Tg 5.19-20 O ministério da reconciliação

Sabedoria para viver  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 15 views

Tiago encerra sua carta falando sobre o dever que temos uns para com os outros de exortar sobre o pecado e trazer o irmão caído de volta.

Notes
Transcript

Introdução:

Chegamos ao fim da carta de Tiago e em seus ultimos dois versículos, o autor fala da importância do ministério da reconciliação. Caminhamos na luz, na verdade, em Cristo! Mas se um irmão se desviar desse caminho, o que nós como igreja do Senhor devemos fazer? Tiago mais uma vez compartilha sabedoria para viver a vida da igreja e nos ensina qual deve ser o nosso proceder.

Desenvolvimento e aplicação:

O irmão que se desviou v.19a

O que é esse desviar da verdade?
O termo desviar tem o sentido de descrer gradual e lentamente, desviar do que? da verdade! A verdade é entendida aqui como o caminho do Senhor, é se desviar de sua bendita Palavra revelada, desviar-se de seguir o seu próprio Cristo que é a verdade, é desviar-se da verdadeira doutrina da fé! Tiago diz: Se alguém entre vocês se desviar!
E é algo que acontece com muitos! Alguns se desviam da verdade quando ouvem um ensinamento herético e o consideram como sendo o verdadeiro, passam a seguir doutrina de homens, que pervetem a verdade de Deus e as distorcem ao seu bel prazer. Essas pessoas deixam de crer na verdade para crer nas mentiras de Satanás e assim seguem o seu próprio entendimento. Deixam igrejas bíblicas para seguirem falsos mestres, e ingressam em seitas demoniacas. (explicar)
Outros se desviam por que a verdade é dura e exige renúncia! Essas pessoas amam os seus pecados e não querem o deixa-los para trás! E por isso preferem deixar o caminho do que os seus pecados!
Outros se desviam da verdade simplesmente porque desejam ouvir e seguir mais a voz de seu próprio coração do que a voz de Deus! Suas escolhas, estilo de vida não é pautado na Palavra, mas em seus gostos pessoais.
Outros se desviam da verdade, porque são negligentes com suas vidas espirituais! Não oram, não leem a Palavra, não congregam, vivem na prática do pecado sem ligar para a santidade! Martinho Lutero dizia: Ou esse livro nos afastará do pecado ou o pecado nos afastará desse Livro!
OUÇA COM ATENÇÃO: Desviar-se da verdade é algo que pode acontecer comigo e com você! É algo que pode acontecer nesta comunidade — como, aliás, já aconteceu. Desviar-se da verdade não se resume àqueles que abraçam falsos ensinos, mas inclui também os que abandonam a comunhão do corpo para seguirem seus próprios caminhos. Por isso, devemos estar vigilantes. Não pense que você está livre de cair.
1 Corinthians 10:12 NAA
Por isso, aquele que pensa estar em pé veja que não caia.
A melhor maneira de nos prevenir contra as quedas e os desvios é estarmos sempre vigilantes!
Sondando o nosso coração! Orando ao Senhor para que guarde os nossos pés, para que ele revele a nós se estamos nos desviando de sua verdade de alguma forma! É dar atenção especial a sua Palavra! É Ouvir atentamente a Palavra, o que Deus quer me ensinar com esse texto? com esse versículo que li hoje de manhã? com a pregação de hoje a noite? É estar alerta cuidando em manter constância nas disciplinas espirituais! Temos o ditado: Para morrer basta está vivo e para cair basta estar em pé.

O ministério da reconciliação v.19b

Se alguém se desviar da verdade o que nós devemos fazer? O texto nos diz sobre alguém o converter! Fazer voltar atrás, fazer com que a pessoa mude de direção, se arrependa e mude. É a restauração dos irmãos que se desviaram da verdade!
O crente que está firme na verdade deve ir em direção daquele que se desviou com o objetivo de converte-lo, fazer com que ele volte atrás e passe a andar na verdade novamente! Esse é o ministério de todo cristão! Leia comigo esses dois versículos:
Galatians 6:1 NAA
Irmãos, se alguém for surpreendido em alguma falta, vocês, que são espirituais, restaurem essa pessoa com espírito de brandura. E que cada um tenha cuidado para que não seja também tentado.
2 Corinthians 5:18 NAA
Ora, tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação
O SENHOR ME CHAMOU E COLOCOU EM MINHAS MÃOS O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO
É claro que o contexto imediato fala sobre o ministério de chamar as pessoas descrentes para que se arrependam de seus pecados e se voltem para Deus por meio da fé em Cristo, mas também temos o mesmo chamado da reconciliação, da restauração com aquele irmão ou irmã que se desviou da verdade!
A vida com Jesus é completamente nova, diferente! Andamos na luz! E quando alguém se desvia da verdade, desse caminho, está voltando para a sua antiga vida, retornando às trevas! É regresso! É retrocesso! E cabe a mim e a você contar isso para essa pessoa!
BEFR - Biblía de Estudo da fé reformada: “A reconciliação é o restabelecimento e a restauração da comunhão de amor depois da alienação. Para os cristãos, a reconciliação com Deus é, num sentido, renovada a cada dia por meio do arrependimento e fé”
O cristão que se desvia é aquele que não se arrepende e estar deixando a fé, dessa maneira ele entristece o Espírito Santo de Deus e a comunhão com Cristo é prejudicada! Mas a partir do momento que esse irmão se volta em arrependimento verdadeiro e fé, a sua vida de comunhão é restaurada! E é um grande privilégio e responsabilidade fazermos parte dessa obra que o Senhor realiza na vida de sua igreja!
Aplicação prática: qual é o irmão que você sente falta? Qual é a pessoa que você costumava ver aqui na igreja e não tem mais visto porque se desviou? Agora você sabe exatamente o que Deus quer que você faça! Deus chama você para conversar com essa pessoa, com a intenção de traze-la de volta a comunhão! Comece nessa semana, visite, mande uma mensagem, faça a sua parte!
O SENHOR ME CHAMOU E COLOCOU EM MINHAS MÃOS O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO

As bençãos desse ministério v.20

Veja quão importante e necessário que todos nós exerçamos esse ministério: Quando alguém que se desviou se volta para o Senhor, em arrependimento e fé, demonstra ser verdadeiro crente! Salvará a sua alma da morte e seus pecados serão cobertos! Uma pessoa que se desvia da verdade caminha para a sua própria destruição, caminha errante para a morte!
Alguém que se desvia e é obstinado em seu pecado sem se arrepender, esse não pode ser considerado cristão, porque nega o próprio Cristo e por isso o seu destino é a morte, a morte eterna. Essa pessoa rejeita o seu sacrificio na cruz, pisar aos pés o Filho de Deus, profanar o sangue da aliança, insultar o Espírito Santo! Veja o que o autor de Hebreus nos diz:
Hebrews 10:26–29 NAA
Porque, se continuarmos a pecar de propósito, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados. Pelo contrário, resta apenas uma terrível expectativa de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Quem tiver rejeitado a lei de Moisés morre sem misericórdia, pelo depoimento de duas ou três testemunhas. Imaginem quanto mais severo deve ser o castigo daquele que pisou o Filho de Deus, profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado e insultou o Espírito da graça!
O pecador obstinado, nada mais pode esperar, a não ser a terrivel sentença, o que lhe aguarda é juízo e fogo, ele é considerado como inimigo de Deus!
E por isso nós temos o ministério da reconciliação, para que possamos clamar aos outros: RECONCILIEM-SE COM DEUS! SE ARREPENDA DE SEUS PECADOS! DEVEMOS FAZER ISSO PARA QUE ESSE TERRÍVEL DESTINO NÃO VENHA SOBRE O NOSSO IRMÃO QUE TANTO AMAMOS!
Quem converte o irmão que se desviou, salvará sua alma da morte, e por ele se voltar a Cristo, terá seus pecados cobertos, perdoados! Que benção! Podemos servir para restaurar pessoas para a vida, que grande privilégio!
Conclusão:
Portanto, este é o modo como devemos viver: como irmãos que andam em arrependimento e fé, devemos nos importar com aqueles que se desviaram e buscar, com amor e verdade, conduzi-los de volta ao Senhor. Quando um irmão retorna, é uma bênção imensurável — tanto para ele quanto para a igreja. É também um poderoso testemunho diante da sociedade, que pode ver, de forma concreta, a transformação que Deus opera na vida de alguém.
Hebrews 2:1 NAA
Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.
Sejamos, portanto, vigilantes em nossa própria caminhada, firmes na luz de Cristo, atentos para não nos desviarmos. E sejamos igualmente atentos aos nossos irmãos — especialmente àqueles que se afastaram. Fomos chamados para exercer o ministério da reconciliação, e essa é uma responsabilidade que o Senhor confiou a cada um de nós.
Chegamos ao fim da carta de Tiago - uma carta rica e maravilhosa, que nos presenteia com algo essencial: sabedoria. Sabedoria para viver a vida cristã, sabedoria para lidarmos com os problemas, sabedoria para lidarmos com os irmãos, sabedoria no uso de nossos recursos, sabedoria para lidarmos com o nosso próprio coração pecaminoso e sabedoria para vivermos a vida que agrada a Deus!
Espero que você tenha sido edificado pela exposição dessa carta também é o desejo de meu coração que todos nós sigamos o conselho do próprio Tiago: Sejamos praticantes e não somente ouvintes! Tudo o que aprendemos aqui é para ser vivido em nosso dia a dia! Vamos orar!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.