O COMISSIONAMENTO DE BARNABÉ E PAULO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
Texto base
Texto base
1 Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. 2 Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. 3 Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.
4 Enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. 5 Chegando em Salamina, proclamaram a palavra de Deus nas sinagogas judaicas. João estava com eles como auxiliar.
6 Viajaram por toda a ilha, até que chegaram a Pafos. Ali encontraram um judeu, chamado Barjesus, que praticava magia e era falso profeta. 7 Ele era assessor do procônsul Sérgio Paulo. O procônsul, sendo homem culto, mandou chamar Barnabé e Saulo, porque queria ouvir a palavra de Deus. 8 Mas Elimas, o mágico (esse é o significado do seu nome), opôs-se a eles e tentava desviar da fé o procônsul. 9 Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse: 10 “Filho do Diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor? 11 Saiba agora que a mão do Senhor está contra você, e você ficará cego e incapaz de ver a luz do sol durante algum tempo”.
Imediatamente vieram sobre ele névoa e escuridão, e ele, tateando, procurava quem o guiasse pela mão. 12 O procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, profundamente impressionado com o ensino do Senhor.
ELUCIDAÇÃO:
ELUCIDAÇÃO:
Contexto maior:
Após o episódio da libertação milagrosa de Pedro, Lucas relata a morte de Herodes. Herodes achava que era Deus e queria governar como Deus. Porém, Deus o feriu e o texto diz que ele morreu comido por vermes. Um retrato impactante.
Após esse relato, Lucas diz que a palavra de Deus continuava a crescer e espalhar-se e que Barnabé e Paulo, junto com João Marcos, voltam para Antioquia. Eles tinham ido à Judeia para ajudar igreja de Jerusalém com ofertas que tinham sido levantadas em Antioquia. Deus havia falado por meio de Ágabo que uma grande fome viria pro mundo romano.
Contexto menor:
1 Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.
Aqui é a primeira vez que Lucas se refere a um conjunto de cristãos como igreja. Até o capítulo 12, a palavra igreja se referia constantemente ao ajuntamento de cristãos em Jerusalém. Compreende-se, portanto, que aqui existe uma igreja organizada com liderança, encontros semanais e relacionamento mútuo.
Lucas nos relata dois ofícios em Antioquia: profetas e mestres. Lucas não é específico sobre quem é profeta e quem é mestre aqui. O que podemos concluir é que no Novo Testamento, há uma diferença entre profetas e mestres. Mestres são aqueles que expõem as Escrituras, tratam da tradição aceta de Cristo e explicam os fundamentos da fé, dos catecismos e outros. Os profetas, por sua vez, é voz direta de Deus. Eles não são tolhidos pela Escritura ou pela tradição porquê falam com base na revelação.
A igreja, desde o primeiro século, sempre foi governada por um colegiado de homens santos, retos e que temiam a Deus. Aqui em Antioquia Lucas nos apresenta 5 nomes:
Barnabé, o comissionado para ministrar às necessidades espirituais dos crentes em Antioquia (11.22)
Simeão, chamado Níger. Provavelmente, na igreja de Antioquia tinha outros com esse nome, razão esta que compreendemos o fato de ter que caracterizá-lo com a palavrfa “niger” (latim: negro). Certamente se referia a corda pele. Provavelmente alguém natural da África do Norte. Alguns estudiosos creem que este Simeão é o mesmo Simeão de Cirene que carregou a cruz de Jesus em Mt 27.32, é provável que seja mas não temos provas para isso. A razão de crerem nisso é porquê Lucas coloca este Simeão junto com Lúcio de Cirene, que também é alguém que é natural da África do Norte. Ambos provavelmente se encontravam entre os refugiados da grande perseguição que sucedeu a morte de Estêvão.
Lucas também cita Manaém e diz que ele havia sido criado com Herodes, o tetrarca. Provavelmente esse Manaém era irmão de criação de Herodes Antipas, o tetrarca da Galileia. Aquele que decapitou João Batista, e o que conspirou com a morte de Jesus. Como tem ascendência real, tem muita influência no mundo mais político e é factível que tenha fornecido informações de Herodes Antipas e de outros membros da família herodiana para os apóstolos.
O último é Paulo. Mencionado aqui com seu nome hebraico Saulo. Quando o trabalho se tornou pesado para Barnabé, ele convida Paulo para estar com ele na missão.
2 Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. 3 Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.
Lucas narra que a igreja estava em culto ao Senhor, adorando-o e jejuando, afim de que Deus falasse com Sua igreja. E é isso que acontece. O Espírito Santo fala, provavelmente, por meio de algum dos profetas, que a igreja separasse Barnabé e Paulo para aquilo que Deus esteja chamando e comissionando.
A resposta da igreja é rápida. Eles terminam de orar e jejuar (indicando que a resposta da oração deles chegou) e eles impõe suas mãos sobre Barnabé e Paulo e comissionam eles missionários da igreja de Antioquia.
Assim, Lucas relata como se deu o comissionamento de Barnabé e Paulo para a obra que Deus os chamou: pregar as boas-novas aos gentios.
Imagine que você é um médico e está, neste momento, no quarto onde um paciente com uma doença grave está acamado. Você descobriu, enfim, a doença dele e precisa explicar como serão todos os procedimentos para a cura dele. Porém, há outro médico neste quarto que diz ser apenas um leve resfriado e que ele não precisaria tomar nada. Porém, você sabe que CRM dele é falso e que, na verdade, ele não é médico coisa alguma. Qual seria sua atitude?
Certamente, aqueles que são médicos, sabem que o dever deles, acima de tudo, é com a vida do paciente. Certamente, se fôssemos este médico, saberíamos que teríamos autoridade porquê algo nos comissionou a isso. Então, creio que nossa atitude com esse falso médico não seria tão calma, dada a devida responsabilidade que temos em mãos.
Como será que Barnabé e Paulo agiram de acordo com o comissionamento deles?
QUANDO DEUS COMISSIONA
QUANDO DEUS COMISSIONA
1. (SAIBA QUE É O ESPÍRITO SANTO QUEM ENVIA)
1. (SAIBA QUE É O ESPÍRITO SANTO QUEM ENVIA)
4 Enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. 5 Chegando em Salamina, proclamaram a palavra de Deus nas sinagogas judaicas. João estava com eles como auxiliar.
É interessante que nós sabemos que o ministério de Barnabé e Paulo é pregar aos gentios. Esta é a obra que Deus o chamou. Mas, nós sabemos muito bem também que Paulo, em Romanos, afirmou categoricamente que sua missão era ir primeiro aos judeus e depois aos gentios. Pois bem, é por isso que ele vai à Sinagoga e prega ali aos judeus.
Barnabé e Paulo saem de Antioquia e descem os montes até Selêucia. De lá, navegam até Chipre e chegam a Salamina. O que sabemos de Salamina é que ela é uma cidade portuária da costa leste de Chipre e está situada próxima ao norte da moderna cidade de Famagusta. É importante falar dessa cidade porquê ela é um centro comercial, onde os mercadores da Cílicia, Síria, Fenícia e Egito negociavam azeite de oliva, vinhos e grãos. Essa cidade atraía um grande número de judeus que pertenciam à classe dos mercadores que tinham estabelecido ali muitas sinagogas. Quando Barnabé e Paulo chegam a esta cidade, são recebidos tanto por serem judeus quanto por Barnabé ser da cidade de Chipre.
Nós não sabemos quanto tempo Barnabé e Paulo ficaram ali em Salamina pregando o evangelho. O que deve chamar nossa atenção é que Lucas não narra que a igreja enviou Barnabé e Paulo. Quem enviou foi o Espírito Santo. Quem organizou foi o Espírito Santo. Quem dirigiu Barnabé e Paulo para a cidade em que eles deveriam atracar o barco foi o Espírito Santo.
Lucas tem tanto o interesse de dizer que foi o Espírito Santo que conduziu que, quando ele fala de João Marcos, ele diz que João Marcos era um auxiliar. Lucas faz questão de relatar isso dada a devida importância de ser chamado pelo Espírito Santo para o obra. Lucas relata que João Marcos era um auxiliar e não um missionário.
Aplicação:
Dê importância ao que o Espírito Santo dá importância. Veja o quanto Lucas deseja, em dois versículos, mostrar que tudo foi orquestrado pelo Espírito Santo.
Ilust.:
“Podemos comissionar pessoas, mas não temos nenhum poder. Podemos licenciar, ordenar e enviar pessoas para tarefas sagradas, mas ao menos que sejam ungidas pelo Espírito Santo, seu trabalho será em vão.”
R. C. Sproul
(É O ESPÍRITO SANTO QUEM ENVIA)
2. (ENFRENTE AS OPOSIÇÕES)
2. (ENFRENTE AS OPOSIÇÕES)
6 Viajaram por toda a ilha, até que chegaram a Pafos. Ali encontraram um judeu, chamado Barjesus, que praticava magia e era falso profeta. 7 Ele era assessor do procônsul Sérgio Paulo. O procônsul, sendo homem culto, mandou chamar Barnabé e Saulo, porque queria ouvir a palavra de Deus.
A ilha de Chipre tinha sido conquistada pelos romanos e se tornou província imperial, tendo jurisdição do senado romano. Isso aconteceu porquê no tempo do Imperador Augustos (15 a.C.), Pafos foi destruída por um terremoto. A reconstrução dessa cidade foi providenciada por fundos do governo romano.
Essa cidade era famosa por suas lindas edificações e principalmente por um templo dedicado à deusa Afrodite. E que governava era os procônsules. Eles eram nomeados pelo senado romano e tinham autoridade militar e judicial absolutas.
Um de seus assessores era este judeu chamado Barjesus (filho de Jesus). Por ser judeu, sabia das histórias dos profetas. E usa disso para enganar e fazer magia, afim de ter um cargo de confiança e ganhar um bom salário. Mas, também, por ser judeu, sabia que a prática de magia era proibida.
Lucas narra no versículo 7 que Sérgio Paulo era inteligente e ouviu falar de dois homens falando da Palavra de Deus por aí. Então chama eles para ouvir do evangelho.
8 Mas Elimas, o mágico (esse é o significado do seu nome), opôs-se a eles e tentava desviar da fé o procônsul. 9 Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse: 10 “Filho do Diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor? 11a Saiba agora que a mão do Senhor está contra você, e você ficará cego e incapaz de ver a luz do sol durante algum tempo”.
Lucas mostra-nos que Barjesus tinha um nome grego: Elimas (mágico).Barjesus estava se opondo cruelmente a pregação do evangelho de modo que tentava desviar a fé do procônsul Sérgio Paulo. Certamente para não perder seu lugar de primazia e sua fonte de renda.
Mas Lucas narra que Paulo, cheio do Espírito Santo, responde a este homem e responde de um jeito muito forte (v. 9, 10, 11a).
Paulo é extremamente duro dizendo que Bajesus/Elimas era:
Filho do Diabo (contrariando seu nome)
Inimigo de tudo que é Justo
Cheio de toda espécie de engano
Cheio de toda espécie de maldade
Alguém que perverte os caminhos retos do Senhor
E por fim, comissionado por Deus, usando sua prerrogativa apostólica, traz uma maldição de Deus para ele: cegueira.
11 b Imediatamente vieram sobre ele névoa e escuridão, e ele, tateando, procurava quem o guiasse pela mão. 12 O procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, profundamente impressionado com o ensino do Senhor.
Aquele que era uma “ameaça” para o evangelho, agora precisa de ajuda para andar porquê está tropeçando e está cego. Que quadro deplorável, meus irmãos. É isto que o pecado faz conosco. Deus mostrou a Elimas a sua situação como pecador. Em névoa e escuridão. Cego!
E desse ato, o procônsul Sérgio Paulo creu na mensagem do evangelho que Barnabé e Paulo estavam pregando.
Aplicação:
Não tolere quem deturpa a fé. Deus derrama ira sobre Elimas porquê era um falso profeta e pregava algo contrário ao evangelho.
Deus seja louvado que, apensar dos Elimas, Deus sempre levantará Barnabés e Paulos para que prôconsules sejam salvos.
Ilust.:
O cão late quando seu dono é atacado. Eu seria um covarde se visse a verdade divina ser atacada e continuasse em silêncio, sem dizer nada.- João Calvino
CONCLUSÃO:
CONCLUSÃO:
Tema:
(É O ESPÍRITO SANTO QUEM FAZ)
(SEMPRE HAVERÁ OPOSIÇÃO)
Considerações Práticas.:
Considerações Práticas.:
Na primeira viagem missionária de Paulo, em meio a pregação do evangelho, ele encontra um herege, um falso profeta, pregando uma mensagem contrária as boas novas de Cristo. E Paulo foi duro com este homem. Sabe por quê? Porquê o sangue de Cristo é precioso demais para deixarmos para lá. A igreja de Jesus é preciosa demais para deixarmos para lá. Cristo pagou um alto preço pela sua igreja. A mensagem da cruz nos lembra que Deus julgará este mundo. Ele amará sua igreja, mas sua ira cairá sobre todo aquele que não se arrependeu. Por isso, arrependa-se do seu pecado e reconcilie-se com Seu Criador.
