O que é fé?

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 24 views
Notes
Transcript
Hebreus 11.1–3 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.”
A vida cristã é a vida de fé. A salvação depende da fé; esta é a chave que abre a fechadura da porta para a vida eterna.
A fé e o canal pelo qual recebemos os benefícios da obra salvadora de Cristo; um comentarista bíblico disse que a fé é o copo que Deus enche com sua graça salvadora.
É por meio da fé – pelo acreditar – que somos salvos, e por falta da fé é que estamos perdidos. John Owen nos diz o porquê em seu comentário em Hebreus:
“É a fé somente que, desde o início do mundo, em todas as épocas, sob todas as dispensações da graça divina […] tem sido o único princípio de vida dedicada a Deus na igreja, de obtenção das promessas, de herdar a vida eterna; de continuar assim para estar na consumação de todas as coisas. […] A vida espiritual é pela fé. Também a vitória, a perseverança e a salvação. Assim tem sido desde o princípio.”
Entretanto, essa fé não tem nada haver com nossos méritos e nem com nossa capacidade de decidir ter fé, a biblia diz que a fé é um dom de Deus!
Efésios 2.8 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;”
C.S. Lewis disse que a natureza da fé está: “ Cristo oferece algo por nada, na verdade, ele oferece tudo por nada. Em certo sentido, toda a vida cristã consiste precisamente em aceitar essa oferta magnifica, mas o difícil mesmo é chegar ao ponto de reconhecer que tudo o que fizemos e podemos fazer se resume em nada”.
Isso é bem verdade, pois as pessoas querem a salvação mas no intimo do seu coração estão esperando o tapinha nas costas e uma frase dizendo: “parabéns, você é uma pessoa muito boa e merece a salvação.”
Entretanto, aqueles que possuem a fé em cristo, tem uma segura e uma certeza tão grande em Jesus e suas promessas que, não deseja fazer as coisas para ser salvo, não faz as coisa para obter o paraíso como recompensa de suas ações, mas inevitavelmente querendo agir de tal maneira porque já tem dentro de si um primeiro vislumbre ainda que limitado do Cristo ressurreto, do Reino de Deus!
Ponto de vista da epístola aos Hebreus sobre a fé -
quando lemos Hebreus, percebemos a forma que o autor lida com o mundo material e o mundo espiritual.
o autor vai trabalhar a realidade destes dois mundos dizendo que, o mundo material é temporal e se desintegra, e que este mundo esta contaminado pelo mal ou pecado.
o mundo espiritual é o celestial, perfeito, livre do pecado. E Cristo aparece entre esses dois mundos.
O autor vai dizer que o mundo físico é uma cópia do mundo celestial, ele vai trabalhar isso com relação a lei, ao tarbenaculo, com relação ao culto… tudo isso era uma sobra da realidade celestial…
Hebreus 10.1 “Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.”
Pois bem, o autor continua e conclui que toda essa realidade material, lei, tabernaculo, culto… apontam para Jesus, pois nele esta toda a plenitude destas coisas limitadas.
Hebreus 10.11–16 “Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados; Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés. Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados. E disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto, após ter dito: Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei,”
Hb.10 continua falando da plenitude de Cristo, da sua perfeição que agora pela fé, podemos ter a garantia de entrar no Santo dos Santos...
Hebreus 10.19 “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,”
Quando temos a nossa fé em Jesus, podemos viver certos de uma realidade que não podemos ver agora fisicamente, mas que já é uma realidade em nossos corações!
Portanto, a fé consiste no exercício da vida cristã, em que esta vida se entrega aos cuidados do Jesus o Verbo divino, para que esta vida seja transformada segundo a sua imagem.
A fé nos transforma segundo os moldes da maior de todas as realidades, Jesus Cristo!
Romanos 8.29 “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”
2Coríntios 3.18 “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”
Hb.11 vai nos ensinar isto, o que é fé? e nos dará exemplos de grandes personagens que pela fé, viveram para a gloria de Deus!

O CONCEITO DA FÉ

A palavra fé ocorre por 244 vezes nas paginas do N.T, a bíblia apresenta varios aspectos da fé, de modo que levariamos uma vida inteira para apreciar cada um deles, entretanto o autor aos Hebreus nos da uma definição de fé. A titulo de curiosidade, é a unica definição do conceito de fé que encontramos na Bíblia.
Segundo a palavra de Deus, a Fé indica a apropriação de tudo quanto Deus nos oferece por meio de Jesus Cristo, em outra palavras, é a completa entrega da vida aos cuidados do Senhor.
Hebreus 11.1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.”
NTLHA fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.
RC95 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.
A palavra grega traduzida por “certeza”, é “upostasis”, palavra comum para indicar a “natureza real” ou “a natureza essencial” de alguma coisa. Essa palavra é usada para falar da realidade de algo subjetivo.
O uso dessa palavra por parte do autor parece indicar que ele encarava a fé como algo que dava substancia as realidades invisiveis para nós.
A fé torna real o mundo eterno e invisivel para nós, a fé traz para nós as realidades desse mundo como se ele realmente se fizesse presente, embora continue ausente.
A fé é o meio que dispomos para ver, aceitar e aplicar o Reino de Deus em nosso mundo visivel!
A fé é o meio atraves do qual vivemos segundo as dimenssoes eternas!
Um ponto a observar é que as vezes confundimos fé com confiança… e os gurus da auto ajuda são fenomenais em te ensinar a confundir essas verdades…
Temos uma inclinação muito grande em confiar em nossa robustez fisica, nossa capacidade intelectual, nos padrinhos da vida… mas nos esquecemos que tudo isso é do mundo caido, de um mundo que aponta para o verdadeiro… quando surge as provas e os desastres, quando as circunstancias fogem do nosso controle, começamos a afundar… e ai a unica coisa que nos resta e o despero e nesse momento começamos a clamar…
como pedro… “Salva-me Senhor!”… “homem de pequena fé”. Mt.14.30-31
Precisamos fazer uma analise, para avaliarmos se estamos nos apegando a fé ou a confiança!
Hebreus 11.1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.”
O termo grego traduzido aqui por convicção é “elegchos” que quer dizer prova dando o sentido de convicção.
Em outras palavras, a fé é uma demostração convicente, para a mente espiritual, acerca das realidades e da importancia do mundo eterno, sobretudo Jesus!
portante não é uma hipotese, um sonho esperançoso, o fruto de um desejo.
Antes, tal convicção é interna, um dos aspectos do fruto do Espirito, permanece de pé mesmo sem provas colhidas, descobre um novo mundo sem qualquer mapa, é o meio pelo qual transcendemos a razão e os sentidos, de modo a pensarmos e agirmos de acordo com os padrões celestiais.
A fé acredita naquilo que não vê, pois quando se achegar a vê, não precisa da fé.
um comentarista biblico disse: “O Senhor se foi, para não mais ser visto. Ele esta oculto para que nele possa crer, o desejo anelante por aquele que esta invisivel, mediante a fé, é a preparação de uma mansao celestial para nós. Quando ele for visto, então ele nos será dado como a recompensa da fé.”

PELA FÉ DAREMOS BOM TESTEMUNHO

Hebreus 11.2 “Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho.”
Essa expressão “pela fé”, aparece cerca de 20 vezes neste capitulo.
Isso nos mostra que todo o avanço espiritual, a superação dos desafios, o bom testemunho de vida cristã, o poder superar os sofrimentos, estão alicerçados sobre a fé para com Deus e a entrega total a este mundo invisivel em nosso coração.
Gálatas 2.20 “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”
“Bom testemunho”, Isso significa que os anciãos, os antigos receberam a aprovação de Deus devido a sua fé.
Eles não foram reconhecidos por suas conquistas neste mundo, por suas riquezas… o reconhecimento se deu por causa da fé!
Porquanto o testemunho que deram, não era um testemunho desse mundo, mas um testemunho do reino de Deus, era o testemunho divino, logo a aprovação que eles buscavam era a aprovação Divina, aprovação do Reino de Deus!
Qual aprovação você tem buscado?
Perceba que a palavra testemunho aqui é “martureo”, palavra essa que traz a ideias de “ser aprovado”, “ter boa fama”.
Essa aprovação primeiramente é divina para depois ser humana, essa verdade era evidente na vida de Jesus!
Lucas 2.52 “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.”
Em outras palavras podemos dizer que eles eram reconhecidos diante dos homens e davam bom testemunho porque eram aprovados diante de Deus!
Esta aqui o grande segredo de uma vida próspera, viver pela fé! Pela fé somos aprovados diante de Deus e reconhecidos diante dos homens!

Uma ilustração da fé

Hebreus 11.3 “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.”
No versículo 3 temos uma ilustração da fé.
É interessante dizer antes que, o escritor enfatiza o aspecto da perseverança da fé e coloca a fé visivelmente contra a incredulidade.
Hebreus 10.36 “Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.”
A fé, então, é a confiança que o crente expressa quando enfrenta incredulidade ostensiva.
Essa incredulidade envolve o crente especialmente quando a origem do mundo se torna o tema da discussão.
O homem moderno se recusa a aceitar a narrativa da criação registrada em Gênesis.
Para ele, o ensino da evolução resolve os problemas e responde às questões da duvida.
Entretanto, quando eles rejeitam a narrativa biblica, eles estão rejeitando o próprio Deus, isso por que lhes faltam a fé.
Contra a incredulidade, o cristão firmemente mantém sua fé. Ele ensina com confiança a narrativa da criação que Deus revelou na Escritura.
Porque? porque ele vive pela fé, pela ralidade do reino de Deus em seu coração!
Ilustração:
Esta é a história de um alpinista que sempre buscava superar mais e mais desafios.
Ele resolveu depois de muitos anos de preparação escalar o Aconcágua, localizado na Cordilheira dos Andes, Argentina 6.961 m.
Ele decidiu ir só, acreditando em suas habilidades conquistadas ao logo da vida.
Começou a subir e foi ficando cada vez mais tarde, e por que não havia se preparado para acampar, resolveu seguir a escalada decidido a atingir o topo.
Escureceu, e a noite caiu como um breu nas alturas da montanha, e não era possível mais enxergar um palmo à frente do nariz, não se via absolutamente nada!
Tudo era escuridão. Zero de visibilidade. Não havia Lua e as estrelas estavam coberta pelas nuvens.
Subindo por uma "parede" a apenas 100 m. do topo ele escorregou e caiu ...
Ele continuava caindo ... e nesses angustiantes momentos passaram por sua mente todos os momentos felizes e tristes que já havia vivido em sua vida.
De repente ele sentiu um puxão forte, que quase o partiu pela metade.
Como todo alpinista experimentado, havia cravado estacas de segurança com grampos a uma corda comprida que fixou em sua cintura. Nesses momentos de silêncio suspendido pelos ares na completa escuridão, não havia nada a fazer a não ser gritar: - Ó meu Deus me ajude! De repente uma voz grave e profunda vinda dos céus respondeu: - O que você quer de mim meu filho? - Me salve meu Deus por favor? - Você realmente acredita que eu possa te salvar? - Eu tenho certeza meu Deus! - Então, corte a corda que te mantém pendurado ... Ouve um momento de silêncio e reflexão. O homem se agarrou mais ainda a corda e refletiu que se fizesse isso morreria... Conta o pessoal de resgate que ao realizar as buscas encontrou um alpinista congelado, morto, agarrado com força com suas duas mãos a uma corda...a somente meio metro do chão ... "Por vezes nos agarramos as nossas velhas cordas que nos mantém seguros, porém ter fé é entregar totalmente o controle da sua vida ao Pai.
Que possamos todos entregar-nos e viver plenamente na confiança de que existe Aquele que está sempre ao nosso lado a nos suportar, mesmo que nossa corda arrebente.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.