Provérbios 15: 20-24

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 30 views
Notes
Transcript
Provérbios 15:20
O lar é o palco das grandes alegrias ou das grandes tristezas da vida. É nessa arena que travamos nossas maiores batalhas. É nesse campo que fazemos nossas mais importantes semeaduras e nossas mais abundantes colheitas. Os filhos são a lavoura dos pais. Há filhos que produzem bons frutos, e esses são a alegria dos pais. Porém, há filhos que crescem e, depois de adultos, desprezam os pais, abandonando-os à sua desventura.
Assim, se convertem em tristeza para a família.
Um filho sábio é fonte de alegria para seu pai porque seu caráter impoluto, sua vida irrepreensível e seu testemunho ilibado são a melhor recompensa de seu investimento. Porém, é extremamente doloroso um filho chegar à idade adulta e, quando sua mãe já está velha, cansada e sem forças para o trabalho, desprezá-la, desampará-la e deixá-la sem sustento digno, sem proteção e sem apoio emocional. Não há desumanidade mais gritante do que desprezar pai e mãe.
Provérbios 15:21
“A estultícia é alegria para o que carece de entendimento, mas o homem sábio anda retamente.”
15:21 O estúpido se alegra com sua estupidez; nunca conheceu nada melhor. O sábio se alegra em levar uma vida de sobriedade e integridade.
Ao estúpido em vez de a sabedoria ser a sua alegria , a tolice é a sua alegria .
São como aqueles sobre os quais Deus diz: "Ai dos que chamam ao mal bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz e da luz trevas; que fazem do amargo doce, e do doce amargo!" ( Is 5:20 ). Como puderam cometer tal erro moral? A resposta é que lhes falta bom senso , mais literalmente, que são destituídos de coração, carentes de um senso claro do certo e do errado!
Matthew Henry - É próprio do homem perverso ter prazer no pecado; ele tem apetite pela isca e a engole avidamente, e não tem medo do anzol, nem sente quando o engole: a tolice lhe traz alegria; a tolice dos outros também, e a sua própria, muito mais. Ele peca, não apenas sem arrependimento, mas com prazer; não apenas não se arrepende, mas se vangloria disso. Este é um sinal claro de alguém sem graça.
A estultícia - é um substantivo que significa tolice, "um estado de desprovido de sabedoria e entendimento, com foco nos comportamentos malignos que ocorrem nesse estado". A insolência moral é um aspecto proeminente da tolice. significa literalmente “não ter mente!” (sem entendimento, sem inteligência, tolo, estúpido).
Nenhum proveito há na alegria daqueles que carecem de entendimento. Esses riem quando deveriam chorar, celebram quando deveriam gemer, cantam quando deveriam se cobrir de pano de saco e cinza. O ignorante não é apenas aquele que não sabe, mas sobretudo aquele que rejeita o conhecimento. Aquele que, mesmo tendo a oportunidade de subir os degraus do saber, desce ao fundo do poço da cegueira intelectual e moral.
A vida do justo é o oposto disso. Ele anda na luz e busca o conhecimento. Ele procura a sabedoria e empenha-se por alcançá-la. O sábio não apenas tem conhecimento, mas aplica o conhecimento que recebe no seu viver diário. Ele anda retamente. Sua doutrina governa sua ética, seu conhecimento molda seu caráter, sua sabedoria revela seus valores. A alegria dos tolos não merece ser celebrada, mas a vida do sábio, que anda retamente, deve ser proclamada como exemplo digno de ser imitado.
Charles Bridges pergunta: Mas como conhecemos o homem de entendimento? Ele entrega seu coração e mente à palavra de Deus. Ele tem alegria na sabedoria ( Pv 21:15 ), assim como o pecador na tolice.
Ele é ensinado por Deus, e seu andar reto é um "caminho luminoso" ( Pv 4:18 ). Dá-me, ó meu Deus, entendimento, para que minha alegria esteja na tua sabedoria, não na minha própria tolice.
Um tolo vive à solta, aventura-se em todas as aventuras, sem regras, age sem sinceridade ou firmeza; mas um homem de entendimento, cujos olhos são iluminados pelo Espírito, anda retamente, vive uma vida sóbria, ordeira e regular, e se esforça em tudo para se conformar à vontade de Deus; e isso é um prazer e uma alegria constantes para ele. Mas qualquer tolice que permaneça nele, ou que emana dele em algum momento, é uma tristeza para ele, e ele se envergonha disso. Por essas características, podemos nos testar.
15:21 O estúpido se alegra com sua estupidez; nunca conheceu nada melhor. O sábio se alegra em levar uma vida de sobriedade e integridade.
O porco gosta de chafurdar na lama, mas a ovelha prefere a limpeza das pastagens.
Provérbios 15:22
“Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.”
O valor inestimável de um bom conselheiro
A importância do conselho sábio é um tema recorrente em Provérbios...
Pv 11:14 Onde não há orientação, o povo cai, mas na multidão de conselheiros há vitória.
Provavelmente, todos nós podemos nos lembrar de situações em nossas vidas em que recebemos conselhos e nos beneficiamos, e outras em que rejeitamos conselhos sábios e pagamos um preço alto! Ai!
Sabedoria é saber que não temos todas as respostas! O sábio, de fato, busca regularmente o conselho de outros sábios. E, não surpreendentemente, seus planos frequentemente dão certo. Precisamos lembrar que nem todo conselho é necessariamente bom.
Todos nós conhecemos os efeitos devastadores de um mau conselho. Amnon, filho de Davi, violentou sua irmã Tamar e foi assassinado por seu irmão Absalão, porque seguiu à risca o perverso conselho de seu primo Jonadabe. O rei Roboão viu seu reino se dividir, porque seguiu o conselho insensato dos jovens de sua nação. Caim matou seu irmão Abel porque se recusou a obedecer ao conselho de Deus. Um conselho sábio vale mais do que muitos tesouros. Onde não há conselho, fracassam os projetos. Por outro lado, com os muitos conselheiros, há grande possibilidade de sucesso. Na multidão dos conselhos, há sabedoria. Nem sempre conseguimos enxergar com clareza todos os ângulos da vida. Nem sempre conseguimos discernir todos os detalhes. O conselheiro é aquele que lança luz em nossa escuridão, que mostra uma saída onde só víamos muralhas, que nos faz perceber que uma crise na caminhada da vida pode ser transformada numa grande oportunidade. Nós precisamos uns dos outros. Não somos autossuficientes. Precisamos nos cercar de bons conselheiros, de gente madura na fé, de gente que tem caráter provado e coração generoso.
Waltke - Os planos da pessoa arrogante, teimosa e obstinada, baseados em sua opinião exagerada de si mesma, tendem a fracassar porque, sem correção, tendem a ser egoístas e desafiar a realidade.
John Phillips - É imprudente agir sem conhecer todos os fatos. É sensato buscar uma segunda opinião. É sensato considerar essa opinião mesmo quando ela difere materialmente da nossa. É sensato avaliar outros pontos de vista e ponderar todas as evidências. Assim, mesmo que tomemos uma decisão errada, cometeremos um erro honesto.
Matthew Henry - Que péssima consequência é ser precipitado e imprudente, e agir sem conselho. Os propósitos dos homens são frustrados, suas medidas são quebradas, e eles ficam aquém do seu objetivo, não alcançam seu objetivo, porque não pedem conselho sobre o caminho. Se os homens não dedicam tempo e esforço para deliberar consigo mesmos, ou são tão confiantes em seu próprio julgamento que desprezam consultar os outros, é improvável que realizem algo considerável; circunstâncias os derrotam, o que, com um pouco de consulta, poderia ter sido previsto e evitado. É uma boa regra, tanto em assuntos públicos quanto domésticos, não fazer nada precipitadamente e por conta própria.
Nota Bíblica de Estudo para a Aplicação da Vida - Pessoas com visão de túnel — aquelas que estão presas a uma única maneira de pensar — ​​provavelmente perderão o caminho certo porque fecharam suas mentes para novas opções. Precisamos da ajuda daqueles que podem ampliar nossa visão e ampliar nossa perspectiva. Busque o conselho de quem o conhece e tem vasta experiência. Construa uma rede de conselheiros. Então, esteja aberto a novas ideias e disposto a ponderar cuidadosamente suas sugestões. Seus planos serão mais sólidos e terão mais chances de dar certo.
Charles Bridges - Considere quão fracos e ignorantes somos. Se nosso julgamento fosse perfeito, as primeiras impressões seriam infalivelmente corretas. Mas, frágil e abalado como é pela queda, cada ditame precisa ser ponderado. Quanto mal foi feito agindo por impulso em alguns momentos precipitados, ou por algumas palavras ou linhas calorosas sem consideração! ( Pv 19:2 ). Nossa sabedoria reside na desconfiança de nós mesmos, elo menos inclinando-nos à suspeita de que podemos estar errados.
Provérbios 15:23
“O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!”
Matthew Henry - Falamos sabiamente quando falamos oportunamente.
Não é apenas o que você diz, mas quando você diz. Às vezes, a palavra certa na hora certa resolve o problema. Muitos de nós podemos testemunhar que a palavra certa, dita na hora certa, mudou todo o curso da situação.
Wiersbe - Nossas palavras podem encorajar aqueles que estão sobrecarregados... Quando andamos no Espírito diariamente ( Gl 5:16 ) e somos ensinados pelo Senhor, saberemos como “dizer uma palavra a seu tempo ao que está cansado” ( Is 50:4 , compare com Cl 4:6 - nota ). “Palavras agradáveis ​​são como favo de mel, doces para a alma e cura para os ossos” ( Pv 16:24 NVI ).
“O coração do justo estuda o que responder, mas a boca dos ímpios derrama o mal” ( Pv 15:28, NVI ). Há beleza e valor na “palavra dita a seu tempo” ( Pv 25:11–12 ). Pessoas que falam com sabedoria, dizendo a coisa certa na hora certa e da maneira certa, são pessoas que guardam a verdade de Deus em seus corações. “A sabedoria se encontra nos lábios do homem entendido” ( Pv 10:13, NVI ), e esse entendimento vem da Palavra de Deus. “Os sábios entesouram conhecimento” ( Pv 10:14, NVI ); eles estão “ricamente cheios” da Palavra de Deus ( Cl 3:16 - nota ). “O coração do sábio instrui a sua boca, e acrescenta conhecimento aos seus lábios” ( Pv 16:23, NVI ). Se dedicarmos nossos corações ao estudo sério da Palavra, mesmo enquanto compartilhamos a verdade com outros, Deus nos ensinará mais sobre a Sua verdade.
A palavra boa é remédio que cura. É bálsamo que consola. É alimento que fortalece. Precisamos ter respostas sábias para as grandes tensões da vida e usar a  palavra para abençoar nossa casa, nossos amigos e aqueles que nos cercam. Precisamos ser embaixadores de boas-novas, arautos da verdade, mensageiros da paz.
O livro de Tiago apresenta várias imagens memoráveis ​​da língua ( Tiago 3:3-12 ). Estas incluem um freio na boca de um cavalo, o leme de um navio, uma faísca que inicia um incêndio florestal, uma fonte de água e uma árvore frutífera. A partir dessas imagens, aprendemos que, embora a língua seja pequena, seu poder é grande, que nossa fala tem um alto potencial destrutivo e é difícil de controlar, e que nossas palavras indicam o estado espiritual de nossos corações. O livro de Provérbios tem muito a dizer sobre a língua e nosso uso da linguagem. Este é um exemplo específico da sabedoria divina — o tipo de sabedoria que sabe o momento certo para fazer a coisa certa. Saber o que dizer e como dizer em qualquer situação é um desafio universal, que Tiago descreve como virtualmente impossível. Mas se pudéssemos domar nossas línguas com a ajuda de Deus, quão melhores seriam nossas vidas!
Provérbios 15:24
“Para o sábio há o caminho da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno, embaixo.”
Mais uma vez, a Palavra de Deus nos lembra que existem apenas dois caminhos e dois destinos para cada alma humana, e eles não são um para os ricos e famosos e outro para os pobres e desconhecidos! Salmo 1:6 - observe que "o Senhor conhece o caminho dos justos , mas o caminho dos ímpios perecerá".
Nossa vida é frequentemente descrita nas Escrituras como uma caminhada em um caminho
À medida que viajamos pela vida, seguimos em uma direção ou outra. ( Ed .: Para cima ou para baixo!)
Todos os homens são viajantes, seja para o céu lá em cima, seja para o inferno lá embaixo.
Só existe um caminho de vida, e Cristo nos diz que ele é esse caminho, e ninguém vem ao Pai senão por ele. Somente estão no caminho da vida aqueles que o receberam pela fé e andam nele por uma conduta santa e celestial, à qual a verdadeira fé em Cristo sempre conduz aquele que a possui. Este caminho é lá em cima, e são grandes enganadores de si mesmos, os que imaginam que Cristo salvará do inferno aqueles que não receberam a sua salvação do pecado, que leva ao inferno. Sem santidade, ninguém verá o Senhor; e a fé que não torna um homem celestial em suas afeições e conduta jamais o conduzirá às regiões da bem-aventurança.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.