NÃO AMEIS O MUNDO

Mensagens na epistola de 1 João  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Texto base 1

12 Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome. 13 Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o Maligno. 14 Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.

1. Uma exortação em amor

“Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome.” 12
A designação “filhinhos” não interpela especialmente o grupo das crianças propriamente ditas da igreja. A palavra refere-se a toda a igreja, assim como em 1 Jo 2:28; 3:7; 5:21. Obviamente o apóstolo gosta de conferir essa conotação cordial, paternal às suas exortações.
“Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. - 14
Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio - 13
Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio - 14
Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o Maligno. 13
Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno. - 14
1.1 A base da exortação, por causa do seu nome
1.2 Os pais conchecem a Jesus
1.3 Jovensn vecem o diabo
Porque e o filho não Deus não deve amar o Mundo?
Permanecendo o evangelho genuíno de Jesus o filho de Deus, a verdadeira esperança.
Os filhos de Deus são filhos de Deus em qualquer lugar e em todo lugar, e serão até o fim. Nada pode romper esse laço sagrado ou nos separar de seu coração.
Charles Spurgeon

O MUNDO

O melhor meio de resistir ao diabo é destruir o que resta do mundo em nós, a fim de erguer para Deus, sobre suas ruínas, um edifício todo de amor. Então devemos começar, nesta vida passageira, a amar a Deus como o amaremos na eternidade.
John Wesley
Texto base 2

15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo

2. O mundo caído não merece ser amado - 2-15.16

2.1 O mundo - Kormo

1) uma organização ou constituição apta e harmoniosa, ordem, governo

2) ornamento, decoração, adorno, i.e., o arranjo das estrelas, ’as hostes celestiais’ como o ornamento dos céus. 1Pe 3:3

3) mundo, universo

4) o círculo da terra, a terra

5) os habitantes da terra, homens, a família humana

6) a multidão incrédula; a massa inteira de homens alienados de Deus, e por isso hostil a causa de Cristo

7) afazeres mundanos, conjunto das coisas terrenas

3.2 O mundo - Aion

165 αιων aion

do mesmo que 104; TDNT - 1:197,31; n m

1) para sempre, uma idade ininterrupta, tempo perpétuo, eternidade

2) os mundos, universo

3) período de tempo, idade, geração

Sinônimos ver verbete 5921

- Outra passagem que nos expande melhor o que seria mundo no contexto bíblico é o que podemos ver em:
Romans 12:1–3 ARA
Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
- Neste ponto o Apostolo Paulo chama o mundo de Século, ou seja, geração se referindo ao mundo como as pessoas e seu modo de viver (mente e caráter de alguém- συσχηματιζω suschematizo)
O que poderíamos por neste grupo:
Relacionamentos;
Linguagem que falamos;
Nossas relações de trabalho;
Nossa família;
Nossa vida intima

2.3 O amor ao mundo (Não ameis)

- Não ames ao mundo! Talvez essa declaração avaliada de uma forma simples expanda a profundidade da exortação contida nela, vejamos:
James 4:4 ARA
Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
- O amor ao mundo é inimizade contra Deus mas também é infidelidade a Deus, em linhas gerais para melhor compreendermos o conceito podemos ilustrar com o casamento. Vejamos como podemos aplicar essa relação tão conhecida com no problema de amar a outro Senhor.
Ao explicar Romanos 6.16 :
Romans 6:16 ARA
Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?
Francis Schaeffer ilustra perfeitamente:
“É possível como cristãos estar produzindo o mesmo tipo de fruto que que produzíamos antes de sermos cristãos. Por quê? Porque estamos nos rendendo ao que é errado; para ser específico, àquele velho mestre nosso, o diabo, Satanás Deixe-me repetir isso de maneira suave, mas afiada: É possível para mim, como cristão, dar à luz um filho de outro, em vez do meu amor por direito, em vez de meu noivo. Isto é, nascerá no mundo exterior o fruto do diabo. Como ilustração, imagine um casal da mesma raça, da mesma cor de pele, De repente a esposa dá à luz um filho que claramente é de outra raça. 0 mundo todo saberá que ela foi infiel a seu marido. Assim ocorre conosco. Se eu, como cristão, não estou trazendo ao mundo o fruto que seria de se esperar, o fruto de Cristo, então é porque há infidelidade espiritual da minha parte. Existe adultério espiritual na minha vida. E quando enxergamos isso por esse lado, a palavra "infidelidade" adquire um significado especial e muito claro!”

2.4 O Pai deste mundo - (Conexão)

1 Peter 5:8 ARA
Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;
Nomes de Satanás na escritura:
Dominador deste mundo;
Forças espirituais do mal;
Príncipe que habita nos filhos da desobediência;
Enganador;
A operação da mentira
Em Jo 8.44 Jesus relaciona a operação de Satanás e os Desejos do coração dos homens. Biblicamente há uma intima relação entre o domínio de satanás no mundo e a operação do pecado na vida dos homens.
Satanás e os desejos humanos
John 8:44 ARA
Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
- Satanás conhece muito profundamente o homem, pois foi ele que tentou o primeiro Adão e tentou o ultimo Adão.
É neste contexto que passaremos para o tópico seguinte;
Aplicação: O mundo está em pecado e caído deste do principio, nosso amor ao mundo é casamento com satanás e inimizada contra Deus e infidelidade contra nosso Senhor Jesus.

3. O Mundo e a guerra espiritual - 2.17-29

A tentação é como uma faca que pode cortar a carne ou a garganta de um homem; pode ser sua comida ou seu veneno, seu exercício ou sua destruição.
John Owen
Tentação do primeiro Adão
Genesis 3:4–7 ARA
Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
- Tentação do ultimo Adão
Luke 4:1–13 ARA
Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome. Disse-lhe, então, o diabo: Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão. Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: “Não só de pão viverá o homem.” E, elevando-o, mostrou-lhe, num momento, todos os reinos do mundo. Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser. Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua. Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto.” Então, o levou a Jerusalém, e o colocou sobre o pináculo do templo, e disse: Se és o Filho de Deus, atira-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Dito está: “Não tentarás o Senhor, teu Deus.” Passadas que foram as tentações de toda sorte, apartou-se dele o diabo, até momento oportuno.
O seu desejo
1 John 2:16 ARA
porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.
Carne;
Olhos;
Soberba;
Porque e o filho não Deus não deve amar o Mundo?
Aplicação: O mundo está em pecado e caído deste do principio, nosso amor ao mundo é casamento com satanás é inimizada contra Deus e infidelidade contra nosso Senhor Jesus.
Aplicação: O mundo é instrumento de satanás para aprisionar os homens e levarem para a condenação eterna.

3.1 Há uma esperança para este mundo

John 3:16 ARA
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.