Jesus é vida verdadeira (Mateus 28:1-15)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 101 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO: O evangelho de Mateus está mostrando como foi a influência de Jesus no meio dos povos pelos quais Ele passou. Não era uma influência política ou simplesmente pra curar pessoas e expulsar demônios. Seu objetivo era anunciar que o Reino de Deus estava na terra, que Deus estava entre o povo por meio de Jesus.
O fato de Jesus ter caminhado entre nós foi determinante para que a humanidade nunca mais fosse a mesma. Se todos estavam distantes de Deus, agora a boa notícia é que Deus estava acessível novamente a todo aquele que se arrependesse, pois Jesus estava ali para perdoar os pecados de todos, os levar para junto de Deus e os livrar da morte eterna.
Jesus é vida, e é sobre isso que eu gostaria de falar com vocês nesta noite: Proposição: JESUS É A VIDA VERDADEIRA. Quando sabemos que Jesus é vida, o que isso traz a nós como verdade? Primeiramente, porque Jesus é vida:
1.  OS VIVOS SÃO ENCORAJADOS (v. 5-7,10)
Mateus 28.5–7 ARA
5 Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. 6 Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia. 7 Ide, pois, depressa e dizei aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis. É como vos digo!
Explicação do versículo: Imagine como correu a notícia de que o corpo de Jesus havia sumido e o lugar onde ele estava sepultado teve sua pedra removida. Como assim? Roubaram o corpo de Jesus?
Maria Madalena e a outra Maria, como descreve o texto, não estavam entendendo o que acontecia ali. O anjo, então, aparece pra elas e explica que o que Jesus havia anunciado várias vezes agora havia se concretizado. É o tipo de coisa que qualquer um ficaria espantado, pois nunca ninguém tinha presenciado um feito como este.
Aquelas mulheres não precisavam ter medo. Todo o medo e o desespero haviam sido dissipados quando Jesus morreu na cruz, e agora Ele estava ressuscitando. Vida em definitivo, não apenas por alguns anos. Vida eterna!
Aquelas mulheres não precisam ter medo, pois buscam a Jesus, que havia ressuscitado. Elas não precisam ter medo porque Jesus as conhece, porque elas são fieis a Ele mesmo nos momentos de perseguição.
Mateus 28.10 ARA
10 Então, Jesus lhes disse: Não temais! Ide avisar a meus irmãos que se dirijam à Galileia e lá me verão.
Jesus tinha anunciado várias vezes o que aconteceria ao terceiro dia de Sua morte, talvez elas não tivessem acreditado o suficiente, mas isso agora não importava, agora Ele estava revelando a Si mesmo àquelas mulheres, e disse pra não temerem.
Primeiro o anjo disse, depois Jesus: “Não temais!”. Isso é algo muito característico de Deus quando fala com Seu povo. Assim aconteceu com várias pessoas no Antigo Testamento.
Aplicações: Se fosse você naquela situação, como reagiria? Consegue imaginar isso? A pessoa caminha com Jesus, ouve Seus ensinamentos, daí Ele anuncia que vai morrer, e realmente morre, e da maneira mais trágica e terrível. Uma morte dolorosa.
Parece que a esperança acabou, mas não! Era só chegar o terceiro dia que iria acontecer o que Ele já tinha avisado! Daí chega um anjo pra você falando pra não temer porque Jesus está vivo. O que você responde?
Em nossa vida, cheia de frustrações e desânimo, fica uma guerra constante entre o desespero e a esperança. Com que olhos você tem enxergado a vida? Os olhos que enxergam o desastre que é este mundo, ou os olhos espirituais que enxergam a nova vida em Cristo?
Se Jesus é vida pra você, não há o que temer, pois Ele venceu a morte, Ele venceu o inimigo mais forte, Ele está acima de tudo!
Não estou dizendo pra você ignorar todas as aflições que acontecem no mundo, mas precisa saber olhar de uma maneira que não caia no desespero de se entregar ao fatalismo. Quando Jesus morreu, muitas pessoas voltaram à sua vida de antes, como se não O tivessem conhecido.
A notícia da ressurreição pegou a todos de surpresa, e o verdadeiro cristão é aquele que se alegra sabendo que ainda há esperança mesmo em meio ao caos!
Enfrentamos o luto, a doença, o desemprego, a inflação, mas se enfrentamos confiando que Deus está no controle de todas as coisas, ainda que a situação continue difícil, precisamos continuar olhando pra Ele sabendo que há um propósito!
Sempre que Deus diz para alguém “Não temas” ou “Não temais”, Ele está chamando para um propósito, para uma missão. Ele está encorajando para a batalha, pois é Ele quem dá a vitória aos Seus! Então, coragem, irmãos!
Dobradiça: Jesus é vida, e por meio desta vida, Ele nos encoraja. Agora, porque Jesus está vivo:
2. OS VIVOS FICAM ALEGRES (v. 8-9)
Mateus 28.8 ARA
8 E, retirando-se elas apressadamente do sepulcro, tomadas de medo e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos.
Explicação do versículo: Irmãos, Jesus ressuscitou! Tem como não ficar alegre? Pois aquelas mulheres ficam alegres, mas não era uma alegria qualquer. É uma alegria que faria qualquer um pular, comemorar e sorrir de orelha a orelha, e mais que uma expressão externa, o coração iria até mesmo acelerar. Como não ficar feliz?
A alegria daquelas mulheres faz com que saiam correndo anunciar aos discípulos, creio eu que da mesma maneira que o mensageiro de um rei corria anunciar a vitória dos seus guerreiros em uma batalha. Sabe porque essa comparação?
Porque a morte de Jesus representa a vitória sobre a morte, o triunfo sobre o pecado. Uma notícia que deveria fazer todos comemorarem mais do que qualquer conquista que podemos ter neste mundo caído.
Mateus 28.9 ARA
9 E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram.
Essa alegria verdadeira faz com que elas corram para anunciar, mas aí, se deparam com Jesus. Uma alegria maior do que antes, pois agora sabem que Jesus está vivo, não somente porque o anjo conta, mas porque elas têm um encontro com Ele e ouvem Sua voz.
Não haveria atitude melhor para expressar a alegria do que adorar a Jesus, reconhecer o quão poderoso e majestoso Ele é e o quanto todo ser humano depende dEle. Uma explosão de alegria no coração daquelas mulheres faz com que elas abracem os pés dEle e O adorem.
Aplicações: Se ponha no lugar dessas mulheres. Você acabou de saber que Jesus está vivo e deve contar aos discípulos, aí dá de cara com o Senhor Jesus! Que fantástico isso seria! Nenhuma história escrita e inspirada somente por autores humanos seria capaz de relatar cenas tão belas e impactantes para o nosso coração!
Até porque Jesus não é um herói da das histórias que vemos por aí, Ele não é um sábio qualquer que este mundo conheceu, Ele não é um personagem fictício! Ele é o Autor da história, Ele é o Deus eterno que Se encarnou, Ele é a própria vida! E isso já é suficiente para nos trazer alegria!
Jesus está com você em todos os momentos, Ele não te desampara! Ainda que não tenhamos nada, ainda que estejamos sozinhos e esquecidos pelas pessoas, Jesus está conosco, e isso é suficiente!
Caminhar com Jesus é provar de dias em que parece que tudo vai mal, parece que só iremos encontrar o desânimo e somente notícias ruins vêm ao nosso encontro, mas aí chega Jesus e manda todas as aflições embora. Na presença dEle, ainda que haja motivos para querer largar tudo, Ele vai ao seu encontro e te enche de alegria!
Se você nunca experimentou um momento como este que estou dizendo, fale com Ele, se derrame aos pés dEle, entregue suas aflições e seus medos diante dEle. Prove de momentos na presença do Senhor, busque, pois é nEle que está o seu descanso, como falamos na semana retrasada. É nEle que está a sua alegria.
Dobradiça: Nós, que estamos vivos por meio de Jesus, somos encorajados e estamos alegres. Além disso, através da vida de Jesus:
3. OS MORTOS SÃO REVELADOS (v. 11-15)
Mateus 28.11–15 ARA
11 E, indo elas, eis que alguns da guarda foram à cidade e contaram aos principais sacerdotes tudo o que sucedera. 12 Reunindo-se eles em conselho com os anciãos, deram grande soma de dinheiro aos soldados, 13 recomendando-lhes que dissessem: Vieram de noite os discípulos dele e o roubaram enquanto dormíamos. 14 Caso isto chegue ao conhecimento do governador, nós o persuadiremos e vos poremos em segurança. 15 Eles, recebendo o dinheiro, fizeram como estavam instruídos. Esta versão divulgou-se entre os judeus até ao dia de hoje.
Explicação do versículo: Veja a diferença daquelas mulheres para os judeus, os mestres da Lei, aqueles que são sacerdotes. Aqueles homens têm um mal caráter, tinham um coração depravado. Mostraram que estavam mortos espiritualmente. Se Maria Madalena e Maria foram correndo contar que Jesus estava vivo, os guardas também foram. As mulheres, para os discípulos de Jesus. Os guardas, para os sacerdotes.
As mulheres anunciaram a verdade, e os sacerdotes, ao saberem da notícia, tinham um único desejo em mente: inventar uma história, mentir, jogar a culpa nos discípulos e subornar os guardas. Mesmo sabendo da verdade, aqueles homens preferiram continuar na mentira, isto porque eles não conheciam a Jesus de verdade.
A cegueira de seus corações os fazia somente continuar a reputação dos judeus como sérios e corretos e tentar a todo custo levar adiante a ideia de que Jesus era um impostor. Até hoje, tem gente que acredita nisso.
Aplicações: Você acredita em quem? Em Jesus, no Espírito Santo? Ou prefere acreditar na invenção dos sacerdotes, acreditar nos falsos mestres? Jesus está vivo, e disso não há como discordar.
Ele está vivo fisicamente, e além disso, a Sua presença pode ser sentida neste lugar, isto não é uma falácia, isto não é um achismo, Cristo está entre nós. E, se você consegue sentir a presença de Cristo, com certeza está vivo espiritualmente. A vida dEle já está em você.
Tem uma galera sempre tentando negar que Jesus existiu, mesmo que Sua existência tenha sido comprovada, e existe aqueles que dizem que Ele está morto. Jesus não está morto, mas eles estão, espiritualmente, até o dia em que Jesus os alcance. Não seja um sabotador da vida, mas seja um propagador da vida! Jesus deixou claro em:
Mateus 12.33–37 ARA
33 Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. 34 Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. 35 O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más. 36 Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; 37 porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.
O coração que está cheio da vida de Jesus fala e age como alguém que tem essa nova vida. Se os sacerdotes estavam tentando anunciar que o corpo de Jesus tinha sido roubado pelos discípulos, a verdade é que eles não tiveram um encontro com o Jesus vivo, e talvez nunca teriam.
Mesmo que, ao longo dos séculos, muitos tenham tentado impedir que a notícia de que Jesus está vivo se espalhasse, nenhum deles conseguiu. O Deus soberano agiu na história e fez com que a vida de Jesus alcançasse muitos povos até os nossos dias. Jesus é vida, e Ele está entre nós!
Quem está vivo com Jesus demonstra que está vivo por meio de suas atitudes que revelam o quanto o Senhor está agindo em sua vida. A vida dEle opera em nós coisas maravilhosas que este mundo passageiro não consegue nos oferecer! Quem vive na Verdade, vive com Jesus!
CONCLUSÃO: Jesus é vida, e isso não é um mero conceito, isso é a maior verdade e a melhor notícia que este mundo precisa saber! Ele é o antídoto contra o vírus do pecado, Ele é a resposta que este mundo precisa. A vida de Jesus produz em nós coragem pra prosseguir, pra olhar em frente, pra não temer o futuro, pra anunciar a mensagem do Evangelho, pra não ter vergonha de dizer que é cristão! Tenha coragem!
A vida de Jesus produz alegria verdadeira, alegria que não se abala com más notícias, mas que sabe que, mesmo Jesus tendo morrido, Ele ressuscitou, nesse caso nós podemos contar spoiler, nesse caso temos de anunciar.
A vida de Jesus mostra quem está vivo e quem está morto. Tudo é revelado, nada pode ser ocultado. Desfrute dessa vida, busque a Jesus e experimente da maior satisfação que um homem pode ter em seu coração. Que Jesus abençoe sua vida e te ajude nessa caminhada.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.