Josué 3

Jousé  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 16 views
Notes
Transcript
Texto: Josué 3
Título: “QUANDO ESTIVERMOS DIANTE DAS BATALHAS”

-----------------:

Introdução
Josué escuta o relato dos espias e então segue em frente com o povo. No dia seguinte ele acorda bem cedo [algo que você perceberá acontecer com frequência] e parte de Sitim com todo o Israel, intentando chegar à margem do Rio Jordão.
Chegando ali, acampam por um período de três dias. Dentre estes dias o SENHOR fala com Josué (v.7-8). Comunicando-lhe que o exaltaria entre o povo, para que eles testemunhassem que o SENHOR está com Josué, assim como esteve com Moisés. Mas não somente isto. Testemunhando que o SENHOR está entre eles.
Surge uma pergunta: Porque isso era importante? Resposta: Porque os israelitas precisavam saber que o SENHOR lhes daria vitória diante dos inimigos que encontrariam à frente.
Todo o Israel de Deus precisaria saber o que fazer neste prelúdio à batalha.
Deste modo, vamos meditar nesta noite, como servos do SENHOR, sobre três deveres que devemos seguir:
"QUANDO ESTIVERMOS DIANTE DAS BATALHAS”
----------------------
OBSERVAÇÕES DO TEXTO
----------------------
Um dos deveres que devemos seguir, "QUANDO ESTIVERMOS DIANTE DAS BATALHAS” é:
1ª DEVEMOS PROSSEGUIR EM SANTIFICAÇÃO:
Do v.5-6:
v.5: Josué sabia que o SENHOR faria algo. Eles foram conduzidos até aquele lugar, não por acaso. Ele estavam às margens do Jordão, para então seguirem à terra que o ETERNO havia prometido para eles.
Não é por acaso que Josué diz: “Santifiquem-se” (v.5). Ele fala isto pois o SENHOR os visitaria de maneira tremenda e eles precisariam estar preparados para isto.
Ele ordena ao povo que se purificasse pessoalmente, para assistir as maravilhas que o SENHOR operaria através do seu servo Josué.
v.6: Mas aos sacerdotes ele ordena: “Levantem a arca da aliança”. Levantem no sentido de carregá-la. Eles deveriam carregá-la à frente do povo. Arca da aliança que representava a presença de Deus no meio do seu povo. Arca que, no futuro deles, seria tocada por Uzá e este seria morto instantaneamente por esta atitude.
Seguir após a arca da aliança tinha o seguinte simbolo: Israel estava seguindo os passos de Javé. Que não são os passos de qualquer divindade [até porque não existiam, nem existem outras]. Significava seguir após aquele que é santo.
Eles seguiriam mediante o SENHOR fosse à frente. Para isso eles deveriam estar purificados, separados para tal momento. Não por provavelmente tocarem na arca e morrerem como Uzá [que surgiria na era dos monarcas em Israel].
Eles deveriam santificar-se pois, o SENHOR iria tanto protegendo-os como avançando para a conquista.
Um pouco diferente de como foi quando o povo atravessou o Mar Vermelho. Pois naquele momento o povo fora perseguido pelo faraó (Ex 13). Mas o anjo de Deus e a coluna de fogo que estavam adiante do povo, foram para detrás, a fim de protegê-los (Ex 14).
Sendo que, agora eles estavam diante de um povo que estava desmaiando de medo, tremendo diante deles e do seu Deus. Por isso, o SENHOR ia à frente deles, e eles seguiam como os santos do SENHOR.
APLICAÇÕES:
Quantas vezes por dia, ou talvez por semana, você pensa em santificar-se cada vez mais?
Bom, se é bem difícil, imagino que pensar em santificar-se estando frente a uma tribulação em potencial, não caberia, certo?
Mas deveria! O crente vive em peregrinação, e em batalhas. Enquanto estamos aqui, somos a igreja militante. A qual as portas do inferno não prevalecerão contra nós.
Mas será que, assim como nosso Deus é santo, e seguimos segundo seus passos, podemos afirmar que: temos tornado notórios os grandes feitos do SENHOR?
Os grandes feitos, de um Grande Deus, que tem um grande Povo, que deve ser santo?
Por isso também, quando estivermos diante das batalhas:
--------------
2ª DEVEMOS SABER QUE O SENHOR ESTÁ NO NOSSO MEIO:
v.10-11
v.10: No versículo 9 Josué chama o povo para ouvir as palavras do SENHOR. Para assim saberem que o DEUS vivo estava no meio deles (v.10).
Eles ouviram as palavras do SENHOR através de seu servo Josué, principalmente sobre as demandas posteriores ao rio Jordão. Eles ouviram o que o SENHOR faria em favor deles, expulsando os pagãos que encontravam-se ali.
Josué declara-lhe os nomes, para que eles fiquem tranquilos, sem perderem uma noite de sono, pois o SENHOR estava no meio deles. E não estava inerte. Somente como um totem. Diferente das divindades que os outros povos adoravam.
v.11. Por isso, depois de declarar-lhe estas palavras, Josué conclama o povo para testemunhar quem irá a frente deles para conquistar a vitória sobre estes povos.
Não somente conquistar a vitória sobre os povos, mas atravessar o Jordão, abrindo o rio para que eles passassem. O Senhor fez o mesmo que fizera com a geração de décadas atrás.
O SENHOR, soberano de toda a terra, tomaria não somente o poder daqueles que tinham aquela faixa de terra que fora prometa à Israel, mas o soberano de toda a terra, cuidaria dos elementos que também estão sob seu governo. A extensa faixa de água fora prova disso.
APLICAÇÕES:
Quando você enfrenta algum grande desafio, ou talvez o prelúdio a este desafio, como você fica? Travado?
Bom, saiba que o Deus da Aliança é contigo. O Senhor Deus, todo poderoso é com o seu povo, e não abandona nenhum dos seus.
Não esqueça que o SENHOR está no meio do seu povo. Não numa arca da aliança, ou preso em símbolos. Ele habita no meio dos santos. Entre os que adoram em espírito e em verdade.
Por fim, quando estivermos diante das batalhas:
--------------
3ª DEVEMOS LEMBRAR QUE O ETERNO NÃO MUDA:
v.13
v.13: Assim como ele fizera grande feitos entre os patriarcas, e entre o povo do SENHOR, ao resgatar-lhes do Egito. Ele continuou fazendo em toda a história da igreja.
Grandes feitos miraculosos fez o SENHOR, para guardar seus santos em meio a perseguições, mas não com um fim em si mesmo. Ele fez deste modo a fim de preservar os seus a fim de que as gerações posteriores pudessem testemunhar o que o Soberano de toda a terra fez pela igreja universal.
Quando falo que devemos lembrar que o SENHOR não muda, me refiro ao que Ele fez pelos nossos antigos irmãos e pais, o que tem feito hoje e o que fará pelos nossos filhos e netos.
Devemos lembrar que quando estamos diante de uma batalha, não é nada pessoal. Mas é algo que envolve todo o povo da aliança.
Quando os pais da igreja lutaram pela ortodoxia, isso foi por toda a Igreja. Quando os reformadores também o fizeram, foi por toda a igreja. Quando nossos pais puritanos e escoceses o fizeram, também tinham a mesma finalidade.
APLICAÇÕES:
Lembrar que o Eterno não muda, mexe com nossa esperança, ação e oração.
Nossa esperança, pois alimenta nossa confiança de que o SENHOR não perdeu, nem perderá o domínio, nunca.
Nossa ação, pois assim podemos avançar como igreja que milita pelo Reino do Eterno.
E nossa oração, pois labutaremos e intercederemos pela geração que virá após o nosso tempo. Sempre comunicando-lhes que o SENHOR não muda e continuará pelo povo da aliança.
----------------------
CONCLUSÃO:
Não esqueçam os deveres de quando estivermos diante de batalhas. Ou até mesmo, quando não estivermos. Certamente devemos estar prontos para militar em favor do Reino do Senhor.
Avançando de maneira santa, lembrando que Ele está no nosso meio, e que o Eterno não muda de forma alguma.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.