147 - Lembrem-se da mulher de Ló
O Evangelho segundo Jesus • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 11 viewsJesus fala do desprendimento necessário para que os discípulos vivam a realidade do Reino de Deus já implantado em seus corações pelo Espírito Santo
Notes
Transcript
O reino de Deus está dentro de vocês [Lk 17.20-37]
O reino de Deus está dentro de vocês [Lk 17.20-37]
I. Introdução
I. Introdução
o Dia do Senhor virá como um relâmpago (Lucas 17)
o Dia do Senhor virá como um relâmpago (Lucas 17)
Certa vez, em Lk 17.20-21, após uma série de interações conflituosas entre Jesus e os religiosos que vigiavam seus passos;
os fariseus questionaram a Jesus acerca da vinda, da chegada, da presença do Reino de Deus;
Jesus fez muitos sinais e constrangia muitos destes religiosos por não conseguirem “enquadrar” Jesus em seu sistema teológico;
para eles, não somente os fariseus e demais religiosos de plantão, mas também seus seguidores, a vinda do Reino de Deus significava, acima de tudo, o restabelecimento de Israel enquanto nação, em toda a sua glória;
Se Jesus fosse, de fato, o Messias prometido, o filho da promessa, então os romanos estavam com seus dias contados;
mas Jesus, de modo desconfortável, se negava a entrar neste jogo, seus ensinos não apontavam para este fim, sua presença não era nada do que eles esperam de um Rei Messias conquistador, poderoso, imbatível, guerreiro, etc.
Jesus confronta as visões errôneas não apenas dos fariseus, mas dos próprios discípulos, dirigindo-se a ambos, anunciando a vinda do reino sob diferentes aspectos, completamente diferentes da expectativa geral;
Vamos ao texto bíblico em questão:
II. Texto Bíblico Base
II. Texto Bíblico Base
Luke 17:20–37 (NAA)
20 Indagado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus lhes respondeu: — O Reino de Deus não vem com visível aparência. 21 Nem dirão: “Ele está aqui!” Ou: “Lá está ele!” Porque o Reino de Deus está entre vocês.
22 A seguir, Jesus disse aos seus discípulos: — Virá o tempo em que vocês desejarão ver um dos dias do Filho do Homem, mas não verão. 23 E dirão a vocês: “Ele está aqui!” Ou: “Lá está ele!” Não saiam nem sigam essa gente. 24 Porque assim como o relâmpago, que resplandece e brilha de uma extremidade do céu até a outra, assim será, no seu dia, o Filho do Homem. 25 Mas é necessário que primeiro ele padeça muitas coisas e seja rejeitado por esta geração.
26 Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: 27 comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, veio o dilúvio e destruiu todos.
28 O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; 29 mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu todos.
30 Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar. 31 — Naquele dia, quem estiver no terraço e tiver os seus bens em casa não desça para tirá-los; e, de igual modo, quem estiver no campo não volte para trás.
32 Lembrem-se da mulher de Ló. 33 Quem tentar preservar a sua vida a perderá; e quem a perder, esse a salvará.
34 Digo a vocês que, naquela noite, duas pessoas estarão numa cama: uma será levada, e a outra será deixada. 35 Duas mulheres estarão juntas moendo trigo: uma será tomada, e a outra será deixada. 36 [Dois estarão no campo: um será tomado, e o outro será deixado.]
37 Então perguntaram a Jesus: — Onde será isso, Senhor? Ele respondeu: — Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão também os abutres.
Textos Bíblicos Complementares
Textos Bíblicos Complementares
Matthew 24:23–28 (NAA)
23 — Então, se alguém disser a vocês: “Olhem! Aqui está o Cristo!” ou: “Ali está ele!”, não acreditem. 24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando grandes sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos.
25 Eis que tenho predito isso a vocês. 26 Portanto, se disserem a vocês: “Eis que ele está no deserto!”, não vão lá. Ou, se disserem: “Eis que ele está no interior da casa!”, não acreditem.
27 Porque, assim como o relâmpago sai do Oriente e brilha até o Ocidente, assim será a vinda do Filho do Homem.
28 Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres.
Matthew 24:36–41 (NAA)
36 — Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.
37 Pois assim como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. 38 Pois assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, 39 e não o perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.
40 Então dois estarão no campo: um será levado, e o outro será deixado; 41 duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada, e a outra será deixada.
III. Contextualização
III. Contextualização
O Dia do Senhor virá
O Dia do Senhor virá
Luke 17:20–21 (NAA) 20 Indagado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus lhes respondeu: — O Reino de Deus não vem com visível aparência. 21 Nem dirão: “Ele está aqui!” Ou: “Lá está ele!” Porque o Reino de Deus está entre vocês.
Luke 17:20–21 (NA28) 20 Ἐπερωτηθεὶς δὲ ὑπὸ τῶν Φαρισαίων πότε ἔρχεται ἡ βασιλεία τοῦ θεοῦ ἀπεκρίθη αὐτοῖς καὶ εἶπεν· οὐκ ἔρχεται ἡ βασιλεία τοῦ θεοῦ μετὰ παρατηρήσεως, 21 οὐδὲ ἐροῦσιν· ἰδοὺ ὧδε ἤ· ἐκεῖ, ἰδοὺ γὰρ ἡ βασιλεία τοῦ θεοῦ ἐντὸς ὑμῶν ἐστιν.
Jesus responde os fariseus trazendo duas revelações constrangedoras para todo o seu público alvo (não somente os fariseus);
Lit.: “… não vem (está vindo) o reino de Deus com παρατηρήσεως [de maneira clara, visível, passivo de observação clara, com evidência ocular, com sinal visível, oferecendo visibilidade clara e próxima]”
Lit.: “...pois eis que o reino de Deus ἐντὸς [dentro, entre, no interior, aquilo que está dentro de, no entorno] de vocês está”
(ἐντός, 1787), um advérbio que denota “dentro” ou “entre”, é usado uma vez com o artigo, como substantivo, de “o interior (do copo e do prato)”, Mt. 23:26, RV (KJV, “aquilo que está dentro etc.”); em outro lugar, Lucas 17:21
Jesus fala do Dia do Senhor, um dia onde todas as contas serão pagas, toda a criação será equilibrada, toda a injustiça erradicada, mas os meios de Deus para que isso viesse a ocorrer ultrapassava qualquer ideia humana a respeito de conquista;
A cura dos dez leprosos ilustrava a necessidade de se reconhecer Jesus como o Messias em vez de meramente gozar dos benefícios do seu ministério (Luke 17.11–19).
A vinda efetiva do Reino, potencialmente expressa na presença do Rei, não seria questão de especulação, mas uma manifestação óbvia do poder de Deus por meio do aparecimento do Filho do Homem (17.20–37).
O grande desafio aos fariseus era o de reconhecerem a presença do Rei entre eles (17.20–21).
O ensinamento aos discípulos é que a repentina manifestação do Reino será precedida pelos sofrimentos do Filho do Homem (17.22–25).
#
O fato é: o Reino virá repentinamente como o juízo de Deus sobre um mundo despreocupado com a realidade espiritual (17.26–37).
o mundo antigo, apesar de ser um mundo teísta, não perde de vista sua tendência “Edênica” e “Babélica” de substituir o Criador pela criação, Deus pela criatura, que é essência mais profunda da idolatria humana e de suas feitiçarias;
desde o princípio Deus tem alertado seu povo acerca do distanciamento da visão de mundo dos homens e o que realmente Deus pode nos dizer acerca da sua criação e seus planos para ela.
Ver Isaiah 55:6–9 (NAA)
8 “Porque os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, e os caminhos de vocês não são os meus caminhos”, diz o SENHOR.
9 “Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos são mais altos do que os pensamentos de vocês.
Mais uma vez, a distância estratosférica entre os propósitos de Deus e a mente humana se apresentam muito claramente;
IV. Desenvolvimento
IV. Desenvolvimento
A linha de tempo do Reino de Deus
A linha de tempo do Reino de Deus
[aos fariseus] 20 ...Jesus lhes respondeu: — O Reino de Deus não vem com visível aparência. 21 Nem dirão: “Ele está aqui!” Ou: “Lá está ele!” Porque o Reino de Deus está entre vocês.
Luke 17:20–21 (NA28) 20 Ἐπερωτηθεὶς δὲ ὑπὸ τῶν Φαρισαίων πότε ἔρχεται ἡ βασιλεία τοῦ θεοῦ ἀπεκρίθη αὐτοῖς καὶ εἶπεν· οὐκ ἔρχεται ἡ βασιλεία τοῦ θεοῦ μετὰ παρατηρήσεως, 21 οὐδὲ ἐροῦσιν· ἰδοὺ ὧδε ἤ· ἐκεῖ, ἰδοὺ γὰρ ἡ βασιλεία τοῦ θεοῦ ἐντὸς ὑμῶν ἐστιν.
Lit.: “… não vem (está vindo) o reino de Deus com παρατηρήσεως [visibilidade clara e próxima]”
Lit.: “...pois eis que o reino de Deus ἐντὸς [dentro] de vocês está”
[aos discípulos] 22 ...aos seus discípulos: — Virá o tempo em que vocês desejarão ver um dos dias do Filho do Homem, mas não verão. 23 E dirão a vocês: “Ele está aqui!” Ou: “Lá está ele!” Não saiam nem sigam essa gente. 24 Porque assim como o relâmpago, que resplandece e brilha de uma extremidade do céu até a outra, assim será, no seu dia, o Filho do Homem.
neste ponto Jesus mescla a “vinda do Reino de Deus” com os “dias do Filho do Homem”, menção clara à revelação messiânica associada ao resgate escatológico prometido desde os primóridios
vivemos sob as consequências do paraíso perdido pela rebelião do primeiro Adão, a criação geme, a justiça se corrompe, o mal triunfa, a dor se propaga, as guerras e conflitos destroem, as esperanças se esvaem, mas ele prometeu que “um dia, o descendente da mulher reverteria tudo isso”;
mas os judeus dos tempos de Jesus (não somente os fariseus) atentam fixadamente para os sinais dos tempos, aguardando dos céus o livramento definitivo de todos os seus inimigos, em especial os romanos que estão sobre eles naquele tempo;
a resposta de Jesus, aos seus discípulos, é prá lá de desapontadora, porque ele afirma que não será assim, não será visível, não será paulatino, será instantâneo, como um relâmpago, que muitos acreditavam serem flechas dos deuses.… Como assim???
e todos este sinais que Jesus fazia, todas as curas, as libertações, os milagres, as multiplicações de pães, transformação de água em vinho, ressurreição de mortos, controle dos elementos, inclusive do mar (onde habitaria as forças do caos)!!!
eles não entenderam que todos os sinais que Jesus faziam tinham como propósito confirmar a identidade messiânica de Jesus, o Cristo.
aqueles sinais, mesmo que sensacionais e espantosos, eram uma amostra pálida de todo o poder que haveria de se manifestar contra a escravidão do pecado, da morte, do inferno, do diabo, contra toda a raça humana;
o autor bíblico diz em Hebrews 2:2–4 (NAA)
2 Porque, se a palavra falada por meio de anjos se tornou firme, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo, 3 como escaparemos nós, se não levarmos a sério tão grande salvação? Esta, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, depois nos foi confirmada pelos que a ouviram.
4 Também Deus testemunhou juntamente com eles, por meio de sinais, prodígios, vários milagres e a distribuição do Espírito Santo, segundo a sua vontade.
os sinais realizados por Cristo e pelos profetas que o antecederam eram um “testemunho de Deus” para a ratificaçao do mensageiro divino e de sua mensagem;
Luke 17:25 “Mas é necessário que primeiro ele padeça muitas coisas e seja rejeitado por esta geração.”
Esta foi de fato uma declaração desanimadora!!!
O Cristo, o Messias prometido, o Filho da Promessa, a semente da mulher, o grande Rei, o Davi perfeito, teria de “padecer muitas coisas, e ser rejeitado por esta geração” - que revés!!!
O Reino de Deus está com (ou em) vocês! Como?
O Reino de Deus está com (ou em) vocês! Como?
Os fariseus perguntaram a Jesus quando o reino de Deus viria.
Essa era uma pergunta lógica a ser feita, pois Ele vinha pregando há algum tempo que o reino estava próximo.
Jesus respondeu à pergunta de duas maneiras.
Primeiro, Ele disse que os fariseus não seriam capazes de dizer sobre a vinda do reino por meio de suas observações.
Segundo, Ele disse a eles que o reino estava no meio deles.
O termo “dentro de vocês” é frequentemente mal compreendido.
Os fariseus estavam rejeitando-O como o Messias e não eram crentes.
(Eles eram diferentes dos discípulos aos quais Jesus se dirigiu a partir do v. 22.)
Portanto, não faria sentido para Jesus ter dito aos fariseus que o reino de Deus estava dentro deles como se fosse algum tipo de reino espiritual.
É melhor traduzir a frase “dentro de vocês” (entos hymōn) como “no meio de vocês”.
Alguns acham que a força da expressão está “dentro de sua posse ou ao seu alcance”.
O ponto de Jesus era que Ele estava bem no meio deles.
Tudo o que eles precisavam fazer era reconhecer que Ele é de fato o Messias que poderia trazer o reino — e então o reino viria.
Testemunhos do Antigo Testamento
Testemunhos do Antigo Testamento
O Reino de Deus não vem com visível aparência… o Reino de Deus está entre vocês.
para ilustrar o completo equívoco daqueles homens em seu entendimento de manifestação do Reino de Deus, seus sinais, seu cronograma, Jesus evoca duas testemunhas conhecidas de seu público (judeus, fariseus, escribas, discípulos, etc)
26 Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: 27 comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, veio o dilúvio e destruiu todos.
28 O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; 29 mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu todos.
Jesus cita Noé, o grande patriarca, pai de todos, protagonista dos eventos do dilúvio, e depois cita Ló, um homem reconhecido pela sua piedade, mas principalmente pelo seu parentesco com Abraão e com o que houve com ele em Sodoma
Jesus falar acerca de uma torpeza humana quase patológica nos tempos dos dois eventos cataclísmicos, a saber o dilúvio e a destruição de Sodoma
as pessoas viviam vidas descuidadas, comiam, bebiam, casavam-se, davam-se em casamento, compravam, vendiam, plantavam e edificavam, até o dia que veio sobre a destruição total e irreversível da manfestação do Dia do Senhor sobre eles;
as pessoas cuidavam de suas vidas como se Deus não existisse diante dos inúmeros e profundos pecados nos quais eles viviam
a indiferença a Deus e a seus próprios pecados eram a marca do mundo de Noé e de Ló;
Com certeza, também no nosso mundo;
Lembrem-se da mulher de Ló
Lembrem-se da mulher de Ló
Jesus diz que, quando “... o Filho do Homem se manifestar. 31 — Naquele dia, quem estiver no terraço e tiver os seus bens em casa não desça para tirá-los; e, de igual modo, quem estiver no campo não volte para trás.
no cenário de manifestação do Dia do Filho do Homem, ou o Dia do Senhor, a Vinda do Reino de Deus, Jesu fala escatologicamente acerca de um momento;
Mateus fala sobre este eventos em um cenario em que discutem sobre a destruição de Jerusalém (do Templo), da segunda vinda do Senhor e do Juízo Final
parte deste discurso, Lucas aponta para um momento onde Jesus revela o quão equivocadas estas pessoas estavam sobre os planos de Deus para Israel, o povo eleito, e as nações em geral;
mas há uma mensagem muito direta para aqueles que se tornarão discípulos de Cristo ao longo de toda a história
#
32 Lembrem-se da mulher de Ló. 33 Quem tentar preservar a sua vida a perderá; e quem a perder, esse a salvará.
Luke 17:32–33 (NA28) 32 μνημονεύετε τῆς γυναικὸς Λώτ. 33 ὃς ἐὰν ζητήσῃ τὴν ψυχὴν αὐτοῦ περιποιήσασθαι ἀπολέσει αὐτήν, ὃς δʼ ἂν ἀπολέσῃ ζῳογονήσει αὐτήν.
Luke 17.34-37 Digo a vocês que, naquela noite, duas pessoas estarão numa cama: uma será levada, e a outra será deixada. 35 Duas mulheres estarão juntas moendo trigo: uma será tomada, e a outra será deixada. 36 [Dois estarão no campo: um será tomado, e o outro será deixado.]
37 Então perguntaram a Jesus: — Onde será isso, Senhor? Ele respondeu: — Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão também os abutres.
Lembrem-se da mulher de Ló - este é um alerta direto de Cristo
o que houve com a mulher de Ló, especificamente?
Conhecemos a história de Ló e sua família
Ló acompanhou Abrão em sua jornada de Ur dos Caldeus para Canaã
Após certo conflito entre os pastores de Ló com os de Abraão, eles se separaram
Abrão deu a Lo o direito de escolher para onde iria com seus rebanhos, Abrão iria em outra direção
Ló escolheu as planícies regadas na direção de Sodoma, e acabou por morar naquela cidade
Sodoma era uma cidade cujo pecado incomodou os céus
Deus enviou anjos para resgatar Ló da cidade antes de a destruir
na fuga, os anjos alertaram que não deveriam olhar para trás para não serem atingidos pelo flagelo
a mulher de Ló não suportou, olhou para trás, e se tornou uma estátua de sal
foi isso que aconteceu com a mulher de Ló
V. Conclusão
V. Conclusão
O que houve com a mulher de Ló?
O que houve com a mulher de Ló?
uma estátua de sal, sem vida, e dali a pouco, dispersa no solo empeirado daquela terra
porque Jesus associou a atitude da mulher de Ló com o que falava com os judeus?
porque Jesus usou a mulher de Ló como alerta para aqueles que aguardam o Dia do Filho do Homem?
existem muitas teorias a respeito do que houve com ela
inclusive alguns que defendem um fenômeno natural, não miraculoso para explicar o que houve
parecido com os mortos de Pompeia
mas o fato é: a mulher de Ló olhou para trás - essa foi a triste realidade
o próprio Jesus explica o que houve com ela:
32 Lembrem-se da mulher de Ló.
33 Quem tentar preservar a sua vida a perderá; e quem a perder, esse a salvará.
a mulher de Ló tentou preservar sua vida, seu coração não se desapegou de Sodoma
ela não suportava a ideia de deixar tudo para trás!
tudo, o que? sua casa, seus bens, seus rebanhos, sua influência, seus familiares, seus amigos, seu conforto
E a cidade de Sodoma?
E a cidade de Sodoma?
Sodoma ficava próxima da margem noroeste do Mar Morto
porque isso pode ser relevante?
sabemos que o Mar Morto fica a mais de 250 metros abaixo do Mediterrâneo
suas águas só saem por evaporação, portanto a salinidade do Mar Morto chega a 8 vezes acima de qualquer outro mar do mundo
no mundo antigo, o sal (ou os sais) eram considerados de alto valor agregado, pois eram utilizados para muitas coisas
chegava ao ponto de se usar o sal como moeda de troca em grandes transações
Sodoma era uma cidade riquíssima, próspera, em parte pela sua proximidade desta mina inesgotável de sais
os sais dos Mar Morto eram uma fonte de riquezas da região, em especial da cidade de Sodoma
em que mesmo a mulher de Ló foi transformada?
32 Lembrem-se da mulher de Ló. 33 Quem tentar preservar a sua vida a perderá; e quem a perder, esse a salvará.
a mulher de Ló seria alguem de quem poderia se dizer que o mundo em seu redor definia quem era ela;
mas ela era uma mulher pagã, não era?
Não, não era! Ela era esposa do justo Ló (como diz Pedro), conviveu anos com o pai da fé Abrão, exerceu a mesma fé corajosa que ele quando deixou tudo pra trás na Suméria
e agora? Agora se apegou tanto à sua vida confortável na cidade que se tornaria o exemplo de pecaminosidade extrema na terra habitável.
VI. Aplicação & Desafio
VI. Aplicação & Desafio
somos melhores do que esta mulher amados? Não, não somos. Então...
32 Lembrem-se da mulher de Ló. 33 Quem tentar preservar a sua vida a perderá; e quem a perder, esse a salvará.
Os fariseus perguntaram quando os Reino de Deus viria:
para os fariseus, o Reino de Deus estava entre eles, na pessoa do próprio Cristo que eles rejeitavam
para os discípulos, o Reino de Deus já estava neles, por meio da fé que depositavam em Cristo, e posteriormente por meio do Espírito Santo que habitaria neles
e para você? Onde está o Reino de Deus:
está perto de você por meio de sua Igreja Bíblica?
ou está dentro de você pelo Espírito Santo que lhe foi dado a partir da sua redenção em Cristo?
é uma pergunta justa! não é???
