O MAIOR SPOILER DE TODOS OS TEMPOS

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

O ano era 2015. Eu e meu pai sempre assistíamos filmes aos sábados. Nós começávamos de manhã e íamos até de noite maratonando clássicos como: Alien (o oitavo passageiro); Exterminador do Futuro, Senhor dos Anéis, Rocky Balboa e Star Wars. Na verdade, quem mais assistia aos filmes era eu, já que meu pai acabava pegando no sono.
Até que um dia, assistindo um comercial que passava na televisão, depois de 32 anos a saga Star Wars lançaria um novo filme: Star Wars episódio VII! Meu pai comentava que tinha assistido a esses grandes clássicos no cinema, no ano da estreia! E eu ficava imaginando a emoção de ter assistido o primeiro filme de Star Wars no lançamento!
Com aquele comercial eu sabia de uma coisa: a minha hora chegou! Antes da estreia do filme, todos os sábados, eu e meu pai reassistíamos uma ou duas obras do incrível universo intergaláctico criado por George Lucas!
Compramos o ingresso. Não era na data do lançamento, mas era quase. Compramos os ingressos pelo site do cinema. O filme foi lançado numa sexta feira, meu pai e eu iríamos na outra semana.
Sábado um dia depois da estreia, um garoto de outro de outra igreja do meu presbitério, numa programação de adolescentes, ouviu que eu tinha comprados os ingressos, veio até mim e me disse com todas as palavras: “o Han solo morre no final”.
(silencio desesperador)
Um dos personagens mais icônicos de toda a série, aquele que pilotava a Millennium Falcon (a espaçonave mais veloz de toda a galáxia), o mercenário que nos primeiros filmes da saga devia dinheiro para Jabba o Hutt (o bicho mais feio que eu já vi) morre nas mãos de Kylo Ren (neto de Darth Vader, um dos vilões mais poderosos e incríveis de toda a história do cinema).
E eu fiquei sabendo disso antes de assistir ao filme.
O nome técnico para esse crime é spoiler: receber uma informação importante de uma obra antes de ter acesso ao fato em si. Eu acho que até hoje eu sinto dificuldade de perdoar aquele rapaz. Uma notícia que me estragou o prazer de assistir ao filme.
Chegou o grande dia. Fomos meu pai e eu para o cinema. Eu já sabia do que iria acontecer, e meu pai não. Na medida em que o filme ia passando, eu não conseguia sentir aquela mesma alegria de algumas semanas antes.
Finalmente chegou a cena da batalha entre Kylo Ren e Han Solo, meu pai quase chorando de emoção do meu lado e eu triste, desolado por ter recebido aquela informação importante antes do final da história.
E se eu te dissesse que nem todo spoiler é ruim? E se eu te mostrasse que a Bíblia tem um spoiler no Antigo Testamento sobre que aconteceria no Novo Testamento? Pois bem, abra sua Bíblia comigo em Gênesis capítulo 3 para:
TÍTULO: O MAIOR SPOILER DE TODOS OS TEMPOS.
LEITURA
14 Então, o Senhor Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.
15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
ORAÇÃO
OBJETIVO: Meu objetivo hoje é mostrar como a história da Queda, ainda que pareça negativa, revela o propósito de Deus para o ser humano.

1. DEUS JULGA O PECADO (v.14)

14 Então, o Senhor Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.

EXPLICAÇÃO

Todo filme tem dois lados da moeda: o que o autor/diretor do filme quis dizer e o que o público/audiência de fato entendeu. Nem sempre essas coisas caminham juntas. Numa época como a nossa, estamos rodeados pelos críticos cinematográficos, pessoas que julgam a obra 1) pelo que fala, 2) o que não fala e 3) como fala.
E nós, que somos leitores, também modernos, não conseguimos escapar dessa influência cultural. Avaliamos o texto de maneira subjetiva e nos esquecemos que a Bíblia é uma obra que foi escrita de maneira objetiva. Nós procuramos o propósito da obra conforme a nossa visão de mundo e não conforme o propósito do autor pelo qual a obra foi escrita.
Com isso eu não estou querendo dizer que o leitor não tenha dúvidas, que a nossa natureza humana gostaria que alguns pontos estivessem um pouco mais explicados conforme o nosso gosto. Mas eu quero te chamar a atenção para duas coisas: 1) quais são os pontos que nós, leitores cristãos consideramos importantes e 2) o que Deus considerou importante na hora de registrar essa história por meio das mãos de Moisés.
A audiência repara em características do roteio que, muitas vezes, não foram importantes para o diretor na hora de gravar o filme. O nosso foco moderno está em detalhes que, na maioria das vezes, não fazem parte da intenção do autor em detalhar para nós.
Quem aqui nunca assistiu um filme e ficou pensando: “poxa aquela história é tão boa, por que eles não gravaram/escreveram mais sobre aquele personagem?”. Talvez seja por isso que, as séries gravadas hoje possuem outras séries paralelas e que desenvolvem um pouco mais sobre outras histórias paralelas aquela história principal.
Sobre o texto que nós acabamos de ler, qual a mensagem que o público se preocupa?
a) Natureza da história: essa é uma história literal e histórica ou metafórica e alegórica? Isto é, essa é uma história que aconteceu de verdade ou são símbolos que transmitem verdades espirituais?
Esse é o lado científico da nossa preocupação e parte do fato de que procuramos encontrar na Bíblia tratados científicos metologicamente verificáveis sobre um Deus que, em última instância, é incomprienssível em sua completude e que não precisa provar nada cientificamente para ninguém.
Em última instância, nem a própria ciência fala sobre absolutamente tudo mas, antes, parte do pressuposto que o absoluto nada deixou de ser nada do nada para ser alguma coisa e não há motivo, não há propósito, apenas o acaso.
b) Quem é a serpente?: Se a serpente foi possuída por Satanás, a maldição é metafórica ou literal e o que ela significa?
Esse é o lado curioso da nossa preocupação. Aqui, temos uma pergunta que mexe como lado lógico do nosso raciocínio. Animais não falam a língua dos homens. Até mesmo o som que o papagaio faz quando imita o ser humano não pode ser chamada de fala, mas de siringe. Outros animais como os golfinhos, o pássaro-lira, a baleia beluga são capazes de imitar outros sons de outros animais, mas nenhum se comunica inteligivelmente numa conversa com o ser humano.
E porque aqui a serpente pode falar com Eva? Será que foi ela foi possuída por Satanás?
Essa é uma consideração importante a ser respondida. Apocalipse 12.9 diz o seguinte: “O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra”. De fato, a serpente no Éden é Satanás, o Diabo possuíu a serpente.
Há uma história entre o capítulo 2 e o capítulo 3 que não foi registrada em todos os detalhes, como nós gostaríamos de saber. Mas o fato é que Satanás já havia sido lançado à terra antes desse relato de Gênesis 3. É por isso que Satanás em si não recebe uma punição no texto que acabamos de ler. Ele há havia sido separado de Deus eternamente, já estava condenado à uma eternidade no lago de fogo junto com outros anjos.
É por isso que quem recebe a punição aqui no texto é a serpente enquanto animal que foi possuído por Satanás como um recurso literário. Se nem a serpente foi poupada pelo que aconteceu e recebeu uma dura sentença, imagine quão profunda é maldição que Satanás recebeu.
Sobre o texto que nós acabamos de ler, qual a mensagem que o diretor se preocupa?
a) Santidade de Deus: O salário do pecado é a morte porque Deus é santo. O pecado é o oposto do que é a santidade de Deus. Deus é o “totalmente outro” nas palavras de Rudolf Otto. Os dez mandamentos são leis que mostram diversas as mais diversas formas que o homem pode ferir a santidade de Deus. Mesmo no pecado contra o próximo, estaremos quebrando o resumo da lei que Jesus falou no Novo Testamento “ame o teu próximo como a ti mesmo”, e se estamos quebrando a lei estamos desobedecendo a Deus, o que é pecado, logo merece punição porque ferimos a santidade de Deus. E punição para o pecado cometida contra um Deus eterno é uma punição na mesma medida: uma punição eterna!
b) Impossibilidade de permanecer na presença dele em pecado: Em 1 João 1.5, João escreve que “Deus é luz”’. E diante da realidade desse texto, nós podemos perceber isso. Adão e Eva reconhecem o seu próprio pecado na presença de Deus. É como se a luz da santidade de Deus invadisse a alma tomada pelo pecado e mostrasse para o primeiro casal que eles haviam desobedecido ao Senhor. É impossível permanecer diante da presença do Senhor sem que os nossos pecados sejam expostos.
c) O juízo/castigo de Deus: Vemos aqui então que, a punição estabelecida por Deus não é desproporcional. O pecado foi cometido contra o Eterno Deus, por isso a punição é eterna.

 APLICAÇÃO

Do ponto de vista do leitor, Deus nem sempre escreve aquilo que mata a nossa curiosidade. Deus não deu outro testamento de Jesus Cristo, como dizem os mórmons. Deus revelou a sua história para um povo que deveria espalhar essa história para todos os povos.
Do ponto de vista do autor, Deus escreve o necessário para que haja fé verdadeira. Ainda que não mate a nossa curiosidade, Deus nos revela o que ele queria revelar. Nem mais e nem menos. Nenhuma ideia que Deus deu aos autores foi perdida, por isso, hoje temos a exata medida daquilo que Deus queria que nós soubéssemos. Nada foi perdido nesse processo. Deus conduziu a nossa história!

2. DEUS PLANTA A ESPERANÇA (v.15)

15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

EXPLICAÇÃO

Sobre o texto que nós acabamos de ler, qual a mensagem que o público se preocupa?
a) O que é essa inimizade entre a serpente e a mulher? Quer dizer que homem não tem medo de cobra? Bom, em primeiro lugar, quantos homens aqui não tomariam um susto com uma serpente dentro de casa? Ou seja, a inimizade é só com a mulher? Bom, claro que a inimizade não é só com a mulher, mas também o é para com o homem.
A grande diferença é que inimizade entre a mulher e a serpente é especial. Zuínglio, um importante reformador do século XVI escreveu num comentário sobre esse texto de Gênesis 3.15 que a serpente passaria a ter medo das mulheres grávidas, porque de uma delas viria o descendente que enfim mudaria tudo. É como se, cada vez que uma mulher fosse parir um menino, então chegaria o dia da sua derrota consumada na cruz do calvário. “Por intermédio de uma mulher, você seduziu; por intermédio de uma mulher, você sucumbirá”.
b) Quem é a descendência e o descendente? A descendência é linhagem de Abraão, da qual eu e você espiritualmente fazemos parte. O descendente em si viria de alguém dessa linhagem de Adão, e o descendente é Jesus Cristo!
c) O que significa a última expressão Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar? Aqui temos uma metáfora de verdade. Ferir a cabeça de uma serpente é a maneira mais rápida de matá-la. E essa maneira é a morte de Jesus naquela cruz em nosso lugar. A ferida no calcanhar se refere à maneira pela qual uma serpente pode ferir alguém, e essa foi a morte de Jesus. Uma ferida que não durou muito tempo, porque em apenas 3 dias ele ressuscitou!
Sobre o texto que nós acabamos de ler, qual a mensagem que o diretor se preocupa?
a) Deus finaliza essa seção não com disciplina, mas trazendo uma mensagem de esperança para nós: apesar desse texto ter sido interpretado e pregado ao longo dos séculos como um texto obsuro e que nos deixa desconfortáveis, esse texto fala sobre esperança.

APLICAÇÃO

Do ponto de vista do leitor, a punição parece receber mais atenção e ser “pesada demais” para um delito, aos nossos olhos, “simples demais”, “eles só comeram o que não era para comer, para que uma punição tão severa assim?”.
Do ponto de vista do autor, mesmo na punição está presente a Sua graça. O castigo não é “pesado demais” pela ofensa em si, mas por quem foi ofendido. Esse texto não precisa continuar com esse mesmo sentimento de tristeza, olhe para o jardim do Éden com esperança. Ali, a vitória de Jesus foi decretada! Na cruz a vitória foi consumada!
E assim como ele venceu, nós venceremos!
E assim como ele ressuscitou, nós ressuscitaremos! Tristeza e dor nunca mais! Desde o jardim do Éden, Deus já havia plantado a esperança da humanidade: Jesus Cristo haveria de triunfar sobre a cruz, e ele triunfou! E agora, nós o aguardamos ansiosamente para voltar para casa!

3. DEUS DÁ O SPOILER (v.21)

21 Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.

EXPLICAÇÃO

Sobre o texto que nós acabamos de ler, qual a mensagem que o público se preocupa?
a) Deus fez um casaco de couro? Já existia casaco nessa época ou era uma túnica? A parte do pelo do animal ficava virado para dentro pra deixar a roupa quentinha?
Sobre o texto que nós acabamos de ler, qual a mensagem que o diretor se preocupa?
a) Deus mata um animal inocente para cobrir a vergonha dos pecadores: Você já parou pra pensar que a roupa, sinal e artigo que muitos enxergam como um luxo para se esnobar é na verdade a grande ironia? Esnobar uma roupa? Algo que só foi possível pelo fato de que o ser humano pecou de tal forma que Deus teve de cobri-lo?
Irmãos, em última instância, as roupas de uma pessoa lembram do fato de que somos pecadores e que herdamos essa mesma culpa e a mesma vergonha de Adão e Eva, nossos primeiros pais.
b) A primeira morte da Bíblia é um ato de misericórdia: Esse é o primeiro momento em que, de fato uma morte acontece. Nos lembramos com mais frequência do pecado de Caim que matou a ser irmão Abel num assassinato brutal, mas a primeira morte não foi a de Abel e sim do animal que Deus usou para cobrir Adão e Eva de sua nudez.
A primeira morte da Bíblia tem um caráter pedagógico: Deus cobriu o ser humano como um sinal de misericórdia e amor. Deus poderia ter simplesmente matado Adão e Eva pelo que eles fizeram. Mas Deus é justo e amoroso. Ele é justo porque não permite que a impunidade seja esquecida e a porque não permite que a pena não seja cumprida.
Mas também é amoroso, porque enviou o seu filho como sinal do seu grande amor por nós.

APLICAÇÃO

Do ponto de vista do leitor, nem sempre percebemos a graça de Deus. Às vezes, parece que adiantar uma notícia boa estraga a notícia final.
Do ponto de vista do autor, a mensagem final desse texto não é apenas sobre a Queda da humanidade, mas sobre a restauração futura que estaria por vir. E de fato já veio. A Bíblia toda está cheia dessa esperança de salvação, desde o Antigo Testamento.

CONCLUSÃO

1) Deus julga o pecado, 2) Deus planta a esperança e 3) Deus dá o spoiler. E lembra que eu falei da característica do spoiler? Uma notícia antecipada sobre um ponto importante da história futura?
Deixa eu te dizer uma coisa, meu querido irmão e minha querida irmã, essa spoiler é para nós a notícia mais importante das nossas vidas!
Esse spoiler é sobre a nossa história! Essa esperança de uma libertação vindoura era realidade para os patriarcas de Israel, para os juízes, para os reis, para a igreja que voltou do cativeiro babilônico e assírio, para a igreja do NT e para nós hoje: o descendente da mulher triunfou sobre a morte e nos deu vida nova aqui e na nova Jerusalém Celestial!
Por isso, eu te encorajo nesse momento a sair daqui hoje cheio de amor e misericórdia com o seu próximo e pregar para ele sobre essa verdade. Pode ser que ele não tenha recebido esse spoiler ainda.
Fale sobre Jesus. Não tenha medo do que você vai deixar de falar e nem de como você vai falar. Mas se lembre que essa mensagem te dá esperança e que pode dar esperança para os que estão ao seu redor durante a semana.
Essa não é uma mensagem antecipada que fala sobre uma coisa ruim, mas essa mensagem é a esperança de um futuro que foi decretado aqui no Éden e consumado na cruz e que pode ser vivida no dia a dia!
Nossa esperança é viva! Nossa esperança é Jesus Cristo! Eu tenho certeza de que, diferente do spoiler que eu tomei sobre o filme, a pessoa que você compartilhar o evangelho ficará feliz e te agradecerá pela notícia antecipada da vitória de Jesus!
Que Deus nos abençoe! Amém!
ORAÇÃO FINAL
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.