Páscoa
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 12 viewsNotes
Transcript
AS SETES FRASES DE JESUS NA CRUZ
AS SETES FRASES DE JESUS NA CRUZ
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
A crucificação foi o ponto alto do ministério de Jesus.
Normalmente os condenados era atados à viga da cruz e levavam dias para que morressem em extrema agonia. Jesus começou a ser crucificado às 9h da manhã e ao fim da tarde já estava morto.
Jesus poderia ter morrido sem pronunciar nenhuma palavra, mas cada palavra proferida por Cristo na cruz são elementos teológicos essenciais para que possamos entender o que significou a cruz.
1- “PAI, PERDOA-LHES PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM”
1- “PAI, PERDOA-LHES PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM”
Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.
a) É intercessor pelos transgressores
a) É intercessor pelos transgressores
Jesus cumpre a profecia messiância de Isaías 53:12
Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.
Jesus demosntra amor pelos seus inimigos tal como havia ensinado. No sermão do monte ele ensinou a orar pelos que nos perseguem. Na cruz Jesus intercedeu pelos que o matavam. Jesus estava a morrer para que aqueles homens pudessem ser salvos.
Foi o pecado que levou Cristo à cruz, na verdade ninguém lhe tirou a vida, mas foi ele mesmo que a entregou, então dessa forma quem crucificou a Cristo foi cada um de nós. Assim como Cristo precisou de interceder pelos transgressores, quantas vezes Cristo não intercedeu por nós? Quando o rejeitamos e não reconhecemos quem Ele é. A oração de Cristo na cruz, foi em favor de toda a humanidade, nós o crucificamos, nós o rejeitamos.
b) Oferece perdão
b) Oferece perdão
Judeus e gentios estavam crucificando o Filho de Deus, sem ter consciêncai do que estavam a fazer.
Jesus oferece perdão intercedendo ao Pai por eles.
2- “EM VERDADE TE DIGO QUE HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO”
2- “EM VERDADE TE DIGO QUE HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO”
Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
a) Salvação pela graça
a) Salvação pela graça
Perante a mensagem da cruz só há dois posicionamentos: ou aceitamos ou rejeitamos. Não é possível ficar indeferente, ou numa zona cinzenta. Em um dos lados Cristo tinha representado aqueles que recebem a salvação pela graça, e do outro lado Ele tinha representado aqueles que a rejeitam.
Nesta frase de Cristo encontramos pura graça e vemos como a salvação é somente pela graça e não depende de obras algumas. Com um criminoso poderia ser salvo no meio de sua condenação? Ele não teria opurtunidade de endireitar o seu caminho e fazer boas obras, mas porque ele reconhceu a Jesus como Senhor e Salvador isso foi suficiente para que fosse salvo.
b)Cristo é 100% Deus
b)Cristo é 100% Deus
A promessa de Jesus não era para um futuro longe, mas imediato “Hoje mesmo”, um verdadeiro encontro com Cristo muda tudo no agora. Só Cristo pode abrir a porta do céu. Ele é o caminho, a verdade e a vida. O ladrão bateu à porta e ela foi aberta.
3- MULHER, EIS O TEU FILHO...EIS A TUA MÃE”
3- MULHER, EIS O TEU FILHO...EIS A TUA MÃE”
Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.
a) Manifesta cuidado
a) Manifesta cuidado
Apesar de toda a agonia porque estava passando, Jesus profere palavras de cuidado para com a sua mãe. Até na hora da morte ele honra sua mãe. Naquele tempo os irmãos de Jesus ainda não se haviam convertido, mas João estava ali presente e Jesus lhe faz ali como um pedido para que cuidasse dela. Jesus sabia o quão duro era para ela o que estava a acontecer.
Já havia sido profetizado por Simeão que o coração de Maria seria trespassado por uma espada. Lucas 2:35
(também uma espada traspassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.
Maria teve a maior alegria como Mãe, ao dar à luz o Salvador do mundo e teve a maior dor do mundo ao ver a morte desse mesmo Salvador, seu filho Jesus.
4- “DEUS MEU, DEUS MEU, POR QUE ME DESAMPARASTE?”
4- “DEUS MEU, DEUS MEU, POR QUE ME DESAMPARASTE?”
Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
a) Clamor em agonia
a) Clamor em agonia
Cristo não clama a Deus por não confiar nele, mas pela agonia porque estava a passar.
Jesus não clama, pelo Pai, mas por meu Deus. A expressão meu Deus manifesta intimidade e ao mesmo tempo a frase manifesta desamparo. Jesus sofreu pelos pecadores o dia do julgamento divino, o desamparo de Deus. Jesus passou por esse momento para que nenhum de nós o tivesse que passar.
Citação do Salmo 22:1
Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Por que se acham longe de minha salvação as palavras de meu bramido?
5- “TENHO SEDE”
5- “TENHO SEDE”
Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede!
a) Jesus era 100% Humano
a) Jesus era 100% Humano
O sangue de Jesus se esvaía, o corpo dá sinais de grande desidratação, a boca fica seca.
b) Cumprimento da profecia
b) Cumprimento da profecia
Tu conheces a minha afronta,
a minha vergonha e o meu vexame;
todos os meus adversários estão à tua vista.
O opróbrio partiu-me o coração, e desfaleci;
esperei por piedade, mas debalde;
por consoladores, e não os achei.
Por alimento me deram fel
e na minha sede me deram a beber vinagre.
Em lugar de água o soldade lhe dá vinagre. Era um tipo de vinagre barato bebido pelos soldados e pelos pobres. O clamor de Jesus não era um apelo por compaixão, mas revelando o sofrimento pelo qual estava a passar e também para que a Escritura fosse cumprida. Jesus conhecia as profecias messiâncas e intencionalmente faz com que se cumpram para que não restasse dúvidas que Ele era o messias prometido.
6- “ESTÁ CONSUMADO”
6- “ESTÁ CONSUMADO”
Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.
a)A missão foi cumprida
a)A missão foi cumprida
Antes de expirar Cristo grita:Tetelestai, que sinifica está consumado. Neste clamor Jesus testemunha que a missão para o qual havia sido enviado tinha se cumprido. Esta expressão tinha dois significados.
1- Ela era usada por exemplo quando um filho tinha recebido uma ordem para fazer determinada tarefa, ao terminar a tarefa o filho poderia exclamar, tetelestai, já terminei a tarefa. Cristo havia cumprido a missão que lhe fora confiada pelo Pai. Em tudo foi obediente, viveu sem pecado.
2- Esta expressão tinha também o significado de uma dívida que havia sido paga. Quando um devedor ia pagar sua dívida havia um carimbo colocado sobre a dívida: “tetelestai”. A dívida que nós tinhaos por causa do nosso pecado foi rasgada e cravada na cruz e carimbada com o sangue de Cristo, está pago. Cristo pagou a dívida pelos nossos pecados e essa dívida foi paga a Deus. Fomos justificadso, recebemos perdão, a justiça foi satisfeita.
3- Em último lugar esta expressão também era usada no sentido de quando alguém comprava um imóvel, depois de fazer o pagamento ela recebia a escritura de tetelestai. A morte de Cristo na cruz nos entregou o certificado de que agora somos sua propriedade fomos comprados pelo sangue de Cristo. Ele não apenas pagou uma dívida, mas nos adquiriu para que fossemos dele.
7- “PAI, EM TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO”
7- “PAI, EM TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO”
Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou.
a) Confiança no Pai
a) Confiança no Pai
A confiança de Jesus estava totalmente no Pai. Seja na vida como na morte Cristo tinha sua vida confiada ao Pai.
Jesus deu o seu último suspiro, entregando seu espírito ao Pai.
Este último grito de Jesus na cruz é extraído do Salmo 31:5
Nas tuas mãos, entrego o meu espírito;
tu me remiste, Senhor, Deus da verdade.
b)A si mesmo se entregou
b)A si mesmo se entregou
Ninguém tirou a vida de Jesus, mas ele mesmo a entregou. Jesus termina os seus últimos segundos de vida de forma triunfante. “Pai nas tuas ,mãos en entrego”.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
