NÃO SE SURPREENDA SE O MUNDO O ODIAR
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 76 viewsNotes
Transcript
NÃO SE SURPREENDA SE O MUNDO O ODIAR
NÃO SE SURPREENDA SE O MUNDO O ODIAR
Introdução:
Lição: O Mundo Odeia Os Filhos De Deus.
Texto: 1João 3.13.
A partir dos versos 11 e 12, João passou a tratar sobre o amor. Ele mostrou o que é e o que não amor, dando o exemplo de Caim para com Abel seu irmão. Caim não amava Abel, e isso ficou visível quando o assassinou. Esse tipo de relacionamento indica o que não é amor. O apóstolo deseja que seus ouvintes amem uns aos outros verdadeiramente, como eles têm ouvido desde a sua conversão.
Para João, o ódio de Caim para com seu irmão, Abel, é um reflexo do ódio do mundo pelos filhos de Deus. Caim, sendo do mundo, exemplica aqueles do mundo que odeiam os filhos de Deus. Essa oposição aos crentes é natural por quem eles são: filhos de Deus. Porvavelmente, essa oposição estava deixando os ouvintes de João chocados. João, então, diz: “Irmãos, não vos maravilheis se o mundo vos odeia.” O verbo “maravilheis” está no imperativo e o seu significado é ficar extraodinariamente impressionado ou perturbado, ou seja, maravilhar-se, surpreende-se, no bom ou no mau sentido. No caso aqui, é ficar surpreso no mau sentido. Eles não deviam ficar perturbados pelo fato do mundo os odiar. Ou seja, eles não deveriam achar isso anormal, extranho, incomum. Por eles pertencerem a Cristo, isso é mais do que normal acontecer.
Esse ódio não é uma coisa de momento, mas uma ação constante. A forma como o verbo “odiar” se encontra indica um ódio contínuo: “Irmãos, não vos surpreendei se o mundo vos está odiando.” João está expressando o desejo dele de que não fiquem mais perturbados com esse ódio constante do mundo. A pertubação deles era verem a mudança de seus parentes, amigos, vizinho e compatriotas para com eles. O afastamento social. Eles estavam sendo rejeitados pela sociedade. João diz: “não se surpreendam com isso.”
Diante disso, quero apresentar, com outras passagens bíblicas, dois porquês do ódio do mundo aos filhos de Deus.
Os filhos de Deus são odiados pelo mundo porque se identificam com Jesus Cristo.
Lucas 6.22 “Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem e quando vos expulsarem da sua companhia, vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem.”
Esse versículo se encontra nas bem-aventuranças do evangelho de Lucas (Lc 6.20-23). Também aparece nas bem-aventuranças do evangelho de Mateus: Mt 5.11 “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.” Jesus afirma com antecendência o que virá sobre seus discípulos por causa da identificação deles com Ele.
Apesar do ódio do mundo, fica claro uma coisa: somos bem-aventurados. Ser bem-aventurado significa ser favorecido, abençoado, privilegiado, feliz; a ideia é de ter sido privilegiado pelo favor divino (ex. Dt 33.29; Mt 16.17; Rm 4.8 “bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado.”).
O mundo nos odeia, mas Deus é a nosso favor.
Até na Grande Tribulação, os santos entre os judeus e gentios que se identificarão com Jesus Cristo serão odiados pelo mundo (Mt 10.22; 24.9; Mc 13.13; Lc 21.17).
Aplicação:
Os filhos de Deus são odiados pelo mundo porque não são deste mundo.
João 15.18-19 “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.”
João 17.14 “Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou.” Versículo 16: “Eles não são do mundo, como também eu não sou.”
Primeiramente, o mundo odiou o Senhor Jesus Cristo, que não é deste mundo. Jesus deixa claro: assim como foi com Ele será com os Seus discípulos que O seguem. Ele não é deste mundo, e os Seus também não são. Essa é a razão do ódio do mundo pelos filhos de Deus. O mundo ama quem é seu.
O mundo odeia quem mostra seus pecados (Jo 7.7). E quem viver piedosamente em Cristo será perseguido pelo mundo (2Tm 3.12).
Não somos deste mundo, somos cidadãos celetiais, e estamos aqui de passagem (Ef 2.19; Fp 3.20; Hb 11.13).
O mundo odeia quem é santo, justo e bom. O mundo ama quem é pecador, injusto e ruim.
Aplicação:
Conclusão:
Minha tradução interpretativa: 13 Então, irmãos, vos admireis se o mundo vos odeia.
