O DIA EM QUE A MORTE MORREU

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 27 views
Notes
Transcript
Introduction
1 Coríntios 15: 20-26
Hoje vamos falar sobre duas realidades …Uma muito ruim e outra muito boa…

I. A Realidade da Morte

Deixe-me dizer algo que você provavelmente já sabe e não quer pensar: as pessoas morrem.
Você vai morrer. Eu vou morrer. Todos morrem, com uma exceção: se Jesus vier antes de nossa hora da morte, então aqueles que são cristãos não morrerão.
Mas serão transformados. O ponto é, a cada segundo, a cada tique-taque em seu relógio, em algum lugar, em algum lugar do mundo, alguém morre.
A Bíblia diz: “Estamos a um passo da morte” (1 Samuel 20:3). E às vezes nos sentimos tão seguros neste mundo... a taxa de mortalidade no mundo ainda é de 100%.
Nós vamos morrer. E às vezes você ouve que “fulano morreu de morte natural”. Posso lhe dizer que não existe morte natural! Toda morte é antinatural. É a raiz e o fruto do pecado.
Pergunta: “Se a morte é o fim, então que esperança temos?”
Transição: Os coríntios lutavam com dúvidas sobre a ressurreição (1 Coríntios 15:12).
Paulo responde com a verdade triunfante da vitória de Cristo.
1 Corinthians 15:20–26 NVI
20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dentre aqueles que dormiram. 21 Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. 22 Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados. 23 Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem. 24 Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder. 25 Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. 26 O último inimigo a ser destruído é a morte.
realidade #1: Você tem um inimigo... e preciso lembrá-lo de que a qualquer momento, a menos que Jesus volte, o inimigo chamado morte colocará suas mãos geladas sobre você.
Não sabemos quando chegará a nossa hora, o nosso minuto, mas ele chega.
A morte é um fato e a morte é inimiga do homem.
Mas, embora a morte seja um fato, quero lhe dizer que a morte é uma inimiga derrotada! //
E, portanto, a mensagem de hoje não é sombria; não trago notícias tristes. Trago BOAS NOTÍCIAS de um país distante!
Nosso assunto de hoje é de morte. Francamente, as pessoas não gostam muito de falar sobre a morte; e se você não conhece o Senhor Jesus, você tem mil e uma razões para gostar do assunto.
O ser humano é a única criatura que sabe que vai morrer um dia, mas vive tentando desesperadamente esquecer disso.
Prometo pra vocês que não vou ser sombrio na mensagem de hoje, mas eu preciso lhe lembrar que  qualquer dia desses, a menos que Jesus volte, a morte vai colocar suas mãos geladas sobre você.
A cada segundo, a cada tique-taque do relógio, alguém morre, nós não sabemos quando vai chegar a nossa hora, o nosso minuto, mas ele chega.
A morte é uma realidade universal, ela entra em todos os lugares, sem restrições.
Repito, embora a morte seja uma realidade, quero lhe dizer, que a morte é um inimigo derrotado! //
E assim, a mensagem de hoje não é sombria; Eu não sou mensageiro de más noticias.
Se você conhece o Senhor Jesus Cristo como seu único Salvador e Senhor, você pode dar risada na cara da morte.
Hoje eu quero falar com você sobre o dia em que a morte morreu.
Quero dar a vocês algumas boas novas, que é o evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que fala da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo -
a Segunda realidade…

II. A Morte Não Tem Mais Poder de nos Manter Mortos Para Sempre

A quase 2K anos atrás em Jerusalém, Jesus que derrotou o poder da morte
Veja bem, a Morte pensava que tinha o poder de manter qualquer pessoa morta para sempre.
Romanos 5:14 diz que a morte reinou desde o tempo de Adão…
“A morte reinou desde o tempo de Adão”…
Jesus foi a única pessoa que decidiu morrer.
Você pode pensar que, se uma pessoa comete suicídio, ela decide morrer, mas, na verdade, não é ela quem decide isso; ela iria morrer de qualquer maneira. Ela apenas decidiu a hora de sua morte.
Jesus foi o único ser que realmente decidiu morrer. Ele não precisava morrer.
John 10:17–18 NVI
17 Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la. 18 Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai”.
Jesus foi o único que realmente decidiu morrer. Ele não precisava morrer.
“O salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Jesus não era pecador.
Não havia o DNA da morte no Senhor Jesus Cristo.
Jesus, voluntária e vicariamente, deu a Sua vida.
Mas a morte pensou que pendurando Jesus numa cruz até a morte e depois colocando ele numa túmulo ela havia ter derrotado Jesus.
Por três dias, a morte e o inferno celebrou a morte de Jesus...
Mas depois de três dias, o corpo do Senhor Jesus se mexeu e se levantou majestosamente do lugar onde estava.
Sabem o que Ele fez? Seu corpo estava coberto com um lençol. (descrever a sepultura) Ele se sentou e dobrou o lençol. Eu adoro isso. Quando os discípulos entraram, encontraram o lençol que cobria o Seu rosto dobrado.
Como você deixou sua cama esta manhã?
Jesus não tem pressa. Ele está em total controle. Ele dobra o lençol e o deixa lá arrumadinho.
Agora imaginem isso... A rainha dos terrores, a Morte, estava guardando a porta do túmulo, ela está lá dentro, Os guardas estão do lado de fora, ela tem no pescoço uma corrente grande e chamativa com uma chave - ela está exibindo "as chaves da morte" - (Apocalipse 1:17)
Eu reino! ... Ninguém jamais escapou da minha prisão blá-blá-blá... Seus olhos permaneceram fixos no corpo quebrado e sem vida de Jesus… mas de repente o corpo de Jesus começa a se mover... e se levanta mas sem pressa. Ele está em total controle. Ele dobra o lençol e o deixa lá.
E agora Jesus começa a caminhar em direção à Morte. A Morte se encolhe no canto daquele túmulo que se tornou o calabouço da Morte.
Jesus estende a mão e puxa a Morte do trono, jogando-a no chão do calabouço. Jesus coloca o calcanhar no pescoço da Morte. Jesus se abaixa e arranca o aguilhão da Morte. Jesus pega as chaves da morte e do inferno e emerge daquele túmulo como o Salvador ressuscitado, vivo e vitorioso.
Jesus fez mais do que sobreviver à morte. Jesus derrotou e dizimou a morte naquele túmulo.
O texto Sagrado de hoje diz que Jesus é duas coisas, em primeiro lugar, que Jesus é as primícias, e então, em segundo lugar, diz que Jesus é o último Adão (1 Coríntios 15: 22-23). Observe isso:

A.   Jesus é as Primícias

Em primeiro lugar, Ele é as primícias. Veja no versículo 20:
1 Corinthians 15:20 NVI
20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dentre aqueles que dormiram.
Veja, nos tempos do Antigo Testamento, quando eles iam fazer uma colheita, o primeiro feixe de cereal que eles colhiam eles levavam para o sacerdote no Templo. Isso era chamado de primícias. (Proverbs 3:9 “9 Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações;” )
O adorador, apanhava o primeiro feixe de cereal que eles colhiam eles levavam para o sacerdote no Templo. Isso era chamado de primícias.
O sacerdote preparava uma cerimônia muito bem elaborada, ele o acenava diante do Senhor esse feixes de cereal. Isso era chamado de Festa das Primícias. (Lev.23:9-14)
Aquilo significava o reconhecimento e também um ato de fé da parte do adorador. “Aquele que deu as primícias é aquele que nos dará a colheita abundante”.
Quando nós Honramos o Senhor com todos os nossos recursos e com as primícias de todas a nossa renda - nós estamos dizendo que aquele que nos deu esses primeiros frutos também nos dará uma colheita abundante -
Proverbs 3:10 NVI
10 os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.
O termo também é usado metaforicamente para indicar o primeiro de um grupo muito maior que se seguirá.
 Entenda isso, Jesus é as primícias, senhoras e senhores; nós somos a colheita. - aqueles que serão ressuscitados dos mortos - Porque Jesus saiu da sepultura, nós também sairemos dela!

B.   Jesus é o último Adão

E em segundo lugar, não apenas Jesus foi as primícias, mas Jesus é o último Adão.
1 Corinthians 15:22–23 NVI
22 Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados. 23 Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem.
… Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem. (um grupo seleto) ”(1 Coríntios 15: 22-23).
Agora, o primeiro Adão pos tudo a  perder, tudo! Mas o segundo Adão, o Senhor Jesus, comprou tudo de volta para nós e tornou-se vitorioso sobre o túmulo.
Veja, o que a Bíblia está dizendo? Ele está dizendo que Cristo é as primícias; nós somos a colheita.
Adão o arruinou, mas Jesus o comprou de volta para nós.
"Pastor, você acredita na ressurreição?" Sim claro. Há mais razão para acreditar que Jesus Cristo saiu daquele túmulo do que Júlio César jamais existiu.
Note isso, em primeiro lugar, o homem que escreveu o que estamos lendo foi uma testemunha ocular.
Releia no versículo 8: ele diz, falando de Jesus: “apareceu também a mim, como a um que nasceu fora de tempo” (1 Coríntios 15: 8).
Ou seja, ele fala sobre todas as pessoas que viram o Senhor Jesus - como Ele apareceu para os discípulos, como Ele apareceu para 500 pessoas.
Alguém disse: “Bem, eles estavam tendo uma alucinação”. Você acha que 500 pessoas têm alucinações ao mesmo tempo?
E então, Paulo diz: “Olha, eu sou uma testemunha ocular. Ele também apareceu pra mim."
Bem, você pensar: "Como sabemos que ele não estava mentindo?"
Bem, veja, os versículos 14 e 15 deste mesmo capítulo: Ele diz:
1 Corinthians 15:14–15 “14 e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm. 15 Mais que isso, seremos considerados falsas testemunhas de Deus, pois contra ele testemunhamos que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Mas se de fato os mortos não ressuscitam, ele também não ressuscitou a Cristo.”
Agora ouça - " se Cristo não ressuscitou … seremos considerados falsas testemunhas".
Uma falsa testemunha é alguém que sabe a verdade mas ainda assim diz uma mentira.
Você acha que o apóstolo Paulo foi uma falsa testemunha? Você acha que esses primeiros discípulos eram mentirosos?
Veja, se Cristo não ressuscitou e eles disseram que Ele ressuscitou, então eles são testemunhas falsas.
Bem, então você tem que se perguntar: Simão Pedro era um charlatão?
O apóstolo Paulo era um vigarista?
João o apostolo do amor era um enganador?
Eles eram testemunhas falsas?
Se você achar que é possivél,  quero lembrá-lo de que esses homens sofreram, sangraram e morreram por causa de sua fé.
Agora, os homens podem viver para uma mentira, mas nenhum homem sabendo, morre voluntariamente por uma mentira.
Mártires e vigaristas não são feitos das mesmas coisas.
Os homens não vão para a prisão e para o posto de açoite por causa de um conto de fadas.
Os homens contam mentiras para se livrar dos problemas; eles não contam mentiras para se meter em encrenca.
Mas, essas pessoas acreditavam tanto que Jesus Cristo era as primícias e o último Adão que testificaram com alegria e liberdade que Ele ressuscitou.
E amigo, porque Ele ressuscitou, nós ressuscitaremos também.
Ele é os primeiros frutos, e um dia desses virá um grito dos lábios do Senhor Jesus quando Ele voltar, e esse grito vai para as tumbas dos muitos que declararam Ele como Senhor e Salvador de suas vidas.
E, Eles vāo ouvir ... Vamos ouvir o brado que Lázaro ouviu que prefigurou isso em João capítulo 11 (João 11:43).
Nosso Senhor vai descer de Seu trono majestoso na Glória, e o brado talvez será este, eu creio: "Igreja Venha - saia."
E, a voz do Salvador vai rolar por toda a extensão do império arruinado de Satanás e trazê-lo para baixo.
E, ao comando do Senhor Jesus Cristo, o mar se levantará e entregará os mortos que nele há.
E eles serão ressuscitados e feitos semelhantes ao Seu corpo glorioso.
E, os lençóis sinuosos do deserto entregarão os mortos que estão neles, e os campos de batalha deste mundo entregarão os mortos que estão lá.
E, cemitérios, talvez, se pareçam com um campo arado, como o Senhor Jesus diz: “Vem pra fora”.
Bem, você pode estar pensando que isso é muito sobrenatural: Você não é o único, Veja, se quiser, no versículo 35:
1 Corinthians 15:35–38 NVI
35 Mas alguém pode perguntar: “Como ressuscitam os mortos? Com que espécie de corpo virão?” 36 Insensato! O que você semeia não nasce a não ser que morra. 37 Quando você semeia, não semeia o corpo que virá a ser, mas apenas uma simples semente, como de trigo ou de alguma outra coisa. 38 Mas Deus lhe dá um corpo, como determinou, e a cada espécie de semente dá seu corpo apropriado.
Vejam, pessoal, a ressurreição é ilustrada por uma semente que morre.
Essa semente - pequena, insignificante - vai para o solo e dela surge a vida - muito mais gloriosa, muito mais espetacular do que aquela que caiu no solo.
Mas, há uma continuidade entre o que foi para a terra e o que sai da terra. E assim, cada vez que você planta uma semente, pense na ressurreição.
Mas, você diz: “Pastor, há uma diferença em uma semente e um ser humano, porque na semente ainda há um germe de vida, mas em um ser humano, quando você coloca aquele cadáver no chão, não há mais germe de vida nele. ”
Não é verdade, veja bem, é aí que está o segredo - Há uma parte de você que nunca morre.
Você precisa entender isso. Existe uma continuidade. Assim como há um germe de vida que permanece numa semente, há um germe de vida que permanece em você.
O verdadeiro você nunca morrerá. Jesus diz: quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” (João 11:26).
Eu creio! Você está olhando para um homem que nunca morrerá eternamente. Agora, esta semente pode cair no chão, mas Samuel não permanecerá morto eternamente.
Veja, não é este pedaço específico de pele, cabelo, e osso que nosso Senhor vai levantar.
O nosso corpo muda ao longo dos anos.  Nós eliminamos células velhas e adicionamos novas células todos os dias.
Pergunta: Você tem o mesmo corpo que tinha quando era bebê? Pense nisso. Você tem o mesmo corpo que tinha quando era bebê? Bem, sim, não - quero dizer, você deve ter sido um lindo bebê; mas baby, olhe para você agora. É o mesmo corpo? Não. Você é o mesmo, mas o seu corpo está mudando. … Bem, estamos assumindo uma vida nova e abandonando a velha vida; mas há uma continuidade de vida em você.
Deixe-me dar-lhe uma ótima escritura; Gosto de compartilhar isso - Salmo 139, versículo 16:
o salmista está falando sobre como ele estava sendo formado no ventre de sua mãe, e é
uma declaração maravilhosa. Diz o seguinte: “Os teus olhos viram o meu embrião” - ele está falando dos olhos de Deus - “Os teus olhos viram o meu embrião” - isto é, “incompleto”. Agora,
aquele embriãozinho no ventre da mãe é um bebê. Ainda não está completo; - “todos os dias determinados para mim  foram escritos no teu livro  antes de qualquer deles existir  -
“no teu livro foram escritos todos os dias determinados para mim…” (Salmo 139: 16).
13 Tu criaste o íntimo do meu ser
e me teceste no ventre de minha mãe.
14 Eu te louvo porque me fizeste
de modo especial e admirável  .
Tuas obras são maravilhosas!
Digo isso com convicção.
15 Meus ossos não estavam escondidos de ti
quando em secreto fui formado
e entretecido como nas profundezas da terra.
O Deus que nos criou, sabe como nos colocar de volta quando a morte nos demantelar.  
ouça - se o homem pode pegar o código genético de uma célula e clonar um ser inteiro,
você não acha que o Deus Todo-Poderoso pode ressuscitar os mortos? Pense nisso.
Howard Carter em 1922 entrou na tumba do Rei Tut. E, eu viu todos os artefatos que foram retirados daquela tumba. Mas, uma coisa que muitas pessoas não sabem é que ele encontrou algumas sementes que estavam naquela tumba. Essas sementes tinham 3.000 anos. Eles foram plantados e germinaram - com 3.000 anos de idade. Agora Ouça, se Deus pode preservar uma semente por 3.000 anos, Ele não terá dificuldade nenhuma em nos preservar.
E então, o que estou tentando dizer ... é que - a ressurreição, destruiu o poder da morte. É a ressurreição que derrota o poder da morte. O diabo e todas as hostes do Inferno não podem nos manter na sepultura.
To be continued…!
Conclusion
Vamos inclinar nossas cabeças e fechar nossos olhos para  oração.. Quantos de vocês diriam: “Pastor, eu estou absolutamente, totalmente certo de que se morresse hoje, pela graça de Deus e de acordo com a Palavra de Deus, sei que iria direto para o Céu”? Quantos aqui tem essa Certeza?
Agora, se você não pode levantar sua mão, eu sei que você está interessado em coisas espirituais ou você não estaria aqui. Talvez você simplesmente nunca tenha realmente resolvido, e talvez você não tenha essa certeza; mas hoje, você gostaria dessa garantia. Você gostaria de ser salvo. Você gostaria de saber, sem sombra de dúvida, que está indo para o céu. E você pode saber. Ouça a Palavra de Deus - Romanos 10: 9-10: “Que se confessares com a tua boca o Senhor Jesus e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Pois com o coração se crê para a justiça; e com a boca se faz confissão para a salvação ”. Ou seja, se você acreditar de verdade em seu coração e confessar aberta e publicamente que Jesus é Senhor, você será salvo. “Com o coração o homem [crê] para a justiça; e com a boca se faz confissão para a salvação ”(Romanos 10:10).
Eu quero que você ore assim: “Querido Deus, eu sei que Você me ama e quer me salvar. Jesus, você morreu para me salvar e prometeu me salvar se eu confiasse em você. Eu confio em Você, Jesus. Eu acredito que você é o Filho de Deus. Eu acredito que Você pagou pelo meu pecado com Seu sangue na cruz. Eu acredito que Deus te ressuscitou dos mortos, e eu te recebo agora como meu Senhor e Salvador. E, eu vou acreditar em meu coração, e vou confessar isso com minha boca. Não terei vergonha de Você, porque Você morreu por mim. Obrigado por me salvar. Amém!”
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.