ANTES, IMPORTA OBEDECER A DEUS (At 5.16-29)
Atos dos Apóstolos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 33 viewsNotes
Transcript
Quebra-Gelo: Na sua opinião, é fácil ou difícil obedecer a Deus? Por quê?
INTRODUÇÃO
1º Século: Manifestação de Deus x Inveja efeverscente = Prisão
O primeiro século realmente foi palco de uma grande manifestação de Deus. Existem muitos milagres e libertações ocorrendo pela instrumentalidade dos apóstolos confirmando que o Jesus que foi morto está vivo e segue operando. Mas diante destes grandes feitos, também existe uma inveja efervescente no coração de muitos líderes religiosos que através da influência conseguem frear os apóstolos jogando-os na prisão.
Os apóstolos permanecem firmes em um propósito - obedecer a Deus.
DESENVOLVIMENTO
A obediência dos apóstolos a Deus gera três consequências imediatas em suas vidas; consequências essas que acompanham aqueles que decidem obedecer a Deus:
1ª Consequência: Quem obedece a Deus sofre perseguição
No início da igreja primitiva (primeiro século) os apóstolos sofreram perseguições constantes. Lucas relata, mais uma vez, a prisão como consequência. Na primeira vez Pedro e João foram presos, e dessa vez temos a informação que os presos são os apóstolos.
Agora veja algo impactante, nos versos 5.40-42. Mesmo não tendo cometido crime algum e desejando matá-los o Senhor os livra para continuar no cumprir de seu propósito, mas o texto nos diz que eles são açoitados. Uma forma de puni-los através da força física para que pelo medo parassem este movimento.
Os apóstolos consideraram um privilégio sofrer “por causa do Nome”, sofrer por Jesus, pois sabiam que assim se identificavam com seu Mestre que tanto sofreu por eles.
No Brasil não somos proibidos de pregar o evangelho, portanto, não há prisão por pregar o evangelho, porém, a perseguição sofrida ocorre no dia a dia por parte daqueles que amam o mundo e tudo o que nele há.
Se necessário for, estamos dispostos sofrer para continuar anunciando e defendendo a fé em Jesus?
2ª Consequência: Quem obedece a Deus experimenta milagres
Perceba que o texto nos diz que estão presos, mas ocorre um agir que vai além do nosso racional, as grades e portas fechadas, os soldados em seus postos, está tudo trancado. Mas o Senhor os retira milagrosamente da prisão para que pudessem continuar a cumprir os seus propósitos. Como explicar o inexplicável?
Esta é também uma realidade em nossas vidas, o Deus a quem servimos tem propósitos para cada um de nós, e a sua palavra nos afirma que nenhum de seus planos são frustrados. Muitas barreiras podem se levantar contra nós, mas se caminhamos com o Senhor diante de seus planos para nós, podemos seguir confiantes pois tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus.
Você já viveu uma situação em que o Senhor realizou um feito humanamente inexplicável?
3ª Consequência: Quem obedece a Deus fala sobre a sua fé (ensina e vive o que ensina)
Existe algo ardente no coração destes servos de Deus ao ponto que mesmo sabendo que poderiam ser presos novamente ou talvez levados à morte, eles compreendem que devem obedecer e seguir a direção do Senhor acima de todas as coisas. Perceba a consciência da missão, eles sabem que o anúncio da verdade não pode parar, mesmo que isto custe caro, pois por meio da pregação do evangelho Jesus está salvando pecadores. Você já parou para refletir no quão preciosa é a mensagem do evangelho?
Ao anunciá-la Deus pode tocar no coração daqueles que ainda não creem e mudar suas vidas! Se há algo precioso a aprendermos com estes irmãos é que não podemos nos calar! Não podemos deixar de anunciar, deixar de promover missões, deixar de convidar pessoas para ir a igreja ou visitar o PGM para ouvir desta palavra, pois o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.
Você tem falado sobre o evangelho de Cristo? Você consegue pensar em alguém que precisa ouvir mais de Jesus? Se desafie a orar e convidá-lo para vir a próxima semana.
CONCLUSÃO
Aprendemos algo valioso nesta noite, algo que só pode ocorrer com aqueles que temem a Jesus, que é a alegria em meio ao sofrimento. A ameaça e a punição não tem efeito nenhum sobre os apóstolos, e também não pode nos paralisar.
Que sejamos motivados a perseverar em meio as dificuldades da vida em um só propósito - na pregação ousada do evangelho!
