O pecado de não orar
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 97 viewsNotes
Transcript
oração
oração
1Samuel 12.23
Qual o principal pecado da igreja hoje? Essa pergunta pode ter várias respostas, mas poderíamos argumentar que é a omissão na prática da oração. Não orar é o mais grave pecado do crente hoje. Nenhum mandamento de Deus é mais solene, rigoroso e inspirador que o “dever de orar sempre e nunca esmorecer” (Lc 18.1). Como é difícil para o crente ou para a igreja entender que sua impotência, apatia e fracasso decorrem da falta de oração! Edward M. Bounds aconselha: “Nunca devemos esquecer que o Deus todo-poderoso governa este mundo. Ele não é um Deus ausente. Ele governa o mundo, assim como governa a igreja pela oração. Nada é mais importante para Deus que a oração ao lidar com a humanidade”.
A omissão da oração acarreta sérias consequências para o crente. Necessidades não são supridas, boas obras não são realizadas, orientações não são fornecidas, vidas não são transformadas e o poder divino não é derramado. Se orássemos mais, tentações seriam vencidas, vícios seriam superados, a carne seria mortificada e milagres aconteceriam.
A oração molda o caráter do crente, santifica a igreja e faz a obra missionária prosperar. Tudo acontece quando nos dispomos a orar. Deus sempre age em resposta à nossa oração. Warren W. Wiersbe declara: “Quando é que a mão de Deus opera? Quando a igreja de Deus ora. A mão de Deus não opera à parte da oração. A oração é que move a mão de Deus. Nós amarramos as mãos de Deus pela nossa incredulidade. Ouço os membros da igreja reclamando porque as pessoas não estão sendo salvas, porque a igreja não está crescendo, porque as contas não estão sendo pagas. A mão de Deus opera quando o povo de Deus ora”.
Nosso estudo de hoje é sobre o pecado de não orar. Nosso propósito não é acusar ou condenar você, mas motivá-lo à prática da oração.
Texto Bíblico: 1Samuel 12.23
Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito.
Transcreva 1Samuel 12.23 e responda: por que deixar de orar é pecado?
A Bíblia apresenta várias razões porque não orar é pecado. Leia as referências e discuta cada uma delas:
É uma ordem bíblica (Ef 6.18; 1Ts 3.10; 5.17).
Abre a porta para todos os pecados (Mc 14.38; Lc 22.40).
Indica que não seguimos o exemplo de Jesus (Mc 1.35; 6.46).
Põe em dúvida se somos discípulos de Jesus (Lc 5.16; 6.12).
Como pode alguém orar sem cessar? Não orar sempre é viver em pecado?
Quem não tem o hábito de orar está praticando constantemente pecado da omissão (Tg 4.17)?
“A oração fará com que um homem deixe de pecar. Em contrapartida, o pecado seduzirá o homem que deixa de orar” (John Bunyan). Será que a maioria de nossos pecados é consequência da falta de uma vida de oração?
Grandes são os prejuízos de não orar. Leia Mateus 7.7-8 e Tiago 4.2 e apresente alguns deles.
Leia Tiago 5.16-18 e responda: o que podemos através da oração?
Qual a importância da fé para a oração (Mc 9.23; Mt 21.21-22; Hb 11.6)?
Leia Mateus 13.58 e responda: por que Jesus não fez muitos milagres em Nazaré? Como isso se aplica à sua vida de oração?
Você acha que perdemos muitas bênçãos de Deus porque não oramos? Se orássemos mais, seríamos mais abençoados (Gn 19.29; 2Cr 7.14; 16.12-13).
De acordo com a Bíblia, o que a atitude de não orar revela sobre nossa pessoa? Relacione cinco coisas (Jr 29.12-13; Lc 18.1,14; Mt 15.8; 17.19-21; 26.40-41).
Como vencer o pecado de não orar (Rm 8.26; 1Ts 3.10)?
APLICAÇÕES PRÁTICAS
Aprendemos que não orar é pecado de omissão.
Aprendemos que não orar é transgressão dos mandamentos bíblicos.
Aprendemos que não orar revela soberba e incredulidade.
Aprendemos que se, orássemos mais, teríamos mais intimidade com Deus.
Aprendemos que podemos vencer a tentação de não orar... orando.
