Estudo Bíblico - A Igreja: o evangelho visível (2)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
SLIDE 1
IGREJA PRESBITERIANA DE APIAÍ
PLANEJAMENTO PASTORAL – ESTUDOS DOUTRINÁRIOS
ABRIL/2025
Rev. Mateus Lages
Tema: A Igreja - o Evangelho visível
Estudos no livro: A Igreja, o evangelho visível, de Mark Dever.
Dia 23/04: Os atributos da Igreja: Única, Santa, Universal e Apostólica
SLIDE 2
Saudação
Oração inicial
Leitura - Credo Niceno-Constantinopolitano (381)
Segundo Rev Hermisten Maia no livro Creio, a palavra credo é derivado do latim creio, e denota uma postura de confiança em Deus. Há na declaração credo um ato de adoração a Deus a quem damos crédito. A Bíblia apresenta diversas confissões que consistem em expressões de fé, as quais eram ensinadas. Os credos, na história da igreja tiveram Algumas utilidades. Nos primeiros séculos, quando foram elaborados, devido ao medo da perseguição, ao invés deles serem inscritos, eram memorizados e quando necessário, recitados como testemunho da fé. Desse modo serviam tanto doutrinaria mente, como litúrgica mente. Recitados nos batismos, santas ceias, e cultos. O primeiro deles, Credo Apostólico, data do segundo século. Era usado na preparação dos catecúmenos professando durante o batismo, servindo também para devoção pessoal dos crentes. Posteriormente passou a ser recitado com a oração do Senhor no culto público. Somente no nono século ele foi sancionado pelo imperador Carlos Magno para uso na igreja.
Já o concílio de Constantinopla, convocado pelo imperador Teodósio I, foi constituído por 150 bispos e usado por igrejas luteranas e anglicanas. Sendo considerado um dos mais importantes.
SLIDE 3, 4, 5 e 6
Leiamos, então, o Credo Niceno-Constantinopolitano, um documento da Igreja elaborado pelo Concílio de Constantinopla em 381 d.C., onde se afirma que os crisTãos creem “na Igreja única, santa, universal e apostólica”.
Cremos em um Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis.
E em um Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado pelo Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus; gerado, não feito, de uma só substância com o Pai, pelo qual todas as coisas foram feitas; aquele que, por nós, homens, e por nossa salvação, desceu dos céus, foi feito carne pelo Espírito Santo da virgem Maria e foi feito homem; e foi crucificado por nós sob o poder de Pôncio Pilatos; ele padeceu e foi sepultado; e no terceiro dia ressuscitou, conforme as Escrituras; e subiu ao céu e assentou-se à direita do Pai; e de novo há de vir com glória para julgar os vivos e os mortos, e seu reino não terá fim.
E no Espírito Santo, Senhor e Vivificador, que procede do Pai e do Filho; que, com o Pai e o Filho, conjuntamente, é adorado e glorificado; que falou por meio dos profetas. Cremos na igreja una, santa, católica e apostólica. Reconhecemos um só batismo para remissão dos pecados; e aguardamos a ressurreição dos mortos e a vida no mundo vindouro. Amém.
Especialmente sobre os adjetivos da Igreja citados neste documento histórico, tem-se resumido o que é a Igreja desse modo, a partir dos atributos do próprio Deus, que também se revela em sua unidade, santidade, imensidade, eternidade e veracidade.
Hino 300 - Igreja militante
SLIDE 7
A partir disso, pensemos no tema de hoje: Os atributos da Igreja: Única, Santa, Universal e Apostólica
Única
Porque Deus é único, os cristãos sempre foram caracterizados por sua unidade (At 4.32).
A unidade dos cristãos na igreja deve ser uma peculiaridade da igreja e, para o mundo, um sinal que reflete a unidade do próprio Deus. Portanto divisões e conflitos são escândalos especialmente sérios. Aos Efésios foi escrito Efésios 4.4–6 “Há somente um corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança para a qual vocês foram chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.” .
Aos 1Coríntios 1, Paulo argumentou em favor da unidade fundamentado na unidade deles em Cristo. Aos romanos 12 e 1Coríntios 12, Paulo ensinou que há somente um corpo. Aos gálatas, Paulo disse que os cristãos são todos em um em Cristo, apesar da etnicidade: Gl 3.7-28. E também exortou a igreja de Filipos a unidade: Fp 2.2. O ensino de Paulo reflete o ensino do próprio Cristo, de que só há um rebanho (Jo 10.16). Por isso Cristo rogou ao seu seguidores que sejam um (Jo 17.21).
Santa
Porque Deus é santo, os cristãos sempre foram caracterizados por sua consagração.
A santidade da igreja descreve a declaração de Deus concernente ao seu povo, bem como a obra progressiva do Espírito Santo. A igreja é o lugar da habitação do Espírito Santo, composta de santos separados ao uso especial de Deus. Por isso, consagrados: 1Coríntios 1.2 “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todos os lugares invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” .
A santidade, portanto, é fundamental para igreja porque reflete a santidade do próprio Cristo. A igreja possui a santidade de Cristo por uma declaração de Deus.
Ao mesmo tempo, a santidade de Cristo será refletida na santidade da igreja: Rm 6.14; Fp 3.8-9. Cristo, Efésios 5.24–25 “Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também a esposa se sujeite em tudo ao seu próprio marido. Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela,”. Neste mundo, a igreja nunca será perfeita em santidade ética. Como afirma João Calvino: o senhor está agindo diariamente em corrigir imperfeições e limpar manchas. Disso, concluímos que a santidade da igreja ainda não é completa. A igreja santa no sentido de que está avançando diariamente e de que ainda não é perfeita.
No entanto, o status Santo que a igreja possui, por virtude do declaratório de Deus, também a separa do mundo para servir a Deus.
Universal
Porque Deus é Senhor de toda a terra, a Igreja se estende pelos tempos e cresce pelo mundo.
A igreja universal ou católica se estende através do tempo e do espaço. Entre esses quatro tributos, somente a universalidade não se acha realmente no novo testamento. Em vez disto essa declaração e desenvolvida a partir da reflexão posterior sobre a igreja. Universalidade não é o domínio de qualquer grupo de verdadeiros cristãos. Embora cada verdadeira igreja local seja parte dessa igreja universal e uma igreja completa em si mesma, nenhuma igreja local pode dizer que é a igreja universal. Portanto os cristãos devem exercer cuidado em suas suposições sobre as exatidão de doutrinas e práticas que podem, de fato, ser peculiares ao seu próprio tempo e lugar. Desde o ingresso inicial dos gentios na Igreja no primeiro século, o mandato de Cristo de propagar o evangelho a todas as nações, para que seja finalmente composta de pessoas e todas as nações é o nosso papel a ser cumprido neste entendimento de que pertencemos a igreja Universal: Apocalipse 5.9 “e cantavam um cântico novo, dizendo: “Digno és de pegar o livro e de quebrar os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação” .
Apostólica
Fundada na Palavra de Deus, dada por meio dos Apóstolos, a Igreja se mantém fiel a ela.
no início do seu ministério Público, Jesus Lucas 6.13 “E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos:” . Perto do final do seu ministério, Jesus orou João 17.20 “— Não peço somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por meio da palavra que eles falarem,” . Desde os apóstolos até os dias atuais, o evangelho que pregaram tem sido passado adiante. Tem havido uma sucessão do ensino apostólico fundamentado na palavra de Deus. Paulo disse aos cristãos Efésios que eles tinham sido Efésios 2.20 “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular.” . Isso significa que embora não haja mais apóstolos hoje, o ensino apostólico não se restringe a uma personalidade. A expressão do conteúdo bíblico, sendo exposto fielmente, transmite a igreja o ensino apostólico, por conseguinte, a característica apostólica. Somente com o ensino dos apóstolos é 1Timóteo 3.15 “Mas, se eu demorar, você saberá como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.” .
SLIDE 8
CONCLUSÃO/APLICAÇÃO
Concluindo, aprendemos hoje sobre os atributos da Igreja: Única, Santa, Universal e Apostólica. Desse modo, mais que uma definição credal, esses atributos da Igreja devem ser perseguidos por nós, para que ao vivermos isso sejamos bíblicos, porém também sejamos fortalecidos em nossa fé, que se alimenta da prática da verdade.
Hino 299 - Renovação
ORAÇÃO FINAL
