Testemunho eficaz dos cristãos

As marcas de uma igreja saudável  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

A igreja é composta de pessoas que são pecadoras e que um dia foram alcançadas pelo evangelho de Cristo. Então, quando estamos tratando a respeito de uma igreja saudável, isso inclui o testemunho que a igreja está dando no local em que ela está inserida. A igreja é lavada e remida pelo sangue de Cristo e deve ser luz desse mundo e sal da terra.
Diante disso, eu gostaria que você pensasse: “como está o meu testemunho de vida? Eu tenho refletido Cristo em minha vida?
Hoje iremos falar sobre “O testemunho eficaz dos cristãos”, que é uma marca essencial de uma igreja saudável. Então, iremos estudar sobre uma igreja em que os membros tinham um bom testemunho.

Contexto

A igreja foi fundada por Paulo em sua segunda viagem missionária, quando ele passa na cidade de Tessalônica com o objetivo de afirmar para os tessalonicenses que Jesus Cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos. Mas por causa desse ensino os judeus não gostaram disso, por isso procuraram Paulo e Silas, mas alguns judeus e gentios foram alcançados pelo evangelho proclamado pelo apóstolo Paulo.
Paulo e Silas tiveram que sair antes do esperado de Tessalônica, por causa da oposição entre os judeus, depois de algum tempo o apóstolo enviou Timóteo até Tessalônica para verificar como estava a igreja (1 Ts 3.1-6).
Paulo também gostaria de detalhar alguns ensinos para a igreja. Além disso, tirar algumas dúvidas que eles estavam tendo sobre algumas doutrinas, por exemplo, a respeito da segunda vinda de Cristo Jesus (1 Ts 5.1-11), e sobre a vida cristã, isto é, enquanto eles aguardavam a vinda do Senhor eles precisavam viver em santidade (1 Ts 4.1-12). E também consolar os cristãos em meio a perseguição (1 Ts 2.13-16).

Ideia Central

A igreja precisa dar um bom testemunho no local em que ela está inserida.

Transição

Veremos três atitudes para os cristãos darem um bom testemunho.

Desenvolvimento

1ª Os cristãos devem ser exemplo (v. 6-7)

6 De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, pois, apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo.
Os irmãos de Tessalônica se tornaram imitadores de Paulo e os seus companheiros, pois eles eram exemplos de servos de Deus. Os irmãos de Tessalônica imitavam ao Senhor e estavam buscando ser mais parecidos com Jesus Cristo.
Ao olhar para o texto de Atos 17, é nítido ver a luta que esses irmãos passaram ao receber a mensagem do evangelho, pois alguns judeus não receberam e fizeram tumulto na cidade. Apesar das dificuldades, das lutas e das tribulações que eles estavam passando, eles receberam a Palavra de Deus com muita alegria.
7 Assim, tornaram-se modelo para todos os crentes que estão na Macedônia e na Acaia.
A igreja de Tessalônica ouviu a mensagem do evangelho e creu nessa mensagem, mas eles eram exemplos de servos de Deus, pois a mensagem de Cristo se espalhou na região da Acaia e Macedônia. Eles se tornaram modelos para as outras pessoas.
Paulo elogiou os cristãos de Tessalônica porque eles marcaram a vida de outros crentes.
A igreja deve ser exemplo no local onde ela está inserida. As pessoas que conhecem a igreja precisam ver que os crentes são exemplos. Os cristãos devem ser exemplos, para não envergonhar o evangelho.

APLICAÇÃO

Tristemente, muitas pessoas não frequentam mais a igreja, por causa de “crentes” que dão um péssimo testemunho, muitos dizem: “Ser crente como o fulano?” ou “O fulano é crente?”, mas “Não parece crente”
Infelizmente existem muitos convencidos do evangelho, do que convertidos ao evangelho. Mas qual é a diferença? O convencido pensa que é crente, mas as atitudes são de bode. O convertido apresenta evidências de que nasceu de novo e se comporta como um cristão verdadeiro.
Existem mal testemunhos de crentes que compram as coisas e não pagam. Outros que são desonestos nos seus negócios...
O meu discipulador contou uma história sobre ele, onde ele era um convencido do evangelho no início da caminhada cristã. Um dia alguém perguntou: “Você é crente”? ele prontamente disse: “Sim”, e a pessoa disse: “mas você não parece pelas suas atitudes”. Ele ficou pensando nisso e um dia de fato consertou a sua vida e virou um homem de Deus.
Você tem sido exemplo para outros?

2ª Os cristãos devem anunciar o evangelho (v. 8)

8 Porque, partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor na Macedônia e na Acaia. Não somente isso, mas também por toda parte tornou-se conhecida a fé que vocês têm em Deus. O resultado é que não temos necessidade de dizer mais nada sobre isso,
O povo ouviu e creu no evangelho, depois eles começaram a anunciar esse evangelho. Isso quer dizer que por onde eles passavam, a mensagem do evangelho era pregada por eles. A fé dos irmãos de Tessalônica ficou conhecida em vários lugares, não somente na Macedônia e na Acaia.
Paulo deixa claro que em relação a isso, ele não tem mais nada a dizer, pois essa igreja não precisa ser exortada em relação a ser exemplo para os outros, porque ela já era uma igreja exemplar.

APLICAÇÃO

O cristão precisa pregar o evangelho por onde ele passar. Porque é uma ordem dada pelo Senhor Jesus. A igreja de Tessalônica cumpriu a ordem de Cristo:
Marcos 16.15 NVI
15 E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

3ª Os cristãos devem abandonar os ídolos (v. 9-10)

9 pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, e como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro,
A igreja de Tessalônica tinha um bom testemunho, esse testemunho impactou as pessoas, pois comentavam que os irmãos voltaram-se para Deus e abandonaram os seus ídolos, com o propósito de servir ao Senhor (1 Ts 1.3).
A palavra “voltaram”, descreve um arrependimento da prática do pecado. Na época o povo vivia na idolatria, ou seja, adorando outros deuses. Idolatria é tudo aquilo que rouba o lugar de Deus no coração da pessoa. Eles viviam dessa maneira, mas abandonaram a fim de servir ao Senhor.
Os cristãos devem dia após dia abandonar os seus ídolos, ou seja, sua prática pecaminosa, por amor a Deus, a fim de servi-lo.
O teólogo João Calvino dizia: “O coração humano é uma fábrica de ídolos”.
10 e esperar dos céus seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir.
A igreja de Tessalônica deixou os ídolos para servir a Deus e também para esperar a segunda vinda de Jesus Cristo. Aquele que deu vida para o seu povo, ressuscitando-os dos mortos.
Efésios 2.5–7 NVI
5 deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. 6 Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, 7 para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
Jesus também livrou os cristãos da ira que há de vir, ou seja, da condenação eterna, pois aquele que nele crê não irá morrer, mas terá a vida eterna.
João 3.18 NVI
18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
João 3.36 NVI
36 Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.
Os cristãos que creem em Jesus esperam ansiosamente a vinda de Jesus Cristo, onde todos os que são lavados e remidos no sangue de Jesus serão arrebatados para estarem com o Senhor nos céus.

Conclusão

A igreja foi um exemplo onde ela estava inserida, isso significa que ela cumpriu o seu papel como igreja do Senhor, que é para ser a luz desse mundo. E essa igreja amava tanto ao Senhor, que abandonou a vida pecaminosa, para servir a Deus e esperar a sua segunda vinda.
Os servos de Deus precisam buscar ser exemplo por onde passarem. Se Paulo escrevesse uma carta para a igreja batista de Senador José Porfírio, o que ele iria dizer a respeito dela? Será que os cristãos dessa igreja têm sido exemplos? Será que cada cristão tem buscado abandonar os seus pecados e servir a Deus, para aguardar ansiosamente a vinda de Jesus?
Portanto, a igreja deve testemunhar a respeito de Jesus Cristo. Porque uma igreja saudável é quando existe o “testemunho eficaz dos cristãos”.

Aplicação

Necessitamos viver em santidade, abandonando os nossos pecados dia após dia. Pois, um dia iremos prestar contas de nossas vidas a Deus.
Aguardemos a vinda do Senhor Jesus que está próxima.
Precisamos anunciar o evangelho de Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.