O Sofrimento do Salvador
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Hoje estamos em uma data muito especial, que é o feriado de sexta feira santa, ou seja, o feriado da paixão de Cristo. É uma data que todos param os seus trabalhos, as suas atividades, para descansar ou para tirar um tempo com a família.
Mas esse feriado é extremamente necessário, pois é o dia em que devemos lembrar que Jesus Cristo sofreu na cruz para pagar o preço do nosso pecado. Jesus é o cordeiro pascal, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Veremos sobre o sofrimento do Salvador.
Ideia Central
Ideia Central
Jesus Cristo sofreu e foi esmagado por causa do pecado da humanidade.
Contexto
Contexto
O profeta Isaías veio de uma família do povo judeu e nasceu em Jerusalém, ele foi usado por Deus para levar a mensagem de Deus ao povo de Israel. O livro de Isaías são profecias que são para a nação de Israel, onde o povo estava sendo rebelde (Is 6.5) e o Senhor iria julgar o seu povo.
O livro de Isaías mostra que todos são culpados diante de um Deus santo, ou seja, todos são pecadores. Mas, o Senhor traz a salvação para o seu povo.
No capítulo 53, o profeta relata sobre o sofrimento, a morte e a vitória do Servo Sofredor. Essa profecia foi escrita 700 a.C., e se cumpre Novo Testamento, onde o Servo Sofredor é Jesus Cristo que sofreu na cruz.
Transição
Transição
Veremos dois fatos sobre Jesus Cristo.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° O sofrimento do servo sofredor (v. 1-3)
1° O sofrimento do servo sofredor (v. 1-3)
Isaías traz uma profecia sobre Jesus Cristo. Ele é o Servo Sofredor que é descrito aqui no livro de Isaías. Diante disso, veremos três verdades que descreve o sofrimento do servo sofredor:
1ª A mensagem sobre o servo foi rejeitada (v. 1)
1ª A mensagem sobre o servo foi rejeitada (v. 1)
1a Quem creu em nossa mensagem?
O profeta começa começa com uma pergunta, que indica que poucos iriam crer quando o servo sofredor aparecesse. No Novo Testamento essa profecia se cumpriu quando Israel rejeita Cristo como o Messias prometido do AT, isso mostra a incredulidade e o desprezo deles em relação ao evangelho de Jesus Cristo.
37 Mesmo depois que Jesus fez todos aqueles sinais miraculosos, não creram nele. 38 Isso aconteceu para se cumprir a palavra do profeta Isaías, que disse:
“Senhor, quem creu
em nossa mensagem,
e a quem foi revelado
o braço do Senhor?”
16 No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu em nossa mensagem?”
O povo judeu aguardava o Messias que iria estabelecer um reino político e terreno, com o intuito de ter paz em todo o império romano. Mas Cristo veio e estabeleceu um reino eterno.
1b E a quem foi revelado o braço do Senhor?
O braço do Senhor refere-se a uma força poderosa. O Senhor mostrou o seu poder, fazendo milagres, mas eles se recusaram a crer no evangelho.
16 Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.
2ª A beleza do servo não era atraente (v. 2)
2ª A beleza do servo não era atraente (v. 2)
2 Ele cresceu diante dele
como um broto tenro,
e como uma raiz saída de uma terra seca.
Ele não tinha qualquer beleza
ou majestade que nos atraísse,
nada havia em sua aparência
para que o desejássemos.
O profeta afirma que Cristo cresceu como um broto tenro e uma raiz de terra seca, isso mostra a humildade em sua aparência, onde Ele se submeteu a uma condição de humilhação, se esvaziando de sua glória. Ele não cresceu em um palácio cheio de riqueza, por isso não tinha nenhuma majestade.
A aparência de Jesus não era atraente, então só iria crer quem tiver fé que Ele é o Salvador.
3ª O servo foi rejeitado e desprezado pelos homens (v. 3)
3ª O servo foi rejeitado e desprezado pelos homens (v. 3)
3 Foi desprezado e rejeitado pelos homens,
um homem de dores
e experimentado no sofrimento.
Como alguém de quem
os homens escondem o rosto,
foi desprezado,
e nós não o tínhamos em estima.
O Servo é o próprio Deus que se fez homem, nasceu de uma virgem, nasceu de uma forma simples e humilde. Mas como ele foi recebido pelas pessoas? Foi recebido com rejeição e desprezo. Porque o povo judeu tinha expectativa de que o Messias seria alguém nobre e cheio de majestade, mas Jesus era filho de um carpinteiro.
9 Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens.
10 Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu. 11 Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.
Os homens esconderam o rosto de Jesus, ou seja, eles olharam para o outro lado e não para o seu sofrimento, desprezando-o e tratando-o com falta de respeito e fazendo pouco caso.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Nos dias atuais, muitos rejeitam a mensagem a respeito de Jesus Cristo, dentre elas algumas razões:
1. Muitos preferem seguir os prazeres carnais e mundanos do que servir a Jesus.
2. Alguns tem medo de se tornar cristãos e serem rejeitados pelas outras pessoas.
3. Afirmam que são pessoas boas e que podem entrar no céu se praticar boas obras. Por isso, não precisa de Jesus.
PERGUNTA: E você tem desprezado e rejeitado a Jesus?
2° A morte do servo sofredor (v. 4-9)
2° A morte do servo sofredor (v. 4-9)
Após Isaías descrever o sofrimento de Jesus, ele relata o momento em que o Senhor estava prestes a enfrentar a morte. Perante isso, veremos quatro afirmações sobre a morte de Jesus:
1ª O servo foi ferido e castigado (v. 4-5)
1ª O servo foi ferido e castigado (v. 4-5)
4 Certamente ele tomou sobre si
as nossas enfermidades
e sobre si levou as nossas doenças;
contudo nós o consideramos
castigado por Deus,
por Deus atingido e afligido.
5 Mas ele foi transpassado
por causa das nossas transgressões,
foi esmagado por causa
de nossas iniqüidades;
o castigo que nos trouxe paz
estava sobre ele, e pelas suas feridas
fomos curados.
Isaías relata nesses versículos a morte de Jesus, a mensagem central do evangelho. Onde o Senhor foi sacrificado na cruz do calvário. Nesse momento ele levou as enfermidades e as dores, ou seja, suportou o pecado da humanidade.
O povo judeu perseguiu Jesus, os fariseus em muitos momentos queriam matá-lo. Então, quando aconteceu a sua crucificação, o povo pensou que Cristo estava sendo castigado por Deus, ou seja, que Deus era inimigo de Cristo, porque eles não creram que Jesus é o próprio Deus.
O Servo foi transpassado, isso quer dizer “ferido, perfurado”. As mãos e os seus pés do Senhor foram furado com pregos e o lado foi perfurado com uma lança. Isso aconteceu por causa da transgressão da humanidade. Ele foi esmagado, isso significa que ele foi “moído com violência” por causa do pecado. Ele morreu no lugar dos pecadores e não por causa dos seus próprios pecados, porque ele não tem nenhum pecado, mas sim, o pecado de toda a raça humana.
O castigo que era para estar sob os pecadores, ele recebeu o castigo, a ira de Deus, para que os pecadores pudessem ter paz e a salvação por meio de suas feridas.
24 Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.
2ª O servo foi oprimido e humilhado (v. 6-8)
2ª O servo foi oprimido e humilhado (v. 6-8)
6 Todos nós, tal qual ovelhas,
nos desviamos,
cada um de nós se voltou
para o seu próprio caminho;
e o Senhor fez cair sobre ele
a iniqüidade de todos nós.
7 Ele foi oprimido e afligido;
e, contudo, não abriu a sua boca;
como um cordeiro
foi levado para o matadouro,
e como uma ovelha que diante de seus
tosquiadores fica calada,
ele não abriu a sua boca.
Todos pecaram, se afastaram de Deus, buscaram seguir os seus próprios caminhos. Não existe nenhuma pessoa boa aos olhos de Deus, pois todos estão debaixo do pecado.
10 Como está escrito:
“Não há nenhum justo,
nem um sequer;
11 não há ninguém que entenda,
ninguém que busque a Deus.
12 Todos se desviaram,
tornaram-se juntamente inúteis;
não há ninguém
que faça o bem,
não há nem um sequer”.
Mas o servo sofredor suportou a cruz, recebeu a justa ira de Deus (reação de Deus contra o pecado), recebeu a iniquidade da humanidade, ou seja, foi morto como se ele tivesse praticado o pecado, isso significa que ele foi o substituto da humanidade, ou seja, morreu no lugar dos pecadores, para pagar o preço do pecado, para que as pessoas pudessem ter a salvação.
21 Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.
Ele foi levado como um cordeiro que iria ser morto e como uma ovelha que seria tosquiada, mas não abriu a boca. Cristo não reclamou perante a sua morte, mas submeteu aos opressores, pois esse era o propósito de Deus Pai para a sua vida.
O servo foi julgado de forma opressiva, sendo levado para o julgamento. Isso significa que Ele perdeu a sua vida, para morrer no lugar de pecadores, para ser objeto da ira de Deus, onde ele recebeu a punição, para que a humanidade fosse salva e recebesse a justificação dos seus pecados.
3ª O servo foi sepultado (v. 9)
3ª O servo foi sepultado (v. 9)
9 Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios,
e com os ricos em sua morte,
embora não tivesse cometido
nenhuma violência
nem houvesse nenhuma mentira
em sua boca.
O povo judeu queria que Cristo fosse sepultado de forma desonrosa, junto com os criminosos, mas ele foi sepultado com os ricos em um lugar honroso. Apesar de não ter cometido nenhum pecado.
4ª A morte de Jesus foi da vontade do Pai (v. 10)
4ª A morte de Jesus foi da vontade do Pai (v. 10)
10 Contudo, foi da vontade do Senhor
esmagá-lo e fazê-lo sofrer,
e, embora o Senhor tenha feito da vida dele
uma oferta pela culpa,
ele verá sua prole e prolongará seus dias,
e a vontade do Senhor
prosperará em sua mão.
O profeta Isaías explica o sacrifício de Jesus do ponto de vista de Deus Pai, onde Cristo foi sacrificado pelos homens, mas já fazia parte dos planos de Deus, esmagar e fazer sofrer o seu próprio filho.
Deus é justo e precisa punir o pecado, ao invés de punir a humanidade, puniu o seu próprio filho, fazendo dele uma oferta pela culpa dos pecados da humanidade.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Se você não teve um encontro pessoal com Cristo, você está debaixo da ira de Deus e será condenado eternamente por causa dos seus pecados (v. 6). O único que pode mudar a sua condição diante de Deus é crer na morte de Jesus na cruz do calvário, onde ele morreu para que você pudesse viver eternamente.
Conclusão
Conclusão
O Jesus Cristo passou pelo sofrimento, para dar salvação ao povo, mas foi rejeitado e desprezado, pois veio nessa terra sendo pobre e humilde. Passou pela morte, sendo castigado e ferido, para pagar o preço do pecado do seu povo (judeus), e de toda a humanidade.
Muitas pessoas rejeitam a mensagem do evangelho, endurecendo os seus corações e buscando a salvação de outras maneiras, por exemplo, ir na igreja todo o domingo, fazer boas ações, busca pertence alguma religião e dentre outras maneiras.
Mas a Palavra de Deus afirma que a salvação está em Cristo, onde Jesus morreu para salvar pecadores.
Aplicação
Aplicação
Você não consegue ser salvo por seus méritos, por suas próprias forças e por fazer boas ações, mas a salvação está em Jesus Cristo.
Se você não entregou a sua vida para Jesus, você ainda está perdido e condenado eternamente. Mas a sua vida pode ser transformada pelo evangelho de Cristo.
