ter uma conversa na próxima semana onde você ouve mais do que fala, buscando entender antes de reagir.
Se você está sentindo que a comunicação na sua casa está falhando, lembre-se de Efésios 4:29, que nos ensina a não deixar sair da nossa boca palavras más, mas apenas as que sejam boas para promover o bem. Comece a modelar conversas respeitosas e construtivas, criando um espaço seguro para expressar sentimentos. Proponha um 'dia da conversa' onde todos da família possam compartilhar suas semanas, preocupações e alegrias. Isso não só aumenta a conexão familiar, mas também desenvolve uma cultura de abertura e amor.

Saber, Mas Também Discernir a Vontade de Deus, Para Fazê-la e, Assim, Glorificá-lo

Efésios 5.17 “17 [...] procurai compreender qual a vontade do Senhor.”
Saber a vontade geral de Deus pela Palavra; e buscar discernir a vontade específica pelas disciplinas espirituais (oração, jejum, dons etc.), para que não cansemos com o ativismo.
Sobre isso, Pr. Ivêner falou, li em um livro de John Stott, e ouvi em pregações anteriores. Como saber, isso depende de como Deus fala conosco.
Se você está enfrentando dilemas morais ou éticos no trabalho, lembre-se de Tiago 1:5, que nos ensina a pedir sabedoria a Deus. Reserve um tempo em sua rotina para orar especificamente por discernimento antes de tomar decisões difíceis. Considere criar um grupo de apoio entre colegas onde vocês possam compartilhar desafios e buscar conselhos mutuamente. Isso não só traz apoio espiritual, mas também pode melhorar a cultura de trabalho, incentivando a transparência e a honestidade.
Se você sente que seu envolvimento na igreja é inconsistente, lembre-se do sábio conselho encontrado em Hebreus 10:24-25, que nos encoraja a nos estimularmos ao amor e às boas obras. Proponha participar de um ministério ou grupo pequeno esta semana. Isso não só lhe dará um propósito maior, mas também vai conectar você com outros crentes, ajudando-o a crescer em sabedoria através da comunhão e do apoio mútuo. A partir da sua nova experiência, busca constantemente maneiras de incentivar outros a se envolverem igualmente.
J. Pipper sugere seis modos: oração (pedir sabedoria a Deus); buscar o bem e suprir necessidades na vocação; não menosprezar o que amamos (dons e sonhos aprovados); ouvir os sábios.
Muitas vezes, nos encontramos sobrecarregados porque assumimos compromissos que Deus não nos chamou para carregar, fazer o que não nos compete traz cansaço dobrado (BATISTA DO POVO. Lições das células).
Quando não estamos na vontade de Deus, frequentemente nos sentimos perdidos, isso gera um desgaste emocional e espiritual (BATISTA DO POVO. Lições das células).
No relato de Lc 5:1-11, Pedro e seus companheiros passaram a noite toda pescando sem sucesso. Exaustos, estavam prontos para desistir, até que Jesus os instruiu a lançar as redes novamente. Mesmo sem entender completamente, Pedro obedeceu e viu um milagre acontecer: uma pesca tão abundante que suas redes começaram a se romper. Esse episódio nos ensina que, sem a direção de Deus, nossos esforços podem ser infrutíferos, mas quando confiamos em Sua orientação, encontramos propósito e descanso verdadeiro (BATISTA DO POVO. Lições das células).
Descansar não significa ser inativo. Quando temos clareza das nossas prioridades, podemos olhar para os textos de Efésios 5.15-17 e Lucas 5.1-11 e perceber que a vontade de Deus é crucial para determinar o que deve ser prioritário em nossas vidas e ministério.
No final do relato Jesus chama Pedro e seus amigos para um propósito maior: “Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens” (Lc 5.10). Nesse convite, vemos que o verdadeiro descanso não está na ausência de trabalho, mas em viver conforme o propósito do Senhor. O Sl 62.1 declara: “Somente em Deus a minha alma tem repouso; dele vem a minha salvação”. Descansar em Deus significa confiar que Ele está no controle, que Seu plano é perfeito e que nossa vida encontra sentido quando seguimos Sua vontade. Quando nos rendemos a Ele, descobrimos que o maior descanso não é a ausência de tarefas, mas a paz que vem de saber que estamos onde deveríamos estar: no centro da vontade de Deus (BATISTA DO POVO. Lições das células).
Comentário Bíblico de Efésios: Através da Bíblia Em Primeiro Lugar, a Vontade de Deus é que Vivamos com Prudência: 5.15–17

A insensatez nos faz desconsiderar os princípios da Palavra de Deus, nos faz desrespeitar os mandamentos do Senhor e nos faz menosprezar a vontade de Deus. Na verdade, quem vive assim prova que não foi transformado pelo Espírito Santo. Esse tipo de vida provoca inimizade, ruptura no nosso relacionamento com Deus.

Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento C. Apelo por uma Nova Moralidade (4:17–5:21)

O importante é descobrir a vontade de Deus e então cumpri-la. Essa é a única maneira de ser eficiente e efetivo. É possível fazer a obra cristã conforme as nossas próprias ideias e na nossa própria força, agindo completamente fora da vontade do Senhor. O caminho da sabedoria consiste em discernir a vontade de Deus para a nossa vida individual e depois obedecer-lhe.

Aquele que se exercita dia e noite na meditação da lei facilmente triunfará sobre as dificuldades que Satanás amiúde coloca em seu caminho. Donde vem que alguns andam ao léu, outros caem, outros tropeçam, outros voltam atrás, senão porque permitiram a si próprios ser gradualmente cegados por Satanás, e se privaram da vontade de Deus, a qual devemos constantemente manter em memória? E observe-se que Paulo define sabedoria como entender qual é a vontade do Senhor. “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?” – pergunta Davi. “Observando-o segundo a tua palavra” [

Lendo Efésios com John Stott A Natureza da Sabedoria (Efésios 5.15–17)

Em segundo lugar, as pessoas sábias discernem a vontade de Deus. Elas têm certeza de que a sabedoria deve ser encontrada na vontade de Deus, em nenhum outro lugar. O próprio Jesus orou: “Não seja feita a minha vontade, mas a tua” e ensinou-nos a orar: “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. Nada é mais importante na vida do que descobrir e cumprir a vontade de Deus.

Ao procurar descobrir a vontade de Deus, devemos distinguir entre sua vontade geral e sua vontade particular. Sua vontade geral se relaciona com todos nós – isto é, tornar-nos como Cristo. Sua vontade particular, no entanto, diz respeito às especificidades de nossa vida, e é diferente para cada um de nós – que carreira seguiremos, se devemos nos casar e, se sim, com quem. Encontramos sua vontade geral nas Escrituras, mas não encontramos sua vontade particular lá. Para termos certeza, há princípios gerais na Bíblia para nos guiar, mas decisões detalhadas precisam ser tomadas após cuidadosa reflexão e oração, e a busca de conselhos de cristãos maduros e experientes.

5:15 mas como sábio A Bíblia associa intimamente a sabedoria com honrar e obedecer a Deus (por exemplo,

Se você é um estudante lutando com a pressão acadêmica, lembre-se de que a sabedoria não é apenas conhecimento, mas a habilidade de aplicar esse conhecimento de maneira eficaz. Em Provérbios 2:6, aprendemos que o Senhor dá sabedoria. Você pode se comprometer a dedicar um tempo diário para orar e pedir a Deus clareza e foco enquanto estuda. Além disso, considere estabelecer um cronograma de estudos que permita momentos de reflexão, fazendo pausas para colocar em prática o que aprendeu em projetos ou discussões com colegas.
Se você enfrenta dificuldades em compreender um conteúdo acadêmico complexo, busque a sabedoria mencionada em Provérbios 1:5, onde se incentiva a escuta atenta e o aprendizado. Proponha-se a encontrar um mentor ou tutor que possa ajudar a destrinchar esses conceitos difíceis. Além disso, utilize recursos online, como vídeos e podcasts, que explicam a matéria de forma mais acessível. O importante é permanecer curioso e disposto a procurar ajuda, sabendo que esse é um ato de sabedoria.
Agir como o Filho Jesus agiu, em qualquer circunstância, isso no dará descanso, porque obedece ao Pai e é sábio ao máximo.
Marcos 14.36 RAStr
E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres.
Gálatas 4.6 RAStr
E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!
Se você está se sentindo perdido em meio ao ruído da vida pública, lembre-se de Provérbios 4:7, que diz que a sabedoria é a principal coisa. Invista tempo em se informar sobre questões comunitárias que o afetam e busque entender diferentes perspectivas. Considere participar de reuniões de bairro ou fóruns públicos. Quando você agir para se tornar mais sabedor, poderá impactar sua comunidade de maneira significativa. Sua voz se tornará mais poderosa ao redor, inspirando outros a buscar também a sabedoria em suas decisões.
A) Você já se sentiu cansado(a) ao assumir compromissos que não estavam alinhados com a vontade de Deus para a sua vida? Como você lidou com isso?
B) Como podemos aprender a confiar mais nas instruções de Deus, mesmo quando elas parecem desafiadoras ou contrárias ao que esperamos?
C) Como você tem equilibrado o trabalho, o descanso e a sua vida espiritual?
D) Quais são as áreas da sua vida onde você tem tido dificuldade em descansar e confiar que Deus está no controle?

DESAFIO DA SEMANA

Refletir sobre como a tecnologia e as distrações estão consumindo nosso tempo e energia. Durante um período determinado da semana (por exemplo, 30 min ou 1 a 2 horas por dia), desconecte-se da tecnologia (celular, computador, redes sociais, etc.) e use esse tempo para descanso, oração ou leitura da Bíblia. Após esse período anote como foi essa experiência.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.