Características da pessoa de Jesus
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 15 viewsNotes
Transcript
Mc 4.35-41
Mc 4.35-41
Introdução:
O evangelho escrito por Marcos é considerado pela maioria dos estudiosos como o mais antigo, o primeiro a ser escrito.
Baseado nos sermões de Pedro - que foi seu mestre - foi usado como referência por Lucas e Mateus em seus respectivos escritos.
Marcos escreveu o evangelho, para evangelizar gentios no império romano, assim como motivar os crentes daquela região a viver como servos de Cristo.
Reflete a teologia de Pedro acerca da pessoa de Jesus.
É uma chamada à fé (5.36; 11.22) e ao discipulado.
Marcos mostra - o Messias - Jesus Cristo - como humano - e como um Servo sofredor
Proposição:
Jesus é o Messias prometido, que veio como homem, para servir e redimir a humanidade perdida.
Veremos o que Marcos nos ensina a cerca de Jesus nessa passagem:
1º - Nos mostra - Características importantes da pessoa de Jesus.
- Jesus era verdadeiramente humano. Por ter se tornando homem, Ele conhece as nossas dores e aflições. (Se afadigou, sentiu fome, se entristeceu, se angustiou, chorou..)
- Jesus é soberano sobre as circunstâncias e adversidades da vida. Sabe o momento certo de intervir. Estava dormindo, em um momento Ele despertou repreendeu o vento e o mar.
- Jesus é detentor de toda autoridade, não há esfera da criação que esteja alheia a sua ação e ao seu poder. Os capítulos 4 e 5 nos mostra 1) A autoridade de Jesus sobre as leis da natureza 2) A autoridade de Jesus sobre o mundo demoníaco 3) A autoridade de Jesus sobre as doenças e enfermidades 4) A autoridade de Jesus sobre a morte.
- Jesus é divino - A revelação do próprio Deus - Somente Deus pode ordenar a natureza - Tem poder para acalmar as ondas e a tempestade. Ele ordena, a natureza lhe obedece.
- Jesus é um mestre por excelência, ele não abandona os seus discípulos no barco. Ele não os abandonou, estava com eles no momento da tempestade.
2º - Nos mostra - A forma gloriosa do trabalhar de Jesus.
- Jesus permitiu toda a situação para trabalhar na vida dos discípulos. (v.35) Foi Jesus quem deu a ordem: “Vamos para a outra margem”.
- Queria ensiná-los a confiar e exercer a fé no transcorrer do ministério que Jesus estava entregando a eles. Situações piores eles enfrentariam no mistério. O discípulo de Jesus aprende na pratica, andando lado a lado com Jesus.
- Os exortou a respeito do medo e por se sentirem abandonados por Deus. (v.40) Por que vocês são tão medrosos? Como é que ainda não tem fé? As circunstância servem para revelar o nível de fé que há em nosso coração. O medo de perecer, dos discípulos, ainda era maior do que a sua confiança em Jesus.
Quanto mais entendemos a soberania de Deus, tanto mais nossas orações serão cheias de ações de graça.
R. C. Sproul
Conclusão:
Louvor Diante do Trono - “Quem é este?”
