Panorama Bíblico: Êxodo
Notes
Transcript
1. Introdução
O que é Êxodo?
Êxodo é o segundo livro da Bíblia, o segundo livro do Pentateuco.
Êxodo significa “saída”. Moisés, o autor do livro, contempla desde o período da morte de José, até a libertação de Israel do Egito, mostrando como aqueles que eram somente escravos em terra estranha se tornaram também um povo, por causa da aliança de Deus.
É em Êxodo que temos algumas das figuras e personagens mais importantes da Bíblia, como o tabernáculo que apontava para a presença de Deus e as próprias tábuas da lei.
2. Propósito
Qual o propósito deste livro, então?
Êxodo narra o resgate de Israel do Egito, por Deus, através da vida de Moisés.
Êxodo nos apresenta a Lei e a Aliança no Monte Sinai.
Êxodo nos mostra que Deus sempre quis estar perto e ser adorado pelo seu povo.
Êxodo mostra muito sobre o caráter de Deus.
Êxodo mostra muito sobre o nosso caráter, sempre pronto para reclamar, e se rebelar contra Deus.
Êxodo mostra ainda o castigo e a misericórdia de Deus.
3. Palavra-Chave
Libertação: “1 Então, falou Deus todas estas palavras: 2 Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.”
4. Versículos-Chave
Êxodo 2.25 “E viu Deus os filhos de Israel e atentou para a sua condição.” - O Cenário: Crescimento e Opressão de Israel no Egito.
Êxodo 3.1 “1 Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe.” - O Chamado e a Incubência de Moisés.
Êxodo 12.30 “30 Levantou-se Faraó de noite, ele, todos os seus oficiais e todos os egípcios; e fez-se grande clamor no Egito, pois não havia casa em que não houvesse morto.” & Êxodo 15.21 “21 E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou e precipitou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.” - A Libertação Milagrosa da Escravidão
Êxodo 15.22 “22 Fez Moisés partir a Israel do mar Vermelho, e saíram para o deserto de Sur; caminharam três dias no deserto e não acharam água.” - A Jornada até o Monte Sinai
Êxodo 19.3–6 “3 Subiu Moisés a Deus, e do monte o Senhor o chamou e lhe disse: Assim falarás à casa de Jacó e anunciarás aos filhos de Israel: 4 Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim. 5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; 6 vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.” - Aliança no Sinai
Êxodo 20.1-17 - Os Dez Mandamentos
Êxodo 32.1–5 “1 Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão e lhe disse: Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós; pois, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe terá sucedido. 2 Disse-lhes Arão: Tirai as argolas de ouro das orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas e trazei-mas. 3 Então, todo o povo tirou das orelhas as argolas e as trouxe a Arão. 4 Este, recebendo-as das suas mãos, trabalhou o ouro com buril e fez dele um bezerro fundido. Então, disseram: São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito. 5 Arão, vendo isso, edificou um altar diante dele e, apregoando, disse: Amanhã, será festa ao Senhor.” - Rebelião, transgressão da aliança, renovação da aliança.
Êxodo 39.43 “43 Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito segundo o Senhor havia ordenado; assim a fizeram, e Moisés os abençoou.” - A Construção do Tabernáculo e seus Móveis
Êxodo 40.34 “34 Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo.” e Êxodo 40.38 “38 De dia, a nuvem do Senhor repousava sobre o tabernáculo, e, de noite, havia fogo nela, à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.” - O Tabernáculo é montado e a Glória desce.
5. Cristologia
Êxodo não é apenas um livro de história. Ele conta a história de como Deus libertou e salvou seu povo das garras do Egito, das mãos do Faraó, mas essa libertação foi para que o povo vivesse debaixo da Lei de Deus. Cristo é aquele que vive perfeitamente debaixo da lei de Deus, não os homens.
Êxodo aponta para a perfeita libertação. Nosso problema maior não era simplesmente a libertação da escravidão, mas há um “segundo êxodo”, em Isaías 40 a 66 lemos sobre ele. A libertação do Egito, aponta para uma libertação maior, que não Moisés, mas Jesus realizou em Jerusalém, nos libertando não do Egito, mas da condenação, da morte, do peso da escravidão das obras.
6. Teologia
A Sarça Ardente - Vocação, Capacitação, Obediência e Reverência.
As 10 Pragas e a Páscoa.
A entrega dos 10 Mandamentos e a Aliança.
O Tabernáculo e a Presença de Deus.
7. Lições
Devemos honras as autoridades sobre nós, mas somente enquanto não estiverem contra o nosso Deus. (Êxodo 1.17 “17 As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos.”).
Toda situação que Deus nos permite ou nos faz viver, é útil para a glória dEle. Moisés experimentou períodos 3 períodos de 40 anos em sua vida, nada foi por acaso, nada foi em vão, ele estava sendo moldado, forjado e aperfeiçoado para a obra de Deus.
Cuidado com a MURMURAÇÃO. O povo foi liberto pelo poder de Deus, viu pragas, milagres, maravilhas, viu os inimigos sendo afogados no mesmo lugar que eles passaram de pés enxutos, e ainda assim se queixaram e murmuraram. Sua reclamação não pode durar muito tempo, senão ela vai criar raízes, frutificar e apodrecer seu coração.
Cuidado com a IDOLATRIA. O povo achou que Moisés estava demorando demais, então resolveram dar um jeitinho, queriam agradecer e adorar, queria cultuar do seu próprio jeito… e caíram em idolatria fazendo um bezerro de ouro. Isso porque não foram capazes de esperar em Deus, confiavam e idolatravam a si mesmos. Cuidado, a idolatria acaba com ministérios, famílias e pessoas.
A Lei deve ser amada, mesmo que não consigamos cumpri-la perfeitamente. As duas tábuas da lei ainda são válidas, os 10 mandamentos ainda são e devem ser para sempre o nosso padrão de vida. Não somos perfeitos, falhamos e erramos, mas não somos salvos pela obediência da Lei, mas pela obediência de Cristo, que agora nos capacita e nos impulsiona a honrar e zelar pela lei de DEus.
8. Polêmicas e Dificuldades
Deus foi violento?
Aqueles milagres realmente aconteceram?
Ainda precisamos da Lei?
Ainda precisamos guardar o Sábado?
9. Perguntas?
Caso os irmãos tenham perguntas, esse é o momento ideal para elas.
10. Lembrete
Tudo que quebre os Dez Mandamentos ou não reflita seu espírito, tudo que não se alinhe com a Palavra de Deus, tudo que difira do caráter do Senhor Jesus Cristo é pecado.
Stuart Olyott
A função da graça é nos levantar do pó, estabelecer-nos sobre Cristo, a rocha dos séculos, colocar uma nova canção de salvação gratuita em nossas bocas e, ordenar nossos passos no caminho dos mandamentos de Deus. É isso… que nos permite regozijar no nome de Cristo o dia todo.
Augustus Montague Toplady (Autor e Escritor de Hinos)
11. Encerramento
Lista de obras consultadas.
