O SONHO DO IMPERADOR – O FUTURO DA TERRA

Domingos de Esperança 2025  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 35 views
Notes
Transcript
O SONHO DO IMPERADOR – O FUTURO DA TERRA
Texto: Daniel 2:
Hino:
INTRODUÇÃO
Em 17 de dezembro de 1927, enquanto emergia de uma corrida submersa nas proximidades de Cape Cod, Massachusetts, o submarino S-4 foi acidentalmente abalroado e afundado pelo destroier Paulding, da Guarda Costeira dos Estados Unidos, em Rum Patrol. As operações de resgate e salvamento começaram imediatamente. Um esforço significativo foi feito para resgatar os seis sobreviventes que estavam presos na sala dianteira. Enquanto usavam o último oxigênio disponível no submarino, eles enviaram uma mensagem em código Morse: “Existe alguma esperança?” A resposta enviada pelo Capitão King foi: “Há esperança. Tudo o que é possível está sendo feito.” Frustrada pelo clima ruim, a força de resgate infelizmente não conseguiu resgatar os seis homens e ao final, todos que estavam a bordo, foram perdidos.
O ser humano está condenado pela condição do pecado e a pergunta que nós fazemos é a mesma dos tripulantes do submarino: existe esperança? A boa notícia é que há esperança para todos, aprendemos isso na semana Santa. Quando estudamos a Bíblia descobrimos que tudo o que era necessário ser feito para a salvação já foi feito e Jesus morreu pelos seus pecados ele pagou o preço. Não estamos abandonados neste mundo porque o resgate já chegou. Ser salvo depende da escolha de cada um. Todo o suprimento necessário já foi disponibilizado pelo Senhor.
Deus tem o controle de toda a história e isso fica claro em um sonho que foi dado para Nabucodonosor há mais de 2500 anos e que conta com detalhes todo o desenrolar da história de impérios que surgiriam e desapareceriam.
Nabucodonosor, rei da Babilônia, certa noite teve um sonho. Quando despertou, estava convencido de que o sonho tinha uma mensagem importante e por isso necessitava de interpretação. O rei convoca os seus magos, feiticeiros e encantadores para que lhe contasse qual foi o sonho e dessem a interpretação. Diante da impossibilidade de saber o conteúdo do sonho, eles pedem ao rei que conte o sonho e eles dariam a interpretação. Preocupado de que poderia ser enganado, o rei enfurecido manda matar todos os sábios de Babilônia (Daniel 2:12-13). Daniel ao saber do acontecido, pede um prazo ao rei e junto com os seus amigos de oração buscam a ajuda do Senhor, e Deus responde a oração de Daniel e seus amigos.
É inspirador a atitude de Daniel ao receber de Deus a revelação do sonho e o seu significado. VAMOS LER DANIEL 2:28.
Dois pontos são importantes: 1° – Daniel não atribui para si nenhum poder especial, mas chama a atenção para o Senhor que conhece todas as coisas e que é o único que pode revelar mistérios. O profeta não usou a situação para conseguir vantagens para si, mas usou a situação como uma forma de missão. Muitas vezes queremos ser o centro das atenções, mesmo em atividades promovida na igreja, e esquecemos que tudo aqui deve girar em conformidade e com a vontade de Deus. Os louvores devem agradar a Deus, e não a nós, a mensagem tem que vir de Deus, não de nós, os aplausos devem ser para Deus e não para nós.
2° – O sonho do rei estava relacionado com os últimos dias da história, ou seja, ultrapassaria os tempos do rei Nabucodonosor e chegaria até o fim do mundo. Essa não era uma mensagem para ele, mas para nós que estamos vivendo o tempo do fim.
Daniel então revela o conteúdo do sonho do rei Nabucodonosor. LEIA COMIGO DANIEL 2:31-35.
Daniel viu uma estátua composta por diferentes elementos. Era uma representação de impérios mundiais desde os dias de Nabucodonosor até o estabelecimento do império eterno, estabelecido por Jesus Cristo com a sua vitória sobre o poder do mal na cruz. Tudo se cumpriu nos mínimos detalhes, o que revela a providência Divina.
Muitos céticos que não creem no poder de Deus, e entre esses estão muitas igrejas que se dizem evangélicas e cristãs, dizem que o livro de Daniel foi escrito muito tempo após os eventos terem acontecido, pois é um impossível a precisão nos detalhes.
Deus revelou o sonho e a sua interpretação. VAMOS LER o significado em DANIEL 2:38-42.
O ouro era um símbolo muito apropriado para a Babilônia que governou o mundo de 605 a.C. a 539 a.C. Os jardins suspensos da Babilônia eram uma das maravilhas do mundo antigo. Na cidade estava o templo de Marduk com 91 metros de altura. Do lado de fora estava coberto com azulejos azuis. Por dentro, era revestido de ouro. Apenas neste templo, Nabucodonosor usou 18 toneladas de ouro. BelMarduk, o principal deus da Babilônia, era uma imagem de ouro em um trono de ouro diante de um altar de ouro ao lado de um castiçal de ouro. Acredita-se que 7.727 kg de ouro maciço foram usados apenas para o altar e trono. Não é de admirar que Deus tenha dito a Nabucodonosor: “você é esta cabeça de ouro”.
Mas esse império não seria eterno, seria substituído por um outro império. Essa profecia de Daniel não foi fácil de ser dada. Imagine a afronta que poderia soar na mente do rei ao dizer que todo o poder político e econômico de Babilônia terminaria. A crença na época era de que o império babilônico iria existir para sempre.
Depois dos babilônicos vieram os medos e persas, eles conquistaram a babilônia. Na verdade, em outra visão que Daniel menciona os Medo Persas pelo nome como a próxima superpotência depois da Babilônia, isso está no capítulo 8:20.
A história revela exatamente como isso aconteceu. Em Daniel 5, o rei Belsazar, neto do rei Nabucodonosor, ofereceu um banquete regado a bebedeira para mil de seus senhores. No meio da devassidão, da bebedeira, da música encantadora e da imoralidade sedutora, o banquete de Belsazar foi estrondosamente interrompido. Uma mão escreveu na parede estas palavras: “Mene, Mene, Tequel e Parsim” (Daniel 5:26-28).
Daniel deu o significado das palavras: MENE: Deus contou o teu reino e o acabou; TEKEL: Você foi pesado na balança e achado em falta; PARSIM: Teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas”. E foi exatamente isso que aconteceu. Liderados por Ciro, os medos e persas derrubaram a invencível cidade de Babilônia.
Surpreendentemente, o profeta Isaías previu 150 anos antes de Ciro nascer, que ele tomaria a Babilônia (Isaías 45:1). O cilindro de Ciro é um registro histórico escrito em argila. Foi descoberto pelos britânicos no Oriente Médio. Ele registra que Ciro tomou Babilônia quase sem luta e permitiu que nações, como os israelitas, voltassem para suas terras natais e reconstruíssem seus templos. Isso é exatamente o que a Bíblia diz no livro de Esdras.
A profecia ainda predisse que surgiria um terceiro império representado pelo ventre de bronze, esse poder governaria sobre toda a terra. A nação que derrubou o Império Medo Persa foi a Grécia. O livro de Daniel no capítulo 8 nos versos 21 predisse a Grécia pelo nome, cerca de 200 anos antes de chegarem ao poder, como quem derrubaria os medos e persas. Precisão incrível. Alexandre, o Grande, liderou seus exércitos com sua armadura de bronze. Com seus capacetes de bronze, couraças de bronze, escudos de bronze, espadas de cabo de bronze, os exércitos gregos dominaram o mundo. Não é de admirar que a Bíblia representasse o terceiro império por bronze.
A Grécia, no entanto, seria seguida por um quarto império, forte como o ferro, esse império foi Roma que derrubou o império grego em 168 a.C. e governou o mundo. O império romano foi uma verdadeira máquina de guerra, vencendo os seus inimigos para se estabelecer como um império forte. Mas esse não seria o final de tudo. Daniel segue a interpretação do sonho indo para os pés da estátua.
É importante dizer que a Bíblia não predisse um quinto império governante que se ergueria depois de Roma. Previu um império dividido. Outro império mundial único não aconteceria depois de Roma e foi isto exatamente o que aconteceu.
A Europa estava dividida como a profecia descreveu que seria. Os pés de ferro e barro representam o império romano dividido que acabou por se tornar a Europa dividida. Roma havia governado uma vasta área, especialmente no que hoje é chamado de Europa Ocidental. No entanto, entre 351 e 476 d.C., tribos bárbaras ou germânicas invadiram o Império Romano. Essas várias tribos bárbaras tornaram-se as nações do que hoje conhecemos como Europa Ocidental.
Muitos tentaram reestabelecer um império único na Europa, mas todas as tentativas fracassaram. Como Deus disse que não mais se uniriam, a história confirma aquilo que a Bíblia afirmou que aconteceria. Casamentos foram arranjados para estabelecer vínculos familiares, mas nenhuma iniciativa prosperou. Ditadores e reis poderosos se depararam com a força de uma profecia que os impediu de avançar em seus planos de expansão territorial. Deus afirmou porque conhece e está com todo o controle da história em Suas mãos.
III – O IMPÉRIO DE DEUS
Durante o tempo das nações divididas da Europa, ou seja, os nossos dias, seria estabelecido o reino eterno de Deus. O último império mundial será estabelecido em breve! Eu não tenho dúvidas quanto a isso. Como tudo que foi profetizado já aconteceu, isso me dá certezas de que o que ainda falta acontecer, acontecerá da forma como Deus disse que seria.
O reino de Jesus será um reino que não haverá lágrimas, dor ou morte. Deus vai acabar com tudo isso. Seu reino será um reino de esperança eterna. Deus vai consertar a bagunça que o nosso mundo se encontra e nos dará uma vida eterna e perfeita. A bíblia afirma que “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, jamais penetrou em coração nem humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” 1 Coríntios 2:9.
CONCLUSÃO
A nossa esperança se confirma porque: 1° – Deus conhece e revela o futuro e revela por meio de Seus profetas o que vai acontecer; 2° – Deus está no controle, apesar do que as coisas parecem. Ele tem o mundo inteiro em suas mãos. Nossas vidas podem parecer fora de controle, mas se colocarmos nossas vidas em Suas mãos, Ele trará ordem ao nosso caos pessoal; 3° – Deus ouve e responde nossos pedidos de ajuda, Ele cuida de nós como cuidou e ouviu a suplica de Daniel e seus amigos. Quando estamos presos entre uma rocha ou em um lugar difícil na vida, podemos pedir ajuda ao Senhor. Deus nos ama e se preocupa conosco; 4° – Deus logo estabelecerá Seu reino de paz para sempre, sem dor, lágrimas ou morte.
Lembre-se daqueles tripulantes presos dentro de um submarino perguntando se ainda existia alguma esperança. Estamos presos em um mundo que está desmoronando rapidamente ao nosso redor e muitas pessoas estão fazendo a mesma pergunta: há alguma esperança? A profecia de Daniel 2 deixa claro que sim, existe esperança! Viva com a certeza de que o futuro está garantido para todos aqueles que aceitam Jesus como Senhor e Salvador. Falta pouco para Deus colocar um ponto final no pecado e nos convida a sermos parte dos vencedores.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.