Como Ter Esperança em Meio às Limitações?

Há Esperança Para Nós  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 38 views

Esta passagem fala sobre a fé de Abraão, que creu contra a esperança, e como essa fé foi considerada justiça diante de Deus mesmo quando ele enfrentava limitações aparentemente insuperáveis, como a idade avançada e a esterilidade de sua esposa. O sermão pode encorajar os cristãos a confiar em Deus mesmo quando as circunstâncias parecem impossíveis. Ele pode abordar os desafios cotidianos e as desilusões que os adultos enfrentam, lembrando-nos que Deus é fiel e que a fé oferece um caminho para a esperança. Este sermão ensina que a verdadeira esperança vem de uma fé firme em Deus, mesmo em meio a situações desafiadoras. As limitações não são barreiras para a ação de Deus e nossa fé pode nos ajudar a ver além do que é possível. A fé de Abraão apontou para a obra de Cristo, que é a fonte da nossa justificação e esperança. Assim como Abraão creu na promessa de Deus, nós também somos convidados a crer em Jesus como o cumprimento último das promessas de Deus, nossa esperança viva. A esperança em Deus transcende nossas limitações e nos justifica em Cristo, que cumpre as promessas e fortalece nossa fé (LOGOS BIBLE SOFTWARE. Assistente de sermão).

Files
Notes
Transcript
Convidar os Irmãos a abrirem a Bíblia em Rm 4.18-25.
Agradecer à Irmã Chris, por ter dado a lição de quarta-feira passada.
Mencionar o tema do ano de 2025: Simplesmente Igreja;
a série de mensagens do mês de março: Há Esperança Para Nós;
a lição de hoje: Como Ter Esperança em Meio às Limitações?
Ler a Palavra de Deus:
Romanos 4.18–25 RAStr
18 Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. 19 E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara,20 não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus,21 estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.22 Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça.23 E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta,24 mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor,25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.
Estabelecer a ideia exegética.

Deus É a Nossa Esperança; e, Pela Que Nos Foi Dada Segundo os Seus Propósitos, Ele Realiza Sonhos Que Até Parecem Impossíveis!

Concentrar-se na Palavra de Deus; por isso, fazer uma pequena transição entre a ideia exegética e o início do texto, ressaltando, talvez, o quanto Paulo e Abraão sabiam dessa verdade eterna.
Romanos 4.18 “18 Abraão, esperando contra a esperança [...].”
“Esperando contra a esperança” é uma tradução poética, mas que pode até soar ilógica; isto somente se não entendermos que esperança é um sentimento cujo fundamento varia de pessoa para pessoa.

ἐλπίς -ος, ἡ; (elpis), SUBS. esperança.

Uso do Substantivo

1. esperança (objeto) — alguém ou algo em que as expectativas são centralizadas.

2. esperança (fundamentos)† — justificação do sentimento otimista sobre o futuro; especialmente a respeito de eventos específicos, futuros.

3. esperança (sentimento) — o sentimento geral de que algum desejo será cumprido.

Numa competição, os atletas esperam vencer pelos seus talentos; alguns, além disso, também esperam pelos resultados de seus treinamentos; o final revela quem, de fato, tinha o melhor fundamento.
Abraão esperava na Palavra de Deus contra a esperança natural (idade avançada e esterilidade). O homem comum se estriba na sua força; o espiritual, na orientação divina: igual sentir, fundações opostas.
Abraão e Sara eram avançados em idade, quando receberam a promessa de um filho, por isso a reação da Sara foi rir, humanamente era impossível aquilo acontecer (Gn 18.9-12), porém o texto de Romanos nos mostra que Abraão creu, ele tinha uma palavra de Deus e confiou nela (BATISTA DO POVO. Lições das células).
Romanos: O Evangelho Segundo Paulo Abraão Foi Justificado pela Fé em Deus, Não pela Fé na Fé (4.17b–22)

Abraão creu em Deus, antes que na promessa; apegava-se a quem fizera a promessa, mais que àquilo que havia sido prometido; Deus lhe importava acima de tudo. Sua fé não foi nem um cálculo das probabilidades de execução nem uma apreciação das vantagens a fruir. Abraão atentou somente para aquele que falara.456 Desta forma, o apóstolo aborda aqui o objeto da fé, o Deus que comunica vida aos mortos e o caráter da fé, pois Abraão creu contra a esperança.

Romanos: O Evangelho Segundo Paulo Abraão Foi Justificado pela Fé em Deus, Não pela Fé na Fé (4.17b–22)

Em primeiro lugar, a fé precisa estar estribada no poder de Deus (4.17b–19).

Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento E. A Harmonia do Evangelho com o Antigo Testamento (4)

4:19 Quando a promessa de uma grande descendência foi feita a Abraão, o patriarca estava com 75 anos de idade (

Romanos Versículo 18

Paulo usa o termo esperança duas vezes na mesma sentença. No primeiro caso, significa a esperança que pode originar-se da natureza e da razão carnal; no segundo, refere-se à fé que é dom de Deus.17 O significado é o seguinte: quando se viu destituído de qualquer base para esperar, Abraão ainda assim ousou confiar na promessa de Deus. Ele considerou que o fato de o Senhor haver prometido era base suficiente para esperar, por mais incrível o fato pudesse ser em si mesmo.

A primeira frase, “contra a esperança”, refere-se à esperança humana, particularmente a esperança de que ele e Sara, em sua avançada idade, pudessem conceber e ter um herdeiro. A nota adicional que ele ainda “creu”, refere-se à sua esperança na promessa divina do capítulo 15 de Gênesis (v. 5) citada anteriormente (também em 12.2; 17.2,4; 18.18; 22.17) — de que Deus lhe daria um herdeiro de quem viria uma incontável descendência.

Lexham Context Commentary: New Testament The Promise Granted through Faith (4:13–25)

4:19 4:19 A confiança de Abraão não enfraqueceu, apesar da consciência de seu próprio corpo envelhecido (literalmente "morto"), que tinha cerca de cem anos, e da esterilidade ("morte") do ventre de Sara.

Romans Romans 4:9–25

Ele também apresenta Abraão como alguém que esperava e acreditava que Deus poderia cumprir o que havia prometido (4:18). Ao fazer isso, Paulo nos dá um vislumbre, no versículo 19, de como Abraão provavelmente se via - como se estivesse morto, com base em sua idade avançada, além do fato de que Sara era estéril.

A questão é que Abraão de fato levou em conta todos os fatores importantes, incluindo sua avançada idade e a alta dose de improbabilidade — por todos os critérios naturais de avaliação — de que viesse a ter um filho agora, quando seu corpo estava "amortecido" (assim o mesmo particípio, nenekrõmenos, é traduzido em Hb 11:12, com respeito a esta mesma situação). Todavia, havendo considerado estes fatores todos, concluiu que a certeza da promessa divina sobrepujava toda e qualquer improbabilidade natural (BRUCE, F. F. Romanos).
Quando o homem se torna consciente de sua inaptidão ante às circunstâncias, ou em si mesmo, alguns de seus desejos se tornam irrealizáveis, sua esperança adoece e morre, suas expectativas acabam.
Nós temos limitações, dificuldade de acessar alguns recursos, limitações de tempo, limitações geográficas, limitações de todos os tipos, isso muitas vezes drenam nossas emoções, nos desanimam (BATISTA DO POVO. Lições das células).
Mas é bom que nos tornemos cientes de nossos limites, para que não nos enganemos e percamos muito tempo; e nos tornemos pretensiosos e, em seguida, frustrados. Abraão e Paulo sabiam dos seus.
Romanos 4.19 “19 E [...] embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara,”

κατανοέω (katanoeō), VB. considerar; contemplar. fut. ati. κατανοήσω; aor. ati. κατενόησα; perf. ati. κατανενόηκα.

Uso do Verbo

1. considerar — pensar ou considerar cuidadosamente sobre algo.

νεκρόω (nekroō), VB. mortificar; matar. aor. ati. Νεκρώσατε.

Uso do Verbo

1. estar amortecido† — estar ou tornar-se sem vida, menos animado, intenso ou ativo; perde a vida, força ou vigor. Tópico Relacionado: Mortificar.

Provérbios 10.28 RAStr
28 A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá.
Provérbios 13.12 RAStr
12 A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida.
Provérbios 26.12 RAStr
12 Tens visto a um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há no insensato do que nele.
Ezequiel 37.11 RAStr
11 Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados.
Romanos 12.16 RAStr
16 Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos.
2Coríntios 10.13–18 RAStr
13 Nós, porém, não nos gloriaremos sem medida, mas respeitamos o limite da esfera de ação que Deus nos demarcou e que se estende até vós.14 Porque não ultrapassamos os nossos limites como se não devêssemos chegar até vós, posto que já chegamos até vós com o evangelho de Cristo;15 não nos gloriando fora de medida nos trabalhos alheios e tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação,16 a fim de anunciar o evangelho para além das vossas fronteiras, sem com isto nos gloriarmos de coisas já realizadas em campo alheio.17 Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor.18 Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva.
2Coríntios 11.30 RAStr
30 Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.
2Coríntios 12.5 RAStr
5 De tal coisa me gloriarei; não, porém, de mim mesmo, salvo nas minhas fraquezas.
2Coríntios 12.9–10 RAStr
9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.
A fé em Deus é mais do que sentimento, por isso, ela é mais do que simples esperança; a fé é a convicção, é a certeza de que, se Deus falou que realizará um sonho em nossa vida, então esse tal está garantido.
Romanos 4.18 “18 [...] creu [...].”
Romanos 4.21 “21 estando plenamente convicto [...].”

πληροφορέω (plērophoreō), VB. cumprir; ter plena convicção. fut. ati. πληροφορήσει; aor. pass. ἐπληροφορήθην.

Uso do Verbo

1. ser totalmente convencido ⇔ ser preenchido† — ser completamente confiantes e certos de alguma coisa.

Hebreus 11.1 RAStr
1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.
Romanos: O Evangelho Segundo Paulo Abraão Foi Justificado pela Fé em Deus, Não pela Fé na Fé (4.17b–22)

Paulo argumentou até aqui que a fé veio antes das obras, da circuncisão e da lei. Agora, ele mostrará que essa fé não é mero assentimento intelectual nem sentimento vago, mas confiança robusta no Deus criador, no Deus da ressurreição. A tese de Paulo aqui não é simplesmente a fé, mas o objeto da fé. A fé só faz sentido porque Deus, como seu objeto, é digno de confiança. A natureza da fé é crer em Deus apenas com base em sua Palavra. O bom senso pode até dizer: Não acontecerá; a razão pode dizer: Não pode ser; mas a fé diz: Pode ser e será, porque me foi prometido.

Mas não é todo sonho nosso que Deus realizará, pois age soberanamente, segundo os seus propósitos, para sua glória, conforme Abraão agiu. Sua bondade limita sonhos ruins para nós afinal.
Romanos 4.20 “20 [...] dando glória a Deus,”
Jeremias 29.11 RAStr
Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
Romanos: O Evangelho Segundo Paulo Abraão Foi Justificado pela Fé em Deus, Não pela Fé na Fé (4.17b–22)

A fé expressa pelo pai dos crentes consiste em purificar-se das pretensões próprias para render-se ao Deus dos vivos e dos mortos, o criador e o redentor. A obra consiste em renunciar a fazer uma obra. A fé como obra do crente é o abandono do crente à obra de Deus. Abraão é efetivamente justo; não, porém, em razão do que ele é ou do que ele faz; bem ao contrário, é ele justo em razão do que não é e do que não faz, porquanto deposita sua confiança em Deus.

O futuro, além de outros limitadores, não são barreiras para Deus; e a nos ajuda a viver nessa dimensão, o que nos dá vantagens maravilhosas, nos faz ver o privilégio de sermos filhos de Deus!
Pergunta de transição: que posturas agradam a Deus em meio às situações de limitação, e que graças especiais ele nos dá em meio a essas situações, por amor a Jesus, seu Filho?

O Poder do Espírito Santo, Que Nos Foi Dado Junto com A Fé, Amplia Nossa Capacidade de Enfrentar

Romanos 4.19–20 “19 [...] sem enfraquecer na fé [...] 20 [...] pela fé, se fortaleceu [...]”

ἀσθενέω (astheneō), VB. estar fraco; estar doente. fut. ati. ἀσθενήσω; aor. ati. ἠσθένησα; perf. ati. ἠσθένηκα.

Uso do Verbo

2. ser fraco (abstratamente) — ser ou tornar-se insuficiente em força moral, coragem, vontade, ou outra característica cognitiva.

ἐνδυναμόω (endynamoō), VB. fortalecer. fut. ati. ἐνδυναμώσω; aor. ati. ἐνεδυνάμωσέν; aor. pass. ἐνεδυναμώθην.

Uso do Verbo

1. ser habilitado† — ser ou tornar-se feito (mais) capaz ou apto para alguma tarefa.

Nossa participação nessa graça é manter a posição de fiel, sem recuar, e avançar. Isso restaurará a esperança e, então, os sonhos.
Talvez você reflita sobre a incrível fé que Abraão demonstrou, crendo contra a esperança nas promessas de Deus, mesmo quando as limitações físicas de sua idade e da esterilidade de Sara pareciam dizer o contrário. Esta fé nos convida a examinar nossas próprias limitações e a confiar que Deus pode realizar o impossível em nossas vidas também. Ao reconhecermos nossos desafios e olharmos para o exemplo de Abraão, talvez possamos encontrar coragem para confiar na fidelidade divina em meio aos momentos mais difíceis (LOGOS BIBLE SOFTWARE. Assistente de sermão).
[...] busque por maneiras de se desenvolver pessoalmente e profissionalmente. Participe de workshops, busque mentorias e peça feedback de colegas (LOGOS BIBLE SOFTWARE. Assistente de sermão).
Se você se sente limitado por problemas pessoais que afetam sua participação na igreja [...]. Muitas vezes, sentimos que devemos ser 'perfeitos' [...]. Converse [...] sobre suas lutas. A comunhão [...] (idem).
Na Segunda Guerra Mundial, havia um grupo de soldados que estava preso em uma situação desesperadora. Um deles, apesar das adversidades, passou a contar histórias de esperança e fé, motivando seus companheiros. Isso se tornou um alicerce para a sobrevivência deles. Mesmo nos piores momentos, nossa atitude pode inspirar e trazer esperança a outros ao nosso redor, mostrando que juntos podemos superar barreiras (LOGOS BIBLE SOFTWARE. Assistente de sermão).
Se a [...] comunicação está gerando tensões em casa, você pode se sentir preso em um ciclo de discussões. [...] dedique [...] para conversas [...] baseadas em Efésios 4:29 [...] falar edificante [...] (idem).
Efésios 4.29 RAStr
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.
Se você se sente sobrecarregado pelo retorno aos estudos, [...] lembre-se de Filipenses 4:13 [...]. Defina metas de aprendizado realistas e divida o conteúdo em partes menores (idem).
Filipenses 4.12–13 RAStr
Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;tudo posso naquele que me fortalece.
Lendo Romanos com John Stott, Vol. 1 Também para nós (Romanos 4.23–25)

Nesse capítulo Paulo dá-nos instruções sobre a natureza da fé. Ele mostra que há graus de fé. A fé pode ser fraca (v. 19) ou forte (v. 20). Como, então, a fé aumenta? Sobretudo, por meio da nossa mente. Fé não é enterrar a cabeça na areia ou exercer pressão sobre si mesmo para crer no que você sabe que não é verdade, nem mesmo fingir coragem para manter o ânimo. Pelo contrário, fé é uma confiança racional. Não é possível crer sem pensar.

The New Bible Commentary 3:27–4:25 ‘By Faith Alone’

Lembremo-nos também de que a condição de todos nós é a mesma de Abraão. Todas as coisas ao nosso redor estão em oposição às promessas de Deus: Ele promete imortalidade; estamos cercados de mortalidade e corrupção: Ele declara que nos considera justos; estamos cobertos de pecados: Ele testifica que é propício e bondoso para conosco; julgamentos externos ameaçam sua ira. O que fazer então? Devemos, com os olhos fechados, passar por nós mesmos e por todas as coisas relacionadas a nós, para que nada nos impeça ou nos impeça de acreditar que Deus é verdadeiro.

Pense em Como Sempre a Palavra de Deus se Mostrou Verdadeira. Tenhamos Fé em Suas Promessas, Pois, Para Ele, Não Há Limites!

Romanos 4.20–21 “20 não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; [...] 21[...] de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.”

ἀπιστία -ας, ἡ; (apistia), SUBS. incredulidade; infidelidade.

Uso do Substantivo

1. incredulidade — a característica de não confiando e dependendo de alguém ou algo; especialmente acostumado não confiar ou em depender do Deus de Israel e Jesus como seu Messias.

δυνατός -οῦ, ὁ; (dynatos), ADJ. possível; poderoso; forte.

Uso do Adjetivo

1. ser capaz — estar ou tornar-se suficiente para satisfazer uma necessidade ou tarefa.

Se você está enfrentando limitações financeiras [...], olhe para a promessa de Deus em Filipenses 4:19, que afirma que Deus suprirá todas as suas necessidades (LOGOS BIBLE SOFTWARE. Assistente de sermão).
Filipenses 4.19 RAStr
E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.
Salmo 37.25 RAStr
Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.
Comece [...] escrevendo uma lista das coisas pelas quais você é grato, mesmo que pareçam pequenas. [...] para que Deus trabalhe [...], ajudando você a ver além (idem).
Você poderia considerar como Abraão estava plenamente convencido de que Deus tinha poder para cumprir o que prometera. Sua fé foi creditada como justiça. Isto nos desafia a depositar nossa confiança total em Deus, mesmo nas situações mais incertas. À medida que confiamos plenamente na capacidade de Deus de realizar Suas promessas, somos chamados a viver com essa mesma justiça que Abraão experimentou, permitindo que a esperança floresça em nossos corações (LOGOS BIBLE SOFTWARE. Assistente de sermão).
Em nossa igreja temos uma multidão de milagres a respeito de limitações que foram vencidas em Cristo por termos Nele a esperança, a fé que vence as limitações. [...] Olhe além do horizonte, creia mesmo não havendo possibilidades humanas (BATISTA DO POVO. Lições das células)!
Na vida de Jó, vemos alguém que perdeu tudo e enfrentou grandes limitações, mas nunca perdeu a esperança em Deus. Assim como Jó, muitas vezes nos encontramos em situações difíceis, mas sua perseverança e fé nos lembram que, mesmo em meio às lágrimas, nossa esperança deve estar em Deus. Ele é o Deus que renova nossas forças e restaura nossos sonhos.
Na Bíblia, a história do cego Bartimeu nos ensina sobre esperança. Mesmo quando a multidão tentava silenciá-lo, ele clamou a Jesus, acreditando que poderia ser curado. Sua persistência demonstrou que, mesmo em meio às limitações, não devemos desistir de nossos sonhos e súplicas. A esperança em Cristo pode nos dar coragem para clamar e buscar a transformação em nossas vidas (LOGOS BIBLE SOFTWARE. Assistente de sermão).
Romanos: O Evangelho Segundo Paulo Abraão Foi Justificado pela Fé em Deus, Não pela Fé na Fé (4.17b–22)

Concordo com John Stott quando ele diz que a fé de Abraão estava ancorada em dois atributos divinos: seu poder e sua fidelidade.

Romanos: O Evangelho Segundo Paulo Abraão Foi Justificado pela Fé em Deus, Não pela Fé na Fé (4.17b–22)

John Stott diz que o nada e a morte não são problemas para Deus. Ao contrário, foi a partir do nada que ele criou o universo e foi da morte que ele ressuscitou a Jesus. A criação e a ressurreição foram e continuam sendo as duas mais significativas manifestações do poder de Deus.459 Quando Deus revitalizou o corpo de Abraão para gerar e o corpo de Sara para conceber, isso foi uma espécie de ressurreição. Quando dessa dupla morte Deus trouxe Isaque à existência, isso foi uma espécie de criação. Esse é o tipo de Deus em quem Abraão creu.

A experiência de Abraão testifica a capacidade que Deus tem de realizar o que é impossível para o homem (4.18–22).

Lendo Romanos com John Stott, Vol. 1 Plenamente Convencido (Romanos 4.18–22)

A fé sempre olha para os problemas à luz das promessas. Abraão sabia que Deus podia cumprir as promessas que havia feito (por causa do poder dele) e sabia que ele faria isso (por causa da fidelidade dele). Foi porque Abraão creu na promessa de Deus, conclui Paulo, que sua fé lhe foi creditada como justiça.

4:17 muitas nações.

Quando Deus Realizar Nosso Sonho, Saibamos Que Foi Pela Graça, Mediante a Fé, Que Isso Nos Foi Creditado

Romanos 4.22 “Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça.”
Embora todo homem mereça cada limitação que tem (os incrédulos vivem pela graça comum), nossas limitações não determinam nossos sonhos, pois Deus nos atribui justiça pela graça; por isso, se realizam.

λογίζομαι (logizomai), VB. considerar; contar. aor. pass. ἐλογίσθη; perf. méd. λελόγισμαι.

Uso do Verbo

3. ser creditado — ser ou tornar-se atribuído ou reconhecido como um ativo na conta (financeira) de alguém.

Romanos 4.18 “18 [...] para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência.”
Romanos: O Evangelho Segundo Paulo Abraão Foi Justificado pela Fé em Deus, Não pela Fé na Fé (4.17b–22)

Em segundo lugar, a fé precisa estar estribada na fidelidade de Deus (4.20–22).

Romanos: O Evangelho Segundo Paulo Abraão Foi Justificado pela Fé em Deus, Não pela Fé na Fé (4.17b–22)

Adolf Pohl de forma brilhante declara que não é o ser humano que lança com toda a força uma corda para o céu, até que a engate firme, mas é Deus quem vem num ato de graça até o ser humano e “tece os laços” do namoro. Instado, atingido e abraçado o ser humano por Deus, surge a fé humana. A fé deixa Deus ser Deus. Para a fé, Deus é Deus inteiro, sem nenhum conflito entre o que diz e o que pode realizar.462 John Murray corretamente afirma que a grandiosidade da fé consiste no fato de que ela atribui toda a glória a Deus e descansa em seu poder e sua fidelidade.

Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento E. A Harmonia do Evangelho com o Antigo Testamento (4)

4:22 Deus se agradou (e ainda se agrada) de encontrar um homem que creu em sua palavra e, assim, creditou essa fé como justiça na conta de Abraão. Onde antes havia um saldo de pecado e culpa, passou a haver apenas uma condição justa diante de Deus. Abraão foi livrado da condenação e justificado pelo Deus santo mediante a fé.

4:22 creditado a ele como justiça Veja v. 3 e nota.

A Graça de Ter Sonhos Realizados, Sobretudo os Impossíveis, Foi Conquistada Antes por Jesus

Essa fé e poder de triunfarmos sobre as adversidades, sobre as oposições, sobre as potestades, ela vem da cruz, ela vem de Jesus! Efetuadas através de Abraão e através de nós!
Romanos 4.23–25 “E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta,mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor,o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.”

διά (dia), PREP. por meio de; por causa de.

λογίζομαι (logizomai), VB. considerar; contar. aor. pass. ἐλογίσθη; perf. méd. λελόγισμαι.

Uso do Verbo

3. ser creditado — ser ou tornar-se atribuído ou reconhecido como um ativo na conta (financeira) de alguém.

Talvez você reconheça que a história de Abraão não é isolada, mas sim um modelo para a nossa fé em Cristo. Assim como a fé de Abraão foi contada como justiça, nossas crenças em Jesus, que ressuscitou e nos justificou, são nosso caminho para esperança e salvação. Abraão aponta para Cristo, nossa esperança viva; portanto, podemos viver com o mesmo espírito de fé e esperança, sabendo que nossas limitações não definem o plano de Deus para nós (LOGOS BIBLE SOFTWARE. Assistente de sermão).
Romanos: O Evangelho Segundo Paulo Abraão Foi Justificado pela Fé, Não Isoladamente, mas Como Exemplo de Todos os que Creem (4.23–25)

Destacamos aqui duas verdades importantes sobre a doutrina da justificação.

Em primeiro lugar, tanto na antiga como na nova dispensação a justificação é pela fé (4.23,24).

Romanos: O Evangelho Segundo Paulo Abraão Foi Justificado pela Fé, Não Isoladamente, mas Como Exemplo de Todos os que Creem (4.23–25)

Em segundo lugar, tanto na antiga como na nova dispensação a justificação tem como base a morte e a ressurreição de Cristo (4.25).

Romanos 2. Esse Exemplo Mostra Que a Promessa de Deus é Concretizada Por Meio da Fé, Não das Obras (4.13–25)

Em outros termos, a ressurreição de Cristo tinha como seu propósito trazer à luz o fato de que todos os que reconhecem Jesus como seu Senhor e Salvador entraram num estado de justiça aos olhos de Deus.

A implicação da justificação de Abraão pela fé é a justificação garantida para os crentes em Jesus Cristo, com base em sua morte vicária e ressurreição (4.23–25).

4:24 aquele que ressuscitou A ressurreição é uma evidência do poder e da presença de Deus. Da mesma forma que Deus forneceu poder de procriação a Abraão e Sara, Ele agora fornece poder de vida por meio de Jesus Cristo (veja 8:11).

O Pai eterno entregou Seu Filho à morte para expiar nossas ofensas; Ele o ressuscitou dentre os mortos para nossa justificação. Sua morte é nossa redenção; Sua ressurreição é o principal objeto de nossa fé. Nossa fé na ressurreição é imputada à justiça, assim como foi a fé de Abraão nas promessas de Deus. O apóstolo aqui parece referir nossa fé e justificação somente à ressurreição, não excluindo outros mistérios da religião, que são todos, e cada um deles, objetos de nossa fé. Mas a ressurreição é, por assim dizer, o zelo e a consumação do resto; ela eminentemente inclui em si mesma todos os outros. Calmet.

A única diferença entre os dois casos é que nossa fé se baseia no ato de Deus de ressuscitar Jesus, nosso Senhor, dos mortos como um fato consumado, enquanto a fé de Abraão se baseava na promessa de que Deus lhe daria uma semente na qual todas as nações seriam abençoadas.

PERGUNTA PARA REFLEXÃO E INTERAÇÃO NO GRUPO

A) O que significa, na prática, "esperar o tempo de Deus"? Como isso pode nos desafiar hoje?
B) Como podemos lidar com o desânimo e as dúvidas quando as respostas de Deus demoram?
C) Como desenvolver uma fé que enxerga além das circunstâncias? (BATISTA DO POVO. Lições das células).
Qual foi a promessa que Deus fez a Abraão, conforme Romanos 4.18?
Como Abraão reagiu às sua limitações de idade e à esterilidade de Sara?
O que significa ‘esperar contra a esperança’ em relação à fé de Abraão?
Como a fé de Abraão é um exemplo para os cristãos hoje?
De que forma podemos aplicar a fé de Abraão em nossas próprias vidas ao enfrentar desafios?
Como a certeza da promessa de Deus pode nos confortar em tempos de incerteza?
Como nossas limitações pessoais podem se tornar oportunidades de fé e esperança?
De que forma podemos encorajar outras pessoas que estão enfrentando limitações semelhantes?
O que significa ser ‘plenamente convicto’ em relação à fé, conforme Romanos 4.21?
Como a justificação pela fé de Abraão se relaciona com a nossa fé em Cristo?
Como podemos cultivar uma fé que espera no cumprimento das promessas de Deus?
Quais são algumas maneiras práticas de expressar nossa esperança em Deus diante das limitações?
Como a história de Abraão pode nos motivar a lidar com nossos próprios desafios diários? (LOGOS BIBLE SOFTWARE. Assistente de sermão).

DESAFIO DA SEMANA

Peça para cada pessoa escolher um desafio ou obstáculo que pareça impossível de resolver (pode ser algo que escreveram no quebra gelo). Durante a semana, ore diariamente por essa situação, lembrando que Deus pode agir além das circunstâncias (BATISTA DO POVO. Lições das células).
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.