A Plenitude Pascal
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
Legendas de cores:
Texto base:
12 Disse o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito:
2 Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano.
3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família.
4 Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então, convidará ele o seu vizinho mais próximo, conforme o número das almas; conforme o que cada um puder comer, por aí calculareis quantos bastem para o cordeiro.
5 O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito;
6 e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde.
7 Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem;
8 naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão.
9 Não comereis do animal nada cru, nem cozido em água, porém assado ao fogo: a cabeça, as pernas e a fressura.
10 Nada deixareis dele até pela manhã; o que, porém, ficar até pela manhã, queimá-lo-eis.
11 Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR.
12 Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até aos animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o SENHOR. “”
13 O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito.
14 Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.
Introdução:
Irmãos em toda história de uma pessoa,ou um povo que sofre na mão de um tirano, é ser liberto,é poder está livre.Isso nós vimos em todas as épocas onde se predominou,a escravidão ou a exploração de um povo. E a história de Israel esse povo escolhido por Deus não era diferente,pois eles estavam sofrendo na mão do faraó o qual os colocava com grandes cargas,os afligindo dia a pós dia,mas seu gemido foi ouvido por DEUS,o qual os libertou e os deu uma ordem para que eles se lembrassem daquele dia ,a Páscoa do Senhor.
Segundo as escrituras esse memorial se iniciou na saída do povo de Israel do egito,quando Deus mandaria a ultima praga e a mais terrível de todas elas,e então faraó libertaria o povo de Deus para prestar culto a ELE no deserto.E mediante a isso vamos adentrar neste texto e vermos algumas coisas importantes ,afinal esse cerimonial e lembrado ainda nos dias de hoje,mas qual o seu significado,oque ele representa pra nós que somos Cristão.
Explicação;
Cordeiro: Então olhando para o texto vemos que do verso 1 ao verso 5 a bíblia vai falar sobre uma peça principal do cerimonial,o cordeiro, e cada família teria que ter o seu Êx 12.3 ,porque ele seria morto no décimo quarto dia daquele mês,e esse cordeiro tinha que ser perfeito sem defeito, macho de um ano,ou seja o melhor animal que estivesse a disposição da família esse seria sacrificado,porque este cordeiro não seria apenas um animal morto para se poder a comer a carne,nao!mas sim um sacrifício expiatório, dando sua vida pelas vidas dos primogênitos de Israel,ou seja em vez dos primogenitos morrerem naquela noite o cordeiro morreu no seu lugar como pagamento. E já podemos ver aqui a similiaridade deste cordeiro com Cristo,este era inocente,sem defeito,macho de um ano,Cristo também foi perfeito da sua boca não saiu pecado algum,em tudo foi provado mas em nada pecou,homem experimentado em dores segundo Is 53 ,por isso ELE foi o melhor que Deus pai tinha no céu, porque ELE é o proprio Deus.Paulo já dizia que Jesus foi o nosso Cordeiro Pascal 1Co 5.7, João Batista falou eis o cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo Jo 1.29 .Pois sabemos que os acontecimentos do antigo testamento são sombras do que aconteceria no novo ,segundo escreveu Paulo em Cl 2.16-17.Por isso podemos dizer que embora este animal teve no seu sacrifício 100% de precisão ,porque todos que ali dentro estavam não pereceu,mas sua expiação foi limitada, porque foi em uma região, a um povo ,e só as pessoas que estavam dentro daquelas casas,mas CRISTO não! com sua morte,ELE atingiu todos os quatro canto do mundo,rompendo etnias,classe social,acadêmica,morrendo por todo aquele que nele CRÊ,porque ele é o Cordeiro perfeito .
16 Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,
17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.
7 Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.
29 No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família.
A morte: E continuando o texto no Êx 12.6-12 ,vai falar que aquele cordeiro seria morto,e a sua carne serviria de comida para aquele povo ,junto com os pães sem fermento porque não daria tempo do pão crescer, e as ervas amargas, que simbolizava as amarguras que eles viviam ali no Egito,ou seja além da vida daquele cordeiro ter sido oferecido em troca da vida dos filhos de Israel, a carne dele também seria a fonte de alimento ,dando energia para aquele povo,mas aquela energia depois de algumas horas iria se definhar,porque isso é normal de um alimento terreno,de acordo com que vai passando o tempo, a energia daquele alimento acaba por isso a necessicidade de nos alimentarmos constantemente.Mas Cristo uma vez mais nos prova que aquele cordeirinho estava apontando para aquele que é prefeito Jesus Cristo,porque ele Jesus disse que era o pão vivo que desceu do céu,se alguém dele come-se viveria eternamente Jo 6.51 e isso Jesus se referia o seu corpo que foi ferido na cruz ,e que atravez do eu corpo seus sofrimentos ,sua pisaduras fomos sarados Is 53.5 .
6 e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde.
7 Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem;
8 naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão.
9 Não comereis do animal nada cru, nem cozido em água, porém assado ao fogo: a cabeça, as pernas e a fressura.
10 Nada deixareis dele até pela manhã; o que, porém, ficar até pela manhã, queimá-lo-eis.
11 Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do Senhor.
12 Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até aos animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor.
5 Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.
O sangue: Este elemento foi crucial,para que as familias ou indivíduos Êx 12.19 que ali estivessem não fossem afetados pelo juízo de Deus ,que passaria ali naquela noite,porque todos que não estavam dentro das casas que tinham como um sinal o sangue daquele cordeiro nos umbrais da porta seria morto.Porque o sangue era o sinal, que ali estava um povo de Deus, ou seja independente quem estivese la dentro estaria protegido,porque Deus quando passa-se por ali para ferir o povo egípicio e vesse aquela marca não permitiria o destruidor entra-se naquela casa Êx 12.23.Então a pascoa para os judeus é a celebração de quando o SENHOR passou por cima das casas do povo de israel quando foi ferir o povo Egìpicio com o seu juizo.
23 Porque o Senhor passará para ferir os egípcios; quando vir, porém, o sangue na verga da porta e em ambas as ombreiras, passará o Senhor aquela porta e não permitirá ao Destruidor que entre em vossas casas, para vos ferir.
19 Por sete dias, não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado será eliminado da congregação de Israel, tanto o peregrino como o natural da terra.
Aplicação e introdução: Esse cordeiro que era um animal inocente,foi suficiente para livrar todo o povo que ali estava dentro da casa porque ali estava como sinal o seu sangue,e todos que estavam dentro das casas não pereceram,não foram atingido.Porque Deus os preserveu até o fim,ou seja este sacrifício de um animal inocente,inracional funcionou perfeito naquilo que foi proposto pelo SENHOR,imagina o CORDEIRO DE DEUS,qual seria o valor seu sacrifício,segundo oque escreveu Apostolo Paulo aos Cl 2.16-17 oque ocorreu no antigo pacto era sombra daquilo que viria ou melhor sombras das coisas futuras.A sombra é apenas uma projeção ou imitação de traços indenticos da pessoa original,mas de maneira alguma pode se comparar com o verdadeiro indivíduo.É isso que Paulo fala das coisas que apontavam para Cristo,veremos os paralelismos da velha aliança ,para a nova aliança.
16 Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,
17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.
Cordeiro: Cristo também foi chamado de Cordeiro de DEUS embora o cordeiro da velha aliança,era um animalzinho inocente e inracional e estava ali apenas para fazer parte de uma cerimônia,agia apenas por instinto ,seja por medo,ou algo parecido, ele o cordeiro da velha aliança não tinha a noção do quanto aquele seu sangue foi precioso naquela ocasião,já o cordeiro de DEUS da nova aliança era muito maior e melhor,ele pensava,se movia por vontade própria,não !ele fazia muito mais que isso,ele fez cegos enxergar,mudos falar,paralíticos andarem,ressucitava mortos, porque ,todas as coisas foram feitas através Dele,e sem Ele nada do que foi feito se fez Jo 1.3 segundo João Batista este homem que se chamava Jesus é o CORDEIRO DE DEUS Jo 1.29.E Paulo ainda confirma na carta aos corintíos que Cristo é o nosso cordeiro Pascal 1Co 5.7.
7 Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.
Morte: a morte daquele animal a sua carne serviu para manter aquele povo saciado naquela noite apenas, dando a eles a energia que precisava durante a caminhada que deveriam seguir logo depois que DEUS passa-se sobre aquele lugar,mas era apenas uma sombra do que realmente aconteceria, ou seja passageiro, ele só podia da vigor energia naquelas horas que viriam,enquanto JESUS o Cordeiro de DEUS era o pão da vida Jo 6.35 ,o pão vivo que desceu do céu Jo 6.51.E sabe porque irmãos que a morte Dele,a carne Dele representava o pão da vida Is 53.5 porque ele carregou todas as nossas ofensas naquele madeiro,não que comemos no sentido literal ,mas como um pão vivo que desceu do céu ele nos alimentou,nos dando vida,através do seu corpo o qual foi ferido por nós!
5 Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
35 Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.
Sangue: Mesmo o sangue daquele animal tendo um papel fundamental naquela ocasião, sendo um sinal nos umbrais daquela porta os guardando-o do Destruidor que passaria alí para executar juízo no meio daquele povo,ele foi temporário ,ou seja aquele sangue que conservou com vida 100% dos que lá dentro estavam não permaneceu no outro dia.Mas este sinal apontava para algo perpétuo ,o verdadeiro sangue,o sangue de CRISTO,o qual foi passado nos umbrais da porta do nosso coração não como um sinal passageiro, mas sim como uma marca enterna, porque através do seu sangue nós fomos comprados At 20.28.E a extensão do seu poder é muito maior enquanto o sangue do velho pacto protegeria do juízo naquele momento,o de CRISTO no livraria uma vez para sempre da ira de DEUS segundo escreveu o escritor de Hb 9.24-28.Enquanto ali todos que estavam dentro das casas que tinha por sinal aquele sangue ninguém morreu independente de quem estaria ,CRISTO também prometeu que não perderia nenhum,segundo Jo 17.12,Jo 10.28-29 e sua extensão não ficou restrito a uma região ou país ou a um povo,mas se extendeu a todo o mundo Jo 3.16 a todos os povos ,gregos ou judeus porque todos pecaram e carecem da glória de DEUS Rm 3.23.CRISTO foi o verdadeiro cordeiro,tudo que se mostrou no velho testamento apontava para oque era perfeito,tudo eram sombras ,não era a imagem real porque somente nele CRISTO habita,corporalmente toda a plenitude da Dinvidade Cl 2.9
9 porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.
Conclusão: Aquele cordeiro pascal do velho testamento que garantiu através do seu sangue que aquele povo pudesse sobreviver quando DEUS passou no meio deles,era transitório ,porque todos os anos teriam que matar um cordeiro para a expiação do pecado tanto do povo como a do proprio sumo sacerdote,isso era apenas uma sombra,por isso o escritor de Hb9.24-28 e o apóstolo Paulo confirma que CRISTO foi osSacrifício perfeito 1Co 5.7 ,a qual saciou a ira de DEUS derramando o seu próprio sangue em favor de muitos Mc 14.24 , então quando alguém nos perguntar oque é a pascoa podemos dizer que a páscoa para nós significa que pelos méritos da obra de CRISTO na cruz a IRA de DEUS passou por cima de nossas vidas,pois nos umbrais de nossas portas seu precioso sangue atestou que fomos justificados,por isso não celebramos a páscoa anualmente ,mas antes celebramos a ceia do SENHOR.Ou seja celebramos a nossa páscoa todo dia primeiro do mês ,quando nos lembramos do sacrifício vicário de Cristo,onde através do seu sangue fomos comprados,porque em Cristo Deus anulou as nossa dívidas que era feita contra nós em ordenanças , a qual era nos prejudicial removeu-o inteiramente cravando-a numa Cruz Cl 2.13-14.
