A Ressurreição do Salvador

Páscoa  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript

Introdução

Hoje é um dia muito especial, é uma data em que todos comemoram o domingo de páscoa. Muitos apresentam a figura do coelho botando os ovos de chocolate e levando para as crianças. Mas, será que isso é a páscoa de acordo com a bíblia?
O domingo de páscoa é para comemorar o evento mais extraordinário, mais belo e impactante de todo o universo, que é a ressurreição do Senhor Jesus Cristo.

Ideia Central

Jesus morreu, mas ressuscitou ao terceiro dia, para salvar a humanidade de seus pecados.

Transição

Veremos dois acontecimentos sobre a ressurreição.

Desenvolvimento

1° A confirmação da ressurreição (v.1-8)

1 No primeiro dia da semana, de manhã bem cedo, as mulheres levaram ao sepulcro as especiarias aromáticas que haviam preparado.
O primeiro dia da semana, é o domingo, onde bem cedo as mulheres foram visitar o sepulcro de Jesus, levando alguns perfumes. O propósito era terminar de preparar o corpo de Jesus para o sepultamento, já que as mulheres não conseguiu realizar, pois era necessário preparar as especiarias.
2 Encontraram removida a pedra do sepulcro, 3 mas, quando entraram, não encontraram o corpo do Senhor Jesus.
Ao chegar no sepulcro, elas tiveram uma surpresa, pois a pedra estava removida e então elas resolveram entrar no local onde Jesus havia sido sepultado, porém, não encontraram o corpo do Senhor Jesus Cristo.
4 Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. De repente, dois homens com roupas que brilhavam como a luz do sol colocaram-se ao lado delas.
As mulheres ficaram “perplexas”, essa palavra significa “estar cheio de confusão ou “estar incapaz de compreender”, ou seja, elas ficaram tão surpresas que não sabiam o que pensar, ao verificar que o túmulo estava vazio.
De forma repentina, dois homens com vestes resplandecentes, ou seja, roupas que brilhavam. Esses dois homens colocaram-se ao lado delas. De acordo com o relato do evangelho de Mateus, apareceu um anjo para as mulheres.
5 Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: “Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive?
Após a aparição desses anjos, elas ficaram amedrontadas, ou seja, com um medo muito intenso. Diante disso, a atitude delas foi de baixar o rosto para o chão, como ato de reverência.
E os homens disseram que Jesus havia ressuscitado e que elas não deveriam procurar o corpo dele, mas procurá-lo vivo.
6 Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele lhes disse, quando ainda estava com vocês na Galiléia:
Eles confirmaram que Jesus havia ressuscitado dentre os mortos, conforme Ele tinha dito quando estava na cidade da Galiléia.
7 ‘É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia’ ”.
8 Então se lembraram das palavras de Jesus.
Antes de ir para a cruz, Jesus deixou claro para os seus discípulos que era necessário Ele ser entregue, morrer e ressuscitar ao terceiro dia.
Lucas 9.22 NVI
22 E disse: “É necessário que o Filho do homem sofra muitas coisas e seja rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, seja morto e ressuscite no terceiro dia”.
Lucas 18.31–34 NVI
31 Jesus chamou à parte os Doze e lhes disse: “Estamos subindo para Jerusalém, e tudo o que está escrito pelos profetas acerca do Filho do homem se cumprirá. 32 Ele será entregue aos gentios que zombarão dele, o insultarão, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão. 33 No terceiro dia ele ressuscitará”. 34 Os discípulos não entenderam nada dessas coisas. O significado dessas palavras lhes estava oculto, e eles não sabiam do que ele estava falando.
Após os anjos repetir as palavras de Jesus, elas lembraram que Jesus tinha dito que ele iria ressuscitar dentre os mortos.

2° A divulgação da ressurreição (v.9-12)

9 Quando voltaram do sepulcro, elas contaram todas estas coisas aos Onze e a todos os outros.
Após as mulheres voltarem do túmulo vazio, elas começaram a compartilhar para os onze e a todos os outros, que elas não encontraram o corpo de Jesus e que os anjos haviam aparecido e confirmado a ressurreição.
10 As que contaram estas coisas aos apóstolos foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas.
As mulheres que viram o túmulo vazio e que divulgaram a notícia para os onze discípulos e para os outros, foram:
Maria Madalena, a mulher que Jesus havia expulsado sete demônios.
Joana que era mulher de Cuza, o procurador do Rei Herodes.
Maria, a mãe de Tiago e mulher de Zebedeu.
E outras que estavam juntas.
Conforme o relato do evangelho de Mateus 27 e Lucas 8, essas mulheres seguiram Jesus, desde a Galileia.
11 Mas eles não acreditaram nas mulheres; as palavras delas lhes pareciam loucura.
Os discípulos não acreditaram nas palavras das mulheres, porque para eles isso o fato de Jesus ressuscitar dentre os mortos eram loucura.
A bíblia relata que Tomé um dos discípulos de Jesus, não creu quando ouviu falar que Jesus havia ressuscitado, era estava tão incrédulos que afirmou:
João 20.24–25 NVI
24 Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. 25 Os outros discípulos lhe disseram: “Vimos o Senhor!” Mas ele lhes disse: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei”.
E depois Jesus apareceu para os discípulos e disse a Tomé:
João 20.26–29 NVI
26 Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês!” 27 E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”. 28 Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu!” 29 Então Jesus lhe disse: “Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram”.
Muitos duvidaram, mas a ressurreição de Jesus é real.
12 Pedro, todavia, levantou-se e correu ao sepulcro. Abaixando-se, viu as faixas de linho e mais nada; afastou-se, e voltou admirado com o que acontecera.
Após as mulheres afirmarem que Jesus havia ressuscitado e os discípulos não acreditarem, Pedro foi correndo para o túmulo, onde Jesus havia sido colocado. Mas ao chegar lá, ele viu as faixas de linho e mais nada, depois ficou admirado ao ver que o corpo de Jesus não estava no sepulcro.
Jesus morreu, foi sepultado, mas ressuscitou ao terceiro dia. Nessa passagem bíblica podemos ver que as mulheres e os anjos comprovaram a ressurreição. Mas foram muito mais testemunhas que viram Jesus depois da ressurreição, conforme Paulo descreve:
1Coríntios 15.3–8 NVI
3 Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras, 5 e apareceu a Pedro e depois aos Doze. 6 Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido. 7 Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos; 8 depois destes apareceu também a mim, como a um que nasceu fora de tempo.
Jesus apareceu ao onze discípulos e esteve com eles durante quarenta dias antes de subir aos céus, conforme descrito em Mateus 28, Marcos 16, Lucas 24 e João 20.

Conclusão

Aplicação

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.