Estudo 3 de Isaías (IS 1:4)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 66 viewsNotes
Transcript
“Ai desta nação pecaminosa, povo carregado de iniquidade, raça de malignos, filhos corruptores; abandonaram o Senhor, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás.”
Ai, nação pecadora, povo sobrecarregado de iniquidade:
Esse versículo é uma poderosa peça de poesia que descreve a condição de Israel em termos concisos e vigorosos.
Observe que esta acusação começou ( Is 1:2 , 3 ) com o próprio Deus pronunciando a acusação contra Seu povo. Neste versículo, é como se Isaías, como todos os verdadeiros profetas, não pudesse mais conter as palavras dentro de si e então ele começa sua denúncia da doença espiritual do povo escolhido clamando " Ai "! Nunca passe por cima de um "ai" na Bíblia muito rapidamente. Pergunte a Deus se o "ai" centenário de Isaías também pode ser proferido sobre a maioria da igreja moderna!
Ai! é um grito de dor e destruição, de aflição e morte. Embora ele possa introduzir uma sorte de anúncio de juízo sinistramente, pode também expressar um ferino senso de perda (acima de tudo, 6.5) como parece ser o caso aqui. Por essa razão, a NIV e a JPSV traduzem “Ah!”. Mas essa palavra não capta o pleno sentido do hebraico; o então arcaico “ai de mim!” se aproxima mais.
Tendo comparado seu povo ao mundo natural em termos negativos, o qual revela sabedoria e ordeira obediência, o profeta agora se volta para uma descrição direta de sua condição. São pecaminosos e corruptos, tendo abandonado o Senhor.
Nação pecadora - As três cláusulas seguintes (povo carregado de iniquidade, raça de malignos, filhos corruptores;) repetem o sentido da primeira em palavras diferentes, enfatizando assim o grau de pecaminosidade de Judá. O ponto é que a corrupção que Isaías descreve "infectou" a nação inteira, não apenas uma parte dela. Os humores malignos se tornaram generalizados! Ai de tal nação.
Literalmente pecaminoso ( 02398 ) ( chata' ) significa "errar o alvo", por assim dizer. Especificamente, Judá errou o alvo de Deus para eles, que era ser um povo santo ou separado ( Lv 11:44 , 45 , 19:2 , 20:24 , 25 , 26 , Dt 7:6 , 26:19 , 28:9 ), o que seria uma luz para as nações ímpias, politeístas e idólatras que seriam atraídas para o único Deus verdadeiro e vivo.
Israel deveria ser diferente de todas as nações pagãs e ímpias do mundo… ( 1Sm 7:23 , 24 ).
Que quadro trágico Isaías apresenta nesta passagem para contrastar o que Israel deveria ter sido
Aplicação:
udo isso é novamente admoestador para nós, sobre quem o próprio “fim dos tempos” chegou. A descrição dada a nosso respeito em 1Pe 2:9 ( nota ) é semelhante àquela dada a Israel como o povo de Deus que acabamos de mencionar: ( Êx 19:6 ). Devemos, portanto, tomar cuidado para não cairmos como eles caíram, para que não haja em nenhum de nós “um coração mau de incredulidade em se afastar (ou que caia) do Deus vivo." ( Hb 3:12 )”
“povo carregado de iniquidade”
Carregado (03515) ( kabed ) é um adjetivo que geralmente transmite uma conotação negativa descrevendo algo tão pesado e figurativamente como penoso (cp. clamor de Moisés em Núm 11:14 ) ou doloroso. Às vezes kabed descreve um grande grau de intensidade.
magine toda a nação de Judá andando por aí com fardos pesados de pecado como um jugo em volta do pescoço, curvados, esmagados e oprimidos pelo enorme peso de seus crimes acumulados contra Deus! Que imagem impressionante do pecado... como uma carga pesada em nossas costas, dificultando a locomoção.
O pecado nunca é uma "carona gratuita", mas sempre resulta em um fardo pesado ( Pv 28:13 Sl 32:4 - note Rm 3:9 - note Mt 11:29 ). Como você deve ter ouvido dizer " O pecado pesa" na minha consciência. Louvado seja Deus porque Ele providenciou um " Portador do Pecado " que pudesse lidar com a pesada carga do pecado, conforme descrito em 1 Pedro... ( 1Pe 2:24)
McGee observa que…
Israel é descrito como “ um povo carregado de iniquidade ”. Esta frase lança um mundo de luz sobre o convite pessoal que o Senhor Jesus deu no Novo Testamento. Ele disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados , e eu vos aliviarei” ( Mt 11:28 ). Agora sabemos o que Ele quis dizer — “ carregados de iniquidade ”. O povo de Israel estava carregado de pecado. Hoje, Seu convite vai para aqueles que estão carregados de pecado para trazer esse fardo e carga a Ele e encontrar descanso, o descanso da redenção.
Iniquidade ( 05771 ) (' avon ) descreve perversão, de um verbo que significa "dobrar ou torcer". Assim, a ideia é uma torção do padrão ou desvio dele. ' Avon descreve o pecado como desonestidade e perversidade em contraste com chata , que está errando o alvo.
Isaías usa 'avon mais tarde ao descrever a "solução do pecado" para Judá e para toda a humanidade pecadora porque...
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade ('avon) de nós todos.
“...raça de malignos, filhos corruptores!
Comentário : Ao longo dos séculos, a maioria dos judeus (exceto o pequeno remanescente crente) se recusou a se submeter à vontade e ao caminho de Deus e obedecer à verdade que Ele havia revelado a eles em Seus atos divinos e na Palavra Sagrada. Seus ouvidos não ouviram a verdade, seus corações não receberam a verdade e seus pescoços não se curvaram à verdade.
Filhos que agem corruptamente - O Literal de Young diz " filhos -- corruptores !" Que imagem do efeito horrível do pecado. Não sejam enganados, meus amados irmãos, pelo engano do pecado ( Hebreus 3:13 - nota , Pv 28:26 Is 44:20 Ob 1:3 Rm 7:11 - nota Ef 4:22 - nota Tg 1:14 - nota Je 49:16 Tito 3:3 - nota 2Pe 2:13 - nota ) até mesmo os "prazeres" passageiros do pecado ( Hebreus 11:25 - nota ). As acusações do Senhor contra Israel são dramáticas e específicas.
Agir corruptamente (07843) ( shachath ) significa causar a deterioração, putrefação, decadência, perversão, entrar em um estado de ruína. Foi usado para descrever os israelitas que adoravam o bezerro de ouro (Ex 32:7;Dt 9:12;32:5,Os 9:9). A ideia é agir de modo a se tornar destrutivo para si mesmo e para os outros! Esta é a razão pela qual Deus destruiu o mundo por um dilúvio!
Agora a terra estava corrompida aos olhos de Deus, e a terra estava cheia de violência. Deus olhou para a terra, e eis que estava corrompida ; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. ( Gn 6:11-12 ).( shachath é usado 3x)
Spurgeon - Que quadro terrível! Uma nação sobrecarregada com iniquidade, tão cheia de pecado quanto seus pais, e seus descendentes crescendo como eles. Por transmissão hereditária ( Rm 5:12 - nota ), eles receberam uma predisposição ao mal que não pode ser tirada do sangue, exceto pelo poder divino.
Eles abandonaram o SENHOR:
O abandono de Deus por Israel e Judá é, infelizmente, um tema comum no AT. Todos nós, como Judá, estamos ou nos movendo em direção a Deus (buscando-O) ou nos afastando de Deus (abandonando-O). Abandonar Deus é o oposto de buscá -Lo. O próprio Deus previu que Seu povo escolhido O abandonaria, mas também os alertou que, se o fizessem, Ele os abandonaria...
Abandonado (05800) ( 'azab ) significa basicamente partir de algo ou deixar algo. Os profetas usaram'azabpara descrever o relacionamento de Israel com a aliança de Deus, observando que, como uma esposa infiel, ela “abandonou” Deus e Sua aliança ao se voltar para ídolos sem vida (Jz 2:12,13,14,15-nota,Jz 10:6,7,10,13,14,
Eles abandonaram o Senhor '; é por isso que eles ' agem corruptamente '. Eles 'desprezaram o Santo de Israel '; é por isso que eles estão ' carregados de iniquidade '. Corações alienados separam-se Dele. Abandoná-Lo é desprezá-Lo. Afastar-se Dele é ir 'para trás'.
Spurgeon - o profeta falou ao povo de seus dias, e podemos dizer o mesmo para o povo de nosso próprio tempo. A igreja professa de Deus se afastou para trás, abandonou as doutrinas da verdade e se desviou da pureza de sua vida. Deus tenha misericórdia do mundo quando a própria igreja se torna assim contaminada!
“...blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás.”
“blasfemaram” Desprezado (05006) ( na'ats ) significa a ação ou atitude pela qual o antigo destinatário de disposição favorável e/ou serviço é conscientemente visto e/ou tratado com desdém (cpDt 31:20). Significa abominar, o que por sua vez significa considerar com extrema repugnância.
Pondere esse pensamento... é assim que o próprio povo de Deus estava interagindo com o Santo de Israel! Quando nos afastamos de Deus, é incrível o quão longe podemos deslizar! Você desprezou o Santo de Israel por seu comportamento profano? Você está brincando com algum "pequeno" pecado agora mesmo enquanto lê estas notas? Se estiver, então é melhor tomar cuidado, pois você está na proverbial "ladeira escorregadia" e precisa se arrepender, retornar e experimentar a restauração e o descanso de Deus.
NÃO SER SANTO É DESPREZAR O SANTO!
Que contraste esse nome de Deus traz à tona neste versículo, onde a santidade de Deus se coloca no mais nítido contraste possível com a pecaminosidade humana.
É com intenção que Deus é designado aqui como “ o Santo de Israel ” — um nome que constitui a tônica de toda a profecia de Isaías (ver Is 6:3 ).
Essa compreensão de Deus torna a rejeição dele ainda mais repulsiva. O Deus deles é o Santo.
A santidade é o coração da natureza de Deus. Assim, na realidade plena de tudo o que o torna divino e o marca como único, ele se aproximou e, em um sentido real, tornou-se a posse de Israel, ele era o 'Santo de Israel'. Este era aquele que eles haviam tratado com desprezo.
“...voltaram para trás.”
Virou-se para longe ( 02114 ) ( zur ) na verdade significa ser um estranho e, portanto, a ideia no contexto atual é se tornar alienado ou totalmente afastado de Deus. O povo de Deus se tornou como se fossem agora estrangeiros ou não israelitas.
"O povo escolhido de Deus 'retornou ao status de estrangeiro'."
Seu afastamento não foi um acidente e eles não tinham ninguém para culpar além de si mesmos. Todos nós precisamos tomar cuidado com a "mentalidade de vítima" e lembrar que Deus nunca nos tenta a pecar, mas quando pecamos, é porque tomamos uma decisão pessoal de pecar em vez de obedecer.
O que acontece quando nos afastamos de Deus? Jeremias escreve "Assim diz o SENHOR: Que injustiça encontraram em mim os vossos pais, para que se afastassem de mim e andassem atrás do nada e se tornassem vazios (verbo hebraico habal = eles se encheram de falsas esperanças, tornaram-se vãos ou nulos [ Como você gostaria que Deus examinasse tudo pelo que você já viveu, tudo o que você já realizou e depois de avaliar, marcasse "Vazio"!? ], cp 2Rs 17:15 , Sl 62:10 )?" ( Jeremias 2:5 ).
Agora uma coisa que chama atenção é que com uma descrição dessa poderíamos pensar que eles estavam totalmente desassociados de tudo que tinha alguma ligação com Deus.
Mas vamos observar que externamente eles não estavam. Eles continuavam externamente cultuando a Deus.
