Você tem desprezado as bençãos de Deus?

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 27 views
Notes
Transcript
Gênesis 25.27–34 (ARA)
27 Cresceram os meninos. Esaú saiu perito caçador, homem do campo; Jacó, porém, homem pacato, habitava em tendas.
28 Isaque amava a Esaú, porque se saboreava de sua caça; Rebeca, porém, amava a Jacó.
29 Tinha Jacó feito um cozinhado, quando, esmorecido, veio do campo Esaú
30 e lhe disse: Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edom. 31 Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura.
32 Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura?
33 Então, disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó.
34 Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.
Ideia exegética: As maneiras como Esaú desprezou a benção de Deus, a fome tornar qualquer alimento mais valioso que a primogenitura, ele jura e garante que está vendido, não dá valor ao que perdeu, ele come e sai.
Ideia homilética: Nós temos desprezamos as benção de Deus, quando satisfazer os nossos desejos é a nossa prioridade, , comprometendo-se completamente a eles e vivendo despreocupamente com aquilo que fazemos.
Proposição: Você tem desprezado as bençãos de Deus?
Próposito: Despertar os irmãos para ações destrutivas que nos colocam em destino ao inferno.
FDT: Que atitudes nós podemos cometer que desprezam ao Senhor?
Satisfazendo os nossos desejos a todo custo (30-32)
Gênesis 25.30–32 ARA
30 e lhe disse: Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edom. 31 Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. 32 Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura?
2. Comprometendo a nossa moral aos desejos
Gênesis 25.33 ARA
33 Então, disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó.
Esaú não tomou uma atitude impensada, ele comprometeu a sua palavra, a sua moral diante de todos que manteria a venda da sua primogenitura.
3. Agindo sem preocupação
Gênesis 25.34 ARA
34 Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.
“ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu”, o relato é sequencial, sem pausa ou respiração a intenção do autor bíblico que Esaú somente fez o que desejava, não pensou, não refletiu, não se preocupou. Ele foi e fez o que queria e pronto.
Ele acabou de colocar o seu futuro a perder e não gastou 1 minuto pensando, ele é alguém que age sem preocupação.
Conclusão
Aquele que vive deste maneira, encontrará no final da história desespero.
Aquele que despreza as benções constantes de Deus hoje não as encontrará na eternidade!
Gênesis 27.32–38 ARA
32 Perguntou-lhe Isaque, seu pai: Quem és tu? Sou Esaú, teu filho, o teu primogênito, respondeu. 33 Então, estremeceu Isaque de violenta comoção e disse: Quem é, pois, aquele que apanhou a caça e ma trouxe? Eu comi de tudo, antes que viesses, e o abençoei, e ele será abençoado. 34 Como ouvisse Esaú tais palavras de seu pai, bradou com profundo amargor e lhe disse: Abençoa-me também a mim, meu pai! 35 Respondeu-lhe o pai: Veio teu irmão astuciosamente e tomou a tua bênção. 36 Disse Esaú: Não é com razão que se chama ele Jacó? Pois já duas vezes me enganou: tirou-me o direito de primogenitura e agora usurpa a bênção que era minha. Disse ainda: Não reservaste, pois, bênção nenhuma para mim? 37 Então, respondeu Isaque a Esaú: Eis que o constituí em teu senhor, e todos os seus irmãos lhe dei por servos; de trigo e de mosto o apercebi; que me será dado fazer-te agora, meu filho? 38 Disse Esaú a seu pai: Acaso, tens uma única bênção, meu pai? Abençoa-me, também a mim, meu pai. E, levantando Esaú a voz, chorou.
O escritor ao Hebreus, apresenta quem Esaú era, HB 12.14-17
Hebreus 12.14–17 ARA
14 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, 15 atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados; 16 nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura. 17 Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado.
Ele não era somente um rapaz desinformado ou alguém inocente, ele era um desprezador de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.