Identidade e posicionamento

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 17 views
Notes
Transcript
Mateus 27: 15-23
¹⁵ Ora, o governador costumava soltar um preso durante a festa, quem eles escolhessem.
¹⁶ E eles tinham então um preso famoso, chamado Barrabás.
¹⁷ Portanto, estando eles reunidos, Pilatos disse-lhes: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo?
¹⁸ Porque sabia que por inveja o haviam entregado.
¹⁹ E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não te envolvas na questão desse justo, porque  muito sofri hoje, num sonho por causa dele.
²⁰ Mas os principais  sacerdotes e os anciãos persuadiram à multidão a pedir Barrabás e para Jesus ser morto.
²¹ O governador lhes respondeu, dizendo: Qual desses dois quereis vós que eu solte? E eles disseram: Barrabás.
²² Pilatos disse-lhes : O que então eu farei então com Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado.
²³ O presidente, porém, disse: Mas que mal fez ele? Mas eles clamavam ainda mais, dizendo: Seja crucificado.
Focaremos aqui nos versículos 20 e 21.
Esta é uma história, acredito eu, que conhecida por todos na Bíblia, aqui estamos com Jesus, diante de Pilatos e da multidão, Barrabás preso ao lado dele, e era comum, como foi explicado no texto, que se soltasse um preso na época das festas. Pilatos não viu crime cometido por Jesus, mas sabia que o entregaram por inveja. Os principais sacerdotes e anciãos naquela época, eram muito influentes, eles ensinavam a torá, a lei mosaica, e por isso eram muito respeitados, o que diziam era lei. Mas somente alguém sob influência, ou distraído por algo, poderia ser convencido/persuadido para libertar Barrabás e matar Jesus. E foi exatamente isto o que aconteceu, os sacerdotes e anciãos se aproveitaram de uma posição de domínio, para persuadir um povo não posicionado e sem identidade a escolher Barrabás ao invés de Jesus.
Quando leio esta passagem fico sempre indignado, como que este povo aceitou trocar Barrabás, um terrorista, ao invés de Jesus, nosso senhor e salvador?
Hoje facilmente poderíamos responder que libertasse Jesus, pois era inocente, livre de pecado, mas será mesmo?
Por quem, ou pelo que estamos entregando Jesus e libertando Barrabás?
Nós não somos melhores que a multidão que O crucificou! Na verdade, somos piores que eles, pois diante de toda a informação que possuímos, diante da ressurreição, diante de todos os milagres que lemos, vimos, ouvimos e vivemos, ainda assim estamos libertando Barrabás!
Libertamos Barrabás toda vez que dizemos Não a Jesus, toda vez que trocamos uma vida de santidade que se aproxima dos seus ensinamentos, por experiencias mundanas, por pecados, por um "nada a ver".
A medida que nos aproximamos do pecado, a medida que mantemos os nossos pecados de "estimação", continuamos entregando Jesus para a cruz.
Cuidado para com quem você anda dando ouvidos!
Aquela multidão que uma semana antes recebia Jesus gritando e entoando: Maranata! Em sua entrada nas muralhas de Jerusalém em cima de um jumentinho é a mesma multidão que agora está pedindo a liberdade de Barrabás e a crucificação de Jesus, então o que mudou? Duas coisas, distrações e falta de posicionamento.
Posicionamento, mas o que é posicionamento, é você saber sua identidade em Cristo e se posicionar contra as construções mundanas, contra os padrões mundanos. É você estar no mundo, mas não ser do mundo, ou seja, quando nos posicionamos em Cristo, fica mais fácil tomar as decisões, dizer não a multidão que continua entregando Jesus na cruz e dizer um basta! Eu não entrego mais o meu Senhor para a cruz.
Certa vez me li em um livro de Spurgeon, que nas Cataratas do Niágara um barco estava virado, e dois homens estavam sendo levados pela correnteza rio abaixo, quando algumas pessoas na margem conseguiram jogar uma corda para eles, e que foi agarrada por ambos. Um deles a agarrou firmemente, e foi puxado em segurança para a margem; mas o outro vendo uma grande tora de madeira flutuando perto de si, imprudentemente largou a corda, e abraçou o grande pedaço de tronco, pois era das duas coisas, a maior, e aparentemente melhor para se agarrar. Que erro! O tronco com o homem foi direto para o vasto abismo das cataratas, pois não havia nenhuma união entre a madeira e a margem. O tamanho da tora não beneficiou aquele que a agarrou, pois ela precisava de uma conexão na margem do rio para produzir tal segurança. Assim, quando um homem confia em suas obras, em suas ações de graça, nos sacramentos, ou qualquer coisa desse tipo, ele não será salvo, pois não há nenhuma união entre ele e Deus por meio de Cristo Jesus.
Mas a fé, por mais que pareça uma corda fina, está nas mãos de Deus na margem do rio; o poder infinito puxa a linha de conexão, e assim livra o homem.
Eu preciso me posicionar e escolher o caminho que devo seguir, posicionamento é isto, é vcê saber o que fazer, falar, sem necessidade de influencias externas, focando apenas em uma pessoa, JESUS de Nazaré.
Eu vi uma postagem de um pastor, e eu quero parafrasear ele aqui agora, Pr Júlio César,
" Se Davi esperasse pela palavra de ânimo de seus irmãos, nunca teria derrotado Golias.
Se Moisés contasse com o apoio dos israelitas, ele não teria sido usado para libertá-los do Egito.
Se Noé dependesse de ajuda do povo, ele jamais teria construído a arca
Nunca espere pelo apoio ou motivação de pessoas por aquilo que Deus gerou dentro de você. Tem coisas que só você consegue enxergar.
Não permita que as vozes externas atrapalhem a única voz que realmente importa.
Se mova apenas pela palavra que Deus te deu. Isso é tudo que você precisa."
Mas não é fácil, teremos provações, seremos tentados, esperem alguma dificuldade.
João Batista perdeu sua cabeça quando defendeu seu ponto de vista e refutou o pecado do rei, José foi para a prisão quando resistiu ao pecado de se deitar com a esposa de faraó. Espere alguma dificuldade na vida cristã, se sua vida cristã está tranquila ou muito fácil, você está no caminho errado, indo na direção errada. Não existem vários caminhos que levam a Jesus, existe um caminho, ELE é o caminho.
Esta é parte da nossa cruz. Jesus diz a menos que você esteja disposto a negar a si mesmo, ao seu pecado E carregue sua cruz, você não poderá me seguir, e assim entrar no reino dos céus.
O posicionamento destes heróis da fé, fez que atingissem novos níveis de intimidade com o Pai, posicione-se.
Quando você se posiciona, você vive o extraordinário de Deus, recentemente tive uma experiência na medicina com minha mãe, na medicina de emergência, área que atuo hoje em dia, é fundamental termos conhecimento de doenças graves e sabermos conduzir cada situação, é primordial para o médico saber conduzir por exemplo um caso de um AVC. Tenho um testemunho para contar aqui pra vocês agora, estava eu de plantão no CTI da Santa Casa, em um plantão muito difícil, era um plantão noturno de terça-feira, onde tinhamos diversos pacientes graves, dentre eles, admiti uma senhora de forma urgente, pois havia piorado na enfermaria, trouxe ela, e em poucos minutos precisava decidir o que fazer para ela, para salvar sua vida, no meio do atendimento a esta senhora, recebi ligação da minha irmã dizendo que estava levando minha mãe para o pronto socorro do hospital da nossa cidade, pois ela estava com alguns sintomas estranhos, a boca estava torta, não conseguia falar nada, só balbuciar sons incompreensíveis, associada a uma pressão alta (18x10), conversando com minha irmã consegui perceber algo de errado e suspeitei de um AVC, existe um protocolo de AVC que nós utilizamos e conseguimos reverter os quadros mesmo que muito graves de forma muito satisfatória, essa abordagem precisa ser feita em até 4h e meia, mas o quanto antes melhor, pois o quanto antes fizermos, menos sequelas o paciente vai apresentar, bem, dito isto, pedi para conversar com o medico dela, que não suspeitou do que eu suspeitava e tratou de forma errada, tratar de forma errada um AVC é risco de evoluir pra sequelas definitivas. E ela estava sem conseguir falar, uma professora universitária, seria uma sequela incapacitante.
Bom, ai voces podem imaginar como estava minha cabeça naquele momento, minha mãe sendo internada as pressas em um CTI e eu de plantão em outro CTI em outra cidade, ainda tinha que conduzir o caso da paciente grave que estava com a vida nas minhas mãos, foi neste momento, que Deus falou comigo, Ele me disse: ˜Filho, cuida dos meus filhos, do que te coloquei para fazer, que cuido dos seus˜, naquele momento consegui me acalmar e conduzi toda a abordagem na paciente, consegui estabilizar ela para glória do Senhor, e minha mãe? Estava indo para o CTI com a suspeita de AVC. Ainda sem falar, com a boca torta, neste momento, já tinhamos perdido a janela de abordagem com esse medicamento, agora era conter danos... Eu não conseguia me conformar, resolvia a vida da mãe e pai de um monte de gente, fazia isso quase que rotineiramente na época, salvando das sequelas do AVC uma boa quantidade de pessoas, mas a minha mãe eu não pude fazer nada. Que frustração. Fui para casa naquele dia amargurado, querendo ir para Vassouras, mas já era tarde da noite e Deus falou novamente comigo. DESCANSA. Eu estou cuidando dela. Me acalmei, fui dormir, no dia seguinte fui de manhã para Vassouras ver ela. Ela estava com as temidas sequelas, já haviam passado quase 24h, e nada, daí então, como tinha recebido a ordem de descanso de Deus, decidi realmente descansar.
Quinta-feira, ela amanheceu melhor, já sem os desvios da boca, mas ainda sem falar direito, quando foi quinta a noitinha, ela voltou ao normal.
Existe uma condição na medicina que se assemelha a um AVC que é um AIT, mas não há na literatura nenhum AIT que recupere completamente a função mais de 48h depois.
Certa vez ouvi uma pregação que dizia que Jesus levou 4 dias para rescuscitar Lázaro exatamente para não se ter dúvidas que ele estava realmente morto. E com minha mãe aconteceu isto, ela fez tomografia, ressonancia, e nenhum medico soube explicar o que ela teve.
Mas eu sei o que aconteceu, ela foi tratada, como eu tratava meus pacientes, ela foi trombolizada, e a trombolise perfeita, não apresentou nenhum resquicio de lesão. Nem sequela.
Minha mãe foi tratada e curada por Jeová Rafá...Para honra e glória de Deus.
Voltando ao assunto, identidade e posicionamento, eu costumo ouvir de muitos pais a seguinte frase: "Eu estou criando filhos para o mundo". Mas esta afirmação está errada, devemos criar nossos filhos para Jesus. Nossos filhos estarão no mundo mas o mundo não estará neles, então agora, eu queria quebrar isso na vida de vocês, quem aqui já ouviu seu pai ou mãe ou alguém, dizer isto?
Queria fazer aqui agora, um ato profético, para quebrar esta palavra na vida de vocês.
Pai, louvado seja o seu nome, tu és poderoso para quebrar toda maldição, eu quero declarar aqui, que estes jovens não são do mundo, eles são seus! Pai toma cada um no seu colo, guia esses meninos e meninas, conduz eles no caminho que é Jesus, que eles não se afastem nem para a direita nem para a esquerda, que eles permaneçam em ti e tu permaneça neles, Pai vai quebrando toda palavra de maldição, toda palavra negativa, toda palavra contraria proferida contra estes seus filhos, faça eles viverem o seu extraordinário Pai, em nome de Jesus.
A Palavra diz em Romanos 12:2 - "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".
Por muito tempo, eu recebi palavras contrárias e acreditei naquilo, como médico, lido com a morte todos os dias, principalmente pois atuo em locais onde a morte está presente, CTI, sala vermelha... Desde que me formei, no meio da pandemia, tenho atravessado tempestades na profissão, umas mais fortes, outras menos, mas sempre em tempestade, e ao longo destes 4 anos de formado, recebi a "fama" de anjo da morte, nos meus plantões sempre haviam muitas mortes, principalmente pq estava na linha de frente, na verdade, a última linha contra esse inimigo invisivel, e por muitos e muitos plantões acreditei nisso, sabe por que?? Não tinha minha identidade em Cristo ainda, por isso, tentei sair muito do hospital que trabalho hoje, não queria vincular mais meu nome a morte, estava desanimado, e não conseguia sair daqui, não entendia porque, apareciam vagas e mais vagas em outros locais, mas nunca dava certo, até que um dia, o espirito Santo me revelou pq não havia me tirado daquele lugar ainda, eu ainda tenho o que fazer aqui para o Reino, e a primeira coisa que ele quebrou foi essa maldição, ele me disse pq eu estou ali, estou pq sou um anunciador do evangelho, carrego boa noticia, não mais anjo da morte, não mais portador de más noticias. Não me entendam mal, não mudou a rotina, continuam morrendo pacientes naquele lugar, mas a partir daquele dia, eu não era mais o portador de mas noticias, mas o comunicador de boas novas. Foi onde começou meu ide, ali, evangelizando nem que seja um pouco, mais com atitudes que com palavras, e na hora da morte, a comunicação ficou muito mais tranquila, pois agora eu falo de jesus, não tanto quanto gostaria, mas mudou tudo... A partir do momento que me posicionei e entendi minha identidade em Cristo.
Vivenciei muitos episódios nessa minha trajetória como médico. Presenciei curas, mortes, fiz a diferença em muitas vidas, mas nada se compara a diferença que Jesus fez na minha vida, hoje sou grato a Ele por tudo que tem feito, por tudo que vai fazer, entendo minha identidade de filho, entendo meu lugar, sei que a caminhada vai ser longa, árdua, mas Ele não deixa faltar nada, Ele é o Jeová Jireh, Ele é o Jeová Rafá, Ele é o Jeová Nissi, Ele é o início e o fim, ele está em todos os lugares, Ele está em todos os momentos da nossa vida, Ele é socorro bem presente na angústia, ele é minha força e fortaleza, Ele é meu PAI.
Se você ainda não tem esta identidade, se você ainda não se posicionou diante das situações da vida, se você ainda não aceitou Jesus como seu senhor e salvador está na hora de se posicionar, Jesus está te chamando, dê um passo de fé e venha aqui para a gente orar por você!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.