Tg 5.7-11 Paciência no sofrimento

Sabedoria para viver  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 83 views

Tiago fala da importância da paciência na tribulação.

Notes
Transcript

Introdução:

Antigamente, uma viagem até a Barra do Corda podia durar um ou dois dias; hoje, em apenas 40 minutos, já estamos lá. Antes, cartas levavam semanas ou até meses para chegar ao destino. Hoje, uma mensagem atravessa o mundo em segundos. Para pagar uma conta, enfrentávamos filas em lotéricas; agora, resolvemos tudo pelo celular em menos de um minuto. Esses avanços, sem dúvida, são benéficos.
Palavras como instantâneo, expresso e imediato se tornaram extremamente populares nos últimos anos. Vivemos numa era em que tudo acontece muito rápido — e nós amamos essa velocidade!
Vivemos na geração instantânea, expressa! Observe: os produtos que mais vendem são os que prometem resultados imediatos: “Perca 5 quilos em uma semana!” “Fique rico em dois dias com esse curso milagroso!” “Use esse creme e elimine rugas em 24 horas!” “Participe dessa campanha e sua vida será transformada em 7 dias!”
Tudo gira em torno da pressa, da urgência, da satisfação instantânea! Resolva o seu problema já! As pessoas tem pressa, e, não querem esperar!
Mas a Palavra de Deus nos chama para um caminho diferente.
Neste texto, Tiago nos convida a cultivar a paciência. Ele nos mostra que, apesar de vivermos num mundo apressado, o cristão é chamado a viver com os olhos na eternidade, com o coração firme, aguardando com fé o retorno glorioso do Senhor.

Desenvolvimento e aplicação:

Espere pelo Senhor com paciência v.7-8

Você deve lembrar que os ricos, poderosos estavam maltratando os pobres, distorcendo a justiça, retendo os salários, os leitores de Tiago estavam entre esses desfavorecidos, passando por perseguições, sofrimentos, injustiças e etc… Então Tiago diz: “Portanto” conjução conclusiva, nesse caso, a conclusão de um raciocínio na prática.
Vocês estão passando por tudo isso, mas sejam pacientes até a vinda do Senhor! A palavra paciência significa aqui ser perseverante tendo em vista a vinda de Jesus, quando somos injustiçados tendemos a logo nos indignar e nos irar, mas se nos revestirmos do pensamento que Cristo em breve virá, podemos suportar todas as coisas, sem vacilar!
Tiago de maneira alguma estava desprezando o sofrimento de seu povo, pelo contrário, estava os lembrando que vale a pena sofrer por Cristo e que todo essa aflição iria passar! 5 vezes somos exortados à paciencia nesse texto.
Para ilustrar como devemos ser pacientes, o irmão de Jesus, usa um exemplo muito comum: Um lavrador.
Todos os que mexem com plantação, são exercitados na paciência, não posso querer plantar em um dia e colher no outro, pelo contrário, plantamos, cuidamos, aguardamos até que a planta dê o seu fruto! O agricultor, espera também as chuvas, as primeiras e ultimas chuvas. Em israel, uma boa colheita dependia da chuva, “a chuva no outono para a semeadura e a germinação, a chuva na primavera para o crescimento e a maturação.”
Assim como o agricultor que, com paciência inabalável, aguarda as chuvas no tempo certo, ele também espera com perseverança pela colheita. Mesmo diante das dificuldades, trabalha arduamente e, com esperança e confiança, espera pacientemente pelo precioso fruto da terra.
Dessa mesma maneira, o cristão é chamado a paciencia e ao trabalho! veja o versículo 8
Aplicação:
O crente precisa esperar com paciência a vinda do Senhor enquanto fortalece o seu coração nessa esperança!
Ilustração: Imagine que você espere algo por muito tempo, mas aquilo que você espera não aconteceu ainda! Nós temos a tendência a desanimar! Eu por exemplo, comprei um par de alianças na internet para o meu casamento, isso, a três anos atrás, até hoje eu espero a minha aliança ou o meu dinheiro, mas nunca chegou, levei um golpe, e na verdade, até perdir a esperança de reaver o dinheiro. Eu esmoreci, eu desanimei nesse caso. E quando esperamos por algo que ainda não aconteceu, e aparentemente demora para acontecer, nós tendemos ao desânimo. E é exatamente por isso que o texto nos diz:
James 5:8 NAA
Sejam também vocês pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima.
Devemos ser paciente e fortalecer o nosso coração, na esperança que temos! A esperança bendita de que Cristo voltará e então, para sempre viveremos com ele! Fortalecer o nosso coração, enchendo-o da verdade do Senhor: A vinda do Senhor está próxima! A cada dia que passa aquele grande dia está mais perto, ninguém sabe nem o dia nem a hora! Mais a cada dia que vivemos mais próximos do retorno glorioso de Cristo estamos! Eu preciso me lembrar disso, eu preciso me fortalecer nessa verdade! Jesus Cristo está voltando para nos buscar!
E quero contar brevemente como será a vinda do Senhor!
Mark 13:26 NAA
Então verão o Filho do Homem vindo nas nuvens, com grande poder e glória.
A segunda vinda de Cristo será visível, todo olho verá! O nosso Senhor descerá nas nuvens junto com o seu exercíto celestial cheio de glória e esplendor! E acontecerá que os mortos em Cristo ressucitarão primeiro, com um corpo transformado. E nós, os que estivermos vivos, seremos transformados, num abrir e fechar de olhos! O nosso corpo mortal será revestidos da incorruptibilidade! E seremos então arrebatados para o encontro com o Senhor nos ares! O arrebatamento também será visível!
1 Thessalonians 4:16–18 NAA
Porque o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolem uns aos outros com estas palavras.
São Palavras de consolo e alegria! Fortaleçamos o nosso coração nessa bendita esperança!

Passe pelo sofrimento com paciência v.9-11

Um comentário da BETN diz: Passar sofrimentos, tribulações e pressões pode levar o crente a descontar os seus problemas uns nos outros! E também lembramos do que já falamos sobre o julgamento errado que não devemos fazer, e Tiago, nos diz que o Juiz está às portas! Aquele que julga corretamente, aquele que sonda e conhece o coração de cada um, virá e fará a justiça aos pobres e oprimidos! “o juiz está ás portas” é mais uma expressão da eminente volta de nosso Senhor Jesus.
E também, em toda a escritura, somos chamados a nos preparar para sua volta! Na ocasião da volta de Jesus não devemos estar brigado com os nossos irmãos, mas lutando juntos para vivermos em amor.
Os sofrimentos dos profetas:
V. 10 Agora somos levados a refletir sobre a vida de homens de Deus que são exemplos de sofrimento e paciência: os profetas! Os profetas foram homens escolhidos por Deus para pregarem a sua mensagem ao povo, Hebreus nos diz que Deus falou anteriormente através deles!
Esse homens sofreram muito pela sua fidelidade ao Senhor!
O profeta Elias: Elias desafiou os profetas de Ball e sofreu grande perseguição por parte do Rei Acabe e a sua esposa Jezabel, fugiu para o deserto onde desejou a própria morte!
O profeta Jeremias: sofreu duras perseguições, aprisionamentos, foi jogado em um poço de lama onde, foi ridicularizado, fora ameaçado de morte, acusado de traição.
O Profeta Isaias: Que, segundo a tradição foi morto serrado ao meio!
O profeta Daniel: Levado em cativeiro para a Babilônia, ali enfrentou conspirações, foi jogado cova dos leões, passou por muitos sofrimentos.
O profeta Zacarias: Que foi morto por apredejamento no templo do Senhor, por repreender o povo por sua infidelidade a Deus!
Todos esses são citados na lista dos Herois da fé em Hebreus 11, homens sofredores, homens pacientes! Sofreram pela desobediência? Porque estavam em pecado? Não! Sofreram por amar a Deus e sua fidelidade a Ele! Levaram a sua missão e foram fieis até o fim de suas vidas! Tome como exemplo esses homens!
Eis que consideramos felizes os que foram perseverantes.
Porque o consideramos felizes? Porque Cristo os considera Mateus 5.11–12 “— Bem-aventurados são vocês quando, por minha causa, os insultarem e os perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vocês. Alegrem-se e exultem, porque é grande a sua recompensa nos céus; pois assim perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.”
O próprio Cristo considera e declara como abençoada, feliz, aqueles que são perseguidos e suportam com paciência e confiança as tribulações!
Tribulações e sofrimentos, fazem parte da vida do cristão! Enquantos muitos considerem essas coisas como maldição, Deus as usa para a nossa santificação e para a glória de Cristo Jesus. E por isso Tiago escreve
James 1:2 NAA
Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações,
Devemos tomar o profetas como exemplo, devemos olhar para suas vidas e seguir seu testemunho!
Nós tambem sofremos, Cristo nos disse que passariamos por aflições! E precisamos ter a postura correta no sofrimento!
Nessa semana, minha esposa compartilhou comigo o exemplo de uma irmã querida lá de Boa Vista, a dona Terezinha (que já está com o Senhor) ela já era idosa, enfrentava problemas de saúde e outras dificuldades, mas sempre muito alegre, e carregava um bordão consigo: “Mais sofreu Jesus”. O nosso Senhor, sofreu enquanto esteve nesse mundo mau, sofreu perseguição, humilhações, foi preso, levou a sua cruz, foi crucificado! No sofrimento Cristo é o nosso exemplo!
Ao passar por tribulações, traga a memoria esses homens do passado, lembre-se do nosso Jesus Cristo! Lembre-se das Palavras da dona Terezinha: Mais sofreu Jesus! Seja paciente nas tribulações! Persevere nas adversidades! Jesus considera todos os que sofrem pelo seu nome como bem-aventurados, felizes, abençoados!
Tudo isso vai passar! Para o Cristão, toda tribulação é passageira, mesmo que dure a vida inteira! Pois Cristo nosso maior exemplo, entrou no tempo, venceu a morte e nos garante que voltará, então secará dos olhos todo pranto, trocando a angústia por canto. No eterno lar vamos habitar, E enfim, em paz, vamos descansar!
Como cantar Marcos Almeida: Toda dor é por enquanto! Portanto seja paciente e confie no Senhor!

A paciência de Jó v.11b

Outro exemplo nos é apresentado: Jó e sua paciência! Jó foi um homem muito sofredor, no mesmo dia recebeu a noticia que havia perdido tudo! Seus bens foram roubados, animais foram mortos, seus servos também foram mortos, todos os seus filhos morreram quando a casa em que estavam desabou sobre eles.
Job 1:20–21 NAA
Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça, prostrou-se em terra e adorou. E disse: — Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei. O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!
Aplicação rápida: Aprenda a louvar no sofrimento.
Após isso, Jó foi acometido de tumores malignos que cobriam todo o seu corpo! Ele pegou um caco de barra para raspar as feridas; além do mais a sua própria esposa: Diz que deveria amaldiçoar a Deus e morrer!
Mais uma vez, observe a resposta de Jó:
Job 2:10 NAA
Mas Jó respondeu: — Você fala como uma doida. Temos recebido de Deus o bem; por que não receberíamos também o mal? Em tudo isto Jó não pecou com os seus lábios.
Depois lhes aparecem três amigos ao invés de ajuda-lo, o acusam de ter pecado, e esse amigos possuem uma ideia muito errada sobre Deus! Jó questiona a justiça do Senhor e exige uma explicação (31.35) Então Deus aparece e responde a Jó! No final do livro esse homem chega a uma conclusão: “Antes eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te contemplam!” Deus usou o sofrimento, para Jó que o conhecesse mais plenamente!
Satanás queria a destruição completa de Jó, mas Deus, transformou o mal em bem! Restaurou-lhe a saúde, lhe deu novos filhos, servos e também os seus rebanhos! O texto Bíblico nos ensina que o seu útimo estado foi melhor que o primeiro! Foi mais abençoado do que no princípio!
Tiago nos diz que sabemos como Deus conduziu toda essa situação, e como foi o fim desse sofrimento.
Sabe porque? O Senhor é misericordioso e compassivo. No sofrimento, sempre podemos esperar com paciência no Senhor certos que receberemos da parte dEle, graça, misericódia e compaixão!
Veja o testemunho do salmista:
Psalm 40:1–3 NAA
Esperei com paciência pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um atoleiro de lama; colocou os meus pés sobre uma rocha e firmou os meus passos. E me pôs nos lábios um cântico novo, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor.
E ler também o Salmo 37 .

Conclusão:

Todos os que esperam no Senhor jamais serão envergonhados! Somos chamados a aguardar com paciência o glorioso retorno do nosso Senhor Jesus Cristo. Enquanto esperamos, fortaleçamos o nosso coração com a certeza de que Ele virá — e não tardará. Podemos ser injustiçados, podemos sofrer neste mundo, mas Ele virá para nos salvar e reinará com justiça!
Seja no meio da dor, da perda ou da espera, sejamos pacientes, assim como os profetas que, mesmo obedecendo fielmente ao Senhor, enfrentaram tribulações — mas confiaram em Deus e perseveraram.
E que não nos esqueçamos do exemplo de Jó: sua paciência no sofrimento nos mostra como Deus é bondoso, e como Ele pode transformar o mal em bem. O Senhor é sempre cheio de misericórdia e compaixão!
Em resumo: está sofrendo? Seja paciente. Espere pelo Senhor! Viva e trabalhe com os olhos fixos na esperança da Sua vinda. Que o nosso coração descanse em Deus, sabendo que Ele está no controle e tudo faz para o nosso bem.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.