RESTAURADOS PELA OBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 12 viewsNotes
Transcript
O QUE VOCÊ FARIA SE TIVESSE APENAS 30 DIAS PARA VIVER? Quais seriam suas prioridades? O que faria explodir dentro de você um caráter de urgência? Será que você buscaria um AVIVAMENTO ESPIRITUAL que, a partir de você, alcançasse o maior número de pessoas? É sobre isso que falaremos encerrando a série RESTAURADOS, AVIVAMENTO A PARTIR DA OBEDIÊNCIA À PALAVRA.
Nosso texto está em Neemias 8 a partir do verso 13, mas é importante passarmos de forma panorâmica pelos versículos anteriores para vermos o contexto que estamos.
O povo havia retornado da Babilônia, estavam novamente em suas casas retomando suas vidas. Nesse capítulo vemos que o povo está em um avivamento espiritual. Eles se ajuntaram na praça, diante da Porta das águas, e Esdras trouxe o Livro da lei e leu desde o amanhecer até o meio-dia, e todos tinham os ouvidos atentos à leitura. Era um povo reverente,
Esdras abriu o livro à vista de todo o povo, porque estava acima dele; abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.
que se comovia diante da Palavra e adorava com humilhação, com rostos em terra.
Esdras bendisse ao Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém! E, levantando as mãos; inclinaram-se e adoraram o Senhor, com o rosto em terra.
A comoção era tão grande que o povo chorava diante da Lei de Deus.
Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam todo o povo lhe disseram: Este dia é consagrado ao Senhor, vosso Deus, pelo que não pranteeis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei.
Sinais de um povo RESTAURADO SEMPRE EM RESTAURAÇÃO. AVIVADO SEMPRE AVIVAMENTO.
É preocupante, triste e assustadora a realidade presente em nosso meio! Não nos comovemos mais com a Palavra de Deus, com a lei de Deus como o povo no tempo de Esdras. A palavra que vale é a do nosso coração. A lei que vale é a que definimos como padrão para seguirmos. As orientações de um livro antigo não são mais a base para nosso caminhar. Não nos emocionamos com a Palavra. Não damos atenção à leitura e à assimilação das verdades Nela contidas. Isso explica a sociedade moralmente falida que nós estamos, e a falência pessoal que nos encontramos. PRECISAMOS URGENTEMENTE VOLTAR PARA DEUS! PRECISAMOS DE UM FERVOROSO AVIVAMENTO, E ISSO PASSA PRIMORDIALMENTE EM UMA VOLTA PARA A PALAVRA!
Veremos isso nos versículos 13 a 18, mostrando um AVIVAMENTO NA LIDERANÇA, A REDESCOBERTA DA PROTEÇÃO DIVINA, A OBEDIÊNCIA QUE RESTAUROU A ALEGRIA E A CENTRALIDADE DA PALAVRA NO CULTO.
1 - AVIVAMENTO NA LIDERANÇA
No segundo dia do mês, os chefes de todas as famílias, os sacerdotes e os levitas reuniram-se com o escriba Esdras para estudarem as palavras da Lei.
Um verdadeiro Avivamento acontece com a liderança das famílias e das Igrejas estudando a Palavra. O texto é claro em apresentar os chefes das famílias e os líderes do Templo (sacerdotes e levitas) se debruçando na Palavra. Chefes das famílias eram os homens mais velhos, as referências influentes das famílias. Os sacerdotes e levitas eram a referência da Casa do Senhor.
Em casa, os pais inculcavam a Lei na mente dos filhos, e no Templo as pessoas deveriam receber esses ensinos. Essa prática havia se perdido com o período de Cativeiro, mas o povo voltou para Jerusalém, e estava retomando suas práticas devocionais. Nada melhor que ter os CHEFES DAS FAMÍLIAS e LÍDERES DO TEMPLO estudando a Lei de Deus. Sinal claro de restauração. Sinal claro de AVIVAMENTO ESPIRITUAL.
Quando tivermos chefes de famílias sendo homens de Deus em seus lares, levando para suas casas a Palavra de Deus, estaremos próximos de um grande avivamento espiritual. Mas enquanto tivermos chefes de famílias indiferentes à Palavra, sendo referência de tudo menos de homens de Deus, que amam e vivem a Palavra, continuaremos tendo famílias raquíticas espiritualmente. E percebam que não estou falando em pais trazerem a família para a Igreja, mas primeiramente levarem o ensino para seus lares. Fazendo isso, o prazer pela Casa de Deus será natural.
Da mesma forma, quando tivermos líderes religiosos sendo homens de Deus em suas Igrejas, levando para a Igreja a Palavra de Deus, estaremos próximos de um grande avivamento espiritual. Mas enquanto tivermos líderes religiosos usando a Palavra para autopromoção, engrandecimento pessoal, enriquecimento financeiro, sendo referência de tudo menos de homens de Deus, que amam e vivem a Palavra, continuaremos tendo Igrejas raquíticas espiritualmente. Que adiante pais trazerem a família para a Igreja e não ouvirem a Palavra que liberta? O AVIVAMENTO ACONTECEU no tempo de Neemias nas casas e no Templo através de líderes que buscaram estudarem a Palavra de Deus. Quanto tempo você lê a Bíblia com seus filhos? Se você tivesse apenas 30 dias pra viver, isso seria uma prioridade? Da mesma forma os líderes da nossa Igreja estão trabalhando tendo a Palavra como farol iluminando o caminho?
2 - AVIVAMENTO COM A REDESCOBERTA DA PROVISÃO DIVINA
Acharam escrito na Lei que o Senhor ordenara por intermédio de Moisés que os filhos de Israel habitassem em cabanas, durante a festa do sétimo mês; que publicassem e fizessem passar pregão por todas as suas cidades e em Jerusalém, dizendo: Saí ao monte e trazei ramos de oliveiras, ramos de zambujeiros, ramos de murtas, ramos de palmeiras e ramos de árvores frondosas, para fazer cabanas, como está escrito.
Quando começamos a estudar a Palavra, seja em casa ou na Igreja, ela nos revela coisas grandes e ocultas. Os líderes do nosso texto acharam na Lei que Deus havia ordenado que habitassem em cabanas durante a Festa das Cabanas. Era uma Festa instituída por Deus para o povo lembrar do período no deserto em que eles habitaram em tendas e não lhes faltou a provisão de Deus. No período pós-exílio o povo estava redescobrindo essa prática e junto com ela redescobrindo a provisão divina.
A Bíblia nos revela de capa a capa que não precisamos nos preocupar com o que comer, beber ou vestir. Como o povo no deserto no tempo que andavam em tendas, a comida veio do céu, a água saiu da rocha, as sandálias não se gastaram, o Deus provedor esteve com eles, E ESTÁ CONOSCO. Uma vida avivada é aquele que, por meio da Palavra, redescobre essa verdade e anda por ela.
Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.
Que um pleno avivamento venha em nossas vidas, nos fazendo, a partir da Palavra, depender da provisão que vem de Deus.
3 - AVIVAMENTO COM A OBEDIÊNCIA QUE RESTAURA A ALEGRIA
Saiu, pois, o povo, trouxeram os ramos e fizeram para si cabanas, cada um no seu terraço, e nos seus pátios, e nos átrios da Casa de Deus, e na praça da Porta das Águas, e na praça da Porta de Efraim. Toda a congregação dos que tinham voltado do cativeiro fez cabanas e nelas habitou; porque nunca fizeram assim os filhos de Israel, desde os dias de Josué, filho de Num, até àquele dia; e houve mui grande alegria.
O povo prontamente obedeceu a Palavra lida, saiu e trouxeram os ramos para produzirem as cabanas. Cada qual no seu terraço e pátios, nos átrios da Casa de Deus e nas praças. Vejam que a obediência levou festa para as casas, para a Igreja e para as ruas. GLÓRIA A DEUS! Quantas famílias vivem uma vida de tristeza, amargura, prisão no passado, por falta de obedecerem a Palavra. Quantas Igrejas estão inchadas de pessoas minguadas da alegria do Espírito por não obedecerem a Palavra. Como as praças das cidades estão necessitadas dessa alegria, mas não têm porque as famílias dos crentes e as Igrejas não obedecem a Palavra. Precisamos desse avivamento que nos faz obedecer e nos fortalecermos na alegria do Senhor.
4 - AVIVAMENTO COM A PALAVRA NO CENTRO DO CULTO
Dia após dia, desde o primeiro até o último dia da festa, Esdras leu o Livro da Lei de Deus. Eles celebraram a festa durante sete dias, e no oitavo dia, conforme o ritual, houve uma reunião solene.
A Festa das Cabanas acontecia em sete dias, e o último havia sempre um ajuntamento solene. A PALAVRA ESTAVA NO CENTRO EM TODA FESTA. Algo que a tradição reformada nos deixou é que no culto reformado a PALAVRA É LIDA, CANTADA E PREGADA. A Palavra está no Centro. Por isso em nossa Igreja não temos avisos no meio do Culto, nem homenagens de qualquer espécie. A PALAVRA É O CENTRO. E deve ser o Centro no culto da nossa vida. Que Deus derrame em nós um avivamento espiritual marcante. Que as famílias estejam avivadas. Que as Igrejas também tenham esse enchimento espiritual. Que a alegria da salvação inunde as casas, Igrejas e saiam às ruas das cidades, com todos obedecendo a PALAVRA e fazendo dela o Centro de suas vidas.
