021 - A família que Deus nos deu fará a diferença nessa terra – A família de José do Egito

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 95 views
Notes
Transcript

Gênesis 41.44-52

I – INTRODUÇÃO: A FAMÍLIA:
· A Bíblia conta história de famílias, desde gênesis a apocalipse.
· A Bíblia não apresenta apenas o lado bom da história, pelo contrário retrata as virtudes e os defeitos.
· LEVANTE CONTRA A FAMÍLIA – A família nos últimos 20/30 anos tem sido bombardeada, há quem tente a qualquer custo descontruir o projeto de FAMÍLIA instituída por Deus desde a fundação do mundo.
1. ? Por que se pretende destruir a família? Porque a família é formadora da consciência social/dos valores morais. Ao destruir a família fica fácil desconstruir a padrão estabelecido por DEUS.
2. A família é uma ideia de Deus para preservar  ser humano.
II – A FAMÍLIA: AMOR e PERDÃO:
A família que não pratica o AMOR e o PERDÃO além de não estarem fundamentada no padrão de Deus, não fará qualquer diferença na terra. Lembre-se que a palavra de Deus nos diz: “Que somos o sal da terra e a luz do mundo” Mateus 5:13-16.
EXEMPLO: JOSÉ DO EGITO exerceu o tempo todo o AMOR e o PERDÃO, pois, do contrário não teria sido próspero e possuído uma família abençoada.
III – INIMIGOS DA FAMÍLIA:
Distorção do AMOR:
1. Anular um membro em detrimento de um ou dos demais;
2. Filho predileto (Jacó fez isso com José em detrimento dos demais irmãos);
Mudança de FOCO:
Devemos manter cuidado para termos foco na nossa família. Muitas vezes priorizamos o nosso foco em outros horizontes, como: Trabalho, diversão, viagens, igreja e esquecemos de também focar nossa família.
Não esqueça de focar em sua FAMÍLIA. Poderíamos estabelecer o foco na seguinte hierarquia e ordem de prioridade:
1. Deus
2. Família
3. Igreja
Comunicação:
Cuidado com a comunicação entre os cônjuges e com os filhos, é indispensável desenvolver uma relação de confiança e respeito no ambiente familiar. Quanto aos cônjuges, não poderá ter assunto proibido e/ou segredos. Jesus quando falou do casamento disse “que o homem ao se unir a uma mulher seria uma só carne”.
Disputa de poder:
É necessário tomar cuidado com isso, pois, é comum a disputa até entre o casal. Que as vezes disputam os filhos, a profissão, o ministério, etc.
IV – A SOLUÇÃO DA SOCIEDADE/FAMÍLIA:
A sociedade nada mais é do que a união de famílias e com isso podemos afirmar que a solução dos problemas enfrentados nos tempos atuais é a palavra de DEUS. Com isso, nós cristãos devemos ser efetivamente o SAL DA TERRA, mas fora do saleiro. COM ISSO, teremos:
· Famílias cristãs saudáveis
· Padrão de DEUS.
V – CONCLUSÃO INTRODUTÓRIA:
Com isso, não podemos esquecer que a família é um projeto de DEUS e que vem enfrentando inúmeros desafios nos tempos atuais. Contudo, devemos perseverar e como fez JOSUÉ, para que nossa família sirva ao SENHOR.
“...Mas, eu e a minha família serviremos ao SENHOR”. Josué 24:15.
Nos tempos atuais a família cristã tem enfrentado os mais diversos desafios para perseguir a sua missão dada por Deus. Sabemos, que a instituição da família é considerada a mais antiga entre os seres humanos que perdura até os dias atuais, sendo confirmada por muitos como a base da sociedade, também chamada de célula mater. Nesses desafios, podemos apontar alguns aspectos para manutenção e continuidade dessa instituição pelos séculos vindouros, para isso é importante termos claro: O CASAMENTO, A OBRIGAÇÃO DOS PAIS PARA COM OS FILHOS, ORAÇÃO PELA FAMÍLIA, ETC.:
· O Casamento - é uma Aliança, um pacto firmado entre três pessoas: O homem, Deus e a mulher.  No casamento abençoado por Deus, ele estará no meio o tempo todo. Pense nisso. É necessário termos esse entendimento, pois, as Escrituras tratam da aliança firmada através do matrimônio desde gênesis. Gênesis 2:24.
· Obrigação dos pais para com os filhos – Os filhos são presentes de DEUS em nossas vidas e a palavra nos ensina que devemos instruir/ensinar nossos filhos no caminho da verdade. A seguir e respeitar os estatutos do SENHOR. Provérbios 22:6.
· Oração pela família – sabemos que criamos nossos filhos para que tenham sua independência e vida plena em relação ao mundo, sendo dependentes apenas do Senhor, com isso, devemos orar para que Deus haja com misericórdia das nossas futuras gerações por amor de nós. Êxodo 20:6.
A ESPIRITUALIZAÇÃO DA FAMÍLIA:
Vivemos tempos que muitos tentam colocar em dúvida a instituição familiar firmada com o matrimônio entre um homem e uma mulher e sua descendência representada pelos filhos, porém, sabemos que a família é base da sociedade e será até a consumação dos tempos.
Para fins didáticos, poderíamos apontar diversos níveis de relevância da família enquanto instituição, contudo, nesse pequeno ensaio abordamos apenas um, qual seja, o da espiritualização propriamente dita, pois, reside nesse a síntese do plano de Deus em nossas vidas, a missão conferida pelo Senhor no sentido de formar uma família cristã, ensinar os filhos no caminho que devem andar e em unidade viver o melhor dessa terra. Não esqueça a família é uma instituição criada por Deus.
Por fim, acredite e lute para que sua casa e sua família sirvam verdadeiramente ao SENHOR, mesmo nos dias de hoje.
VI – A FAMÍLIA DE JOSÉ DO EGITO:
Livro de GÊNESIS – Gênesis 41:44-52
· Após 13 anos de servidão/sofrimento no Egito JOSÉ chega a condição de vice-rei/vizir/governador do Egito.
· José sai do anonimato/da prisão para o PALÁCIO DO FARAÓ.
· Entre os presentes que JOSÉ recebeu do FARAÓ estava uma esposa Egípcia chamada de AZENATE. Veja uma mulher que nasceu no meio da idolatria. Filha de Potífera um sacerdote de OM /Heliópolis do “deus há/deus sol”... talvez eu e você não enxergássemos nessa mulher uma escolha adequada para um filho nosso, contudo, Deus trabalha de forma diversa a nossa.
· JOSÉ porém não tinha muito como escolher, pois, era um escravo que estava preso e, agora é honrado pelo FARAÓ, inclusive em receber Azenate como esposa.
· Porém, mesmo diante disso JOSÉ casou e fez muito por sua família, principalmente nos ensinamentos do caminho do SENHOR.
“É provável que o FARAÓ DEU AZENATE para ser esposa de José porque como José interpretou os sonhos do FARÁO é provável que a corte passou a enxergar JOSÉ como um homem espiritual e, AZENATE era filha de um sacerdote...”
 O milagre da família de JOSE:
José nunca se corrompeu mesmo em uma terra estranha e pagã, de costumes e crenças dos seus. Sai do anonimato para ser o 2º homem do EGITO.
· Mulher pagã
· Terra pagã
1. JOSE traz a palavra de DEUS para sua família (Esposa e filhos). Veja além de dar nome de Hebreus aos seus filhos com significados precisos, também, no leito de morte de JACÓ leva os filhos para serem abençoados pelo patriarca. Isso é a prova que os filhos de JOSÉ permaneceram no caminho do SENHOR.
2. JOSÉ não se contaminou com a religião pagã do Egito. Pelo contrário, levou sua esposa e filhos para DEUS. JOSÉ tinha tudo para se corromper. Mas resolveu ser fiel a DEUS. Tomou uma atitude.
3. Observe aqui a importância da unidade da família, bem como, o posicionamento de JOSÉ, pois, pense comigo se José dar ensinamentos do DEUS DE ABRAHÃO para os filhos e AZENATE dos deuses egípcios?  
4. Os filhos de JOSÉ:
· MANASSÉS (Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa do meu pai) – vs. 50.
· EFRAIM (Deus me fez prosperar na terra da minha aflição) vs. 52.
Obs. Os milagres na vida de JOSÉ só foram possíveis porque ele liberou o PERDÃO. Gênesis 45:3-5.
JOSÉ além de perdoar os irmãos, reconhece a soberania de DEUS em sua vida. Ou seja, Deus transformou o mal em benção. “perceber a soberania de DEUS em nossas vidas nos ajuda a caminhar”. Gênesis 50:19-21.
Os efeitos do perdão na vida de JOSÉ:
“...O perdão perfeito só DEUS”.
Porém veja, José chegou ao segundo cargo mais importante do Egito e como tal poderia se vingar das pessoas que o injustiçaram, entre elas:
· Potifar
·  A esposa de Potifar
· O copeiro (que só lembrou dele 2 anos depois)
Porém JOSÉ agiu com misericórdia com todos eles, pois, sinceramente os havia perdoado.
JOSÉ havia entendido e aprendeu na sua própria carne que a inveja e o ciúme são sentimentos destrutivos, que temos que mandar embora.
Certamente se JOSÉ não tivesse perdoado teria se transformado em uma pessoa amarga/melancólica.
Os FRUTOS do perdão de JOSÉ:
Progresso / prosperidade.
JOSÉ do EGITO teve grande descendência....
MANASSÉS – É necessário esquecer / perdoar para vir EFRAIM = A prosperidade.
VII – CONCLUSÃO:
A conclusão é simples faça como JOSÉ exerça o AMOR + PERDÃO e seja próspero e feliz. Ame a sua família e oriente no caminho do Senhor. Deus abençoe.
São Paulo, 23 de fevereiro de 2019
Pr. Jose Juscelino Ferreira de Medeiros
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.